Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

TELEVISÕES 4K e 8K.

A televisão em 4K ou seja em resolução 4K UHD foi Criada pela SONY em 2003 e dispõe de uma resolução de 3840 × 2160 pixels (8,3 megapixels) e é uma das duas resoluções da Televisão de ultra-alta definição (UHDTV). Também desenvolvida, a 8K UHD, criada pela SONY em parceria com SHARP especialmente para cinemas do Japão e cinemas da SONY em Hollywood, possui 7680 pixels × 4320 pixels (33,2 megapixels). 4K UHD tem o dobro da resolução horizontal e vertical do formato 1080p HDTV, com quatro vezes mais pixels em geral.
Segundo o oftamologista Paulo Schor, a resolução pode ter superado o limite para o olho humano.
Isso representa uma resolução fantástica, e uma qualidade de imagem excepcional, mas para utilizar essa tecnologia é preciso ter espaço, velocidade e banda. Gravar vídeos, armazenar e editar, irá necessitar de espaços cada vez maiores e velocidade igualmente fantástica. Uma velocidade de 15 MegaBPS (Mega bist por segundo) é o limite do mínimo necessário. Veja abaixo um demonstrativo de tamanho de armazenamento.


Quanto a programação, ainda não existe muito, mas isso deve mudar. Tal como aconteceu com o HD que hoje está consagrado, aos poucos vai sendo disponibilizado, a começar pelas filmadoras que já filmam em 4k.
Embora o avanço da tecnologia digital seja mais visível nas telas dos cinemas a cada dia, a maioria das grandes produções do cinema norte-americano ainda prefere captar as imagens utilizando os filmes em película 35 mm.
A opção tem uma justificativa: nem mesmo a mais moderna das tecnologias digitais de captação de imagem consegue reproduzir com alta fidelidade de cores e qualidade de imagem como a tradicional película, especialmente em cenas noturnas e ou com pouca iluminação.
A forma mais usual de exibição das imagens nos cinemas, da mesma forma, ainda é a película. Ou seja: se alguém quiser captar as imagens usando um sistema digital, por exemplo, terá depois que transferi-las para película na hora da exibição.
Como essa transição é feita de um suporte com qualidade inferior de resolução para o um suporte de qualidade superior, a percepção de perda de qualidade é maior o que, na prática, torna-se algo desnecessário.
Em 2006 os grandes estúdios começaram a testar uma tecnologia de captação de imagens digitais chamada 2K. Esse sistema contempla uma resolução de 2048x1080 pixels. Para se ter idéia, é uma resolução levemente superior a da HDTV que exibe imagens em 1920x1080 pixels.

Enquanto ainda aguardamos a chegada do sinal HD em todas as residências do país, a Rede Globo já realiza testes de vídeo com filmagem 4K e até 8K em alguns programas da emissora, como A Grande FamíliaTapas e Beijos e Joia Rara, a próxima novela das seis.
As produções citadas são filmadas em 4K, que tem quatro vezes mais resolução que a Full HD, mas passam por masterização e pós-produção em HD antes de chegar às TVs brasileiras.
Já a filmagem em 8K  tem resolução de 7680 por 4320 pixels, 16 vezes mais que a Full HD, e é aplicada na novela das oito que está no ar, Amor à Vida.
A resolução 8K é o futuro do futuro para a televisão: com dezesseis vezes a quantidade de pixels presente no Full-HD, ela é o passo seguinte ao 4K – que só agora começa a chegar ao país. Mas a Rede Globo está usando essas duas tecnologias agora mesmo.

Você certamente não recebeu nenhuma imagem 8K no seu televisor: é que a emissora usa a tecnologia para gravar seus programas.Já existem várias câmeras 4K, que gravam em resolução 3840 × 2160 pixels, e a Globo usa algumas para filmar novelas. Raymundo Barros, diretor de engenharia de entretenimento na emissora, diz ao jornal O Globo:

Na realidade, muito material em vídeo já é captado em 4K. Hoje aqui na TV Globo, por exemplo, temos as novelas “Tapas e beijos”, “A grande família” e “Joia rara” (a próxima novela das seis) que são filmadas com câmeras 4K. Mas estamos masterizando e pós-produzindo em HD.

Ou seja, parece que quando o 4K se popularizar, a emissora já estará pronta. E quando isso acontecer, talvez você possa ver novelas antigas em altíssima resolução. Oba!

E onde fica o 8K? Na novela das nove. Barros explica à Folha: as cenas externas de “Amor à Vida” em São Paulo na verdade são filmadas dentro do Projac, em um fundo “chroma key” gigante. Esse fundo azul é então substituído por imagens 8K da capital paulista. O hospital da novela na verdade está em Curicica (RJ), em uma cidade cenográfica.

Barros diz ao Globo que essas imagens de fundo ocupam 30 TB de espaço, e a emissora usa cabos coaxiais de cobre para transferir tudo de um lugar para outro – no futuro, terá que usar fibra óptica. O sinal 8K sem compressão pode exigir até 200Gb/s de velocidade.

Qual a graça do 8K, também conhecido como Super Hi-Vision? Dado que ele exibe imagens de 7680 x 4320 pixels (33,2 megapixels), é possível aumentar a imersão da experiência de ver TV. Tudo é exibido com o máximo de detalhe, e você pode se sentar mais perto da tela sem notar pixels – e, espero, sem prejudicar a visão.

E não é só a qualidade de imagem: o Super Hi-Vision traz 22.2 canais de áudio! Em parceria com a japonesa NHK, a Globo gravou o Carnaval deste ano em 8K. E em uma demonstração, “nas filmagens da Sapucaí é possível ouvir com perfeição a variação do som conforme os carros alegóricos se aproximam e se afastam”, segundo a Folha. Mas Barros explica que você não precisará colocar 22.2 caixas de som na sala: a NHK testa um protótipo que coloca 116 pequenos alto-falantes ao longo da moldura da TV.

Quando o 8K chegará ao Brasil? Não se sabe. Barros diz ao Globo: “Ainda não temos um prazo para implantar aqui no país. Na melhor das hipóteses seria algo no mesmo tempo da implantação no Japão, ou então, logo depois.” O Japão deve transmitir TV nessa resolução a partir de 2016.

Barros, no entanto, parece bastante otimista: “eu sei que em pouco tempo todos teremos 8K”, diz ele. Ora, ainda estamos levando a resolução HD para cidades do interior, então ela deve demorar. Talvez menos que nossa desajeitada transição para a TV digital, mas não espere pelo 8K tão cedo. [Folha e O Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.