Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

QUAL O SENTIDO DA VIDA?


Muitas pessoas tem um sentimento interior muito forte de vontade de morrer. É o que tenho visto em um site onde pessoas que desejam se suicidar escrevem.

Muitas pessoas erguem-se pela manhã acreditando não existir qualquer sentido para despertarem...


Dormem sem nenhum objetivo e acordam do mesmo modo, transformando o dia-a-dia, em uma experiência insossa ou vazia.

Vagam pelas ruas, sem destino certo, à mercê do que lhes aconteça no curso do dia.

Levam uma vida sem direção, desvalorizando o tempo e a oportunidade de estarem vivendo.

Quando se estabelece este estado d'alma, a pessoa corre o risco de ser tragada pelo aguaceiro das circunstâncias, sem quaisquer resistências morais para enfrentar as dificuldades.

É urgente que nos possamos sentir como peças importantes nas engrenagens da vida.

É necessário que tomemos gradual consciência quanto ao nosso exato papel frente às leis de Deus.

Seria muito belo se cada pessoa - principalmente as que não vêem sentido para a própria vida - resolvessem perguntar-se: "O que posso fazer em prol do mundo onde estou?

Para que, afinal, é que eu vivo?
Para quem é que eu vivo?"

Cada um de nós, quando se encontra nas pelejas do mundo terreno, pode viver para atender, para cuidar de alguém ou de alguma coisa, dando valor às suas horas.

É importante dar sentido à vida.É importante viver por algo ou por alguém.

Dedique-se a um ser que lhe seja querido, que lhe sensibilize a alma, e passe a viver em homenagem a ele, ou a eles, se forem vários.

Dedique-se a uma causa que lhe pareça significativa para o bem geral, e passe a viver em cooperação com ela.

Dedique-se a cuidar de plantas, de animais, do ambiente.

Apóie-se em algum projeto justo, desde que voltado para as fontes do bem, pois isso alimentará o seu íntimo.

Quando se encontram razões para viver, passa-se a respeitar e a honrar as bênçãos da existência terrestre.

Cada momento se converte em oportunidade valiosa para crescer e progredir.
A vida na terra não precisa ser um "campo de concentração" a impor-lhe tormentos a cada hora.

Se você quiser, ela será um jardim de flores ou um pomar de saborosos frutos, após a sementeira responsável e cuidadosa que você fizer.

Empreste sentido e beleza a cada um dos seus dias terrenos.

Liberte-se desse amortecimento da alma que produz indiferença.

Sinta que, apesar de todos os problemas e dificuldades que se abatem sobre a humanidade, a chuva continua a beijar a face do mundo e um sol magnífico segue iluminando e garantindo a vida em todo lugar.

Isso porque, todos nós somos alvos da dedicação de Deus.

O tempo é uma dádiva que Deus nos oferece sem que o possamos reter.

Utilizá-lo de forma responsável e útil é dever que nos cabe a todos.

Dê sentido às suas horas, aos seus dias, e assim, por conseqüência, a toda a sua vida.


Uma das primeiras e mais imediatas consequências do conhecimento espiritual é a valorização da vida.



Para os hedonistas, a vida inteligente é um hino de exaltação ao prazer e à beleza, exigindo do homem aproveitar-se de tudo, até o esgotamento das forças, e, então, quando viver perde o significado, o sentido real.




Para os estóicos, a vida é um contínuo lutar contra as dificuldades e dissabores, adquirindo, assim, energias para superar os problemas em interminável vigília, e alçando, por meio dessa luta, a felicidade.


Para os pessimistas, não vale a pena viver, pois o mundo é mal e tudo está cada dia pior, sendo impossível modificar as coisas para melhorar o rumo dos acontecimentos.


Para os idealistas, a vida é um esforço que se empreende para alcançar os objetivos que os anima, como fator decisivo para sua plena realização.


Inumeráveis religiosos, pertencentes a múltiplas escolas de fé, no Cristianismo e em outras doutrinas, afirmam que é necessário negar o mundo e até odiá-lo, fugindo, as vezes, de sua maldade e tentações para conseguir a paz interior na Terra e a salvação depois da morte.


São posições filosóficas antagônicas e destituídas de uma finalidade edificante, porque estão fundamentadas em conceitos de eficácia não comprovada para a felicidade humana.


Materialistas e espiritualistas de ambas correntes chocam em suas opostas condutas doutrinárias; no entanto, tem uma forma igual de ver o mundo que, para eles, é caótico, o que não corresponde à realidade.


Entretanto, o mundo, não é bom, nem mau, mas sim, o resultado do que têm feito os homens.


Há beleza e maldade em toda a parte, de acordo com a capacidade e estado interior de quem observa as manifestações.


A escola, no geral, é neutra, em relação aos alunos, nela matriculados, porém, possui uma programação que deve ser atentida, por meio da qual se consegue alcançar a finalidade que cada um se propõe.


Assim, é a Terra, nem melhor, nem pior, já que pode e deve ser comparada a uma escola, onde se desenvolve a perfeição das criaturas.


Com o conhecimento evangelico, que demonstra a procedência e o destino do ser, há toda uma ética moral envolvida no sentido da vida que deve ser considerada desde o ponto de vista mais elevado e, portanto, superior.


Dessa forma, o homem deixa de ser um marionete sem valor nas mãos do destino, para transformar-se em um ser atuante, com definidos compromissos que o alcançam até chegar o último ponto de seu processo de aperfeiçoamento.


A dor já não é uma punição arbitrária e caprichosa da Divindade, como antes lhe foi dito, mas o resultado da sabedoria de Deus, que sabe o que é melhor para cada um visando ampliar suas conquistas intelectuais e morais: seja pelo esforço e obediência ás leis que regem a vida, e que são imutáveis, ou por meio de quedas e reerguimentos.


A vida, então, é uma oportunidade de valiosos aprendizados. Compreendendo que o erro é um acidente no caminho de sua felicidade e que lhe ensina o que deve fazer, e como fazê-lo em seu benefício pessoal, valorizando cada passo que o aproxima à meta final.


Por sua vez, entende que não está isolado no mundo, devendo participar do progresso cultural e civilizador das demais criaturas humanas, ajudando-as e contribuindo, decididamente, para que alcancem melhores meios de crescimento íntimo, ampliando a capacidade de compreensão e realização pessoais.


Com essa visão da vida, sabe que sua limitação é também limite para os demais, assim como que as necessidades de seus companheiros de viagem, são também suas.


Isto o impulsiona a viver a verdadeira fraternidade, que é o sentimento de união e concórdia que deve prevaleceer entre os indivíduos.


Pode-se medir o processo da evolução sócio-cultural e ética de um povo, por meio da fraternidade existente entre seus membros.


Ela permite a ajuda mútua mediante a solidariedade, que impede a presença da miséria em seus múltiplos matizes, expulsando, assim, a ignorância e o crime de suas comunidades.


A vida, através da visão otimista do Evangelho, adquire a dignidade que merece, inspirando amor por ela, seja por meio do mesmo amor a todas as coisas que a constituem e representam, seja porque somente dessa forma merece ser aproveitada em benefício de todos.


Tudo quanto se faz pela vida, esta o devolve, exatamente igual. Quer dizer, que sempre se colhe conforme se tem semeado, o que é muito digno, porque ninguém se transforma em um ser parasita ou prejudicial sem que deixe de sofrer as consequências de seu comportamento.


A ascensão moral, cultural e espiritual é um desafio ao alcance de todos, especialmente daqueles que valorizam as oportunidades que se lhes apresentam no cotidiano, propiciando-lhes a libertação das penas que predominam nas etapas mais baixas do processo de aperfeiçoamento do ser.


A consciência evangélica brinda, ao homem, responsabilidades morais que lhe propiciam a elevação dos sentimentos, o culto dos deveres e a tranquilidade pessoal.


O sentido da vida é aproximar a criatura ao seu Criador, por meio do bem que se encontra presente em todos, como semente divina que aguarda o sol do amor para germinar e crescer, até alcançar a plenitude a que está destinada.



.

10 comentários:

  1. estava triste, me sentindo só,depois que li algumas frases me senti melhor. parabéns,que deus ilumine vocês um abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal que no curso da vida as vezes nos sentimos deprimidos, no entanto não podemos deixar esse sentimento chegar, estabelecer acampamento e fincar morada. Assim que nos sintamos deprimidos devemos rechaçar o sentimento que muitas das vezes nem é nosso. As vezes vem de fora, principalmente quando não há razão para isso. Um dos recursos que há para combater esse sentimento é a prece. Uma prece sincera nos fará recobrar forças e logo sentimos um sopro de renovação que afastará essa energia deletéria que se alimentada poderá acabar conosco. Há outrossim também razões de origem física. Pessoas que tem deficiência de certos hormônios como a Serotonina, têm tendência a ter depressão. Nesse caso a ajuda médica é importante, quando por meio de medicamentos, serão repostos os níveis adequados desses hormônios, até que não seja mais necessário. De qualquer forma é imperioso não alimentar esse sentimento. ficar em um canto ou deitado no escuro, é contra indicado. Mesmo contra a vontade é bom distrair o pensamento e o físico com alguma atividade produtiva evitando deixar o pensamento vagando.
      Boa Sorte.

      Excluir
    2. É normal que no curso da vida as vezes nos sentimos deprimidos, no entanto não podemos deixar esse sentimento chegar, estabelecer acampamento e fincar morada. Assim que nos sintamos deprimidos devemos rechaçar o sentimento que muitas das vezes nem é nosso. As vezes vem de fora, principalmente quando não há razão para isso. Um dos recursos que há para combater esse sentimento é a prece. Uma prece sincera nos fará recobrar forças e logo sentimos um sopro de renovação que afastará essa energia deletéria que se alimentada poderá acabar conosco. Há outrossim também razões de origem física. Pessoas que tem deficiência de certos hormônios como a Serotonina, têm tendência a ter depressão. Nesse caso a ajuda médica é importante, quando por meio de medicamentos, serão repostos os níveis adequados desses hormônios, até que não seja mais necessário. De qualquer forma é imperioso não alimentar esse sentimento. ficar em um canto ou deitado no escuro, é contra indicado. Mesmo contra a vontade é bom distrair o pensamento e o físico com alguma atividade produtiva evitando deixar o pensamento vagando.
      Boa Sorte.

      Excluir
  2. Já que comentaram sobre depressão,gostariam que me dessem uma opinião sobre ansiedade.Tenho ansiedade generalizada,que me provocam crises de pânico,caso eu fique sem medicamento.Gostaria
    de ler algo sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ser várias as causas. Podem ser de natureza espiritual ou traumas dessa vida ou de vidas passadas. Se os sintomas ocorrem e depois desaparecem, são de causas espirituais. Provavelmente sua sensibilidade é muito evidente e capta o sentimento que vem de fora e não é seu. Se você sempre teve isso provavelmente é um sintoma de vidas passadas. Um trauma que está registrado em seu inconsciente. Esse trauma também pode ter ocorrido nessa vida e ter levado você a esquecer. Pode também ser uma reação a um trauma que nada tem a ver com o lógico, mas desenvolve-se em reação a algo que você não consegue conviver. De qualquer forma o psicanalista é a pessoa indicada para esse tratamento. Você também pode buscar ajuda espiritual que certamente muito o ajudará.

      Excluir
    2. A depressão é um quadro de opressão espiritual terrível, resultado de uma ou várias mentes paralelas a nossa. Tais mentes agem de modo específico em cada indíviduo. Tendo, assim, uma relação de parasitismo ou mutualismo, dependedo das intenções de cada um. A única forma de se livrar deste inferno é buscando a plenitude de Deus em nossas vidas, vide Gálatas 5.

      Eu fiz uso de clomipramina e clonazepam por mais de vinte anos de minha vida, pois sem tais medicações minha vida era impossível. Hoje, sou uma pessoa totalmente liberta pelo Espírito Santo. Logo, tenho propriedade para dizer o que digo. Se funcionou comigo, funciona com todos, desde que a busca seja feita em fidelidade à Palavra de Deus, única verdade neste mundo de tantos sofismas.

      Excluir
    3. De fato, o fator espiritual está presente em todos os quadros de depressão, porque mesmo ue ele a princípio não exista, posteriormente a espiritualidade obsessiva irá aproveita-lo para buscar instalar-se.
      Para quem está oprimido pela depressão a primeira arma que tem é a Oração. Quando oramos e conversamos com Deus, imediatamente instala-se ao nosso redor uma força que impede esses obsessores de instalar-se. Recebemos conforto espiritual e forças para reagir. Deve-se buscar a conduta reta, o amor ao próximo, de preferência praticando alguma forma de assistencialismo, como visitar orfãos ou doentes e levar-lhes solidariedade. Ler uma página da Bíblia ao deitar e ao levantar e sempre fazer preces ao dormir e ao levantar e se possível mais vezes ao dia. Vigiar os pensamentos e evitar pensamentos de tristeza e desesperança. Todas as vezes que um desses pensamentos aparecer, imediatamente corta-los, pensar em outras coisas, como o sol, o mar e pensamentos agradáveis. Dessa maneira se irá combater essa chaga que em muitos casos depende também de tratamento médico. Um abraço.

      Excluir
  3. ola, voce nao sabe do que esta falando. vive em uma ignoracia como a maioria das pessoas. a realidade nua e crua é horrivel e voce como muitos outros a ignora, talvez pela incapacidade de refletir mais a fundo.por que voce que continuar vivendo? comece com essa pergunta, a reposta como na maioria das vezes é poque quer ser feliz. mesmo dizendo que quer a felicidade de outros voce esta querendo porque isso lhe faz feliz, voce tem vontades dentro de si, voce quer ser feliz, mais querer sua felicidade é algo egoista, imagina como seria se ninguem existisse
    nao ia haver bondade, mais tambem nao teria maldade
    a bondade so existe porque a maldade existe tambem
    livre arbitrio nao existe, des do ventre de sua mae voce nao tinha escolha, ninguem te perguntou se queria viver, voce nao teve escolha, agora esta aqui nesse mundo horrivel, porque a propria natureza humana é egoista
    ja penssou na hipotese de que a existencia de deuses seja simplesmente para nos convessermos de que somos importantes?
    ja penssou que essa hipotese tenha sido criada so para ingnorar que talvez nao somos nada alem de parasitas que estragam o mundo, com conciencia maldita e egoista
    se existe deus, porque ele nao me perguntou se eu queria vir ao mundo?
    porque simplesmente nao existir seria o melhor, porque nao teria maldade, eu nao ia querer toda uma criacao so pra mim ser feliz
    quem quer é muito egoista sem perceber, nao ver que existe gente sofrendo, nao ve que se nada existisse ninguem ia sofrer
    o ser humano nunca deveria ter saido do po

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo
    Deus existe e está ai ao seu lado, e ele lhe diz "Venha a mim, todos vós cansados e sobrecarregados e eu voa aliviarei". Porque há sofrimento, se Deus nos ama? Boa pérgunta. Tudo isso existe para que aprendamos a seguir as suas leis. E creia-me é para o nosso bem. A dor não é sua inimiga. A dor é sua amiga. Ela vem para te dizer. "ALGO ESTÁ ERRADO". Se você não tivesse a dor não saberia o que está errado e continuaria no erro até destruir-se por completo.
    Procure orientar-se e depois escreva. Terei prazer em dialogar contigo.
    Abraços e felicidades. Orei por ti.

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.