Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CURE-SE DO DIABETES TIPO II


A teoria

O diabetes tipo 2 se desenvolve quando o pâncreas para de produzir insulina em quantidades suficientes para manter o nível normal de glicose no sangue. No caso do diabetes tipo 1 - também chamado de diabetes congênito, o pâncreas para totalmente de produzir insulina, que precisa ser injetada no paciente.

Nos dois casos, sem o controle adequado, o nível de glicose no sangue alcança um patamar de risco, o que pode gerar a longo prazo diversas complicações nos rins, pressão arterial alta, perda parcial ou total da visão, problemas no coração, dentre outros males.

No caso da diabetes tipo 2, a condição está fortemente associada à obesidade, uma condição que se alastra em todo o mundo.

Foi justamente a associação com a gordura que intrigou professor Roy Taylor, da Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, quando iniciou seus estudos sobre o diabetes tipo 2 há dois anos.

Ele notou que pacientes que se submetiam à cirurgia para redução de estômago passavam por um período de transição, logo após a cirurgia, de redução drástica da quantidade de calorias ingeridas.

"Até se acostumarem com a redução do próprio estômago, os pacientes comiam muito pouco, porque se sentiam saciados muito rápido e tinham náuseas. Com isso eles perdiam muito peso, num espaço de tempo bem curto", afirmou Taylor em entrevista à BBC Brasil.

Passados alguns meses depois do emagrecimento, o pesquisador notou que a maioria dos pacientes que tinham diabetes tipo 2 tinham se livrado da condição.

Todos eles tinham algo em comum: haviam perdido uma grande quantidade de gordura na região abdominal.

Obesidade e diabetes

Roy Taylor: o "criador" da dieta 800 calorias


O obesidade é citada por especialistas como a principal "vilã" no desenvolvimento do diabetes tipo 2. Alguns cientistas, como o professor Roy Taylor, já defendem que o aspecto genético já não é mais relevante. Segundo ele,"qualquer um pode desenvolver a condição se não adotar hábitos mais saudáveis".

Estudos preliminares mostraram, então, que esse tipo de gordura, localizada na barriga, próxima de órgãos como o pâncreas e o fígado, tinha uma associação com o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

"Descobrimos que a gordura na região abdominal provoca uma reação metabólica que dificulta a digestão da glicose pelo pâncreas. A simples presença da gordura nessa região causa uma mudança no metabolismo, que dificulta a produção de insulina", explicou Taylor.

Ao fazer a relação entre calorias ingeridas, tempo gasto para perder peso e a quantidade de gordura perdida, principalmente na região abdominal, Taylor chegou à teoria da dieta de hiper redução calórica.

"Cada pessoa é diferente, mas notamos que a redução calórica para algo em torno de 800 calorias por dia causava a reversão do diabetes. Alguns pacientes demoram mais que outros, mas todos conseguem reverter a condição dentro de oito semanas", afirmou o pesquisador.

O estudo de Taylor foi divulgado em 2011, na publicação científica Diabetologia.



Riscos



A dieta das 800 calorias é considerada segura, mas precisa ser feita com acompanhamento médico, pois há vários riscos e fatores que devem ser levados em consideração.

De acordo Taylor, o primeiro passo é saber se o indivíduo está bem nutrido e não possui falta de vitaminas no organismo, principalmente ferro.

Ele ressalta que a dieta de hiper restrição calória poderia ser um meio seguro de reduzir o índice de diabetes "até mesmo em países pobres, desde que todas as precauções sejam tomadas".

"Seria importante, porém, se tomar extrema precaução com pessoas que são mal nutridas, que devem ter os níveis de vitaminas, e especialmente ferro, verificados antes de se iniciar a dieta. Ainda assim, seria muito barato prover suplementos vitamínicos para estas pessoas e continuar a recomendar a dieta para reverter o diabetes".


Curto prazo X longo prazo



O Brasil ocupa a quarta colocação no ranking dos países com maior índice de diabetes no mundo, com 13,4 milhões de portadores no país, o que equivale a 6,5% da população, de acordo com o último levantamento da Federação Internacional do Diabetes (FID).

Ranking do diabetes no mundo

Mais de 371 milhões* de pessoas são portadoras do diabetes no mundo. No ranking dos países com os maiores índices da condição, estão as nações onde o poder de compra aumentou nos últimos anos.
  1. China: 92,3 milhões
  2. Índia: 63 milhões
  3. EUA: 24,1 milhões
  4. Brasil: 13,4 milhões
  5. Rússia: 12,7 milhões
  6. México: 10,6 milhões
  7. Indonésia: 7,6 milhões
  8. Egito: 7,5 milhões
  9. Japão: 7,1 milhões
  10. Paquistão: 6,6 milhões
Fonte: Federação Internacional do Diabetes
*Pessoas entre 20 e 79 anos de idade, incluindo os casos de diabetes tipo 1.



Em primeiro lugar está a China (92,3 milhões), seguida da Índia (63 milhões) e Estados Unidos (24,1 milhões).

"Notamos que há uma relação direta entre aumento poder de compra e o crescimento de casos de diabetes no mundo. Em Países como o Brasil, China e Índia, onde a população está podendo consumir mais, o aumento do diabetes é tipo 2 é assustador", ressaltou o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Balduino Tschiedel, em entrevista à BBC Brasil.

Para Tschiedel, "a pesquisa britânica de hiper redução calórica na reversão da diabetes tipo 2 tem uma validade científica muito grande, porque vem a confirmar a importância da alimentação como fator fundamental no combate a doença".

No entanto, ele ressalta que manter-se livre da obesidade e consequentemente do diabetes tipo 2 por um longo período de tempo é o maior desafio.



"O maior problema está em manter uma dieta adequada por um longo período de tempo. Esse é o nosso maior desafio, porque envolve uma mudança comportamental muito difícil de ser alcançada num mundo em que a oferta de alimentos hiper calóricos é muito grande", explica Tschiedel.

Ele ainda ressalta que o esforço para combater a obesidade e o diabetes envolve uma ação conjunta de várias entidades.

"Nós, da Sociedade Brasileira de Diabetes, acreditamos que uma mudança nos hábitos da população só seja possível com um conjunto de medidas que envolvam o governo, sociedade civil e a mídia num esforço conjunto para conscientizar e educar as pessoas sobre a importância de se manter uma alimentação mais saudável e atividades físicas regulares", alerta.

Poder de compra


Os dados da Federação Internacional do Diabetes (acima) revelam que países que aumentaram o poder de compra são os que mais têm casos de diabetes. Mas para o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Balduino Tschiedel, "o consumo, principalmente no Brasil, que segue os padrões americanos, com grandes quantidades de açúcar adicionados a quase todos os alimentos, está entre as principais causas do aumento da dieta calórica".

No longo prazo, a eficácia da teoria do professor Roy Taylor ainda está sendo testada.

"Notamos em nossos estudos, que as pessoas que contraíram o diabetes tipo 2 há menos de quatro anos são as que melhor respondem ao tratamento da dieta de 800 calorias. Com mais de quatro anos, notamos que se torna mais difícil a reversão da diabetes tipo 2. Então, ainda é muito cedo para dizer que o mesmo método vá funcionar em pessoas que têm diabetes há muito tempo. Estamos tentando entender qual seria o melhor método para essas pessoas", disse Taylor.



Genética x hábitos



De acordo com estudos feitos na Universidade de Newcastle, a genética parece não ser mais um fator fundamental no desenvolvimento do diabetes tipo 2.

"Mesmo pessoas com tendência genética ao diabetes tipo 2 podem evitar o desenvolvimento da condição se mantiverem uma dieta mais restrita de açúcares e uma rotina de exercícios regulares. O mais importante é não chegar ao ponto de acumular gordura na região abdominal”, explicou o professor Taylor.

“Pessoas com histórico na família estão mais suscetíveis a desenvolver o diabetes tipo 2, porque isto é uma tendência genética. Mas o fato é que, qualquer pessoa pode desenvolver a doença pelo simples fato de acumular gordura, principalmente na região do abdômen. Então, hoje em dia, podemos dizer que as pessoas desenvolvem o diabetes tipo dois mais por hábitos alimentares inadequados e falta de exercício físico – com um estilo de vida sedentário – do que pela questão genética”.

O jornalista Richard Doughty disse que, apesar da dieta ter sido difícil de ser seguida, ele não desistiu porque acreditou nos benefícios.

"Durante a dieta, fiquei relembrando a mim mesmo os benefícios do regime pare reduzir a glicose no sangue. O fato dos portadores do diabetes tipo 2 terem 36% mais risco de morrer mais cedo e grandes chances de ter ataques cardíacos, aneurisma, danos na visão e problemas de circulação que podem provocar até esmo amputação de membros, e 50% mais chance de tomarem medicação para o resto da vida, foi meu grande incentivo".

Ele disse que sua maior alegria foi quando seu médico ligou e disse: "O seu diabetes se reverteu completamente, parabéns!".

Britânico reverte diabetes com dieta de apenas 11 dias

Atualizado em  12 de agosto, 2013 - 07:13 (Brasília) 10:13 GMT
Richard Doughty: "foi muito difícil, mas consegui"


Na Grã-Bretanha, mais um caso de sucesso na reversão do diabetes tipo 2 voltou a chamar a atenção para a teoria de que por meio de uma dieta de restrição calórica, feita por um período determinado de tempo, é possível se livrar da condição que afeta cada vez mais pessoas em todo o mundo.

O jornalista britânico Richard Doughty, de 59 anos, que até o ano passado estava entre os 371 milhões de portadores do diabetes no mundo, reverteu o quadro da própria condição com uma dieta de apenas 800 calorias por dia.

Num período de apenas 11 dias, Doughty enfrentou o duro regime de ingerir três doses diárias de shakes de reposição alimentícia com 200 calorias cada, somada a uma uma porção de legumes e vegetais de mais 200 calorias. Como parte da dieta, ele também teve que tomar um total de três litros de água por dia.

O drástico regime, que para efeito de comparação tem menos calorias do que apenas um dos lanches vendidos pela rede de fast food McDonalds – o Big Tasty tem 843 calorias – não foi "nada fácil de enfrentar", contou o jornalista em entrevista à BBC Brasil.

"Frequentemente me sentia muito cansado... Uma noite, depois de ir ao teatro, quase não consegui subir as escadas da minha estação local de trem, e caminhar para casa parecia praticamente impossível. Também sentia muito frio, chegando a colocar quatro camadas de roupa no meio do verão, quando sentia meus dedos ficarem dormentes", disse o jornalista.

Doughty seguiu a dieta depois de procurar na internet estudos referentes ao diabetes tipo 2. 

Antes de começar o regime, ele procurou o pesquisador Roy Taylor, da Universidade de Newcastle, autor da teoria da dieta de 800 calorias, além do próprio médico, de quem obteve o aval para cortar as calorias diárias.

Ele já havia tentando uma dieta considerada menos radical, com cerca de 1.500 calorias por dia, com a qual emagreceu, mas não reduziu a glicose no sangue para o nível adequado.

cardápio completo 

perca 7kg por semmana




Para quem busca se alimentar de maneira saudável e com benefícios para o corpo, uma dieta balanceada é o ideal para emagrecer com saúde, por exemplo, uma dieta de 800 calorias. Ela deve conter alimentos com carboidratos e proteínas tanto para fortalecer quanto regular o funcionamento do organismo.

Por isso, confira para você um cardápio de 800 calorias para melhorar a sua qualidade de vida!

Uma dieta que propõe ingestão baixa de calorias é com certeza uma dieta com substitui as principais refeições do seu dia por Caldos, Sopas ou até mesmo sucos. Mais é possivel sim perder peso comendo pouco varias vezes ao dia.


Essa tipo de cardápio é muito util pois pode ser o incio da sua caminhada rumo ao tão desejado peso ideal, ou seja esse tipo de dieta é muito populare porque, inicialmente, as pessoas podem perder muito peso rapidamente. O que te deixa mais animada a continuar uma reeducação alimentar menos traumatica.

banner-face-dieta

Uma pergunta comum que muita gente faz ao ler esta dieta é quantos quilos vou perder?

Isso é muito pessoal e quase impossível de responder. Depende de fatores como metabolismo, nível de atividade, e assim por diante. Uma coisa é fato 50% do peso que ira perder durante esta dieta será de aguá que seu corpo estava retendo ou seja ira perder medidas na barriga, pernas e braços. Outro ponto a se observar é que você ira desintoxicar ou seja seu corpo eliminara toxicas durante a dieta de 800 calorias.

É esta dieta segura para as crianças e adolescentes?

Não, por muitas razões. Primeiro, uma criança que esta em fase de crescimento precisa de calorias e nutrição para o desenvolvimento adequado. Esta dieta carece de ambos os elementos. Em segundo lugar, a dieta de 800 calorias ensina as crianças que uma restrita é melhor que se alimentar de forma saudável e fazer exercícios, para manter o peso ideal. 

Além disso, as dietas altamente restritivas pode futuramente agregar possíveis distúrbios alimentares.

Posso beber tanta água quanto eu quero?
Sim pode e deve sempre se manter hidratado. Recomenda-se consumir cerca de 2-3 litros de água por dia através de alimentos e fontes de bebida. Lembre-se água não tem calorias, então quando mais melhor.


Posso fazer esta dieta de 800 calorias por mais de 7 dias?

Qualquer dieta que recomenda ingerir menos de 1200 calorias por dia é considerado uma dieta de emergencia, a menos que supervisionado por algum medico ou nutricinista não faça a dieta mais de doque os 7 dias. Além disso, esta dieta é deficiente em nutrientes necessários para uma boa saúde. Portanto, não é recomendada a todos.


Cardapio completo passo a passo com 6 refeições para dieta de 800 calorias:



Café da manhã

Opção 1: 300 ml de suco de melão+ 1 bolacha integral
Opção 2: 1 torrada integral+ 1 copo de iogurte light
Opção 3: 1 fatia de pão integral + 300 ml de suco de laranja


Lanche da manhã


Opção 1: 1 fatia de melão
Opção 2: 1 bolacha integral +300 ml de suco melão
Opção 3: 1 fatia de pão integral + 1 copo de leite desnatado


Almoço

Opção 1: 2 col. (sopa) de chuchu cozido + 1 concha de feijão + 1 prato de salada de batata com atum light+ 1 filé de peixe grelhado
Opção 2: 1 col. (sopa) de arroz integral + 1 omelete sem óleo + 1 col. (sopa) de brócolis no vapor+ 1 prato de salada à vontade
Opção 3: 1 col. (sopa) de arroz integral + 1 filé de salmão com molho de mostarda+ 1 concha de feijão+ ervilha


Lanche da tarde

Opção 1: 1 maça
Opção 2: 1 laranja-lima
Opção 3: 1 geleia diet de manga


Jantar

Opção 1: 1 prato de salada verde à vontade + 1 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha de feijão+ 1 omelete sem óleo
Opção 2: 1 col. (sopa) de arroz integral+ 1 concha de feijão + prato de salada à vontade + 1 filé de peixe grelhado
Opção 3: 1 prato de salada verde com tomate e milho temperado com azeite e sal+ 1 col. de arroz integral + 1 filé de carne grelhada


Ceia

Opção 1: 300 ml de suco de limão
Opção 2: 1 cacho de uva
Opção 3: 1 noz

           


Abaixo separamos alguns alimentos que você pode substituir caso goste muito:


Posso fazer exercicios durante a dieta de 800 calorias?
Não é recomentado por ser uma dieta de baixa caloria é possivel que sinta fraquesa e sono em excesso, por isso não é indicado fazer exercicios ou até mesmo longas caminhas.

Tenho vondade de comer doces e tomar sorvete durante a dieta de 800 calorias posso substituir por quais alimentos?
Substitua por leite aromatizado, iogurte, fruta ou iogurte.

Em vez de OVO nas minha srefeições posso comer qual alimento?
2 fatias de bacon, uma asa de frango, um copo de leite desnatado ou 4 nozes.

Gosto muito de tomar Café e Chá matte durante o dia todo como substituo?
Chá verde ou chocolate quente sem açúcar feita com água.


FICA A DICA:

Se alimentar em determinadas situações, como no cinema ou assistindo televisão, contribui para que a pessoa coma de forma compulsiva. Procure presta atanção ao que esta comendo e a quantidade que esta comento.
Para perder peso rápido não é necessário regular apenas o que se come, mas também o horário das principais refeições. è recomendável não fazer refeições após as 20:00 pois seu corpo vai digerir com menas facilidade os alimentos o que pode causar gordura abdominal.


Confira abaixo os Pró e Contras do cardápio de 800 calorias:


Prós:
  • Você vai perder peso muito rapido;
  • Cardápio simples e facil de seguir;
  • Você vai comer durante o dia todos dificilmente vai sentir fome nos primeiros 3 dias o que facilida a condinuação da dieta nos dias segujntes;
  • Esta dieta pode ser o pontapé inical que voc~e precisava para um reeducação alimentar.

Contras
  • Esta dieta jamais deve ser feita novamente no periodo de 30 dias;
  • Os resultados são geralmente de curto prazo, se não se poiliciar pode engordar no futuro;
  • Durante esta dieta não se deve praticar exercicos pesados ou menos longas caminhadas;
  • As rfeições são basicamente com sopas, caldo e sucos;
  • Não é adequado para pessoas sensíveis à cafeína.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.