Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CREDIBILIDADE DA MEGA SENA ARRANHADA



A notícia de um suposto esquema de fraude na Mega-Sena publicada no jornal Tribuna de Imprensa, do Paraná, foi considerada inofensiva à reputação da loteria. A decisão unânime foi tomada na última semana pela 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

A matéria publicada pelo jornal em março de 2006 afirmava que uma investigação teria descoberto o envolvimento de várias pessoas em um esquema que fraudava o peso das bolas utilizadas nos sorteios da Mega-Sena. O trecho final da notícia, porém, apresentava termos indicando que o texto fazia parte de uma corrente de internet e, assim, não era possível afirmar sua autoria.

A Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pelo sorteio, ingressou com uma ação na Vara Federal de Paranaguá (PR) alegando que a publicação causou uma repercussão negativa para o crédito da loteria. O dono do jornal foi, então, condenado ao pagamento de indenização por danos morais à CEF. Ele, porém, recorreu ao TRF4, argumentando que a notícia tinha sido enviada a inúmeros periódicos do país e publicada em outros jornais locais.

Ao analisar o caso, a 3ª Turma entendeu que não ficou configurada a ofensa à reputação da CEF. A relatora do caso no tribunal, desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, destacou que o dano moral sofrido por pessoa jurídica consiste no possível abalo de crédito sofrido, que deverá ser comprovado. No caso, ponderou a magistrada, “a publicação da notícia não alcançou a intensidade necessária para configurar o dano moral, considerando-se a restrita circulação e o pequeno porte do jornal”.

______________________________________________

Nos últimos dias, circulou pela Internet mensagem apócrifa a respeito de supostas fraudes que ocorrem na Mega-Sena, uma das loterias administradas pela Caixa Econômica Federal. O banco federal divulgou nota esclarecendo o conteúdo do e-mail e também divulgou uma mensagem da suposta pessoa que assinava o e-mail, a funcionária do HSBC Patrícia Alberti Valenza, na qual ela nega ter enviado qualquer mensagem sobre o tema.

Nota da Caixa Econômica Federal

Sobre o assunto, a área de loterias da CAIXA vem esclarecer:

- As bolas utilizadas nos sorteios são numeradas e coloridas para facilitar a identificação. Todas elas possuem o mesmo peso e diâmetro. São de borracha maciça e são pesadas periodicamente. Tanto as bolas quanto o equipamento utilizado para os sorteios são fabricados por uma empresa francesa de notória especialização internacional em equipamentos para sorteio de loterias, a RYO CATTEAU.

- Para atribuir transparência e lisura ao processo, a CAIXA realiza os sorteios de todas as loterias federais em lugares abertos, com a presença e participação de pessoas e órgãos de imprensa pertencentes à comunidade local.

- Os sorteios são realizados no Caminhão da Sorte, unidade móvel que percorre todo o Brasil. Desde 1998, o Caminhão já visitou 294 municípios. É por meio desse veículo que a CAIXA democratiza o sorteio fazendo com que a população, tanto de grandes capitais como de cidades de interior, possa acompanhar de perto todo o processo.

- O evento dos sorteios conta com a participação do público local. O sorteio das bolas é acompanhado e validado formalmente por empregados da CAIXA e por outras duas pessoas do público que atuam como auditores populares. Os números sorteados, bem como a identificação dos auditores populares, são registrados em ata.

- Os globos são eletro-mecânicos e permanecem girando em velocidade constante até que alguém do público presente acione o controle remoto para ejeção da bola.

- Não existe nenhum inquérito na Polícia Federal que envolva qualquer denúncia ou desvio na gestão das Loterias da CAIXA e/ou na prática dos sorteios.

- Também inexistem matérias exibidas pelas emissoras de televisão Rede Globo e Band com referência ao tema. Tais assertivas podem ser facilmente confirmadas com uma simples consulta a esses órgãos de imprensa.

- A CAIXA criou uma página para que a sociedade também acompanhe onde acontecem os sorteios das Loterias Federais. Basta acessar o endereço www.caixa.gov.br e clicar em CAMINHÃO DA SORTE embaixo de LOTERIAS.


- Desde seu lançamento, em 1996, por intermédio de 653 sorteios, a Mega-Sena já pagou o total de R$ 3,3 bilhões para mais de 4 milhões de bilhetes premiados (em suas 3 faixas de premiação).

- Considerando que o maior patrimônio das Loterias CAIXA - que é a credibilidade, não pode ser atacado com tamanha leviandade, mesmo em se tratando de brincadeira de mau gosto, a CAIXA está buscando o rastreamento da origem e da retransmissão das mensagens registradas e identificadas na Internet, visando à adoção das providências cabíveis à espécie.
Superintendência de Loterias e Jogos da CAIXA.

Nota da funcionária do HSBC sobre o e-mail gerador da corrente pela Internet
Há alguns dias atrás foi me repassado um e-mail com uma mensagem sobre suspeita de fraude na Mega-Sena. Repassei para vocês sem ter noção dos desdobramentos que poderiam implicar tal ato.

Estou me retratando pelo mesmo meio de comunicação que é a Internet declarando publicamente que não confeccionei o referido e-mail/ mensagem, apenas repassei a mensagem enviada por uma amiga, que também recebeu de outra pessoa. Infelizmente, tirei o histórico dessas retransmissões e ficou apenas com o meu nome.

Este correio foi replicado para varias pessoas em todo o Brasil tendo como emitente meu nome e as mesmas tem me ligado para saber se a informação é verdadeira.

Não tenho esta informação e claro que não tenho provas para tal.
Peço que repassem novamente para todas as pessoas que enviaram anteriormente como eu estou fazendo.

Gostaria de agradecer as pessoas que me ligaram com o intuito de me alertar sobre o ocorrido, bem como me aconselhar a esta retratação.
Desde já agradeço a atenção e serve como alerta a todos os internautas.

Patrícia Alberti Valenza
HSBC Bank Brasil S.A.
Concessão de Crédito
Mas já que estamos em um país democrático, que Email foi esse que circulou?

___________________________________________________________
A Casa caiu para a Caixa Economica Federal !! 


D I V U L G U EM ! ! ! 
Reforçando o velho dito que diz: "Nada é de graça"... 
CAIU A CASA DA MEGA SENA!!! 
A GRANDE FARSA É DESCOBERTA! 
BRASIL: O PARAÍSO DA SACANAGEM..... 

SE VOCÊ FAZ APOSTAS, ESTÁ SENDO ENGANADO!!! 

A Polícia Federal desconfiou que estivesse havendo algum tipo de fraude na MEGA SENA e, mal começaram as investigações, pegaram várias pessoas envolvidas no esquema, entre elas, funcionários, auditores, e muito peixe grande, ligadas diretamente ao governo. 

Era muita gente envolvida no esquema. Eles fraudavam o peso da bolinha, fazendo sempre dar os números que eles quisessem e botavam 'laranjas' para jogar em diferentes Estados. 

Você que achava estranho a Mega Sena acumular tantas vezes seguidamente, e quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhava, geralmente em algum lugar bem distante. Só podia ser algum tipo 
de fraude mesmo!!! 
Descobriram membros da quadrilha com 4 Bilhões em contas nos paraísos fiscais; o que menos tinha, tinha 8 milhões. 

Isso é sacanagem com o povo brasileiro, que trabalha demais; muitos deixam até de comer alguma coisa para fazer uma fezinha! O que muito me admira é que quase não houve divulgação!!!!!! 

Na TV só passou uma vez no Jornal da Record, e outra na BAND.. 
Certamente foram censurados... Está na cara que o governo não quer perder a bocada que fatura cada semana com os jogos, e nem quer mais CPIs... 

Está notícia não pode ficar na gaveta, espalhem!!! 

Vamos nos unir e dar fim a essa grande rede de corrupção que envolve o nosso país. 

Colabore com a DIVULGAÇÃO e ajude a desmantelar essa corja de corruptos que levam 45% do seu salário em impostos e ainda têm coragem de levar mais... Passe para todos da sua lista de contatos... 

O BRASIL todo precisa saber!!! 

Dr. Wagner Di Genova Ramos 
PAVESIO ADVOGADOS ASSOCIADOS 
(voice) 
55 11 4743-3325 (fax) 

O único jeito de acabarmos com essa patifaria é ninguém jogar mais em nada. Aí , a CAIXA ECONÔMICA vai ter um enorme prejuízo e, talvez só assim fará alguma coisa. 
E o que as autoridades vão fazer agora??? 
Esconder como fizeram quando essa notícia vazou??? 

MAS JÁ EXISTEM PRECEDENTES

Crise no Governo
Quinta, 30 de março de 2006, 23h01  Atualizada às 08h06
CPI vai investigar suposta fraude na Mega-Sena
 
 Últimas de Crise no Governo
» Badalados, Ronaldinho e Barcelona chegam ao Japão
» Garibaldi confirma data da leitura de relatório
» Relator busca ajuda para indiciar assessor de Lula
» Amigo de Lula avisa à CPI que não vai depor na terça
 Busca
Busque outras notícias no Terra:
A CPI dos Bingos tem um novo foco de investigações: os prêmios milionários da Mega-Sena. O relator da comissão, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), suspeita de que os prêmios da Mega-Sena, da quina e da quadra da Mega-Sena sejam utilizados para lavagem de dinheiro. A idéia é apurar os dados dos vencedores dos principais prêmios, observando os bilhetes de cada um, as casas lotéricas e as aplicações realizadas.
Para descobrir o tamanho da possível fraude e a forma como atuavam os suspeitos, técnicos solicitaram na quarta-feira à Caixa Econômica Federal informações sobre todos os prêmios pagos desde 12 de maio de 1997, especialmente os que superaram a casa dos R$ 5 milhões e que eram partilhados em grupos - o chamado 'bolão'.
A data foi escolhida porque a partir deste ano há dados informatizados sobre os concursos da Mega-Sena e da Sena. A CPI dos Bingos trabalha com duas linhas de investigações: fraudes dos bilhetes e negociatas pessoais. "Por enquanto, não é possível dizer que é fraude. Mas posso afirmar que é necessário investigar as coincidências. A idéia é acelerar as investigações o mais rápido possível", disse Garibaldi Alves.
De acordo com sua assessoria, em um mês o trabalho deve ser concluído, pois envolve no máximo de 100 a 150 vencedores de prêmios considerados milionários. As suspeitas vieram à tona a partir de apurações realizadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que é ligado ao Ministério da Fazenda.
O órgão investiga prêmios da quadra e da quina da Mega-Sena. Em depoimento à Polícia Federal, por exemplo, Egton de Oliveira Pajaro Júnior, ex-sócio do empresário de jogos Carlinhos Cachoeira, contou que só ele ganhou de 30 a 40 vezes na Mega-Sena. Sorte ou não, os irmão de Pajaro, Fábio e Cláudio, também eram agraciados com prêmios. 

Fraude bilionária
Paulo Afonso Teixeira Dias repassa-me denúncia de golpe bilionário (coisa de R$ 4 bi), já flagrado pela Polícia Federal, nas loterias da Caixa Econômica:
“[...] Fraudavam o peso da bolinha [no sorteio da MegaSena], fazendo sempre dar os números que eles queriam e botavam ‘laranjas’ para apostar em diferentes estados. [...] Estranho, a Mega Sena acumular tantas vezes seguidas e, quando saía o prêmio, apenas uma pessoa ganhar, geralmente em algum lugar bem distante. Só podia ser algum tipo de fraude, mesmo! [...]”
Estranho, muito estranho é falcatrua desse tamanho ser ignorada pela imprensa.

OBS: Essa notícia parece mais uma daquelas tentativas de se ir minando a credibilidade não da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, mas do Governo. Tentativas tão em moda na época das eleições. Agora virou moda caluniar pessoas e instituições porque pode-se esconder atrás de um Email, e o pior, colocar o nome de pessoas que muitas das vezes nada tem a ver com isso, para dar credibilidade a informações falsas. De qualquer forma a CAIXA sai com sua credibilidade arranhada, porque sempre há a suspeita de que tal coisa pode ser verdade, apesar de a mim cheirar a uma daquelas calúnias sujas da época das eleições.


.


15 comentários:

  1. Pois a mim não parece não. Cite um campo do governo em que não pese escândalos?
    Desvios de merenda escolar à remédios destinados a doentes terminais...
    Inclusive uso de prótese óssea fabricada em fábrica de bicicleta (muitas mortes e amputações por causa deste crime) e não se vê ninguém na cadeia...
    A loteria não pasa por menhum tipo de auditoria externa, muito menos fiscalização extra governamental...
    Os prêmiso maiores dificilmente saem no meio da semana, seria por ter menos apostas que nos finais de semana. Mas isso é estatisticamente irrelevenate... Então porque?
    Corrupção e falata fiscalização e punição são as maioras mazelas do nosso governo, fomentados pela ignorância e simpatia pela Lei de Gerson (a mesma identificação que se vê nos personagens de novela),a do cara que leva vangatem, certo?

    Olivares Rocha
    olivares@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Olivares,
      Os exemplos de desvios por voce exemplificados sao verdadeiros. Nos casos que voce listou tudo é feito diretamente por pessoas. Mas estes casos sao diferentes do caso da loteria, pois na loteria ha um sorteio. Sim é possivel manipular sorteios mas nao acredito que o sorteio da Caixa da forma que esta, seja manipulado. Basta verificar o procedimento, equipamento, auditores, participação do publico, etc, no sorteio da caixa. Mesmo que algumas bolas tivessem um peso maior, nao necessariamente a bola, ou bolas de pesos maiores seriam as sorteadas. Faça a experiencia voce mesmo em sua casa e comprovará.

      Excluir
  2. alguem ja foi em casa de bingo? ja trabalhou em um?bolas caem de uma bingueira e são monitoradas por computador.Não ha nada de honesto e vc nem pode contar com a sorte em uma casa de bingo.
    nos sorteios da mega sena é igual,por que não acabam com isso logo e naum usam bolas transparentes?e tiram o link?? ESTAMOS NA ERA DO MICROCHIP meu pooovo,naum tem nada a ver com peso de bolinhas,o caminhao da sorte tem um link.Qualquer dia eu mesma ofereço uma denuncia no ministerio publico e quando isso vier a publico vou exigir todo meu dinheiro de volta corrigido pois sou uma daquelas pessoas desconfiadas e tenho uma mala cheia de apostas hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, se voce acredita que é fraude por que joga na loteria?

      Excluir
  3. Meu Deus
    Quanta ingenuidade !!!
    Uma resposta da Caixa e pronto...
    Lhes digo : Todo fraudador, corrupto ou malandro, confecciona seu golpe juntamente com os argumentos para defendê-lo se for pego.

    os vcs acham q uma pesquisa no google não pode ser alterada? um decisão judicial ?

    Quem palnejou o golpe, só planeja tal golpe quando dispõe de poder suficiente para se defender no mesmo nível de uma acusação.

    Não acredito em nada mesmo...
    Todo polítco é CORRUPTO. Sem excessão
    Mesmo aqueles que não levam dinheiro... mas que são omissos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pesquisa ou decisao judicial pode ser manipulada pois os processos não correm totalmente abertos. Ja o sorteio da Caixa, da forma que esta organizado, é feito abertamente, na frente de varias pessoas da população. Os exemplos dados não se aplicam ao sorteio da loteria.

      Excluir
  4. QUAL A CHANCE DE SER GANHADOR NA MEGA SENA ? QUAL A CHANCE DE SE REPETIR 04 NÚMEROS EM DOIS SORTEIOS SEGUIDOS ? ESTRANHO NÉ ???? MUITO ESTRANHO ?? BOM MINHA OPINIÃO E PONTO FINAL ! NUNCA MAIS JOGO EM NADA DESTA CAIXA ECONÔMICA MUITO DIFÍCIL DE ACERTAR COM TODA ESTA TECNOLOGIA QUE UTILIZAM PARA SORTEIOS ,DEVERIAM SER IGUAIS A MODA ANTIGA E NÃO ACREDITO MAIS .NUNCA MAIS .......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ler mais sobre estatistica de sorteios de numeros. Da forma que é feita pela Caixa, as chances de se repetir 04 numeros em dois sorteios seguidos é a mesma de se repetir os 04 numeros em dois sorteios nao seguidos.

      Excluir
  5. Lamentável... Infelizmente, a sorte é algo divino, e, natural, mas, no Brasil, até de Deus o povo zomba, e, nos rouba a nossa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredite em qualquer coisa que desconhecidos escrevem ou dizem. Pesquise por conta propria. Nao acredite tambem na minha mensagem. Neste caso da loteria, procure entender como é feito o sorteio e estude um pouco sobre "estatteistica" em matematica. Infelizmente muitas pessoas apenas repetem ou repassam emails/mensagens sem checar o conteudo ou veracidade. Não perca sua fé. Nem tudo está perdido.

      Excluir
    2. Claro..nem tudo esta perdido... afinal..eles precisam dos jogadores para poder continuar levando o deles..rs e outra... vc imagina o presitente ou responsalvel da caixa.. dizendo.. sim meu povo.. a frude!!.rsrs ... ou o mais corrupto do pais.. dizendo... é... eu roubo o povo.. desvio verbas ..engano... minto?..rsrs piada! se eu fosse um favorecido.. certamente diria...não gente... é tudo politicamente correto!"..rsrs

      Excluir
  6. se as bolinhas sao mais pesadas umas que as outras nao sei pode ser? maia os sorteios neste caminhao da suposta sorte por este brasil varonil ai levanta duvidas

    ResponderExcluir
  7. Quando estudava engenharia, meu professor de probabilidade sempre dizia que não existe calculo ( formulas , equações e etc...) que te farão acertar os seis numeros da mega. Se não fosse a manipulação de resultados, somente a sorte seria capaz de definir seu ganhador ou gannhadores - Mas acredito que essa manipulação não ocorra em todos os sorteios, senão iria chamar muita atenção, vez ou outra, existe algum pobrezinho nesse Brasil que realmente consegue ganhar de forma honesta(pode ser ingenuidade de minha parte).

    ResponderExcluir
  8. Eu acho q pode aver fraude mais veja pelo lado diferente no brasil sao cerca de 300milhões de pessoas ou mais se 10%joga alguem pode ate ganhar mas não se esqueça que o brasil e bek grande

    ResponderExcluir
  9. Os anões do orçamento, quem se lembra de triste memória? Conseguiram ganhar várias vezes nas loterias. Quando alguém ganhava, eles ofereciam a mesma quantia do sorteio para ficar, eles com o prêmio e dessa forma poder justificar ao fisco sob o argumento de terem ganho na loteria. Hora! O dinheiro do sorteio já vem com o imposto descontado, portanto é dinheiro lavado. Limpinho. Não paga mais imposto. Se um esquema desses era feito, o que não se dirá de fraudar sorteio? Todos sabem que os BINGOS são casas de lavagem de dinheiro sujo. Talvez por isso tenham sido extintos.

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.