Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

OS ESTUDANTES E O POVO LIBERTAM O GRITO PRESO NA GARGANTA.

CHE GUEVARA, O REVOLUCIONÁRIO EXEMPLAR. DEIXOU SEU CARGO DE MINISTRO DEPOIS DA REVOLUÇÃO
CUBANA PARA SE EMBRENHAR NAS MATAS SUL AMERICANAS,  ESPALHAR A REVOLUÇÃO.
Tenho um filho de 21 anos que está cursando o primeiro ano universitário. Ele também está lá nas ruas. Ele e seus inúmeros amigos do Facebook que conversam com ele pela Internet. Como não poderia deixar de ser, conversamos com ele sobre política inúmeras vezes e assim posso depreender o que pensa essa geração que não viveu os horrores dos golpes militares como eu vivi.


Confesso que perdi o pique para movimentos sociais porque vejo que o povo Brasileiro não merecia, na época em que eu era militante político. 


Digo isso porque depois de décadas de repressão militar, na primeira oportunidade que se teve de colocar no poder alguém que fosse contrário ao status quo da época, o povo Brasileiro para meu desgosto colocou lá alguém identificado com os militares, na verdade um fantoche da Rede Globo, no caso o Fernando Collor de Mello, que conseguiu ser pior do que todos os militares juntos. 
SALVADOR ALLENDE QUE TROUXE AS IDÉIAS DE ESQUERDA PARA O CHILE E FOI DERRUBADO PELO
MAIS SANGRENTO GOLPE MILITAR DA AMÉRICA DO SUL, PATROCINADO PELA CIA AMERICANA.
FOI MAIS UM MARTIR ASSASSINADO PELAS FORÇAS DE DIREITA.
Felizmente Collor era burro e só ficou no poder por dois anos, mas logo depois a direita nos enfiou goela abaixo um entreguista mais inteligente e esse emplacou dois mandatos de terror, de entreguismo, de redução dos direitos dos trabalhadores e dos aposentados, ou seja o pior Presidente que esse país jamais viu. 



FHC conseguiu ser tão ruim que a Rede Globo perdeu a capacidade de mudar o pensamento das massas e essas finalmente começaram a pensar e finalmente o povo colocou lá um presidente que apesar de não ter sido o que eu esperava, pelo menos colocou o Brasil na rota dos países emergentes.


A nossa Saúde pública ainda é ruim. A nossa educação pública melhorou, mas ainda carrega o peso de décadas de abandono e sucateamento, mas começamos a ensaiar timidamente uma recuperação. O desemprego diminuiu, o Brasil saiu da ciranda inflacionária, e vive hoje novos ares de progresso sendo visto internacionalmente como uma potência emergente.



Apesar de tudo isso muita coisa ainda continua ruim e o governo não parece querer mudar as coisas. É um absurdo por exemplo a acintosa cobrança de pedágios que fazem desse tributo pago uma TRITRIBUTAÇÃO, já que os combustíveis e o caríssimo IPVA (Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores) já deveriam ser suficientes para manter algo que é obrigação do governo que é a manutenção das estradas e vias públicas. Apesar disso, os Governos Estaduais, Municipais e Federais apropriam-se dessas receitas e privatizam as rodovias colocando pedágios para serem pagos pelos usuários.



Essa é uma das muitas violências que o poder exerce sobre os cidadãos. A falta de oportunidades para jovens pobres que não tem acesso a educação de qualidade, leva muitos deles ao caminho da marginalidade, quando então terão que se confrontar com o poder repressor da polícia colocando os jovens que entram para o caminho da criminalidade em guerra contra a sociedade.



A saúde é um verdadeiro beco sem saída que impossibilita os cidadãos de terem acesso à uma saúde decente, pois a saúde pública sofre os efeitos de décadas de descaso e sucateamento.



A industria das multas é mais uma das poucas vergonhas que essa sociedade impinge aos cidadãos pobres, rebocando seus carros, leiloando-os, impingindo-lhes prejuízos e fazendo de cada um que perde um veículo em uma das inúmeras barreiras, um cidadão revoltado que não perderá uma oportunidade como essa para descarregar o seu grito de revolta. Quando vemos pessoas quebrando carros em uma agência, pensamos "O que se passa no sentimento dessas pessoas?" Será que fazem isso gratuitamente? Por certo que esses gestos representam revoltas acumuladas que agora encontram uma válvula de escape. Eles não fazem isso gratuitamente. São pessoas revoltadas contra o quê? Contra uma sociedade que lhes oprime, que lhes provoca revolta.


Todas essas coisas anexadas ao peso de uma das maiores cargas tributárias do mundo, agregado a uma sede cada vez maior do governo por retirar dos cidadãos os seus parcos recursos em forma de impostos cada vez mais pesados, sem retorno praticamente nenhum para a sociedade, enchem de revolta diariamente os Jovens que percebem uma sociedade perversa, corrupta, indiferente às mazelas do cidadão comum.


Os transportes públicos conseguem ser péssimos e se atrevem a cobrar cada vez mais logicamente para financiar as campanhas políticas dos atuais proprietários do poder, tendo em vista que o período eleitoral se aproxima.

Os Jovens assistem a tudo isso e dentro deles se percebe uma inconformidade. Uma certeza de que isso está errado. Clama dentro deles uma voz que lhes diz que isso não está certo. Eles querem mudar tudo isso.

Esse sentimento se acumula com o tempo, e tem uma hora que tudo vem a tona. Vejamos por exemplo o caso da União Soviética. Durante décadas praticou uma política lesiva ao interesse do cidadão comum. Stalin assassinou milhares de cidadãos na sua reforma, e em uma momento tudo vem a tona e o poder dá lugar a uma nova realidade.

Isso aconteceu recentemente em países do Oriente Médio e aconteceu também na Revolução Francesa. As idéias podem levar décadas para se materializarem, mas elas têm o poder de mobilizar um inconsciente. O inconsciente coletivo que sempre busca o caminho do interesse comum. Há um momento em que há uma virada, e essa virada vem para mostrar ao homem que o caminho da evolução social é um caminho irreversível, embora leve décadas para se materializar.

A  direita, a velha e maquiavélica direita procura se aproveitar de tudo isso espalhando propaganda contra o governo e procurando arregimentar o movimento a seu favor, fazendo alusões a uma necessidade de mudança. Pudemos assistir a isso na Televisão. Paralelamente por baixo do pano coopta seus agentes para se infiltrarem entre os manifestantes e praticarem vandalismo covarde.

Utilizam a mesma receita de Hitler que incendiou o Parlamento Alemão provocando o caos para depois argumentando a defesa das instituições, assumir o poder absoluto para reprimir os "BADERNEIROS". Esses baderneiros são extremamente suspeitos. Podem evidentemente ser agentes da direita ardilosamente cooptados por agentes da direita objetivando produzir o caos para desestabilizar o Governo. O que afirmamos baseia-se em informações passadas pelas redes sociais.

Portanto por trás dessas manifestações vários interesses se articulam. Interesses políticos, bandidos que procuram tirar proveito da situação e radicais que entendem que devem utilizar a violência.

Quanto mais a polícia utiliza a violência mais ela incentiva a depredação, porque o manifestante agredido pode aderir à violência por revolta contra a repressão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.