Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

domingo, 1 de setembro de 2013

TELA AZUL E REINICIALIZAÇÃO CONSTANTE DE COMPUTADORES POSSANTES.

A tela azul ou em outras palavras o congelamento dos computadores pode acontecer por várias causas, entretanto existe uma causa que afeta particularmente os computadores que são possantes e os que tem normalmente muitos discos rígidos, placas de vídeo de ultima geração e muitos recursos.

Na verdade o congelamento pode ocorrer principalmente pelas seguintes razões:

1 - DEFEITO NOS MÓDULOS DE MEMÓRIA.

Para evitar esse dissabor utilize módulos de memória de marca e de boa procedência.

Não adianta o vendedor te afirmar que a memória que você está comprando é KINGSTON (Considerada até pouco tempo como uma boa marca.) Hoje isso não acontece porque os fabricantes de fundo de quintal passaram a fabricar suas memórias genéricas com o logotipo "KINGSTON".

Ultimamente tenho dado preferência a módulos de memória CORSAIR (Também considerado uma excelente marca.) embora esses também não estejam livres de falsificação, mas desconfie dos que são muito baratos.

A Kingston ganhou uma boa fatia do mercado nos últimos anos, vendendo tanto módulos de memória quanto memória flash (pendrives, por exemplo). Sendo assim, é comum que você veja a marca estampada em produtos na maioria das lojas. Mas, você deve tomar cuidado para não ser vítima de um produto falsificado, já que a Kingston tem sido alvo de cópias.


Para ajudar em situações como essa, a Kingston desenvolveu um site que analisa se a sua memória ou pendrive são verdadeiros ou não. Basta inserir alguns códigos da embalagem ou adesivo encontrados no produto em alguns campos do site.

Clique para abrir o site e verificar se o seu pendrive é verdadeiro


O processo é bastante semelhante ao da verificação do pendrive. Basta entrar com o seu email, o Número de Identificação do Módulo e o Número de Série. Depois, dê uma olhada em sua caixa de mensagens para receber a confirmação dizendo se o módulo é verdadeiro ou não.

Com relação às outras marcas de memória como a Corsair, o melhor é comprar de um fornecedor confiável, que tenha tradição e que pela reputação, seja mais difícil de enganar. 

Dê preferência que a memória venha dentro de uma embalagem, com todos os selos característicos, evitando comprar aquelas memórias que vêm normalmente sem caixa e às vezes com um sêlo meio desbotado.

2 - PROBLEMAS COM AQUECIMENTO.

Os computadores sofrem muito com a poeira. Periódicamente é bom abrir as tampas do seu gabinete, levá-lo para um local aberto, de preferência o seu quintal, ou ao ar livre e dar um jato de ar para expulsar toda a poeira acumulada no seu interior. 

Verifique as gretas dos dissipadores ( O dispositivo metalico que fica entre o processador e o cooler ou eletro ventilador ou ainda ventoinha do processardor) , e procure desobstrui-las. 

Você pode por exemplo usar um secador de cabelo, até com um pouco de temperatura para eliminar os ácaros. Em alguns casos será necessário retirar o cooler e o dissipador e lavá-lo com bastante água para eliminar a lama formada pela poeira  e a umidade, para assim desobstruir os condutos de ar.

PRESILHA DE PLÁSTICO QUE
PRENDE O COOLER À PLACA MÃE.
Observe que as presilhas que prendem o cooler à placa mãe são frágeis e se quebrarem, todo o cooler com seu dissipador será perdido, porque até hoje não encontrei um lugar sequer onde essas presilhas fossem vendidas. A solução para isso é comprar outro cooler que não use essas malditas e perecíveis presilhas.

Há pessoas que prendem o cooler à Placa mãe com parafusos, porém nesse caso pode ocorrer erro de desbalanceamento (Quando um lado fica mais apertado do que o outro), e ocasionar que o cooler não fique preso com a pressão ideal, que é calculada de fábrica, portanto eu particularmente tenho adotado a compra de outro cooler, de preferência que não use as tais presilhas. Só os uso quando o processador é novo porque o cooler vem junto com o processador, no caso os "BOX". Veja abaixo foto de um cooler que é vendido e que usa um método de fixação à placa mãe sem as tais presilhas plásticas que quebram com muita frequência.
Apesar de todos os cuidados com a poeira, o aquecimento nem sempre é só devido a ela. Computadores gostam muito de ambientes refrigerados, isso porque um ambiente refrigerado irá lhe dar uma vantagem, já que terá que regular a temperatura interna dos componentes a partir do valor da temperatura ambiente. 

No verão portanto os computadores que trabalham em ambientes quentes têm a probabilidade de apresentar problemas devido a elevação natural da temperatura ambiente, principalmente se a regulagem da temperatura estiver próximo ao seu limite.

A temperatura normal de um processador gira em torno de 60 graus centígrados. Essa temperatura tende a aumentar se o computador é muito exigido, principalmente em jogos de última geração que forçam o processador a trabalhar nos seus limites de processamento. Normalmente quando a temperatura ultrapassa 80 graus centígrados no processador, o limite de temperatura está bem próximo. 

Algumas placas mãe permitem ajustar os parâmetros de alarme de temperatura e de desligamento automático do processador, a partir de um valor pré ajustavel que pode ser ajustado para um pouco mais ou um pouco menos, mas sempre dentro da tolerância do processador.

O processador não deve ser ligado sem a ventoinha ou com ela solta, porque ai o processador pode esquentar muito rapidamente e queimar, não dando tempo de desligar automaticamente.

Para prevenir essas desagradáveis experiências, o ideal é comprar gabinetes bem espaçosos e bem ventilados, principalmente se o computador tem placas mãe robustas e que consomem mais energia, e se a máquina como um todo dispõe de uma certa quantidade de discos rígidos e leitores/gravadores de CD/DVD.

Verifique que os ventiladores do gabinete devem quando situados na parte de baixo e na lateral na direção do processador, jogar o ar para dentro e na parte superior puxar o ar  para fora, como na ilustração abaixo.

3 - PROBLEMAS DE ALIMENTAÇÃO

Se você usa um computador que aleatóriamente congela, ou seja, deixa a imagem paralizada e nem a combinação das teclas "CONTROL" + "ALT" + "DEL" tira ele do estado de congelamento, e principalmente se mesmo após reinstalar o sistema operacional ele continua tendo esses congelamentos, desconfie da fonte de alimentação.

O módulo de memória também produz isso, mas normalmente produz o fenômeno conhecido como "TELA AZUL" que é quando um endereço de meória deu pau, seja por erro de processamento, (Quando um endereço é solicitado já estando ocupado) ou quando se tenta acessa-lo mas ele está indisponível por estar defeituoso. Ai é tela azul.

Entretanto se você está usando o computador e a tela simplesmente congela, pode ser porque a tensão que alimenta a memória ou o processador atingiu um nível baixo, provocando a pane no estado normal dele. Se isso acontece é porque as tensões ("VOLTAGENS") estão perigosamente baixas. Você pode monitorar isso com vários programas especializados. O "EVEREST" é um deles, mas vários fabricantes fornecem junto com as placas mãe programas acessórios para esses monitoramentos.

Nesse ponto, uma vez detectado esse problema, é tempo de pensar em comprar uma fonte mais robusta e mais possante que possa aguentar a carga do seu sistema.

A QUESTÃO DA FONTE.



Essa é uma questão muito delicada tendo em vista que as maiores potências existentes no mercado são fontes de 1200 watts reais. Hoje já temos um valor acima desse. Pois bem, eu tinha essa fonte que foi bem cara na época, mas não era de uma marca conhecida. Por isso ao ligar o computador depois de montado e depois de algum tempo ele começa a travar e depois desliga. Isso ocorre porque a fonte não suporta a potência demandada e os níveis de tensão para os diversos sistemas principia a diminuir até chegar a um nível insuportável, que leva o processador a desligar, travar e dar boots de falha.


Essa é uma situação difícil de diagnosticar. Requer uma certa experiência, que eu já a tinha no passado, mas sempre implica em tempo de pesquisa e de tentativas e erros até se chegar a uma conclusão. No meu caso foi mais difícil ainda porque eu tinha uma fonte teóricamente TOP de linha ou seja de 1200 watts reais. Minhas suspeitas recairam sobre a fonte quando percebi que os níveis de tensão estavam alarmando.


Resolvi então recorrer a uma fonte de 1200 watts reais mas de marca. Optei pela marca SEVENTEEN que é reconhecida no mercado como uma excelente marca. Essa fonte não é muito farta no mercado. Na verdade no Rio de Janeiro só encontrei uma loja que comercializava essa fonte.
Isso solucionou o meu problema. 



MODELO: ST-1200Z-AF


Espeficicações

Potência: 1200W (Reais)
- PFC ATIVO
- 100% MODULAR
- Cor: Preto
- Padrão SSI EPS 12V V2.91
- Tensão: 100V ~ 240V
- Frequência: 50 ~ 60 Hz
- Temperatura operacional: 0ºC ~ 50ºC
- Eficiência: >80%
- Tamanho: (C x A x L): 230 x 86 x 150mm
- Peso aprox. c/ embalagem: 4kg
- Garantia: 1 ano
- Comprimento dos cabos: ± 50cm
- Certificações:
CE, TUV, CB, UL, FCC and BSMI
Acessórios
4 parafusos
- 1 cabo de energia
- Cabos Modulares
- Bolsa de veludo para cabos

Conectores
Qtd.
Tipo
Função
1
ATX24Placa mãe
1
ATX 12VPlaca mãe
2
EPS 12VPlaca mãe
4
PCI Express 6+2pVídeo PCI Express
6
MolexCD/DVD, HD IDE
9
SATAHD SATA
2
4 pinosFloppy (disquete)


Refrigeração
- 1 x Ventoinha preta de 135mm- Sistema STNC de controle automático de rotação

Proteções
OPP (Proteção contra sobrecarga)
- OVP (Proteção contra sobretensão)
- OCP (Proteção contra sobrecorrente)
- UVP (Proteção contra sub-tensão)

As especificações são importantes
Voltagem de SaídaControle de saídaRegulagem
Min[A]Max[A]CarregadoLinha
+5V1.540±5%±1
+3.3V0.540±5%±1
+12V11.520±5%±1
+12V21.520±5%±1
+12V31.520±5%±1
+12V41.530±5%±1
-12V00.8±10%±1
+5VSB04±5%±1
COMPARE COM OUTRA FONTE

    +3.3V: 25A x 40A(seventeen)
    +5V: 20A x 40A(seventeen)
    +12V: 34A x 90A(20A x 4 sendo uma saida de 30A)
    (seventeen)
    -12V: 0.8A = 0,8A(seventeen)
    +5VSB: 3A x 4A(seventeen)

A fonte mais possante pelas suas características hoje existente no mercado é a 

Thermaltake / TPX-1375M, fonte de alimentação com Potência máxima 1375 watts, Compatível com os padrões Intel ATX 12V 2.3 & SSI EPS 12V 2.91, Certificado 80 Plus Gold.

Garante eficiência de até 94% e além de reduzir os custos de consumo, Operação 24/7 em 50ºc com fornecimento contínuo de 1275W de potência, Design de circuítos Double-forward. 

Comparado ao design tradicional, ele tem uma perda menor de potência e alta confiabilidade. 

  • Conversores DC/DC para saídas de +3.3V e +5V para atingir a mais alta eficiência, 
  • Indicador S.P.T.: Monitor de Status com LEDS 3-mode (Standy By/Sinal Power Good/Temperatura), 
  • Linha de +12V robusta: com design de duas linhas de +12V, com 50A para 12V1 e 70A para 12V2, 
  • Capacitores japoneses de alta qualiade: garantindo um nível soberbo de performance e confiabilidade, 
  • Capacitores de Estado Sólido: estabilidade robusta mesmo sob altas temperaturas, frequências e correntes, 
  • Tecnologia Fan Delay Cool: o microventilador continua operando após desligar o sistema para garantir que os componentes sejam refrigerados apropriadamente. 
  • Entrada AC Bi-Volt Automática entre 90-264V, 
  • PFC Ativo com valor de 0.95 em carga máxima, 
  • Alta confiabildade: MTBF>120,000 horas, 
  • Integrado com proteções de grade industrial: Sobrecarga, Pico de Corrente, Pico de Tensão, Redução de Tensão e Curto-Circuito, 
  • Certificados de Segurança / EMI: UL/ CUL, TUV, FCC, CE, BSMI e certificado GOST, 
  • O Cable management permite o organizar o sistema de modo eficiente, melhorando o fluxo de ar do gabinete, 
  • 6 Conectores PCI Express 6+2 pinos, 
  • 2 Conectores PCI Express 8 pinos, 
  • 1 Conector de alimentação para placa mãe (24 Pinos), 
  • 1 Conector EPS/ATX 12V (4+4 Pinos), 
  • 1 Conector EPS 12V (8 Pinos), 
  • 16 Conectores SATA (5 Pinos), 
  • 6 Conectores (4 Pinos), 
  • 1 Conector para drive disquete (4 Pinos)

4 - OUTROS PROBLEMAS

Os problemas aqui descritos são responsáveis pela maioria das telas azuis e travamentos dos micro computadores, mas não são as únicas causas. Não podemos nos esquecer que vírus, defeitos na placa mãe, no chipset na placa de vídeo, além de programas defeituosos podem causar esses problemas, mas diria que 90% dos problemas encontram aqui nesses que descrevemos suas causas principalmente se as características forem essas. Desejamos portanto boa sorte na análise do seu problema, e esperamosde coração ter ajudado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.