Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

segunda-feira, 12 de abril de 2021

O MUNDO ASSISTE O FESTIVAL DE DETRITOS QUE AFINAS EMERGEM PARA QUE TODOS VEJAM.


A REPORTAGEM DO JORNAL FRANCÊS LE MONDE DESNUDA A FARSA DA LAVA JATO QUE É A RESPONSÁVEL PELA TRAGÉDIA HUMANITÁRIA EM QUE VIVEMOS.

“Lava Jato”, a mentira brasileira

Um magistrado julgado “tendencioso”, uma equipa de promotores cujos métodos às vezes eram ilegais, a intervenção dos Estados Unidos e, por fim, um escândalo retumbante: “Lava Jato” serviu a muitos interesses, mas não à democracia. Meses de investigação, entrevistas e pesquisas foram necessários para “Le Monde” definir a cena nos bastidores.

Algo está podre no estado do Brasil. O país inteiro está sendo atingido por uma série de crises simultâneas, uma espécie de tempestade perfeita - recessão econômica, desastres ambientais, polarização política extrema, Covid-19 ... e agora o naufrágio do sistema judicial. Outro trovão em um céu já pesado, mas cheio de esperança há sete anos, quando um jovem juiz chamado Sergio Moro lançou, em 17 de março de 2014, uma vasta operação anticorrupção chamada “Lava Jato” (“Lava Jato” ), envolvendo a gigante do petróleo Petrobras, empresas de construção e um número expressivo de líderes políticos.

De uma só vez, o impetuoso Dallagnol e sua equipe de promotores, apoiados pelo judiciário e pela mídia, iam, enfim, limpar e salvar o Brasil! Os números foram impressionantes: 1.450 mandados de prisão foram emitidos, 533 acusações foram feitas e 174 pessoas condenadas. Nada menos que doze chefes de estado ou ex-chefes de estado brasileiros, peruanos, salvadorenhos e panamenhos foram implicados. E a colossal soma de 4,3 bilhões de reais (610 milhões de euros) foi recuperada para os cofres públicos de Brasília. Até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, adorado pela maioria dos brasileiros, não resistiu à onda, pois se viu atrás das grades.

E então, de repente, nada ou quase nada. Em menos de dois meses, a extensa investigação desmoronou como um suflê. No início de fevereiro, o Ministério Público Federal anunciou o fim da “Lava Jato”, desmontando sua principal equipe de promotores com uma frieza nunca vista. Em seguida, um ministro do Supremo Tribunal ordenou que as acusações contra Lula fossem retiradas. Quinze dias depois, em 23 de março, foi a vez da mais alta corte do Brasil decidir que o juiz Moro havia sido "tendencioso" em sua investigação.

O jornal francês Le Monde  afirma que o governo dos Estados Unidos teve influência sobre a Operação Lava Jato a partir de uma conexão com o então juiz Sergio Moro . O jornal afirma que uma apuração que levou "meses de investigação, entrevistas e pesquisas" permitiu a conclusão de que a Lava Jato "serviu a muitos interesses, mas não à democracia".

A reportagem afirma que a conexão entre EUA e Lava Jato começou ainda no governo George Bush . Na época, a administração do então presidente estadunidense buscou "aumentar a ação antiterrotista de Brasília", criando uma "rede de especialistas locais, capazes de defender as posições americanas 'sem parecerem joguetes' de Washington".


A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra decisão que considerou o ex-juiz Sérgio Moro parcial ao julgar o doleiro Paulo Roberto Krug, condenado no caso Banestado, que mirou esquema bilionário de evasão de divisas entre 1996 e 2002. Por unanimidade, os ministros seguiram entendimento do relator, Gilmar Mendes, e mantiveram a anulação da sentença fixada pelo ex-magistrado da Lava Jato. O caso foi analisado no plenário virtual da corte, em julgamento que se encerrou nesta quarta, 7. 

 Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2021/04/08/2-turma-nega-recurso-da-pgr-e-mantem-suspeicao-de-moro-em-caso-do-banestado.htm?cmpid=copiaecola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.