http://filotec.com.br

http://filosofiaetecnologia.blog.br
ECONOMIA TECNOLOGIA FILOSOFIA SAUDE POLÍTICA GENERALIDADES CIÊNCIA AUTOHEMOTERAPIA NOSSOS VÍDEOS FACEBOOK NOSSAS PÁGINAS

QUEREM ACABAR COM A APOSENTADORIA

terça-feira, 20 de maio de 2008

CAPITALISMO X SOCIALISMO


Os defensores do CAPITALISMO costumam encher-se de razão e cuspir no SOCIALISMO porque o SOCIALISMO como bandeira foi mais visivelmente lavantado pela União Soviética que é um modelo que não deu certo sob todos os pontos de vista, mas na verdade o Socialismo soviético não era em verdade o Verdadeiro Socialismo.


Quem pode e deveria realmente levantar a bandeira do Socialismo Marxista, (Não o Marxista-Leninista) seria o Socialismo Europeu. Mais particularmente países Nórdicos como a SUIÇA e SUECIA que esses sim podem ser considerados países modelo em relação à qualidade de vida de um povo. Esses são os países que levantam a bandeira do verdadeiro SOCIALISMO que é o SOCIALISMO DEMOCRÁTICO.


O capitalismo como o conhecemos é um modelo falido porque não conseguiu trazer para a sociedade a solução dos seus problemas. As sociedades capitalistas continuam em suas ruas mostrando mendigos e estão atulhadas de comunidades miseráveis que espalham a violência pelos grandes centros urbanos.


São invariavelmente palcos de grandes conflitos entre os trabalhadores permanentemente insatisfeitos e as autoridades que defendem a ordem em favor de minorias privilegiadas.


Dentro desse cenário os países que adotaram o Socialismo Democrático, são sociedades essas sim altamente evoluidas, com um índice de violência muito próximo do zero, e práticamente sem problemas sociais. Na verdade o índice de suicidios nessas comunidades é elevado.


Um estudo revela que quando não existem problemas na sociedade, o ser humano tem mais tempo para pensar e isso acaba gerando conflitos existenciais o que leva a aumentar o número de suicídios.


Dentro desse cenário o que as sociedades como a Brasileira deveriam buscar seria o modelo SOCIALISTA DEMOCRÁTICO e não o modelo CAPITALISTA.

5 comentários:

  1. Errado. O socialismo não é perfeito, pois o povo possui pouca participação nas ideias do Estado, falta de recursos e necessidade de compra para algo.

    ResponderExcluir
  2. Me referi ao "SOCIALISMO DEMOCRÁTICO". É diferente do SOCIALISMO puro como o que é praticado em CUBA e na antiga URSS. O socialismo demorática é praticado na SUIÇA, FINLANDIA, SUECIA etc... Sociedades que estão à frente das outras em termos de BEM ESTAR SOCIAL.

    ResponderExcluir
  3. O capitalismo, gera pessoas alienadas ao seus próprios trabalhos e aos próprios desejos. O que para muitos é algo ruim, porque são pessoas que não ligam para a opinião alheia e sim para seu próprio beneficio. Porém, no capitalismo moderno exige mais de seus candidatos, qualificação e especialidade no trabalho, então para muitos que enxergam a desigualdade social que é pregada no sistema, não percebe que se beneficia quem realmente corre atrás para se destacar no mercado de trabalho.
    Todos tem a capacidade de se qualificar, basta querer e lutar pelos objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Capitalismo puro, simbolizado pelo LIBERALISMO e mais modernamente pelo NEOLIBERALISMO também é um modelo falido. Baseado na crença de que o CAPITAL gerido pelas empresas é suficiente para regular toda a economia, revelou-se insuficiente na crise de 2008 quando parecia que o Capitalismo iria sossobrar. Não fosse o estado injetar na economia, nos Bancos falidos e na Indústria falida, BILHÕES de dólares e todo o capitalismo do mundo iria para o buraco. Isso provou que o ESTADO tem papel preponderante na regulação da sociedade. O Capitalismo a rigor nos dias de hoje já é um sistema falido que vive de mentiras, pois o dólar não tem mais lastro em ouro e não vale mais o que está estampado. Há apenas uma engenharia econômica que mantém a roda da economia global girando, mas isso um dia irá se esgotar e tudo cairá como quase ocorreu em 2008.

      Excluir
    2. Por outro lado, os regimes SOCIALISTAS EUROPEUS mostram ser os melhores regimes do mundo pois reúnem o que há de bom no capitalismo ao melhor do socialismo. É uma sociedade que tem foco no homem e não no capital. Não são países que ocupam posições de ponta no ranking das economias do mundo, mas ocupam posições de ponta no ranking de qualidade de vida da população tendo eliminado todos os problemas sociais.

      Excluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.

SOMOS TODOS CHAPECOENSES