Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A TERRA. DE CENTRO DO UNIVERSO A PARTÍCULA DE POEIRA UNIVERSAL - Veja os tamanhos

Um pequeno ponto no ceu mostra várias galáxias. A imagem delas levou 13 bilhões de anos viajando à velocidade da luz para chegar até nós.      

Com a entrada em operação do Telescópio Hubble, ocorreu um grande avanço na observação espacial. isso porque além de não ter a atmosfera como impecilho à observação, já que a visaõ do espaço exterior é muito mais nítida pois não tem a camada atmosférica entre o observador e a fonte de imagem, Também passou-se a adotar outras tecnologias como a detecção de radiações invisíveis ao olho humano como as irradiações infravermelhas e ultra violetas por exemplo. Isso possibilitou a descoberta de novos patamares de observação e uma miríade de detalhes até então desconhecidos.
A terra comparada à Lua.
O tamanho da terra (Earth) comparado ao Sol (Sun).

O telescópio Hubble posicionado no espaço e a Terra.
Os planetas do nosso sistema solar.



Algumas estrelas da nossa Galaxia a Via Láctea. e os seus tamanhos comparativos. Veja que o sol é apenas a metade de um pixel. Imperceptível na foto.

A estrela Arcturus, Pollux, Sirius e o nosso sol. A Terra torna-se invisível nessa escala, e Jupiter tem o tamanho de dois pixels.
A estrela Betelgeuse comparada a Adebaran, Rigel, Arcturus, Pollux, Sirius e o nosso Sol. Um pequeno pontinho quase invisível.
Algumas Gigantes da nossa Via Lactea maiores ainda do que as Estrelas já vistas mais acima. O sol aqui é invisível quase microscópico.
Se V.S. se impressionou com o tamanho de Betelgeuse acima, que tal essas estrelas muito maiores?

Planetas mais próximos de nós.
A pequena estrela Cirius comparada ao nosso Sol.
O tamanho da diminuta estrela Sirius comparada a outras da nossa Via Lactea.

A estrela VV Cephai tem um diametro equivalente a 1900 vezes o diametro do nosso SOL
Mas se você se impressionou até aqui, a VY Canis Majoris transforma nosso Sol em uma partícula de poeira e a terra em um micróbio.
O Telescópio Hubble levou 4 meses estudando esse pequeno ponto do Universo.


Por volta do ano de 1500 a humanidade acreditava que a Terra era o centro do Universo, e quem não concordasse era queimado na fogueira.

Estavam enganados. Só a Via Láctea tem 200 bilhões de estrelas e 90.000 anos luz de diametro.







































4 comentários:

  1. a VY canis Majoris é atualmente a maior estrela conhecida?
    em que galaxia ela se encontra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma estrela da nossa VIA LACTEA, a nossa Galáxia. Existem mais de 200 bilhões de galáxias que o nosso olho consegue alcansar, portanto existem muito mais coisas por ai.

      Excluir
  2. A maior estrela conhecida é VY Canis Majoris , uma estrela vermelha HYPERGIGANTE na constelação de Cão Maior , localizada a cerca de 5.000 anos-luz da Terra. (ÓBVIAMENTE DENTRO DA VIA LACTEA) Universidade de Minnesota professor Humphreys Roberta recentemente calculou seu tamanho superior em mais de 2.100 vezes o tamanho do sol. Colocado no nosso Sistema Solar, a sua superfície se estenderia além da órbita fora da Saturn . A luz leva mais de oito horas para atravessar sua circunferência!

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.