Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

CÂNCER DE OVÁRIO - DIAGNOSTICO E TRATAMENTO

A quarta maior causa de morte entre as mulheres deve-se ao câncer de ovário que é o mais letal tipo de câncer.


Entre as causas do Câncer de Ovário estão: Hereditariedade (responsável por 10% dos casos), fumo, consumo de bebida alcoólica e dieta rica em gorduras e utilização de medicações para infertilidade.

Além disso, mulheres que nunca engravidaram têm mais chance de ter o câncer de ovário e quanto mais vezes uma mulher engravida, menor é o seu risco de desenvolver um câncer de ovário. Mulheres que já desenvolveram câncer de mama ou de intestino também têm grandes chances de desenvolver o câncer de ovário.

Ao contrário do que as mulheres pensam, cistos no ovário não apresentam perigo desde que não sejam maiores que 10cm e possuam áreas sólidas e líquidas.


Sintomas do Câncer de Ovário

Diagnosticado geralmente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer de ovário cresce discretamente e os sintomas são muitas vezes confundidos com simples dores abdominais, constipação (prisão de ventre), inchaço, náuseas, diarréia, diurese freqüente (aumento da urina), ganho ou perda de peso súbito e hemorragia vaginal anormal. Isso faz com que o diagnóstico seja geralmente feito tardiamente.
Porém, quatro sintomas que apresentados por mais de três semanas podem levar a pesquisa da presença do câncer. São eles: Distensão ou inchaço abdominal, desconforto e dor pélvica ou abdominal, alterações urinárias e digestivas. Caso esses quatro sintomas se apresentem por mais de 3 semanas, o ginecologista deve ser procurado imediatamente.


Diagnóstico do Câncer de Ovário

Antes de qualquer tipo de exame mais detalhado, a mulher deve visitar o ginecologista regularmente onde será feito o exame dos ovários através da palpação no exame pélvico (palpação do colo uterino, do útero, das trompas e dos ovários) e do exame de Papanicolau, onde um aparelho chamado espéculo vaginal é introduzido na vagina para que o colo uterino seja facilmente visualizado e então o ginecologista coleta algumas células do colo uterino e da vagina com uma espátula depositando-as em uma lâmina e enviando para exame em laboratório. Caso alguma suspeita seja levantada, o diagnóstico do câncer de ovário é feito através de ultra-sonografia chamada de ecografia pélvica transabdominal e transvaginal, onde um aparelho que emite uma onda sonora e o seu eco é captado pelo mesmo aparelho para gerar uma imagem na tela de um monitor, chamado transdutor, é introduzido na vagina da paciente assim como um espéculo, e o útero, as trompas e os ovários são visualizados para se detectar alterações.
Todos os exames acima citados não diagnosticam com certeza e precisão o câncer de ovário, pois todos são falhos quando o tumor é pequeno. Sendo assim, a melhor opção para o diagnóstico do câncer de ovário é a realização de tomografia computadorizada, podendo assim realizar uma avaliação mais detalhada do tumor e se há ou não o comprometimento de outros órgãos.
Uma opção para mulheres que fazem a ecografia para diagnosticar o câncer de ovário, é junto com o exame, realizar o exame de marcadores tumorais dosados através do sangue (CA 125), mas o diagnóstico definitivo deve ser feito através de cirurgia.

Tratamento do Câncer de Ovário

O tratamento para o câncer de ovário é a cirurgia onde será feita toda a avaliação da cavidade abdominal e a retirada do tumor, dos ovários, das trompas, o útero e o colo uterino, como também o tecido que cobre o estômago e os intestinos e os linfonodos ao redor.
Após a cirurgia, a maioria dos casos necessita de quimioterapia para matar as células restantes do ovário, radioterapia e/ou hormonioterapia (ambas, menos frequentemente usada) para complementar o tratamento.



Prevenção do Câncer de Ovário

Não há um modo de prevenção 100% eficaz para o câncer de ovário, porém algumas precauções podem ser tomadas como:
  • Amamentar;
  • Fazer ligadura de trompa ou histerectomia (retirada cirúrgica do útero) sem ter tido os seus ovários retirados;
  • Uso de anticoncepcional oral;
  • Redução da quantidade de gordura na dieta.
___________________________
Hoje em dia as doses dos contraceptivos são muito maiores do antigamente. No caso da progesterona, um dos componentes hormonais da pílula, chegava a ter quantidade 160 vezes maior que nas versões mais modernas. Hoje, ainda, as pílulas promovem benefícios extras para a saúde da mulher, como a redução das chances de câncer de ovário e do endométrio, de mioma do útero e de cistos funcionais ovarianos, por exemplo. É também opção de tratamento para cólica menstrual e TPM. A maior contra-indicação é o tabagismo. A combinação de pílula e cigarro aumenta o risco de problemas cardiovasculares.

_____________________________

Através de  estudo de uma pesquisadora, Sônia Ress, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a técnica administrativa da unidade de Corumbá Waleska Mendoza apresentou nesta quinta-feira uma denúncia ao MPT (Ministério Público do Trabalho) contra o uso dos copinhos plásticos na entidade de ensino.
 De acordo com a professora Doutora Sônia Corina Hess, os copos plásticos contém substâncias que podem reduzir a fertilidade masculina e causar câncer de próstata e, nas mulheres, provocar câncer de mama, útero e ovário.  
 No caso de mulheres grávidas, o risco, de acordo com o estudo, é de os bebês do sexo masculino nascerem com deformidades nos órgãos sexuais. Waleska considera uma incoerência o uso dos copinhos plásticos na mesma universidade em que foi feito o estudo sobre as substâncias nocivas daquele objeto.Waleska está na  universidade em 1987, onde haviam  xícaras para se tomar café, mas com o tempo foram substituídas.

Com relação a isso vale a pena ler a matéria aqui do nosso blog em:

___________________________

BABOSA TAMBÉM CURA O CANCER
Veja esse relato:

Fui curado de câncer com babosa

Meu Testemunho Qui Jun 26, 2008 2:00 am por Carlos Marques

Quero dar meu testemunho de algo muito legal que aconteceu comigo.

Em 27/2/2008 fui informado durante um exame de Ultrassom Transretal de Próstata que minha próstata havia crescido 50% em um ano, ou seja, uma próstata que pesava 30 grs pesava naquele momento 45 grs. Eu e meu médico clinico geral ficamos um pouco preocupados mas como meu PSA estava com apenas 1,05 , foi prescrito apenas que eu tomasse Prostem 100 por um mês e voltasse a fazer um novo ultrassom. Passado 2 meses e meio refiz o Ultrassom (precisamente na data 16/05/2008). O exame mostrava pequenina redução de peso (42 grs), talvez explicável pela pela própria imprecisão do exame, e refiz também o exame de PSA (precisamente na data 08/05/2008) que acusou um redução para 0,75, sendo que o ultimo havia sido feito em novembro de 2007. Com esse resultado bom do PSA, fui me consultar com um urologista com tranqüilidade; e a primeira coisa que ele quis fazer foi o exame de toque. Infelizmente o exame não havia dado um bom resultado. A próstata grande mas de consistência mole e PSA baixo é um bom prognóstico, mas uma próstata grande e de consistência alterada , mesmo com o PSA baixo deixa uma margem de possibilidade de câncer de 15 a 10%, e nesse caso , se for câncer, seria um câncer de tipo agressivo . Por isso, dois urologistas, que fizeram o exame de toque, me aconselharam a fazer o tal Ultrassom com Biopsia com 16 fragmentos. Fiquei apavorado com tudo isso. Sou pai de quatro filhos sendo dois ainda bem pequenos. Imaginem o que seria desses pequenos !

Tendo dois casos de câncer na família, uma tia com câncer no seio há 15 anos e meu pai com câncer na língua em 2004 fiquei sabendo que tenho uma predisposição a essa doença. Portanto deveria tomar certos cuidados.

Desde 2005 sou consumidor, com certa regularidade, do Cogumelo do Sol, pois me convenci de sua eficácia pelos inúmeros estudos científicos que descobri pela internet e, principalmente, por ter conhecido um importante oncologista que faz o tratamento de câncer com a ajuda do Cogumelo. Desde o momento em que fiquei sabendo do crescimento de minha próstata passei a tomar uma dose maior do cogumelo diariamente, como preventivo. Quando foi indicada a biopsia por causa da consistência alterada de minha próstata aumentei ainda mais a dose passando a tomar 5 drágeas diárias. De 27/2/2008 a 16/5/08, que foi quando refiz o Ultrassom, havia tomado uma dosagem diária de 3 drágeas de Cogumelo e nenhuma alteração, para melhor, havia sido detectado no Ultrassom, apenas uma pequena redução de 3 grs num período de dois meses e meio, embora minha condição imunologica houvesse melhorado. Quando faltavam uns 10 dias para fazer a biopsia tomei também o suco da babosa com mel, pois, também, me havia convencido de sua eficácia por causa dos 32 casos de cura de câncer descritos no livro “ O Câncer tem Cura” do Frei Romano Zago. Além disso , o oncologista Dr. Jorge Laerte Gennari que tem tratado pacientes com câncer com, a ajuda do Cogumelo me afirmou que , quando era diretor do Oncocentro de São Paulo, havia verificado, em laboratório, vários recursos alternativos para o tratamento de câncer (inclusive a cartilagem de tubarão) e somente dois mostraram que realmente agiam contra o câncer. O Cogumelo de Sol e a Babosa. Mas por razões de conveniência o Dr. Gennari acabou dedicando-se a estudar somente o Cogumelo do Sol.

Voltando a biopsia que me afligia de ter de fazer, fiz uso do Cogumelo do Sol e da Babosa numa esperança que revertessem o aspecto da minha próstata e me livrassem, dessa forma, do tal exame aterrador. Porém não consegui ir ao urologista para fazer uma reavaliação da próstata um dia antes do exame. Tive que enfrentar o tal exame com a cara e a coragem. Me apavorava o exame e o diagnóstico que me seria apresentado 10 dias depois. Foi terrível aguardar o resultado do exame e pior ainda abrir aquelas folhas que me poderiam marcar negativamente minha vida. No momento em que tive o resultado do exame em mãos orei muito a Deus para que me desse coragem e serenidade para encarar o resultado seja qual ele fosse. Peguei o exame , tirei o lacre, e mais uma vez me concentrei em Deus. Abri a capa e vi a primeira folha que apresentava o diagnóstico,....Incrivel ! o resultado me deixou de boca aberta ! ...o ultrassom mostrava uma inesperada e drástica redução da minha próstata. Em 20 dias apenas minha próstata havia reduzido 25%. A redução era de 42 grs para 31 grs apenas. Essa redução ocorreu somente após o período em que fiz uso da Babosa.

O meu urologista disse que apenas duas coisas funcionam para reduzir o tamanho da próstata: a cirurgia e o uso de alfabloqueadores. O alfabloqueador relaxa a musculatura da próstata facilitando o ato de urinar, mas causa dor de cabeça , tonturas e cansaço. A cirurgia corta pedaços da próstata mas apenas do miolo sendo que a cápsula permanece intacta. Essa redução não diminui o risco de câncer pois a maioria dos cânceres ocorrem na cápsula da próstata. Mas a Babosa muito provavelmente foi a responsável por essa surpreendente redução. Antes de tomar a babosa eu sentia um certo incomodo ao sentar mas depois de uns dias em que passei a tomar o suco deixei de ter aquele incomodo. Achei que isso poderia ser sugestão minha, mas não. O incomodo deixou de existir pelo fato da próstata ter diminuído muito em seu volume.

Tudo que afirmo acima é verdadeiro e possuo os exames que comprovam tudo o que digo. Em breve pretendo anexar cópia dos meus exames neste forum.

Acho que não se pode acreditar em qualquer coisa que se diz ser bom para uma doença como o câncer, isso me fez pesquisar muito sobre o assunto e hoje posso dizer que estou convencido de que a Babosa e o Cogumelo do Sol são excelentes no tratamento desse terrível mal.

____________________________________

O Fórum * O CÂNCER TEM CURA! * Possui a finalidade de divulgar a Babosa para o tratamento contra o Câncer e outras Enfermidades. Pois eu fui curado de um Câncer de Bexiga Grau 2 Invasivo com o uso do Preparado de Babosa e, desde então, divulgo esta maravilhosa planta. Você não precisa comprar nada neste fórum, nem pagar nada para ter informações de como fazer o Preparado, como tomar... Vendo o Preparado para Câncer e outras Enfermidades, pois muitos não conseguem encontrar a Babosa correta, com todos os requisitos necessários para sua eficácia...
A Babosa é colhida em uma Reserva Florestal no Estado do RJ, livre de poluição, agrotóxico, pesticidas, ou qualquer outra substância que possa comprometer suas propriedades curativas.
Registre-se em nosso Fórum e poderá tirar suas dúvidas, aprenderá a receita do Preparado para o Câncer e outras Enfermidades... Fará novas amizades, conhecerá os outros Preparados, lerá os testemunhos de cura e muito mais...
O registro é rápido e gratuito!
* Eu e a Dra. A.M.T estaremos sempre ajudando você no que for preciso...

_______________________________________

A ALTERNATIVA DO ESSIAC

Venho testemunhar aqui, pois minha mãe está tomando o ESSIAC e está ótima. Foi a 1ª vez que fez quimioterapia e não teve nenhum efeito colateral. Minha mãe teve nesse ano um cancer no ovario em estado avançado. Já está na 5 quimio, somente faltando 1 para acabar o tratamento. Graças a Deus ela não tem mais nada e o ESSIAC recuperou o sangue dela. Minha mãe chegou a 62 kg , sendo que antes do cancer pesava 78kg. Hj está com 67 kilos , depois que começou a tomar o Essiac , ganhou 5kg. Ela está tomando a 2 frasco.


A HISTÓRIA DE ESSIAC 



  ESSIAC começou a ser usado em 1922 por Rene Caisse, uma enfermeira canadiana que dedicou a vida a ajudar pessoas em situação de dor e sofrimento. Uma doente da sua enfermaria falou-lhe, na altura, de certa infusão preparada pelos índios Ojibwa com a qual tinha curado um cancro no seio. 


Quando a tia materna de Rene, depois de beber tal infusão, ficou curada de um tumor a que tinha sido operada (cancro no estômago extensivo ao fígado) e que levou a que lhe dessem não mais que seis meses de vida (acabou por viver mais 21 anos), alguns médicos interessaram-se pelo produto e, também eles, passaram a prescrevê-lo em casos que consideravam já desesperados. 


Depois de inúmeras e exaustivas experiências e sempre com ajuda médica, Rene conseguiu melhorar a fórmula de tal modo que passou a revelar a inexistência de quaisquer efeitos colaterais. Chamou-lhe então ESSIAC, letra a letra o contrário do seu próprio nome. OS ELEMENTOS BOTÂNICOS - Apenas quatro plantas. Em comum a origem biológica, ausência de toxicidade e da influência de químicos. Contribuem, todas elas, para a normalização das funções orgânicas, purificando o sangue e reforçando o processo de regeneração celular. 


Actuando em sinergia potenciam os seus efeitos, podendo transmitir maior resistência às células sãs e bloquear a fonte de alimentação das nocivas. Erva-azeda - Rica em vitaminas A, C, D, K, E e complexo B, com altos níveis de Cálcio, Ferro, Magnésio, Zinco, Iodina, Cobre e Silício (elemento essencial aos nervos e ao revestimento da mielina que os protege). 


Tem elevada concentração de carotenóides; um deles, o Beta Carotene (potente anti-oxidante), é convertido no fígado em vitamina A, factor de ajuda à produção dos glóbulos brancos. Pela forte presença de clorofila produz um aumento do conteúdo de oxigénio no sangue, reforçando as defesas naturais do organismo. Possui Oxalato de Potássio, elemento de contribuição para a boa digestão e para o combate a situações de ecterícia e hemorragias no estômago. Ruibarbo indiano - Apresenta, no geral, qualidades tónicas, estomáticas, adstringentes, digestivas, colagogas e purgativas. 


Em pequenas quantidades age como suave laxante e purgante; desintoxica o fígado e purifica o sangue. Contribui para a neutralização dos ácidos provocados pela ingestão e são conhecidos os seus benéficos efeitos sobre os estados de disenteria. O Ácido Málico presente na planta fornece oxigénio a todo o organismo, acelerando os processos de cura. Estudos recentes sugerem a existência de propriedades anti-tumorais, anti-microbianas e antibióticas. Raíz de Bardana - Contém o polissacário inulina que, nos seres vivos, tem grande importância estrutural e como substância de reserva rica em energia, sendo factor considerável no metabolismo dos hidratos de carbono e potente modelador do sistema imunitário, capaz de fortalecer órgãos vitais como o fígado, pâncreas e baço. é eficaz na eliminação de toxinas. 


Rica em Vitaminas A, E e Selénio, é-lhe atribuída forte capacidade de destruição dos radicais livres. Revela a presença de óleos essenciais, vitaminas do complexo B, minerais e oligoelementos. É portadora de Crómio, grande contributo para regular os níveis de açúcar no sangue. Tem acção diurética e considera-se que desenvolve uma actividade anti-tumoral, sendo usada com tal finalidade na medicina chinesa e ayurvédica. A existência de uma capacidade para a redução das mutações celulares foi recentemente detectada por pesquisadores japoneses. 


Refere-se frequentemente o seu eficaz papel no reforço da imunidade, dada a particularidade de potenciar a eficiência das células brancas. Ulmeiro - Uma das plantas medicinais mais apreciadas, tida como um dos mais valiosos remédios da Natureza. Com propriedades antibióticas e anti-microbianas, tem como principal componente a mucilagem, substância purificadora do organismo. 


Actua sobre as inflamações ou úlceras do estômago e duodeno e revela-se capaz de dissolver depósitos mucosos nos tecidos, glândulas e canais nervosos. Tem um efeito lubrificante que protege o revestimento e juntas das membranas. Concorre para a boa nutrição e restauração do plasma no sangue e da linfa no sistema linfático. É rica em Cálcio, Magnésio e vitaminas (A, B, C e K). Contém polissacáridos e beta sitosterol que se sabe desenvolverem uma actividade anti-tumoral.




Modo de utilização: 2 a 4 colheres de chá (10-20ml) duas vezes ao dia.
Precauções: Não administrar a crianças com menos de 10 anos; Não usar durante a gravidez e aleitamento.


Ingredientes: Água purificada, extracto de Artium Lappa, extracto de Rumex Acetosella, extracto de Ulmus Fulva, extracto de Rheumofficinale.
Embalagem: 300ml.  




OS ELEMENTOS BOTÂNICOS


Apenas quatro plantas. Em comum a origem biológica, ausência de toxicidade e da influência de químicos. 

Contribuem, todas elas, para a normalização das funções orgânicas, purificando o sangue e reforçando o processo de regeneração celular 
Actuando em sinergia potenciam os seus efeitos, podendo transmitir maior resistência às células sãs e bloquear a fonte de alimentação das nocivas. 
Erva-azeda - Rumex Acetosella.


Rica em vitaminas A, C, O, K, E e complexo B, com altos níveis de Cálcio, Ferro, Magnésio, Zinco, lodina, Cobre e Silício (elemento essencial aos nervos e ao revestimento da mielina que os os protege). Tem elevada concentração de carotenóides; um deles, o Beta Caroteno (potente anti-oxidante), é convertido no fígado em vitamina A, factor de ajuda à produção dos glóbulos brancos. 
Pela forte presença de clorofila produz um aumento do conteúdo de oxigénio no sangue, reforçando as defesas naturais do organismo. 


Possui Oxalato de Potássio, elemento de contribuição para a boa digestão e para o combate a situações de icterícia e hemorragias no estômago. 
Ruibarbo indiano - Rheum Rhubarb 
Apresenta, no geral, qualidades tónicas, estomáquicas, adstringentes, digestivas, colagogas e purgativas. 


Em pequenas quantidades age como suave laxante e purgante; desintoxica o fígado e purifica o sangue. 
Contribui para a neutralização dos ácidos provocados pela indigestão e são conhecidos os seus benéficos efeitos sobre os estados de disenteria. O Ácido Mál ico presente na planta fornece oxigénio a todo o organismo, acelerando os processos de cura. 
Estudos recentes sugerem a existência de propriedades anti-tumorais, anti-microbianas e antibióticas. 


Raíz de 8ardana - Arctium Lappa 
Contém o polissacárido inulina que, nos seres vivos, tem grande importância estrutural e como substância de reserva rica em energia, sendo factor considerável no metabolismo dos hidratos de carbono e potente modelador do sistema imunitário, capaz de fortalecer órgãos vitais como o fígado, pâncreas e baço. 


É eficaz na eliminação de toxinas. Rica em Vitaminas A, E e Selénio, é-lhe atribuída forte capacidade de destruição dos radicais livres. Revela a presença de óleos essenciais, vitaminas do complexo B, minerais e oligoelementos. É portadora de Crómio, grande contributo para regular os níveis de açúcar no sangue. Tem acção diurética e considera-se que desenvolve uma actividade anti-tumoral, sendo usada com tal finalidade na medicina chinesa e ayurvédica. 


A existência de uma capacidade para redução das mutações celulares foi recentemente detectada por pesquisadores japoneses. 
Refere-se frequentemente o seu eficaz papel no reforço da imunidade, dada a particularidade de potenciar a eficiência das células brancas. 


Ulmeiro - Ulmus Fulva 
Uma das plantas medicinais mais apreciadas, tida como um dos mais valiosos remédios da Natureza. 


Com propriedades antibióticas e anti-microbianas, tem como principal componente a mucilagem, substância purificadora do organismo. Actua sobre as inflamações ou úlceras do estômago e duodeno e revela-se capaz de dissolver depósitos mucosos nos tecidos, glândulas e canais nervosos. Tem um efeito lubrificante que protege o revestimento e juntas das membranas. 
Concorre para a boa nutrição e restauração do plasma no sangue e da linfa no sistema linfático. É rica em Cálcio, Magnésio e vitaminas (A, B, C e K). Contém polissacáridos e beta sitosterol que se sabe desenvolverem uma actividade anti-tumoral. 


O que o ESSIAC promete fazer

A enfermeira Rene Caisse usou o chá ESSIAC para tratar o cancro. Segue-se uma lista adicional de outros benefícios de que há informação.

O chá pode, eventualmente, ser benéfico em :
- Prevenção do depósito de gorduras nas paredes das artérias, coração, rins e fígado.
- Regulação dos níveis de colesterol transformando o açúcar e a gordura em energia.
- Paragem da diarreia, da hemorragia interna associada e impedir a prisão de ventre.
- Compensar os efeitos venenosos do alumínio, chumbo e mercúrio.
- Fortalecer músculos, órgãos e tecidos.
- Tornar os ossos, articulações, ligamentos, pulmões e membranas, fortes e flexíveis, mais
duradouras e menos vulneráveis ao stress.
- Alimentar e estimular o cérebro e o sistema nervoso.
- Promover a absorção de fluidos nos tecidos.
- Remove acumulação toxica na gordura, linfa, medula óssea, bexiga e canal alimentar.
- Neutraliza ácidos, absorve toxinas nos intestinos, e ajuda a eliminar ambos.
- Limpa os canais expectorantes dissolvendo e expelindo mucosidades.
- Alivia o fígado da sua carga de desintoxicação convertendo as toxinas gordas em substancias solúveis na agua, que podem ser facilmente eliminadas pelos rins.
- Ajuda o fígado a produzir lecitina, que faz parte do revestimento da mielina ( um material gordo, branco, que reveste as fibras nervosas ).
- Reduz, talvez elimine, depósitos de metais pesados nos tecidos, especialmente aqueles que circundam as articulações, aliviando a inflamação e a rigidez.
- Melhora as funções do pâncreas e do baço aumentando a eficiência da insulina.
- Purifica e arrefece o sangue.
- Aumenta a produção de células vermelhas e impede a sua destruição.
- Aumenta a capacidade do organismo em utilizar o oxigénio, aumento o nível deste nas células dos tecidos.
- Mantêm o equilíbrio entre o potássio e o sódio no interior do organismo, de modo a regular o fluido liquido dentro e fora de cada célula; deste modo as células são alimentadas com nutrientes e limpas.
- Converte os oxalatos de cálcio e potássio numa forma menos prejudicial tornando-os solúveis na urina, e regulando a quantidade de acido oxalico fornecido aos rins, reduzindo assim o risco de formação de pedras na vesícula biliar, rins e tracto urinário.
- Protege o cérebro contra a entrada de toxinas.
- Protege o corpo contra radiações e raio x.
- Alivia a dor, aumenta o apetite, fornece mais energia com uma sensação de bem-estar.
- Acelera a cicatrização de feridas regenerando a área atingida.
- Aumenta a produção de anticorpos na glândula Timos ,como os linfócitos e células T, defensores do nosso sistema imunitário.
- Protege as células contra os radicais livres.



Presentemente é apresentado :
- Como chá
Embalagem de 43 gr
- Em xarope
Embalagem de 300 ml
- Em comprimidos
Embalagem de 60



Dosagens aconselhadas :
Acompanham as respectivas embalagens.



Nao deve ser tomado durante a gravidez
Não deve ser tomado durante a amamentação
Não deve ser tomado por crianças com menos de 10 anos
Manter afastado das crianças
Pode ser tomado à temperatura ambiente ou adicionando igual quantidade de agua quente
Guardar as caixas por abrir num lugar frio e seco

Como adquirir o fitoterapico ESSIAC (preferencia xarope) no Brasil? 

No Rio de Janeiro. contato murilolion@gmail.com ou 
denise.thome@valeverdejante.org.br. tel 61-9973-0217 ou 21-8665-6433



TAMBÉM http://todaoferta.uol.com.br/comprar/essiac-ajuda-no-tratamento-do-cancer-IQQWPIR6FK#rmcl

O ESSIAC e os animais de estimação
Estudos indicam que 50% dos animais de estimação, a partir dos 10 anos de idade, desenvolvem alguns tipos de cancros durante a sua vida.

Manter um sistema imunitário saudável parece ser a resposta para a prevenção e efectivo tratamento do cancro nos animais de estimação.

O ESSIAC é um potencializador do sistema imunitário que possivelmente inibe e destroi quistos e tumores.

DOSAGEM para o Chá :

Se o seu animal de estimação pesa :
até 14 kg = 15 ml 2x dia
de 14 a 27 kg = 30 ml 2x dia
de 27 a 40 kg = 45 ml 2x dia
mais de 40 kg = 60 ml 2x dia

Pode misturar com a comida ou introduzir com uma seringa.









        



quarta-feira, 14 de julho de 2010

AS RESPOSTAS ÀS MENTIRAS QUE FALAM DE LULA.

Com a chegada da campanha eleitoral, a direita e a esquerda se articulam para fazer  campanhas, e aparecem algumas pessoas que ficam passando  mensagens para acessar os eleitores e passar suas informações, muitas delas mentirosas. Eu fico observando o que se fala do LULA e fico decepcionado como pode alguns pseudo intelectuais defendendo governos corruptos, entreguistas e bandidos, e colocando-se contra essa nova era de prosperidade que se inaugurou com o governo LULA. Devemos desmistificar esses comentários e eu aproveitei um desses Emails para dar uma boa resposta, para em seguida voltar aos temas sérios porque eu não tenho tempo para ficar lavando Roupa suja.

Veja que recebi a seguinte mensagem e olha o que respondi.

" FORREST LULA"

-
Finalmente, alguém abordou o Tema, com uma "Simplicidade Franciscana", e foi direto ao ponto... esse Professor é genial!!!



Não acho que ele seja genial, apenas repete o que os blogs de direita vivem apregoando a muito tempo, deve fazer parte daqueles que querem perpetuar o que o Brizola chama de a ELITE EGOISTA E INCOMPETENTE. Uma das últimas a abolir a escravidão. A última a querer fazer a reforma agrária.




O melhor de tudo é que o Autor é Docente da Universidade de São Paulo onde, via de regra, a grande maioria de seus alunos e funcionários é de "Esquerda", festiva, burra e eleitora do Lula.



O fato de ser Docente da Universidade de São Paulo não lhe dá o mérito de ser alguma coisa a mais do que o mané da esquina em se tratando de cidadania. Há muitos "DOCENTES" como esse que nada entendem de política. Por sinal ele deve entender bem de Biologia, mas de política demonstra desinformação e preconceito.





Leiam, atentamente, a ANÁLISE INTELIGENTE do Professor Wagner Valenti (Professor da USP, Departamento de Biologia Aplicada), que fez um ótimo resumo do Governo Lula:



Ponhamos o termo "ANALISE INTELIGENTE" entre aspas.



- Todos conhecem o filme "Forrest Gump", que narra a história de um imbecil que sobe na Vida auxiliado por circunstâncias a ele, absurdamente, favoráveis. Nós brasileiros temos aqui o nosso "Forrest Lula", pelas razões que apresento abaixo:


Com essa afirmativa você auto denomina o melhor presidente da república de todos os tempos, ou seja aquele que devolveu a auto estima a nosso país de imbecil. Você merecia ser preso.



1-) Lula pensa que chegou à Presidência do Brasil pela sua competência; mas, conseguiu tal proeza por uma junção entre sua "persistência malufiana" e o "mudancismo" do eleitor, que SÓ pelo desejo de Mudar, nem se sabe o quê, vota alternadamente em candidatos como Maluf, Collor e depois em Lula & Companhia.



Você e o "DOCENTE" Professor Wagner Valenti (Professor da USP, Departamento de Biologia Aplicada) estão delirando. LULA chegou à presidência por causa da imensa incompetência da direita, leia-se FHC que fez o governo mais entreguista, mais nocivo ao país, mais incompetente de toda a história. Se esse país fosse sério, a cadeia seria o lar desse ex presidente desonesto, ladrão e entreguista. O povo já não aguentava mais tanta incompetência, tanta desonestidade, e por isso resolveu MUDAR. Como dizia o LULA, o medo deu lugar à esperança. Esse professor deve tentar lecionar Biologia que é sua especialidade antes de falar de política, pois está demonstrando total miopia.


2-) Lula pensa que é respeitado no Exterior; mas, não passa de uma "Curiosidade Zoológica", como o mico-leão dourado. A "esquerda" romântica de lá acha lindo um operário do Terceiro Mundo ter virado Presidente.... se ele é competente ou não, o terceiro mundo que se dane.. Mais ridículo do que ele próprio, é o fato dele acreditar que é "O CARA" (para Nós "DE PAU").
Mais uma vez você e o seu adorável DOCENTE estão demonstrando desinformação. Lula é sem dúvida o presidente da república mais premiado, mais comentado, mais elogiado internacionalmente que esse país jamais teve. Dono de uma visão política das melhores. Recebeu várias premiações de importantes órgãos internacionais.
veja em
Não tenha dúvida. Se o país não estivesse sendo governado pelo LULA, não estaria incluido no BRIC. Você sabe o que significa essa sigla? É a sigla dos países com maior potencial para estarem entre as futuras potências mundiais. significa BRASIL, RUSSIA INDIA E CHINA. Foi cunhado pelo Goldman Sachs, um banco internacional que orienta as aplicações em países emergentes. A direita não suporta ver o LULA com tamanha projeção e eu torço para que essa direita não passe agora de uma matilha de cães que ladram, ladram mas a caravana passe.

3-) Lula pensa que somos idiotas ao dizer que fez Novos Programas Sociais como o Bolsa-Família, que é o EX-Bolsa Escola (retificado para PIOR, pois antes era direcionado à EDUCAÇÃO das Crianças Pobres Brasileiras e hoje incentiva o aumento da natalidade, com conseqüente Crescimento da Pobreza Nacional), já existente durante o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso. De concreto, o que ele fez MESMO, foi proteger os "terroristas sem-terra" (do MST) e transformar o Bolsa-Escola em Bolsa-Esmola.
Quanto preconceito e desinformação! Até o SERRA está dizendo que vai continuar e ampliar esses programas sociais, que embora não tenham resolvido um problema crônico, muito fizeram. Não é a toa que a popularidade de Lula cresce. Tenha paciência mas eu preciso ler alguma coisa inteligente. Trocar informações em mais alto nível e não ficar discutindo mentiras e desinformação.



4-) Lula pensa que faz sucesso com a Imprensa; mas, na verdade contou apenas com uma Imprensa domesticada e cordial, pelo menos até os recentes escândalos.
Lula não fez sucesso com a imprensa porque a imprensa capitaneada pela Rede Globo, e as revistas VEJA e outras, não sabem mais o que fazer para puchar o tapete do Presidente. O problema é que esses órgãos são tão parciais, tão tendenciosos que não existe hoje quem já não tenha percebido isso. Todas as semanas publicam um novo escandalo, uma nova reportagem para denegrir a figura do presidente. Essa imprensa está desmoralizada. As pessoas já a vêem com desconfiança, e seus "BARRACOS" soam mais como uma lavadeira maluca que mora em uma favela e fica praguejando obscenidades. As pessoas olham e têm pena.

5-) Lula pensa que não existe ninguém que possa questioná-lo, tanto em Ética, quanto em Política; mas, isso só acontece porque ele nunca se expôs a entrevistas coletivas sérias, com jornalistas especializados, onde teria que dar uma satisfação objetiva de seu desempenho como Presidente do Brasil.
Há pessoas que nascem com um dom e com uma missão. Lula tem o dom da política e sempre demonstrou isso desde quando como deputado federal atuou na constituinte de 1988. O que o "DOCENTE" de Bilogia está afirmando é uma total falsidade. LULA já debateu como candidato contra Serra e outros e demonstrou conhecimento e competência. É imbatível nos discursos que faz porque fala a linguagem popular com uma autenticidade que sairia falsa em qualquer outro. É um grande gênio em matéria de política.

6-) Lula pensa que é "imune" a essa Crise Econômica Mundial, porque seu percentual de aprovação ainda é alto; mas, vamos lembrar que a maioria dos Brasileiros, infelizmente, não tem EDUCAÇÃO, nem CULTURA. Aqueles que ainda confiam nele são tão ignorantes quanto ele; por isso, não sabem o que, realmente, acontece e são facilmente enganados e manipulados.
Está me xingando de ignorante? Engraçado quando se lê isso depois da crise, porque o LULA foi para a TV e disse que ela seria uma MAROLINHA e foi. O Brasil continuou a crescer e a produzir empregos. Estou orgulhoso do Brasil que mostrou ao mundo como é que se faz, e calou a boca de vocês que demonstraram na prática que são vocês sim preconceituosos e dentro desse seu preconceito com ranço de seculo XVII, IGNORANTES.

7-) Lula pensa que é o responsável pelo sucesso da Política Econômica Brasileira; mas, isso se deve única e exclusivamente à manutenção da Diretriz Econômica Programada durante o Governo do Presidente Fernando Henrique, que nomeou Henrique Meirelles como Presidente do Banco Central do Brasil e que, Graças a DEUS, está lá até hoje.
Mais uma vez você e seu Docente demonstram desinformação. O Henrique Meirelles foi nomeado por LULA e não FHC. Onde é que o presidente do Banco Central de um falido presidente FHC iria ser "aproveitado" pelo LULA? Ele declarou que sabia onde estavam as pessoas certas e colocou lá essas pessoas.


E digo mais. O presidente do Banco Central Henrique Meirelles é um dos magos do sucesso do presidente LULA. Só é difícil de entender porque é que com o Presidente FHC, o Brasil só andou para trás. Aumentou os juros para estratosféricos 55% e com o Lula deu-se o contrário. 



8-) Lula pensa que foi responsável pelo aumento das exportações brasileiras; mas, isso somente aconteceu como conseqüência de uma série de Fatores Anteriores ao seu governo, MAIS as circunstâncias favoráveis do Cenário Internacional.



Engano seu. Isso deveu-se a mudança da política economica equivocada inaugurada por Collor e mantida por FHC que acreditavam que o Brasil tinha vocação para "PRESTADOR DE SERVIÇOS" não para um país industrializado. LULA inverteu a política e incentivou as exportações. Os "FERNANDOS" Transformaram o Brasil em um grande BANCO com juros estratosféricos para atrair investimento externo em troca de juros, e desestimularam a industria brasileira. Sucatearam criminosamente nossos estaleiros, estimularam as importações da China e de outros países com os quais nossa indústria não conseguiria competir. Fizeram com que a Petrobras construisse plataformas fajutas em SINGAPURA tendo nós aqui vários estaleiros entregues às moscas. Plataformas essas construidas para darem prejuizo. Uma chegou até a afundar, consolidando a incompetência de um governo DESGRAÇADO.

E o que me doi é vir agora um "DOCENTE" ainda defender um governo que vendeu a Vale do Rio Doce por 2 bilhões de Reais, e hoje ela faturando 6 billhões de reais por ano. Vocês deveriam ter vergonha de vir para cá falar essa abobrinhas.

Eu não acredito que vocês não tenham visão suficiente para ver os fatos. O negócio é que vocês querem o Brasil atrasado. O Brasil feudal, para manter os vossos feudos. Distribuição de riqueza não é um bom argumento para vocês. Parecem até o Pelé, que diz que o Brasil não tem competência para patrocinar a Copa do Mundo. Perdem uma excelente oportunidade de calar suas bocas. Nós merecemos pessoas mais inteligentes para conversar conosco.


9-) Lula pensa que não sofre o "Impeachment", porque está acima de TUDO o que acontece no Cenário Político Nacional, embora Collor tenha sido de fenestrado por muito menos. Na Verdade, ele somente fica na Presidência do Brasil porque não interessa a ninguém transformá-lo em Mártir, dando-lhe a chance de retornar à Política como Herói, futuramente.



Se a direita pudesse a muito tempo o teriam defenestrado. Tentativas não faltaram. Não o fizeram porque não podem. Então que venham. Estamos esperando. Agora cá para nós. Vocês gostavam do Collor, não? Sentem saudades dele! Cá para nós?

--------------------------------------------------------------------------------



Wagner Valenti (Professor do Departamento de Biologia Aplicada da USP) é um Ótimo Professor de Biologia, pois mostrou que entende BEM de Moluscos, Vermes e Parasitas. Existe um determinismo biológico, que JAMAIS devemos esquecer....



Então ele que continue estudando essas espécimes, porque em matéria de política, demonstrou que não sabe nada mais do que os blogs sensacionalistas da direita vivem apregoando para os que não entendem nada. Para cima de "muá" é que não "dá".



"
A Natureza quando agredida não se defende; porém, ela sempre se vinga"



Repassar esta mensagem é uma Obrigação PATRIÓTICA, pois a podridão que atualmente impera em nossa política está arruinando o Nosso Querido BRASIL e isto é o mínimo que NÓS, patriotas HONESTOS, podemos fazer."...

Estou repassando mas com as devidas observações. Repassar do jeito que veio é antes de tudo falta de patriotismo.







E diga-se de ressalva. PATRIOTAS BURROS.




OS PSICOPATAS ESTÃO EM TODA PARTE




Imagine um mundo em que uma em cada 25 pessoas seja um psicopata: Não sinta compaixão, empatia ou amor, não tenha nenhum vestígio de emoção e seja capaz de enganar, manipular, roubar e até matar para atingir seus objetivos.

Se você acha que essa é a descrição de um assustador suspense psicológico, está completamente enganado – trata-se da nossa realidade. Apesar de a pasicopatia ser mais comum do que se imagina, a maioria das pessoas não sabe nada sobre esse distúrbio e é incapaz de reconhecer os psicopatas não violentos que nos cercam.
Você conhece algum psicopata? Pense bem antes de responder que não. Quando ouvimos essa palavra logo pensamos em criminosos violentos, serial killers, como vemos na TV ou no cinema. Mas a verdade é que nem todos eles são assim.

Psicopatia e o termo mais popular para nos referirmos à sociopatia, distúrbio que se caracteriza pela falta de consciência e que é bem mais comum do que se imagina, atingindo uma em cada 25 pessoas.

Entre seus principais “sintomas”  estão a incapacidade de adequação às normas sociais, falta de sinceridade, e tendência à manipulação; impulsividade; irresponsabilidade persistente e ausência de remorso.

O termo “psicopata” caiu na boca do povo, embora na maioria das vezes seja usado de forma equivocada. Na verdade, poucos transtornos são tão incompreendidos quanto a personalidade psicopática.
Descrita pela primeira vez em 1941 pelo psiquiatra americano Hervey M. Cleckley, do Medical College da Geórgia, a psicopatia consiste num conjunto de comportamentos e traços de personalidade específicos. Encantadoras à primeira vista, essas pessoas geralmente causam boa impressão e são tidas como “normais” pelos que as conhecem superficialmente.
No entanto, costumam ser egocêntricas, desonestas e indignas de confiança. Com freqüência adotam comportamentos irresponsáveis sem razão aparente, exceto pelo fato de se divertirem com o sofrimento alheio. Os psicopatas não sentem culpa. Nos relacionamentos amorosos são insensíveis e detestam compromisso. Sempre têm desculpas para seus descuidos, em geral culpando outras pessoas.  Raramente aprendem com seus erros ou conseguem frear impulsos, isso é são incuráveis, seu comportamento doentio e vicioso fara com que ele novamente refaça tudo o que fez no passado, pois são forçados a isso pela sua natureza.

O cérebro do psicopata


Não é de surpreender, portanto, que haja um grande número de psicopatas nas prisões. Estudos indicam que cerca de 25% dos prisioneiros americanos se enquadram nos critérios diagnósticos para psicopatia. No entanto, as pesquisas sugerem também que uma quantidade considerável dessas pessoas está livre. Alguns pesquisadores acreditam que muitos sejam bem-sucedidos profissionalmente e ocupem posições de destaque na política, nos negócios ou nas artes.

Os sociopatas são incapazes de aprender com a punição, e de modificar seus comportamentos. Quando eles descobrem que seu comportamento não é tolerado pela sociedade, eles reagem escondendo-o, mas nunca o suprimindo, e disfarçando de forma inteligente as suas características de personalidade. Por isso, os psiquiatras usaram no passado o termo "insanidade moral" ou "insanité sans délire" para caracterizar esta psicopatologia. Um sociopata clássico foi Donatien-Alphonse-François de Sade (1740-1814), um nobre francês cujas preferências sexuais perversas e novelas (tais como Justine) originaram o termo sadismo.


Claro, a maioria das pessoas com DPA (Disturbio da Personalidade Antisocial)  não é criminosa e é capaz de se controlar dentro dos limites da tolerabilidade social. Eles são considerados somente como "socialmente perniciosos", ou têm personalidade odiosas, e cada um de nós conhece alguém que se ajusta a esta descrição. Políticos corruptos e cínicos, que sobem rapidamente na carreira, líderes autoritários, pessoas agressivas e abusadoras, etc., estão entre eles. Uma característica comum é que eles se engajam sistematicamente em enganação e manipulação de outros para ganhos pessoais. De fato, muitos sociopatas não-violentos e adaptados podem ser encontrados em nossa sociedade. Um estudo epidemiológico do NIMH registrou que somente 47% daqueles que eram caracterizados como tendo DPA tinham uma história de processo criminal significativo. Os eventos mais relevantes para estas pessoas ocorrem na área de problemas de trabalho, violência doméstica, tráfico e dificuldades conjugais severas. Muitas pessoas evitam indivíduos com este distúrbio de personalidade porque eles são irritáveis, argumentadores e intimidadores. Seu comportamento frequentemente é rude, impredizível e arrogante.




Para atingir seus objetivos o sociopata é capaz de mentir, roubar, manipular e até matar sem sentir culpa alguma.  Talvez seja um marido agressivo, um pai que maltrata os filhos ou um chefe que humilha os funcionários.

Embora saibam o que é certo ou errado, os sociopatas simplesmente não se importam com isso. Conhecem as regras da sociedade e entendem como nós, pessoas com consciência, agimos e pensamos – e lançam, mão disso para nos manipular e circular despercebidos em nosso meio.

Sociopatas violentos ocasionam um alto preço para a sociedade humana. Nos EUA, mais da metade dos policiais mortos por criminosos eram vítimas de sociopatas. O DPA (Disturbio da Personalidade Antisocial)  é comum entre dependentes de drogas, mulheres e crianças, gangsters, terroristas, sádicos, torturadores, etc. Além disso, "os psicopatas são aproximadamente três vezes mais propensos a recidivar - ou quatro vezes mais propensos a recidivar violentamente do que os não sociopatas", de acordo com um estudo recente. Citando novamente o Dr Robert Hare: "É enorme o sofrimento social, econômico e pessoal causado por algumas pessoas cujas atitudes e comportamento resultam menos das forças sociais do que de um senso inerente de autoridade e uma incapacidade para conexão emocional do que o resto da humanidade. Para estes indivíduos - os psicopatas - as regras sociais não são uma força limitante, e a idéia de um bem comum é meramente uma abstração confusa e inconveniente".
Renato M.E. Sabbatini, PhD. neurocientista e especialista em Informática Biomédica, doutor pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria Max Planck em Munique, na Alemanha. Atualmente, é diretor do Núcleo de Informática Bimédica da Unicamp e professor de Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas, (Campinas, Brasil). Email: sabbatin@nib.unicamp.br


Além disso, sob situações de stress, tais como em guerras, pobreza geral e quebra da economia, surtos epidêmicos ou brigas políticas, etc., os sociopatas podem adquirir o status de líderes regionais ou nacionais e sábios, tais como Adolf Hitler, Stalin, Saddam Hussein, Idi Amin, etc. Quando eles alcançam posições de poder, eles podem causar mais danos do que como indivíduos.
A sociopatia é reconhecida precocemente em um indivíduo: ela começa na infância ou adolescência e continua na vida adulta (o diagnóstico é possível em torno de 15 a 16 anos). Crianças sociopatas manifestam tendências e comportamentos que são altamente indicativos de seu distúrbio. Por exemplo, eles são aparentemente imunes a punição dos pais, e não são afetados pela dor. Nada funciona para alterar seu comportamento indesejável, e consequentemente os pais geralmente desistem, o que faz a situação piorar. Os sociopatas violentos mostram uma história de torturar pequenos animais quando eles eram crianças e também vandalismo, mentiras sistemáticas, roubo, agressão aos colegas da escola e desafio à autoridade dos pais e professores.

No entanto, apenas uma pequena fração dos sociopatas se desenvolve em criminosos violentos, estrupradores e assassinos seriais. Em casos mais severos, a doença pode evoluir para canibalismo e rituais sádicos de tortura e morte, frequentemente de natureza bizarra. Há um amplo consenso que estas formas extremas de sociopatia violenta são intratáveis e que seus portadores devem ser confinados em celas especiais para criminosos insanos por toda a vida.Um sociopata típico deste tipo foi retratado por Dr. Hannibal "O Canibal" Lecter no filme e livro "O Silêncio dos Inocentes".
A Hipótese do Cérebro Frontal




Como os indivíduos sociopatas têm alterações marcantes em relação aos outros seres humanos, é natural que se devesse investigar primeiro se a parte do cérebro que é responsável por este tipo de comportamento também teria alguma anormalidade significativa.




Muitos comportamentos associados às relações sociais são controlados pela parte do cérebro chamada lobo frontal, que está localizado na parte mais anterior dos hemisférios cerebrais. Todos os primatas sociais desenvolveram bastante o cérebros frontal, e a espécie humana tem o maior desenvolvimento de todos. Auto-controle, planejamento, julgamento, o equilíbrio das necessidades do indivíduo versus a necessidade social, e muitas outras funções essenciais subjacente ao intercurso social efetivo são mediadas pelas estruturas frontais do cérebro (veja o artigo da dra. Silvia Cardoso "A Arquitetura Externa do Cérebro" na revista Cérebro & Mente para entender o que é o cérebro frontal).


As principais subdivisões do encéfalo humano. As áreas frontais incluem o lobo frontal (sua porção anterior é chamada de área pré-frontal), o córtex motor (responsável pelo controle voluntário do movimento muscular) e o córtex sensorial (que recebe a informação sensorial vinda principlamente do tato, vibração, dor, propriocepção e sensores de temperatura). Existem áreas separadas para olfação, gosto, visão e audição. A área de Broca é uma área especializada, responsável pela expressão motora da fala.


Há muito tempo que os neurocientistas sabem que as lesões desta parte do cérebro levam a déficits severos em todos estes comportamentos. O uso abusivo da lobotomia pré-frontal como uma ferramenta terapêutica pelos cirurgiões em muitas doenças mentais nas décadas de 40 e 50, forneceu dados mais que suficientes aos pesquisadores para implicar o cérebro frontal na gênese das personalidades antissociais (veja meu artigo sobre a história da psicocirurgia na segunda edição da Cérebro & Mente.
Ilustração da leucotomia transorbital, uma operação cirúrgica que foi amplamente utilizada nos anos 50 para executar lobotomia pré-frontal em muitos tipos de doença mental. Desenvolvido pelo neurocirurgião americano Walter Freeman, ela consistia em inserir uma lâmina no teto ósseo de uma das órbitas usando um martelo e anestesia local. O movimento da lâmina lesava conexões importantes entre as áreas frontais e o resto do cérebro.


Existem muitos exemplos de pessoas que adquiriram personalidades sociopáticas devido a lesões patológicas do cérebro, tais como tumores. Por exemplo, um estudo de caso em 1992 descreveu um paciente que desenvolveu alterações de personalidade, as quais se assemelhavam fortemente a um distúrbio de personalidade antissocial, após a remoção cirúrgica de um tumor na glândula hipófise, o qual provocou danos a uma parte do lobo frontal chamado córtex órbito frontal esquerdo. Neste caso, testes neuropsicológicos e de personalidade não revelaram qualquer déficit cognitivo ou psicopatologia.



Antonio and Hanna Damasio, dois notáveis neurologistas e pesquisadores da Universidade de Iowa, investigaram na última década as bases neurológicas da psicopatologia. Eles mostraram em 1990, por exemplo, que indivíduos que tinham se submetido a danos do córtex frontal ventromedial (e que tinham personalidades normais antes do dano) desenvolveram conduta social anormal, levando a consequências pessoais negativas. Entre outras coisas, eles apresentaram tomada de decisões inadequadas e habilidades de planejamento, as quais são conhecidas por serem processadas pelo lobo frontal do cérebro.




Reconstrução computadorizada da destruição do cérebro de Phineas Gage pela barra de ferro.



Os Damasios também reconstituíram neurológicamente o primeiro caso conhecido de alteração de personalidade devido a uma lesão frontal no cérebro, observado no século XIX. Phineas Gage, um supervisor de obras ferroviárias, perdeu parte de seu cérebro com uma barra de ferro que atravessou seu crânio quando uma carga explosiva foi colocada acidentalmente (veja meu artigo sobre este caso na revista Cérebro & Mente e também o website que registra o 150o. aniversário do acidente). Ele sobreviveu por muitos anos ao extenso trauma, mas tornou-se uma pessoa inteiramente nova, abusiva e agressiva, irresponsável e mentirosa, incapaz de imaginar e planejar, e completamente diferente de sua formação (de acordo com um contemporâneo, "Phineas não é mais o Phineas").

Baseado em uma sofisticada reconstrução computadorizada da possível extensão do dano cerebral, Gage parece ter sofrido uma lesão no córtex frontal ventromedial, em um lugar muito similar àqueles dos modernos pacientes de Damásio.



Por que o cérebro frontal parece ser tão importante na gênese de indivíduos antissociais?

Uma hipótese provável é que quando não existe punição, ou quando a pessoa é incapaz de ser condicionada pelo medo, devido a uma lesão no córtex órbito-frontal, por exemplo, ou devido a baixa atividade neural nesta área, então ele desenvolve uma personalidade antissocial.


Pesquisas com animais têm mostrado que o córtex órbito-frontal direito está envolvido no medo condicionado. Por exemplo, quando um rato é punido com um choque elétrico cada vez que uma luz pisca em sua gaiola, ele sente medo, por associar aquele estímulo à punição. Seres humanos normais aprendem muito cedo na vida a evitar comportamentos antissociais, porque eles são punidos por isso e também porque eles possuem circuitos cerebrais para associar o medo da punição (sentimento da emoção) à supressão do comportamento. Este parece ser um elemento chave no desenvolvimento da personalidade.


Felizmente, temos agora uma maneira mais direta de visualizar a função cerebral, e que tem conduzido a uma notável explosão em nosso conhecimento sobre o funcionamento interno do cérebro do psicopata nos últimos dois ou três anos: a tomografia PET.




Com anos de experiência no atendimento a vitimas de psicopatas, a Doutora Martha Stout traça um retrato preciso desses indivíduos, ensina como identifica-los e ensina 13 regras para nos defendermos da ameaça que eles representam. Lançado em 2005 nos Estados Unidos e publicado em vários países, “MEU VISINHO É UM PSICOPATA” se tornou uma referência sobre o assunto e ganhou o prêmio Books a Better Life (Livros para uma Vida Melhor) daquele mesmo ano por sua sinificativa contribuição a sociedade.



Um profissional ambicioso, que passa por cima de todos para conquistar o sucesso, um executivo que maquia o balanço da empresa e inventa mentiras sobre os colegas, ou alguém que vive às custas dos outros – todos eles têm algo em comum: não possuem consciência, a característica mais fundamental dos seres humanos.



No livro de MARTHA STOUT, PHD em psiquiatria cujo nome é “MEU VISINHO É UM PSICOPATA”, é descrito o que é esse transtorno quase inimaginável para a maioria das pessoas, e é ensinado a identificar esses indivíduos maléficos que podem estar onde menos se imagina. Inclusive aqui entre nós.



Os Psicopatas e Sociopatas tem uma vantagem em relação à maioria das pessoas. É que não tem consciência e por isso podem agir livremente sem receio do sentimento de culpa que atinge 96 por cento das pessoas. Isso dá a eles uma grande vantagem pois podem sem receio fazer intrigas, falsificar documentos e situações, e até matar sem que sintam pena ou remorso, ou ao menos tenham o sono atrapalhado. Em geral eles fazem essas coisas. Tem uma noção perfeita das leis sociais, e suas regras e as compreendem, mas utilizam seu QI em geral bem dotado para atingir seus objetivos sem serem de preferência descobertos. Sabem que são diferentes das outras pessoas e fingem ter consciência para se passarem desapercebidos.



Muitas pessoas só descobrem que estão diante de um Psicopata, quando já é iminente a sua morte.

CARACTERÍSTICAS
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria

1 – Incapacidade de adequação às normas sociais.
2 – Falta de sinceridade e tendência à manipulação.
3 – Impulsividade. Falta de planejamento prévio.
4 – Irritabilidade; agressividade.
5 – Permanente negligência com a própria segurança e a dos outros.
6 – Irresponsabilidade persistente.
7 – Ausência de remorso após magoar, maltratar ou roubar outra pessoa.



A combinação de  três desses “sintomas” já é suficiente para levar muitos psiquiatras a considerarem o distúrbio.



Outros pesquisadores e médicos chamam a atenção para outras características dos sociopatas dentro do grupo.



Um dos traços mais freqüentes observados é o desembaraço e um charme superficial que tornam o verdadeiro sociopata sedutor para algumas pessoas, figurativa ou  literalmente – uma espécie de brilho ou carisma que, a princípio, pode fazê-lo mais encantador ou interessante do que a maioria dos indivíduos normais à sua volta. Ele é mais espontâneo, mais envolvente, de alguma forma mais “complexo”, sexy ou divertido do que qualquer outra pessoa. Às vezes esse carisma sociopático vem acompanhado de uma idéia exagerada do próprio valor que soa atraente de início, mas que, depois de um exame mais detalhado acaba parecendo estranho e até mesmo risível. (“Um dia o mundo vai perceber que sou especial” ou “Você  sabe que, depois de mim , nenhum outro amante vai satisfazê-la”.)



Alguns personagens da História, psicopatas, que atingiram culminâncias de FAMA ou PODER são notórios. NERO, HITLER e ALL CAPONE por exemplo.




Algumas pessoas sentem especial atração por personagens psicóticos. São aquelas pessoas que não gostam de pessoas “BEM RESOLVIDAS”. Gostam antes de pessoas “COMPLICADAS”. São em verdade pastos perfeitos para os personagens PSICÓTICOS.





Os Psicopatas tem necessidade de estímulo maior do que o normal, o que os leva a frequentemente correr riscos sociais, financeiros ou jurídicos. Costumam ser capazes de induzir outras pessoas a acompanha-los em empreitadas arriscadas e, como grupo, são conhecidos por mentir e enganar de modo exagerado e doentio, assim como estabelecer uma relação parasitária com seus “amigos”.





Independente de quão INSTRUIDOS ou bem posicionados sejam na idade adulta podem apresentar um histórico de problemas comportamentais precoces, que as vezes inclui o uso de drogas ou episódios de delinqüência juvenil e no qual a incapacidade de assumir responsabilidade por quaisquer erros tem presença garantida.





Os sociopatas destacam-se sobretudo pela superficialidade das emoções, pela natureza vazia e transitória de quaisquer sentimentos de afeto que possam alegar e por uma surpreendente insensibilidade. Não demonstram nenhum sinal de empatia ou interesse genuíno ou envolvimento emocional com um parceiro. Uma vez retirada a camada superficial de charme, seus casamentos sem amor são unilaterais e, quase sempre de curta duração. Se o sociopata valorizar minimamente o cônjuge é porque o vê como uma posse, e se perde-lo ficará furioso mas jamais triste ou culpado.





Todas essas características aliadas aos “SINTOMAS” listados pela Associação Americana de Psiquiatria são manifestações comportamentais do que para a maioria de nós é um distúrbio psicológico inimaginável: a ausência do nosso sétimo sentido, a consciência. Um transtorno louco e assustador para 4% da população.





Como terapeuta, a Doutora Marta Stout tem como especialidade o tratamento de pessoas que passam por traums psicológicos. Ao longo dos últimos 25 anos , ela atendeu centenas de adultos que vivem em constante sofrimento psicológico decorrente de abusos sofridos na infância ou de alguma outra terrível experiência. Como detalhou no livro THE MYTH OF SANITY ( O mito da sanidade ), seus pacientes sofrem diversos tormentos, entre eles ansiedade crônica, depressão incapacitante e estados mentais dissociativos. Sentindo que sua vida era insuportável, muitos deles me procuraram após sobreviverem a tentativas de suicídio. Alguns apresentavam traumas gerados por catástrofes provocadas pela natureza ou pelo homem, como terremotos ou guerras, masa maioria havia sido controlada e psicológicamente destruída por outros indivíduos – sociopatas que às vezes, eram estranhos, porem, com mais freqüência eram os próprios pais, parentes mais velhos ou irmãos. Ajudando meus pacientes e suas famílias a lidar com os danos sofridos e analisando suas histórias, a Doutora Marta aprendeu  que o estrago provocado pelos sociopatas a nossa volta é profundo e duradouro, muitas vezes trágicamente letal e assustadoramente comum. Ao trabalhar  com centenas de sobreviventes, ela se convenceu de que abordar os fatos relacionados à sociopatia de forma aberta e direta é uma questão urgente para todos nós.




Cerca de um em cada 25 indivíduos é  sociopata, ou seja, não possui consciência. Não que esse grupo seja incapaz de distinguir entre o bem e o mal, mas essa distinção não limita seu comportamento. A diferença intelectual entre o certo e o errado não soa um alarme emocional nem desperta o medo de Deus como acontece com o restante de nós. Sem o menor sinal de culpa ou remorso, umaem cada 25 pessoas pode fazer absolutamente qualquer coisa.




A grande incidência de sociopatia exerce um grande impacto em toda a sociedade, mesmo em  quem não sofreu tauma psicológico. Os indivíduos que compõem esses quatro por cento sugam nossos relacionamentos, nossas contas bancárias, nossas conquistas, nossa auto estima e até nossa paz. 




Suirpreendentemente porém, muitas pessoas não sabem nada sobre esses transtornos ou, quando sabem, pensam apenas em termos de psicopatia violenta – homicidas, serial killers, genocidas -, em indivíduos, quedeforma óbvia violam a lei diversas vezes e que , se forem pegos, serão encarcerados e, em alguns países até mesmo condenados à morte. Em geral, não identificamos nem tomamos conhecimento do grande número de sociopatas não violentos que nos cercam. Esses criminosos muitas vezes não agem abertamente e o sistema jurídico oferece pouca proteção contra eles.





Robert Hare, professor de psicologia da Britsh Columbia University, desenvolveu a Pysichopathy Checklist ( Uma escala para verificação da da psicopatia), hoje aceita como instrumento-padrão de diagnóstico para pesquisadores e médicos em todo o mundo. Sobre os sociopatas, Hare um cientista frio, escreve: “Todos, inclusive os especialistas, podem ser enredados, manipulados, enganados e desnorteados por eles. Um bom psicopata pode tocar um concerto nas cordas do coração de qualquer um... Nossa melhor defesa é entender a natureza desses predadores humanos.”




Hervey Cleckley, autor do texto clássico de 1941, The mask of Sanity (A máscara da Sanidade), faz a seguinte declaração sobre os psicopatas: “Beleza e feiúra, salvo em sentido muito superficial, bondade, maldade, amor, horror e humor não tem nenhum significado real, não são capazes de comovê-los.”




Esperamos que esses escritos contribuam para em alguma medida limitar o impacto destrutivo dos sociopatas em nossas vidas. Os indivíduos dotados de consciência podem aprender a identificar “o visinho sociopata” e, com esse conhecimento, tentar neutralizar suas intenções egoístas. Na pior das hipóteses, seremos capazes de proteger a nós mesmos e nossos entes queridos das manobras descaradas dessas pessoas.





Um estudo publicado em 1993 no American Journal of psychiatry, concluiu que 18% dos viciados em drogas intravenosas, diagnosticados com “TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ANTISSOCIAL” (Designação que se dá aos PSICOPATAS)  eram portadores do vírus HIV.  Os altos índices de infecção por HIV entre os sociopatas, se deve, supostamente, a sua maior inclinação para correr riscos.




Essas características nos levam de volta à pergunta. Será a falta de consciência um distúrbio mental ou uma condição adaptativa? Uma definição funcional de distúrbio mental é a que o descreve como qualquer problema psicológico que cause substancial “perturbação à vida normal”, ou seja, limitações graves e incomuns na capacidade de um indivíduo de atuar de acordo com o esperado, dado seu estado de saúde e nível de inteligência. A verdade nos diz que qualquer um dos distúrbios mentais identificáveis – depressão grave, ansiedade crônica, paranóia, etc. – É capaz de causar uma deplorável perturbação à vida. E quanto à ausência de algo que em geral consideramos um traço estritamente moral, a consciência? Sabemos que os sociopatas quase nunca procuram tratamento, mas será que ainda assim eles sofrem de “perturbação à vida”?




Uma forma de abordar isso é saber o que é importante para um sociopata – vencer e dominar – e depois sobre a estranha pergunta a seguir: Porque eles não ocupam, todos,  posições de grande poder? Devido a sua motivação focalizada e por serem dotados de liberdade de ação resultante da falta de consciência, todos os sociopatas deveriam ser formidáveis líderes de nações, presidentes de empresas multinacionais ou, no mínimo, profissionais de primeira linha ou ditadores de países pequenos. Porque eles não vencem o tempo todo?




Porque não. Em vez disso, em sua maioria, são indivíduos obscuros, limitados a dominar os filhos pequenos ou um cônjuge deprimido, ou talvez algum funcionário ou colegas de trabalho. Não são poucos os que estão presos, ou correm o risco de perder a carreira ou a vida. Pouquíssimos são os ricos. Menos ainda se tornam famosos. Sem ter marcado significativamente sua passagem pelo mundo, a maioria encontra-se em um curso descendente e, por volta da meia idade, terão se apagado por completo. Por um tempo podem roubar e atormentar os que o cercam mas a verdade é que levam uma vida fracassada.




Do ponto de vista de um psicólogo, mesmo os que ocupam posições de prestígio e ostentam nomes célebres levam uma vida fracassada.




Para a maioria de nós, a felicidade surge em decorrência da capacidade de amar, de levar a vida segundo os nossos valores mais nobres (na maior parte do tempo) e de nos  sentirmos satisfeitos com nós mesmos. Os sociopatas são incapazes de amar, não possuem, por definição, valores nobres e quase nunca se sentem bem consigo mesmos. Não amam, são amorais e cronicamente entediados. Mesmo os que se tornam ricos e poderosos.





E sentem-se mal por outros motivos além do tédio. O absoluto autocentrismo da sociopatia cria uma consciência individual que está alerta a qualquer dor e mal estar físico, ao menor desconforto na cabeça e no peito, e os ouvidos estão sempre antenados e preocupados com todos os relatos transmitidos pelo rádio e TV a respeito de tudo, de percevejos a venenos letais. Com essas preocupações e fixação se encontram voltados exclusivamente para si mesmos. O indivíduo desprovido de consciência às vezes vive atormentado por por reações hipocondríacas que fazem até o pior dos neuróticos parecer racional. Um corte nos dedos se transforma em tragédia e uma crise de herpes é a quase morte.





Talvez o exemplo histórico mais famoso da obsessão sociopática com o próprio corpo seja Adof Hitler, um hipocondríaco contumaz que nutria um medo insuportável de desenvolver câncer. Na tentativa de evitar a doença e de curar uma outra longa lista de mazelas imaginárias ele se enchia de “remédios” cujas fórmulas eram elaboradas pelo seu clínico preferido o Dr. Theodore Morell. Muitos desses comprimidos continham toxinas alucinógenas. Dessa forma, envenenando-se aos poucos, Hitler de fato adoeceu. É bem possível que, em decorrência disso, um tremor real em sua mão esquerda tenha se tornado aparente.





Os sociopatas as vezes usam sua hipocondria como estratégia para evitar o trabalho. Em um momento estão ótimos, mas basta chegar a hora de pagar as contas, procurar emprego ou ajudar com a mudança de um amigo, para derepente sentirem dores no peito ou começarem a mancar. Preocupações médicas e doenças imaginarias em geral garantem um tratamento especial como ocupar a ultima cadeira em uma sala lotada.





Quase sempre existe uma aversão a projetos de trabalho ou a esforço contínuo.




Quase sempre existe uma aversão a projetos de trabalho ou a esforço contínuo. É claro que essa predileção pela facilidade é extremamente auto limitante ao sucesso no mundo real. Acham que a maquinação fácil é a grande tacada ou a “armação” inteligente valem mais do que o comprometimento diário com um emprego, um objetivo de longo prazo ou mesmo um projeto. 




Ainda que ocupem cargos de grande importância, essas posições costumam ser aquelas em que o volume de trabalho pesado que é feito (ou não), pode fácilmente passar desapercebido, ou nos quais é possível manipular outras pessoas, de modo que elas cumpram as tarefas. Em cenários assim, um sociopata esperto às vezes consegue manter as coisas funcionando com um eventual desempenho notável ou agindo de forma sociável sedutora ou intimidante. O indivíduo finge ser o supervisor ausente, o "mandachuva", ou o inestimável "gênio nervoso". Pede férias com frequência ou períodos sabáticos durante os quais suas atividades são meio misteriosas. 




O trabalho constante, a verdadeira chave para o sucesso duradouro- meter a mão na massa, suportar o tédio, checar os detalhes- se assemelha muito à responsabilidade. Infelizmente esse mesmo fator auto limitante costuma estar presente até mesmo entre os sociopatas que nascem com dons e talentos especiais. O compromisso profundo e o esforço diário necessários a promover e desenvolver a arte, a música ou qualquer outro projeto criativo e, quase sempre, impossível para um sociopata.




Se o sucesso fortuito puder ser alcançado com uma contribuição ocasional, quem sabe? Mas se a  arte exigir um investimento pessoal prolongado, nada feito. No final um indivíduo sem consciência tem com seus talentos e dons o mesmo relacionamento que mantém com as outras pessoas, ou seja não cuida deles.




A falência emocional da psicopatia significa que a pessoa será para sempre privada de uma inteligência emocional autêntica, da capacidade de entender como funcionam os seres humanos o que é um guia insubstituível para a vida. O indivíduo sem consciência costuma ter uma visão curta e ser surpreendentemente ingênuo. Por isso acaba morrendo de tédio, levando um tiro na cabeça ou indo à falência. 


O que as pessoas que têm consciência podem fazer com relação às que não tem?

Como se proteger?

Seguindo as regras propostas, na pior das hipóteses, seremos capazes de proteger a nós mesmos e nossos entes queridos das manobras descaradas dessas pessoas.


Os sociopatas não se constituem em uma raridade. Pelo contrário eles representam uma parcela significativa da população. É quase impossível uma pessoa do mundo ocidental atravessar a vida sem  conhecer no mínimo um deles seja em que circunstâncias for.


Indivíduos desprovidos de consciência vivem as emoções de forma muito diferente da nossa e desconhecem em absoluto o amor e qualquer outra ligação positiva com seus semelhantes. Essa deficiência difícil até mesmo de imaginar, reduz a vida a um interminável jogo cujo objetivo é dominar os outros. Às vezes os sociopatas são fisicamente violentos, mas quase sempre esse não é o caso, pois preferem superar os demais tomando de assalto o mundo empresarial e até mesmo a esfera pública, ou simplesmente explorando um indivíduo de cada vez em relacionamentos parasitários.


No momento a sociopatia é "incurável". Além disso, os sociopatas quase nunca desejam se "curar". De fato, é provável que apoiando-se na configuração neurobiológica da sociopatia, determinadas culturas, sobretudo a ocidental, estimulem ativamente comportamentos antissociais, inclusive a violência, o homicídio e a fomentação de guerras.


Para a maioria de nós é difícil aceitar esses fatos. eles são aviltantes, injustos e assustadores. No entanto, entendê-los e aceitá-los como um aspecto real do nosso mundo é a primeiradas 13 regras para lidar com um sociopata na vida cotidiana, que recomendamos a todos que estejam interessados em proteger a si mesmos e a seus entes queridos.


13 REGRAS PARA  LIDAR COM OS SOCIOPATAS NA VIDA COTIDIANA


1 - Aceite a dura realidade de que algumas pessoas literalmente não tem consciência.

Essas pessoas raramente se parecem com Charles Manson ou com o bartender Ferengi de "Jornada nas Estrelas" ou com o goleiro BRUNO do Flamengo. Elas se parecem conosco.

2 - Em caso de conflito entre os seus instintos e o que se espera de alguém no papel de educador, médico, líder, protetor dos animais, humanista, pai ou mãe, siga os seus instintos.

Querendo ou não você é um observador constante do comportamento humano e suas impressões não filtradas, apesar de alarmantes e aparentemente estranhas podem muito bem ajuda-lo se você assim o permitir. Seu instinto entende sem precisar que lhe digam, que rótulos imponentes e respeitáveis não conferem consciência a quem não a tem.

3 - Quando pensar em um novo relacionamento, seja de que natureza for, siga a regra dos três com relação às afirmações e promessas que outra pessoa fizer e às responsabilidades que ela tem. Transforme a regra dos três na sua política pessoal.

Uma mentira, uma política não cumprida ou uma unica responsabilidade negligenciada podem decorrer de um mal entendido. Duas talvez representem um erro grave. Mas três ocorrências indicam que você está lidando com um mentiroso, e o engôdo é a essência do comportamento de quem não tem consciência. reduza o seu prejuízo e se afaste o mais rapidamente possível. Por mais difícil que seja abandonar o relacionamento, será melhor fazer isso logo do que mais tarde, quando os danos forem maiores. Não entregue seu dinheiro, seu trabalho, seus segredos ou seu afeto a quem falhou três vezes. suas doações valiosas serão desperdiçadas.

4 - Questione a autoridade

Mais uma vez confie nos seus instintos e ansiedades, sobretudo quando se tratar de pessoas que afirmem que a solução ideal para alguns problemas seja dominar os outros, usar de violência, recorrer a guerras ou alguma coisa que viole a sua consciência. Faça isso mesmo se - e principalmente quando - todos à sua volta já tiverem parado de questionar a autoridade. Repita para si mesmo o que Stanley Milgram nos ensinou sobre obediência: No mínimo seis em cada dez pessoas obedecerão cegamente até o amargo fim uma autoridade aparentemente oficial. A boa notícia é que, na presença de apoio social é mais fácil questionar a autoridade. Incentive os que estão à sua volta a questionarem também.

5 - Desconfie da bajulação.

Elogios são ótimos sobretudo quando sinceros. Por outro lado a bajulação é exagerada e agrada a nosso ego de uma forma irreal. É uma característica do charme fingido e quase sempre envolve uma tentativa de manipulação, que, às vezes, pode ser inofensiva e, outras vezes, sinistra. Vigie seu ego afagado e lembre-se de desconfiar da bajulação.

Essa regra se aplica tanto a indivíduos como a grupos ou mesmo nações inteiras. Ao longo de toda a história e até hoje, a convocação para a guerra sempre inclui a afirmação de que a força de cada indivíduo pode conquistar  a vitória que mudará o mundo para melhor, um triunfo moralmente louvável, justificável pelo resultado ímpar em termos de feito humano, digno e merecedor de enorme gratidão. Desde que se começou a registrar a história da humanidade, todas as grandes guerras foram assim apresentadas, em todos os lados do conflito e, em todas as línguas o adjetivo mais freqüentemente empregado junto a palavra guerra foi "SANTA". É possível que haja paz quando as pessoas forem capazes de enxergar além da bajulação magistral. Assim como um indivíduo inflado pela bajulação de um manipulador provavelmente se comportará de forma tola, o patriotismo exacerbado, motivado pela bajulação é perigoso.

6- Se necessário redefina seu conceito de respeito.

Muitas vezes confundimos medo com respeito, e quanto mais tememos alguém, mais o vemos como merecedor de nosso respeito. Usemos nosso grande cérebro humano para superar a tendência animal de baixar a cabeça para os predadores, de modo a podermos distinguir o desnorteio automático da ansiedade e da admiração. A decisão de separar o respeito do medo é  ainda mais importante para as nações e grupos. O político mesquinho ou arrogante, que ameaça os povo com lembretes frequentes da possibilidade de crimes, violência ou terrorismo e que depois ganhe esse medo reforçado para ganhar apoio tem mais chance de ser um trapaceiro bem sucedido do que um líder legítimo. (EXEMPLO GEORGE W. BUSH) Isso também se tem mostrado verdadeiro ao longo da história.

7 - Não entre no jogo.

A intriga é uma ferramenta poderosa do sociopata. Resista à tentação de competir com um sociopata sedutor, de engana-lo,  de analisa-lo ou mesmo de enfrenta-lo. Além de descer ao nível dele você estará deixando de se concentrar no que realmente importa que é se proteger dele.


8 - A melhor maneira de se proteger de um sociopata é evita-lo, recusando-se a manter qualquer tipo de contato ou comunicação visual com ele.


Os psicologos não costumam recomendar que se evite um problema, mas nesse caso, abro deliberadamente um excessão. O único método eficaz para lidar com um sociopata é impedir que ele  tenha qualquer tipo de acesso à sua vida. Os sociopatas vivem totalmente à margem das regras da sociedade, e por isso é perigoso inclui-los em relacionamentos e círculos sociais. Comece a praticar essa exclusão em seus próprios relacionamentos e vida social. Você não magoará ninguém. Por mais estranho que pareça e embora eles possam tentar fingir o contrário, os sociopatas não sentem mágoa.
Talvez seus parentes e amigos não entendam porque você está evitando determinada pessoa. A sociopatia é incrívelmente difícil de ser percebida e ainda mais difícil de explicar. Se for impossível manter uma exclusão completa, tente manter o mínimo de contato que puder.


9 - Questione a sua própria tendência a sentir pena.

O respeito deve ser reservado aos generosos e moralmente corajosos. A pena é outra reação socialmente valiosa e deve ser reservada para inocentes que estejam de fato sofrendo e enfrentando um revés na vida. Se, ao contrário, você se vir com frequência sentindo pena de alguém que tem o habito de magoá-lo - ou outras pessoas - e que buscam ativamente sua solidariedade, é quase certo que você esteja lidando com um sociopata.
Ainda nessa linha, lhe recomendo que questione seriamente a sua necessidade de ser educado em toda e qualquer situação. Para os adultos normais na nossa cultura, ser "CIVILIZADO" é um reflexo, e muitas vezes nos mostramos automáticamente corretos, mesmo quando alguém nos enfurece, mente ou nos apunhala pelas costas. Os sociopatas tiram grande proveito dessa cortezia para explorar os outros. Não tenha medo de fechar a cara e, com tranquilidade ser direto.


10 - Não tente recuperar os irrecuperaveis.


Uma segunda (terceira, quarta e quinta) chance deve ser dada aos indivíduos que tem consciência. Se você estiver lidando com alguém sem essa característica fndamental, aprenda a engolir em seco e reduzir seu prejuízo.
A certa altura, a maioria de nós precisa aprender a lição importante, ainda que desanimadora, que, por melhores que sejam as nossas intenções, não podemos controlar o comportamento - e menos ainda o caráter - de outras pessoas. Aceiter esse fato da vida e evite a ironia de nutrir a mesma ambição do sociopata - controlar.

SE não é isso que você deseja, mas ajudar os outros, dedique-se apenas àqueles que realmente queiram ser ajudados. Acredito que vocêdescobrirá que a pessoa sem consciência não está entre eles.

Você não é, em absoluto, culpado pelo comportamento do sociopata. Da mesma forma ele não é responsabilidade sua. A sua responsabilidade é cuidar da sua própria vida.

11 - Nunca concorde por pena ou por qualquer outra razão, em ajudar um sociopata a esconder seu verdadeiro caráter.

O apelo "Por favor não conte", na verdade em tom choroso e rangendo os dentes, é uma marca registrada de ladrões, pedófilos e sociopatas. Não dê ouvidos a esse canto da sereia. Os outros merecem ser alertados, enquanto que os sociopatas não merecem que você os proteja.

Se alguém desprovido de consciência insistir que você lhe "deve" isso, lembre-se do seguinte: "Você me deve essa" tem sido o chavão dos sociopatas por mil anos e continuará sendo. Foi o que Rasputim disse à imperadora da Rússia.
Costumamos ouvir "Você me deve essa" como  uma cobrança da qual não podemos escapar, mas não é bem assim. Não o escute. Ignore também outro chavão: "Você é igualsinho a mim." Você não é. 

12 - Defina sua psique.

Não permita que uma pessoa sem consciência - Ou várias - convençam você de que a humanidade é um fracasso. A maioria dos seres humanos tem consciência e é capaz de amar.

13 - Viver bem é a melhor vingança.