Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

COMPUTADOR DE PAREDE. E O MICRO FOI PARA A PAREDE.

Essa matéria é para mostrar uma boa solução para problemas de espaço, trazendo um certo charme tecnológico para o ambiente informatizado.

Em relação à imagem anterior, essa montagem mostra uma placa de vídeo maior (Ocupa o espaço de dois slots).
Além disso icorporou uma arrumação melhor dos cabos com proteção de plástico espiralado.

Tudo começou quando eu adquiri a placa mãe INTEL DX58SO2.


Essa é uma MOTHERBOARD ou MOBO como gostam de denominar os NERDs, feita para a bancada, pois ela tem inúmeros recursos que facilitam ao técnico na bancada, poder fazer testes, porque além de ter ela em sua parte frontal vários conjuntos de leds que mostram todas as funções da placa, obedecendo um determinado código, é claro, essa placa mãe dispõe de botões de controle que permitem que se ligue, desligue, dê-se reset e configure-se a BIOS do sistema. sem necessidade de que ela esteja conectada a um teclado e um mouse.

FIXAÇÃO DO HD UTILIZANDO-SE 8 FUROS
COM A COLOCAÇÃO DE ABRAÇADEIRAS
DE PLÁSTICO COM 4 AMARRAÇÕES.


No geral é uma placa que tem um grande apelo visual devido ao efeito dos leds multicoloridos e ao aspecto dela mesmo em si de todo muito estilizada.

LEDS E DISPLAYS FRONTAIS

Pensava eu: É um desperdício ter uma placa com tal apelo visual escondida em um gabinete.

Parte dos controles frontais e os leds indicadores.

Além de tudo já de muito tinha a idéia de montar um micro de forma horizontal como em um quadro para servir como um instrumento de aulas onde mais fácilmente seria possível averiguar as conexões entre seus componentes.

MONTAGEM DE 3 HDs DE 1 TERABYTE.


Dessa forma me veio a idéia de montar esse micro computador usando essa placa mãe em um quadro de madeira. E foi o que fiz.

CONTROLES FRONTAIS

Uma das minhas primeiras dificuldades fora pensar uma forma de  fixar a placa mãe a esse quadro. Tive a idéia de retirar de um gabinete velho, uma base ATX2 e assim ficou fácil. Alguns parafusos e lá estava minha placa presa e fixada em uma base de madeira.

GANHO DE ESPAÇO COM A IDA DO MICRO PARA A PAREDE.





Outra dificuldade fora: Como fixar os HDs. Isso também foi resolvido retirando do mesmo gabinete velho, a base para fixação dos HDs que já tinha inclusive as furações para uma fixação à base de madeira.

No video abaixo não foi adotada essa solução, mas a placa mãe foi fixada diretamente sobre a madeira, utilizando-se a colocação dos espaçadores que normalmente ocupam os gabinetes convencionais.

Posicionei-os próximo à saída da placa mãe para os HDs, de forma que não fosse preciso percorrer longas distâncias e ficou também muto bom.

Outra dificuldade foi prender a fonte à essa base de madeira e foi resolvido com a colocação de abraçadeiras de plástico, formando quatro pontos de fixação e amarração tanto no sentido horizontal como no vertical.

ACESSO FÁCIL À ENTRADAS E SAÍDAS

Depois de pronto fixei todo o conjunto à parede, com um nível para ficar na posição horizontal, utilizando parafusos de 8" e buchas de parede.


O resultado trouxe um ar mais hightech, expôs a placa em toda a sua beleza, permite manipulações no conjunto de foma prática, sem ter que abrir o gabinete, promoveu total acesso à parte trazeira do micro de forma que eu posso colocar os acessórios que eu quiser facilmente como pen-drives, e me proporcionou um excelente ganho de espaço na mesa, pois estando na parede o gabinete não ocupa espaço em minha mesa.

É uma excelente dica para a indústria. Que tal pensar daqui para a frente em fabricar microsde parese? 

OBS: Eu não coloquei os drives de Disco, porque a rigor não tenho necessidade deles, tendo em vista que eu instalo tudo por uma rede ou por meio de um pen drive bootavel com a instalação do Windows, mas se precisar eu posso conectar um cabo SATA que já fica ligado e um conexão de força para SATA (também já ligada e dispónível), ou posso usar o meu DRIVE de disco portátil conectável por meio de uma porta usb.

A FONTE POSSUI EFEITOS VISUAIS PRODUZIDOS POR LEDS


A idéia de se montar um micro computador na parede, por sinal não é nova. Uma solução mais sofisticada já foi elaborada.

As placas e os acessórios de computador hoje incorporam muitos apelos visuais utilizando leds coloridos o que estimula esse tipo de solução que permite a visualização desses efeitos coloridos de ventoinhas com leds e outros acessórios com leds.


 O designer Fredrik Perman conseguiu a proeza de colocar seis computadores no seu local de trabalho quase sem se dar por isso, valorizando-o esteticamente.



Aqui foi produzido um quadro que incorpora seis computadores. A colocação na parede é feita por meio de um quadro grande e a fiação fica toda embutida.

Outras soluções já foram elaboradas. Veja o video abaixo.













9 comentários:

  1. Ótima ideia. Mas está funcionando até hoje? Nunca teve problema com interferencia eletromagnetica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona melhor do que no gabinete, pois além de ficar com melhora na teperatura dos componentes, também posso retirar o excesso de poeira passando um pincel pelos componentes.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Essa placa mãe como algumas outras já vem com o botão de power na placa mãe, para facilitar a montagem e os testes.

      Excluir
  3. Respostas
    1. O botão power já vem incorporado nessa placa mãe que hoje está fora de kinha, mas a ASUS tem outras placas mãe que usam esse recurso.

      Excluir
  4. quais fundamentos teoricos vc utilizou para elaborar este projeto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já monto computadores a muito tempo. Na verdade isso é para mim um prazer. Normalmente quando saem inovações eu não descanso enquanto não as incorporo ao meu sistema, entretanto ha muito já se percebe que os computadores de hoje ao contrário do que existia no início, são compostos de peças que se vão encaixando por meio de plugues cada vez mais práticos, de forma que monta-los em um quadro é uma questão apenas de fixação dos componentes, já que as suas conexões são práticas e muito fáceis. As vantagens são: Melhor refrigeração, já que em espaço aberto os componentes não ficam confinados a um espaço fechado que precisa de ventilação dada a dissipação de calor de alguns componentes, o ganho de espaço e a praticidade para conectar acessórios e limpar o micro, pois um pincel pode limpa-los rápida, constante e praticamente. O único problema que veja é a parte estética que pode ser resolvida por um bom projeto e capricho. Há ainda o quesito economia, pois se irá economizar na compra de um gabinete que pode custar caro. Há modelos que chegam a mais de 1000 reais. Na média R$600,00 um bom gabinete.

      Excluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.