Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

domingo, 25 de abril de 2010

COMO ENCONTRAR UMA RAZÃO PARA VIVER.


Um eminente orador convidado a proferir uma palestra na Finlandia, ao terminar a palestra conversava com alguns Filandeses, quando uma senhora acercando-se do palestrante, disse-lhe que invejava-o por ser Brasileiro. E a seguir explicou seu comentário. É que naquele ano a poucos dias do início do Verão na Finlandia, o governo estava preocupado, pois o clima permanentemente frio, sem a presença do sol o que poderia provocar sómente naquele ano centenas de suicídios. A Finlandia é um país considerado de Primeiro mundo, onde a miséria foi erradicada e os índices de educação e bem estar social estão entre os mais elevados do mundo. Tem um clima frio, em que o sol quase não aparece. De fato a poucos dias do início do verão eram registrados 8 graus centígrados positivos. Os dias permanentemente nublados e chuvosos parecem incentivar sentimentos de depressão que acabam por resultar em uma das mais elevadas taxas de suicídios do mundo. De fato isso também ocorre em países visinhos da Finlandia como por exemplo a SUIÇA que é um dos países com as mais altas taxas de bem estar social e ausência de miséria e pobreza.

No mundo, 815.000 pessoas cometeram suicídio no ano 2000, sendo 524.666 da Finlândia o que perfaz 14,5 mortes por 100.000 habitantes, sendo que na Finlândia o número sobe para 958,87 mortes por 100.000 habitantes (uma morte a cada 40 segundos), o que nos prova que a moda do suicídio esteve em alta. O resto foi no Japão, mais precisamente em Tokyo. Lembrando que japonês não se suicida, ele comete Harakiri, porque são os seres mais inteligentes do mundo.

Em todos os casos, a probabilidade de atitude tão extrema é consideravelmente potencializada se houver uso continuado de drogas, de bebidas alcoólicas, e de gatinhos

BRASIL - UM DOS MELHORES LUGARES PARA SE VIVER
SUICÍDIOS NO BRASIL SÃO METADE DA MÉDIA MUNDIAL



Pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, pelo número de suicídios, o Brasil deve ser um dos melhores lugares do mundo.


A cada 100 mil pessoas, só quatro se matam. Isso representa aproximadamente metade da média mundial -

Na Hungria, campeã mundial de suicídios, 38,6 pessoas a cada grupo de 100 mil se matam todos os anos.


Não há nenhuma relação entre as condições de vida dos lugares e a tendência ao suicídio.


O segundo lugar na lista mundial é o Sri Lanka, uma ilha no Oceano Índico, próxima à Índia, sacudida por uma guerra civil entre duas etnias.


A cada 100 mil cingaleses (habitantes do país), 35,8 se matam, segundo a OMS.


Em terceiro lugar vêm a Finlândia, país do norte da Europa, que passa por invernos geladíssimos (parte de seu território está dentro do Círculo Polar Ártico). Há 29,8 suicidas a cada 100 mil finlandeses.


O quarto colocado é um país onde a maioria dos brasileiros sonha em viver: a Suíça tem belas paisagens, renda per capita alta e bem distribuída e organização que faz com que tudo funcione. Entretanto, 22,7 a cada 100 mil suíços se matam a cada ano.


Normalmente, homens se matam mais que mulheres. Na Hungria, por exemplo, 58 homens a cada 100 mil se matam. Entre as mulheres, a taxa cai para 20,7.

De fato eu já viajei muito pelo mundo pois pertenci aos quadros da Marinha Mercante Brasileira, e pude observar que em muitos países do primeiro mundo, as casas suntuosas de ruas de bairros chiques pareciam vazias. Não se via movimentação nenhuma como se as pessoas não as habitassem. Estavam elas enfurnadas dentro de suas suntuosas residências, e alguém que passasse pelas ruas não conseguiria falar com ninguém. Pareceria em um planeta vazio de afeto e de calor humano.

O mesmo não se poderia falar das ruas brasileiras, como as ruas do Rio de Janeiro. Com o calor todos saem de dentro de suas residências e vão para os portões, e lá conversam. A rua é um estado permanente de festa. Os bares estão sempre frequentados e lá se ouve casos, anedotas e se fazem amigos. A praia é convidativa ao entrelassamento de pessoas que desfrutam desse sol exuberante, desse clima quente que se reflete no comportamento das pessoas. De fato quanto mais se caminha para o Norte, mais o Brasileiro é hospitaleiro e amigo. Você o conhece em um dia e no mesmo dia já dorme em sua casa. Já mais para o sul a medida que o clima esfria, as barreiras entre o interrelacionamento pessoal crescem, mas apesar disso tudo o Brasil é um país maravilhoso para se viver e todos os estrangeiros que aqui chegam se apaixonam.

MAS PORQUE O SER HUMANO TIRA A PRÓPRIA VIDA?

A música do Tim Maia explica

Azul da Cor do Mar

Tim Maia
Composição: Tim Maia

Ah!
Se o mundo inteiro
Me pudesse ouvir
Tenho muito prá contar
Dizer que aprendi...


E na vida a gente
Tem que entender
Que um nasce prá sofrer
Enquanto o outro ri..


Mas quem sofre
Sempre tem que procurar
Pelo menos vir achar
Razão para viver...


Ver na vida algum motivo
Prá sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar...




Como diz a música, é preciso que cada ser humano principalmente o que sofre, procure e pelo menos  venha a achar uma RAZÃO PARA VIVERALGUM MOTIVO PARA SONHAR. TER UM SONHO TODO AZUL AZUL DA COR DO MAR.

De farto ai está a raiz do mal. todos nós temos que ter alguma RAZÃO PARA VIVER, pois quando não existe mais razão para viver, a vida perde totalmente o sentido, e a pessoa se pergunta. PARA QUÊ CONTINUAR A VIVER?

Antes que possamos criticar aquele que toma a decisão de tirar a própria vida, é preciso compreendê-lo. É uma coisa óbvia, mas não é tão simples. Cada ser humano tem sua expectativas em relação à vida. Em cima dessa expectativa esse ser humano constroi o que podemos chamar de "SEU UNIVERSO" . Esse universo é constituido de todas as coisas que nos trazem RAZÃO PARA VIVER. Se esse universo vem ao chão, desmorona, então a razão para viver deixa completamente de existir, pois esse ser humano não consegue enxerga-la mais. Vem então o desejo de por um ponto final em tudo.

Portanto a RAZÃO PARA VIVER é o ponto principal, e esse UNIVERSO que constitui a RAZÃO PARA VIVER é o que iremos comentar.

Toda a nossa razão para viver é fundamentada em cima de um palavra simples mas que é a razão para tudo o que existe. Essa palavra chama-se AMOR. Nós precisamos de AMOR. Sem AMOR perdemos a razão para viver, e amar é um mandamento. Jesus o maior de todos os sábios, já dizia Amai a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

  • MARCOS 12
  • 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
  • 31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.




  Esse ensinamento do mestre Jesus fala de três amores distintos que resumem todo o amor. AMAR A DEUS, o segundo, AMAR O PRÓXIMO e o terceiro e não menos importante, AMAR A SI MESMO.

A música dos Beatles, apregoava isso.
All You Need Is Love Tudo O Que Você Precisa É De Amor

There's nothing you can do that can't be done Não há nada que você possa fazer que não possa ser feito
Nothing you can sing that can't be sung Nada que você possa cantar que não possa ser cantado
Nothing you can say, but you can learn how the play the game Nada que você possa dizer, mas você pode aprender como jogar o jogo
It's easy É fácil

There's nothing you can make that can't be made Nada que você possa fazer que não se possa fazer
No one you can save that can't be saved Ninguém a quem você possa salvar que não possa ser salvo
Nothing you can do, but you can learn how to be you in time Nada que você pode fazer, mas você pode aprender como ser com o tempo
It's easy É fácil

All you need is love Tudo o que você precisa é de amor
All you need is love Tudo o que você precisa é de amor
All you need is love, love Tudo o que você precisa é de amor, amor

Love is all you need Amor é tudo o que você precisa
Love, love, love Amor, amor, amor
Love, love, love Amor, amor, amor
Love, love, love Amor, amor, amor

All you need is love Tudo o que você precisa é de amor
All you need is love Tudo o que você precisa é de amor
All you need is love, love Tudo o que você precisa é de amor, amor
Love is all you need Amor é tudo o que você precisa

There's nothing you can know that isn't known Não há nada que você possa saber que não possa ser conhecido
Nothing you can see that isn't shown Nada que você possa ver que não possa ser visto
Nowhere you can be that isn't where you're meant to be Nenhum lugar onde você possa estar que não seja onde você quer estar
It's easy É fácil

All you need is love Tudo o que você precisa é de amor
All you need is love Tudo o que você precisa é de amor
All you need is love, love Tudo o que você precisa é de amor, amor
Love is all you need Amor é tudo o que você precisa

All you need is love Tudo o que você precisa é de amor
All you need is love Tudo o que você precisa é de amor
All you need is love, love Tudo o que você precisa é de amor, amor
Love is all you need Amor é tudo o que você precisa
Love is all you need Amor é tudo o que você precisa
Love is all you need Amor é tudo o que você precisa ...


De fato, o AMOR é que nos move. Tudo o que nós fazemos, tudo o que pensamos tem como raiz o amor.
VAMOS FAZER UM TESTE
Já pensou como seria sua vida, se você fosse o último homem sobre a terra?
Você não se preocuparia mais em fazer a maioria das coisas que você faz hoje, e provávelmente talvez desejasse também morrer como os outros.
Isso comprova que tudo o que você faz e já fez tem como raiz OS OUTROS e principalmente aqueles que você ama. Sentimo-nos bem em amar e ser amados,e mais do que sentir, precisamos disso como o alimento, e como o ar que respiramos. Precisamos também aprender a nos amar e isso envolve várias ações. Estudar, progredir, fazer ginástica, vestir, nos cuidar. São ações que fazem parte do gostar de si mesmo. do amar-se.

O amor entretanto nem sempre é o que parece. Há vezes em que é um jogo de interesses e não própriamente amor de verdade. Paulo teve a felicidade de descrever bem o que é o verdadeiro amor.


1º CORINTIOS - 13
01 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
02 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
03 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse
amor, nada disso me aproveitaria.
04 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
05 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
06 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
07 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
08 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
09 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

 Portanto sempre que nos sentirmos sem razão para viver é porque está nos faltando o AMOR. Seja o amor que nos dão seja o amor que damos. Dessa forma a receita para que a vida venha novamente a ter sentido, é buscar novos amores ou amar outras pessoas.
 
Devemos ter em mente que DEUS nos ama sempre, como um pai ama seu filho e nunca nos desampara, e portanto sempre estamos sendo alvo do seu amor. Faça um silêncio interior e dialogue com Deus. Com certeza encontrará sempre as respostas, no tempo e na hora certa.
 
E se quer dar sentido a sua vida, coloque seu amor naqueles que estão precisando. Existem hospitais onde pessoas doentes precisam de seu amor, casas de idosos onde eles te esperam para receber seu amor. Orfanatos cheios de crianças carentes de amor.
 
Se você está desiludido da vida, certamente não terá a mínima vontade de fazer isso. MAS FAÇA UM TESTE.

Tenho ouvido testemunho de inúmeras pessoas que encontraram razão para viver depois que fizeram isso, porque a princípio fizeram por fazer, mas depois sentiram nascer dentro delas uma razão inesperada para viver. sua vida ganhou sentido. Por isso não deixe de fazer o teste antes detomar a decisão fatídica.

Vá até lá, doe seu amor, e de repente sentirá brotar dentro de você uma vontade nova de viver. Verá que sua vida pode ter sentido, e agradecerá a DEUS por ter lido essas linhas e ganhar uma nova chance para encontrar um sonho. UM SONHO TODO AZUL. AZUL DA COR DO MAR.

ABRAÇO e COMENTE.
 
 



14 comentários:

  1. Honorio,
    mais uma vez você está sendo fonte de bençãos e bons frutos.

    Que deus o abençoe e o acompanhe sempre.
    Um abraço,
    O Peregrino.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo incentivo. Peço a Deus que sempre me inspire e me use para atravez de mim falar a alguém que quem sabe esteja precisando ouvir uma palavra. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Seria mais filosófico se não envolvesse relegião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Religiões sejam elas quais forem desde que sejam do bem, estão focadas na palavra AMOR. Amor a si, amor ao próximo e amor a Deus. Ai está a chave para a vida, inclusive a vontade de viver. É difícil falar disso sem envolver a parte espiritual que tem tudo a ver com religião, já que religião é RELIGAÇÃO à força máxima do universo de onde provém a vida.

      Excluir
  4. Na boa, Brasil um dos melhores lugar pra se viver por ter baixas taxas de suicídio?

    As pessoas aqui não são nem cegas para não verem as coisas e terem opinião própria, elas simplesmente não tem opinião nenhuma! Como pode uma pessoa que não tem ponto de vista sobre nada vai parar pra pensar se a sua miserável existência tem sentido ou vale a pena?!

    O argumento do amor é válido, em partes... Mas estragas-tes tudo enfiando religião e metafísica em um assunto socio-politico-cultural-econômico. Isso pode até funcionar as pessoas que necessitam ou querem continuar não possuindo uma opinião própria pra continuar a viver, então se agarraram a fé cega pra se conformar com tudo, agora pra pessoas realmente críticas essa inserção de religião só piora as coisas, ficamos ainda mais revoltados por somente imaginar alguma entidade que permita as injustiças as quais as pessoas são submetidas contra a própria vontade, e não adianta querer apontar complacência como solução...

    ResponderExcluir
  5. A questão espiritual é importante porque tudo o que existe tem causa espiritual. Somos pessoas e países consequencias dos nossos erros e acertos do passado, mas dentro desse contexto o Brasil está bem. Bem melhor do que Oriente Médio, India etc... Não tão bem do ponto de vista material como Austrália ou Canadá, mas será que eles são mais felizes? Prá pensar.

    ResponderExcluir
  6. eu quero é morrer e não viver... viver não tem graça... eu não pedi pra nascer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida tem uma finalidade, e ela lhe foi dada com essa finalidade. As pessoas costumam dizer que Deus tem um plano para você, e é verdade. As dificuldades por que passamos, as dores existem para serem superadas. Todas as pessoas que conheço que chegaram ao ponto de tomar a decisão entre morrer ou viver, quando escolheram viver, deram a volta por cima e encontraram uma felicidade relativa porque a felicidade completa não é para essa vida aqui. Um exemplo foi o Agnaldo Timóteo, o cantor. Mas reconheço que é difícil as vezes, entretanto nessa hora você tem ai ao seu lado um amigo que é Deus. Abra seu coração para ele. Fale de todas as suas mágoas de todos os seus medos, peça sua ajuda e ela chegará no tempo e na hora certa. OK?

      Excluir
  7. Quem perdeu a esperança não tem forças nem para buscar religiões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente buscar ajuda. A depressão é muitas das vezes causada pela ausência de uma substancia no cérebro. Quando se busca ajuda médica essa substancia é ministrada e a depressão pode ser superada. Busque ajuda médica e o sol vai voltar a brilhar para você também.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Feche os olhos dentro da sua angustia e chame por ele, esse amigo que está ai ao seu lado mas que você não vê. Ele quer te estender a mão e se você se concentrar e lhe der uma chance ele vai falar contigo. Ele fala dentro de sua mente. As respostas vão brotando, as soluções vão aparecendo sem que você saiba de onde vem, mas ele está ai. É só tantar ouvi-lo em vez de ouvir essas vozes que lhe sugerem fazer o que não deve fazer. Não lhes dê ouvidos, porque se você pensa que ao lhes dar ouvidos porá fim ao seu sofrimento, está muito enganada. É depois da decisão fatídica que seus sofrimentos irão iniciar e creia-me que você terá saudades desse momento em que ainda poderia tomar uma decisão.

      Excluir
  9. Respostas
    1. As pessoas hoje buscam muito a religião. Isso ocorre porque tem necessidade de espiritualização, como você. As pessoas sentem a necessidade do pai que é Deus, como você. Creia que com ele tudo fica mais fácil e não é preciso ir a um templo religioso. ele está ai ao seu lado. Procure-o. Busque-o que a resposta chega no tempo e na hora certa. Confia nele e tudo que você não pode fazer ele fará se for para o seu bem.

      Excluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.