Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

domingo, 5 de janeiro de 2014

COMO CONSERTAR VOCÊ MESMO SEU PC.

Vou relatar aqui algumas falhas resolvidas no meu PC (PERSONAL COMPUTER) e que eu acredito que sejam muito comuns, buscando auxiliar outras pessoas que passem pelos mesmos problemas.

Todos os problemas aqui relatados tiveram que ser resolvidos depois de várias tentativas, mas eu não vou relatar aqui todas as tentativas, e erros até chegar à solução, e vou partir diretamente para a solução procurando dar o máximo de informação possível.


Os problemas encontrados forma os seguintes:
PLACA MÃE INTEL DX58SO2


1 - PC frequentemente dando boot do nada com tela azul, problema que começou esporádicamente e depois foi ficando mais frequente até chegar ao ponto de nem completar o boot, reiniciando antes disso.

Essa máquina tinha dois problemas. Um era relativo à memória. O Clock da memória estava muito alto pois era memória DDR3-1600 quando a especificação de memória para a placa mãe era DDR3-1333. Além disso o chipset da placa mãe estava com aquecimento além do normal.

Segundo informação a respeito da placa mãe DX58SO essa placa mãe suporta módulos de memória com clock até DDR3-1333 veja em:


"Apesar de os primeiros processadores Core I7 oficialmente suportarem memórias até DDR3-1066, a Intel DX58SO suporta memórias até DDR3-1333. Isto é obtido forçando um outro multiplicador de clock para a memória (O clock da memória é obtido multiplicando-se um sinal de clock de 133 MHz)".

O controlador de memória integrado no Core I7 aceita apenas memórias DDR3 (Até 1,6V. Memórias que requerem mais do que isso não funcionarão e poderão inclusive danificar o processador.)

A memória DDR3 consome cerca de 30% menos energia, se comparado aos módulos DDR2. Trabalha com voltagem de 1.5V, menor que a 1.8V da DDR2 e os 2.5V da DDR.
 Muitos produtos de memória no mercado foram projetados para velocidades de clock além de especificações de JEDEC. Nós já vimos DDR3-2400. No entanto, tais velocidades exigem um aumento significativo da tensão para manter a confiabilidade da memória. Por outro lado, baixas velocidades de memória pode ainda ser de confiança, a tensão diminuiu. Entusiastas normalmente buscan na BIOS parâmetros,mas os usuários regulares podem ainda acessar os mecanismos para ajustes básicos e afinação do sistema. 

Módulos Padrão JEDEC

Nome padrãoClock de memóriaTempo de cicloVelocidade de clockTaxa de dadosNome do móduloPico de taxa de transferênciaTempos
DDR3-800100 MHz10 ns400 MHz800 MT/sPC3-64006400 MB/s
5-5-5

6-6-6
DDR3-1066133 MHz7.5 ns533 MHz1066 MT/sPC3-85008533 MB/s
6-6-6

7-7-7
8-8-8
DDR3-1333166 MHz6 ns667 MHz1333 MT/sPC3-1060010667 MB/s
7-7-7

8-8-8
9-9-9
10-10-10
DDR3-1600200 MHz5 ns800 MHz1600 MT/sPC3-1280012800 MB/s
8-8-8

9-9-9
10-10-10
11-11-11
Nota: Todos os dados listados na tabela acima são especificados pelo JEDEC como JESD79-39 .

SOLUÇÃO:

O Problema foi resolvido com a retirada do dissipador que fica sobreposto ao chipset, troca da pasta térmica, colocação de um cooler sobre o dissipador para que ele pudesse trabalhar com uma temperatura mais folgada, e a substituição das memórias por memórias com o clock compatível.

A colocação de um cooler sobre o dissipador do CHIPSET, reduziu a temperatura do referido circuito integrado de uma média de 70 graus centígrados para 50 graus centígrados, permitindo trabalhar bem mais folgadamente.

_________________________________________________

PLACA MÃE AZUS P6T SE


Começou a reinicializar sem nenhuma explicação e com frequencia cada vez maior até que não completava o Boot.

Verificou-se que o problema ocorria por causa do ressecamento da pasta térmica no CHIPSET da placa mãe. Na verdade essa pasta térmica converteu-se em  uma crosta dura que na verdade já não devia estar cumprindo com a sua função, provavelmente funcionando mais como um isolante térmico do que como um condutor e homogeneizador térmico, que deveria ser a sua função. O problema foi resolvido com uma rapagem dessa crosta e sua substituição por pasta térmica. A crosta teve que ser raspada no dissipador e no processador conseguimos solta-la colocando óleo desincrustante em spray. Obs: É necessário também que esse óleo seja dielétrico, ou seja, não condutor.

Com o calor que está fazendo no Rio de Janeiro, temos tido relatos de pessoas que estão com seus computadores reiniciando com frequência, devido a elevada temperatura.

Computadores agradecem penhoradamente, ambientes refrigerados, porque a temperatura interna dos gabinetes parte da temperatura ambiente. Se a temperatura ambiente é 10 graus mais baixa, esse é o patamar a partir do qual a temperatura interna do gabinete parte.

A troca frequente (de seis em seis meses) da pasta térmica do processador é saudável, assim como do chipset. Nossa experiência assim o confirma. Se você tem um compressor doméstico capaz de gerar um pequeno jato de ar, leve seu computador para fora e dê um jato de ar em todo ele, retirando aquela poeira que se acumula em seu interior. Aquela poeira é formada por fezes e esqueletos de ácaros que principalmente em presença de umidade podem se tornar condutores, prejudicando o funcionamento do seu micro computador além de proporcionar facilidade para oxidação.

Verifique se a temperatura do processdor e dos outros componetes estão muito quentes quando o pc não está em uso intenso, para isso baixe os programas MSIafterburner e o Aida64.

Verifique como anda a ventilação do seu gabinete, para isso verifique se ele tem um local para que o ar possa entrar e outro para que o ar possa sair.

O recomendado e ideal é instalar coolers extras no gabiente que vão fazer o fluxo de ar correr melhor dentro do pc. 

Instale cooler na frente e embaixo do gabiente para entrar o ar frio, e coolers em cima e atras no alto para que o ar quente possa sair do gabinete.

Memórias são a causa mais frequente de defeitos em micro computadores. Se seu computador parou com tela azul e apareceu um código, você tem boa chance de estar com problema de memória, então faça um teste de memória.

O próprio disco de instalação do Windows oferece a opção de reparar o computador, e de entre as sub-opções de reparo do computador há um teste de memória que inclusive corrige certos problemas de memória.
_______________________________________

Outro problema enfrentado foi o não reconhecimento dos HDs na inicialização.

Ao fazer a instalação do Windows aparece a mensagem:

“A instalação não pôde criar uma nova partição do sistema, nem localizar uma particao do sistema existente…”

Essa mensagem ocorre normalmente ao tentar instalar o sistema operacional em um HD, e o sistema recusa-se a faze-lo.

Não adianta desfazer e refazer a partição, nem fomatar. A solução é essa que apresentamos aqui.


Mude o boot de UEFI para LEGACY ASSIM

1 - Desligue completamente seu computador:
2 - Ligue o sistema. Assim que a primeira tela de logo aparecer, pressione F2 imediatamente para entrar na BIOS.
3 - Use a seta para a direita para selecionar Inicializar.
4 - Com o Modo de Inicialização em destaque, pressione Enter, e então use a seta para baixo para selecionar Legacy BIOS.
5 - Pressione Enter.
6 - Pressione F10, e então selecione Sim para salvar as alterações e sair da BIOS.

UTILIZE OS RECURSOS PARA TORNAR SEU HD RECONHECIDO

01- Inserir DVD do Win 7 e aguardar o boot 
02- Selecionar o idioma e depois pressionar shift+F10
03- digite diskpart
04- digite list disk
05- Selecione o disco com o comando select disk x (no meu caso o 0)
(No lugar do "x" deve ser colocado o Nº do disco correspondente na listagem apresentada.)
06- digite clean
07- A seguir digite create partition primary
08- Reinicie o PC e aguarde o boot novamente
09- Vá até a tela de selecionar a partição, carregue os drivers e etc
10- Formate e depois instale o Windows na partiçao desejada.

Obs: se depois da primeira inicialização durante o processo de instalação, o Windows não for inicializado, mude a ordem de prioridade dos HDs no processo de BOOT, pois pode ser que o Sistema operacional esteja buscando dar o boot na máquina pelo HD errado. Não deixe pen drives plugados durante esse processo.








Um comentário:

  1. Se você souber de mais problemas que você conseguiu resolver, relate-os aqui para ajudar outras pessoas a também resolvê-los. Terá sido uma boa ação, que visará tornar esse mundo um pouquinho melhor.

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.