Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O COMBUSTIVEL DO FUTURO E A ERA TERMINADA DO GÁS BARATO.


Não iria durar muito. O gás vai aumentar. No Brasil é assim mesmo.
Quando a gasolina era fata e barata no início dos anos 60 e antes, os Militares que assumiram o governo no golpe militar de 1964 e depois do primeiro choque do petróleo, descobrindo na gasolina um filão, resolveram aumenta-la, embutindo nela toda sorte de taxas e impostos.
Veja Gráfico recente que informa a quantidade de impostos que incide sobre os diversos derivados de petróleo, e a proporção em relação à Gasolina.

Porque a gasolina nunca foi a vilã que forçaria a compra de petróleo já que no refino da Gasolina, há sobra. Quem sempre foi o vilão nesse caso era o óleo diesel que alimentava os fornos industriais do Brasil, e que hoje está sendo substituido pelo gás natural.

E tanto isso é verdade que a gasolina era exportada a preços de mercado internacional, ou seja preços vis comparados aos preços praticados no Brasil, para aliviar os tanques de armazenamento de gasolina no Brasil que transbordavam de excedentes forçando o governo a gastar com armazenamento de gasolina.

Quando se viabilizou o alcool, um combustivel de produção cara em relação à gasolina, tanto que o seu custo embora tenha caido de U$90,00 (Noventa dólares o barril) para aproximadamente U$45,00 (Quarenta e cinco dólares o barril), ainda é caríssimo em relação à gasolina.

Para se viabilizar o seu consumo, teve que se introduzir um subsídio substancial, e quem bancou esse subsídio? A gasolina que tinha óbviamente um custo de produção muito mais barato, em torno de U$13,00 (TREZE DÓLARES O BARRIL).

Mais tarde a gasolina bancou o gás de cozinha que era gás liquefeito de petróleo e não o gás natural, e vários impostos estaduais e municipais.

Com o tempo o Alcool foi sendo abandonado, e quase morreu. Tornou-se um combustível práticamente inviavel pois o seu custo no mercado interno era quase o equivalente ao da gasolina, em rendimento.

Havia a alternativa do gás, mas era previsível que seria apenas um começo. Como previsto essa alternativa será em breve coisa do pasado.

O combustível do futuro mesmo não será nem o alcool nem a gasolina e nem o gás. (Nesse ponto os militares se equivocaram.) O primeiro embora renovável tem produção cara, e os dois ultimos se extinguirão ao longo do tempo. O combustível do futuro será o HIDROGÊNIO. O Hidrogênio pode ser fabricado a partir de uma substância que existe em fartura no globo terrestre que é a água.

Já existem vários protótipos de carros movidos a HIDROGÊNIO sendo mostrados nos salões de automóveis do mundo inteiro.

No entanto há quem condene essa tecnologia, mas estão enganados. No Brasil na década de 70 um homem criou um carro movida a água.

Não se tem certeza, mas em 1984 o consultor energético Sidney Godolphin patenteou um carro movido a água. O inventor afirmava que teria conseguido rodas quatrocentos quilômetros em um jipe, utilizando um litro de água e outro de gasolina. Godolphin alegou que seu invento foi recusado por instituições oficiais que, na época, estavam preocupadas com o projeto Proálcool. Quando serviu no exército, ele chegou a dizer a um major que conseguiria mover a frota de caminhões do batalhão com água. Isso lhe valeu uma rápida passagem pelo hospício militar.

Como essa tecnologia não interessava na época esse projeto sumiu, mas agora a indústria e os militares se movimentam em torno da tecnologia da água como produtora de energia. Eles sabem que é viavel.

Vide os links.

http://www.ilumina.org.br/zpublisher/materias/Estudos_Especiais.asp?id=18707

Um comentário:

  1. Puxa vida!
    Onde eu estava que não tinha achado antes um blog tão bom, com matérias tão interessantes???
    Eu vejo que a questão energética ainda dará muitas voltas... É pena ver que empreendedores como o senhor brasileiro que conseguiu mover veículos com água não poderão usufruir dos bens revertidos a partir do uso desta tecnologia! Mas, sabemos que as verdadeiras recompensas de Deus, assim como Seu reino, não são deste mundo...

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.