Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PORQUÊ VOCÊ NASCEU - O QUÊ VOCÊ ESTÁ FAZENDO AQUI?





Essa é a pergunta que se ninguém está muito preocupado com ela, por certo um dia irá ficar.



A maioria das pessoas pensa que deve aproveitar a vida, porque a vida é curta e pode acabar a qualquer momento, então buscam o prazer, o mais intensamente que podem pois quando a vida acabar, pelo menos terá aproveitado bastante.



Essas pessoas tem conceitos diferentes sobre o que é "APROVEITAR". Fazem então o que gostam. Vão à praia, vão a bailes, namoram, casam, procuram uma profissão que lhes permita divertir-se bastante, outros lêem muito, enveredam-se em aventuras, descobertas e fascinações diversas, vão ao futebol etc...



Esse tipo de diversão funciona muito bem durante algum tempo, mas passado algum tempo, a pessoa que busca freneticamente, esse tipo de diversão e de prazer, sente um imenso vazio, como se tudo isso não a completasse. Falta alguma coisa dentro de si. Esse vazio é tão grande por vezes que a pessoa pode enveredar pelo caminho das drogas, para encontrar esse factor que não a preenche.



No entanto se observarmos bem a nossa volta, veremos que todos sem distinção encontram obstáculos pelo caminho. Desafios, sofrimentos, desapontamentos, traições, perdas, decepções.



Se olharmos bem veremos que todos tem um tipo de problema. Um não está satisfeito com o emprego, outro tem problemas conjugais, outro tem problemas com os filhos, outro tem uma doença, e outro por fim tem tudo o que quer mas está tão insatisfeito que pensa em tirar a vida, envereda-se pelo mundo das drogas, enquanto outro não tem quase nada, vive uma vida miserável, e mesmo assim encontra tempo para ser pelo menos um pouco feliz.



Dai podemos tirar uma lei geral pela simples observação.



Estamos aqui para ter algum tipo de problema, e essa vida não é propriamente um passeio. As coisas boas existem, mas são apenas um recreio para que possamos ver a vida colorida, pois senão ela seria por demais em preto e branco.



Os sonhos, as coisas boas da vida nos impulsionam para a frente, mas os desafios sempre nos esperam pelo caminho, e não existe absolutamente ninguém que não tenha algum tipo de desafio ou algum tipo de problema. Isso não acontece por acaso.



Os problemas, os desafios, acontecem para que nos tornemos melhores, para que nos aperfeiçoemos, e eles são colocados no nosso caminho propositalmente para aprendermos a caminhar com a dificuldade. Uma pessoa só pode aprender a nadar se enfrentar o mar ou a piscina. Se ficar somente no conforto não aprenderá a nadar.



Se você consegue superar um desafio e vencer, se sentirá melhor e mais confiante para o próximo desafio que estará pela frente te esperando, porque ele virá sem dúvida.



Portanto esse é o grande objectivo que não nos damos conta. O objectivo de sermos melhores, sempre.



Quando se descobre que esse é o nosso grande objectivo e procura-se caminhar dentro desse objectivo, conseguimos atingir a harmonia. A harmonia entre o nosso inconsciente e o nosso consciente. Passamos a sentir a verdadeira paz. A vida ganha contornos seguros, e objectivos definidos. O vazio existencial é preenchido.



Entretanto para sermos melhores não precisamos sofrer sempre. Eu não preciso fumar para depois ter que largar o fumo. Eu posso aprender que não é bom fumar, e assim me poupar de muito sofrimento.



Portanto para sermos melhores não precisamos sofrer muitas coisas, se aprendermos a ser melhores sem termos que passar por muitas experiências desagradáveis, basta que aprendamos com as experiências dos outros. Isso é ser sábio.



Para que sejamos melhores precisamos ter um modelo a ser seguido. Isso é ser sábio, e o nosso verdadeiro modelo é JESUS. Devemos procurar ser como JESUS, pois Jesus é o nosso modelo de perfeição. Quem segue Jesus, não é vaidoso, é humilde, é bom, ajuda o próximo, aprende a amar, perdoa os inimigos.



Essa não é uma tarefa simples, mas é a razão de estarmos vivos e de termos nascido. Se tentamos seguir esse modelo, na medida em que tivermos sucesso, estaremos evitando muito sofrimento. Não estaremos "APROVEITANDO" a vida no sentido do prazer pelo prazer, mas estaremos APROVEITANDO a vida no sentido do verdadeiro prazer, que é o prazer do AMOR, pois estaremos aprendendo a AMAR. Amar a Natureza, os animais, as pessoas, os inimigos, o planeta.



O amor aqui não tem o sentido da troca. Tem o sentido da doação incondicional, tal como a mãe doa ao filho. Se conseguimos caminhar em direcção a esse amor incondicional, estaremos caminhando em harmonia com o nosso verdadeiro eu que é o eu espiritual



Jesus já disse "NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM" e esse pão é tudo que é material.










  • Mateus 4-4 - Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.



Precisamos também do alimento espiritual, pois não somos somente corpo. Temos também a necessidade de cuidar do espírito, e cuidar do espírito é exactamente isso. Sermos cada vez melhores no sentido de AMAR cada vez mais incondicionalmente.












  • Mateus 22 - 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.





  • Mateus 22 - 38 Este é o grande e primeiro mandamento.





  • Mateus 22 - 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.





  • Mateus 22 - 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.





Se observarmos bem as mensagens de Jesus acima iremos perceber que toda a lei e os profetas resumem-se em AMAR. Amar a Deus e ao próximo.






O amor é o grande mandamento e é o mais positivo dos sentimentos. Quem está amando não adoece. Vê a vida colorida, com uma cor que jamais tinha percebido. Está em estado de graça. Portanto se queres verdadeiramente APROVEITAR a vida AME. Ame seus filhos, sua esposa, sua sogra, o cachorro, ame, ame e ame. Cultive esse que é o mais nobre e mais positivo dos sentimentos. O AMOR.






3 comentários:

  1. É isso aí, sem Jesus não dá para ser feliz.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. SEM amor a vida é vazia , efemera e sem sentido.
    Uma pessoa incapaz de amar a DEUS ou ao proximo atingiu a completa nulidade existencial.
    Que o senhor se compadeça dele e o perdoe , de modo que ele também possa compartilhar da gloria.
    Amen

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.