Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sábado, 7 de janeiro de 2012

PÃO DE TRIGO GERMINADO. EM VEZ DE ENGORDAR EMAGRECE.

Após 24 horas de molho na água, a semente do trigo já demonstra seu germe.

A planta, em seu estágio inicial, concentra mais vitaminas e sais minerais do que as folhas adultas.

A molécula das plantas, através da fotossíntese (que na presença da luz solar absorve gás carbônico e o transforma em oxigênio), é também responsável por benefícios mais diretos ao organismo humano.

Sempre prefira sementes de origem orgânica, para potencializar o processo. 


Resumindo a germinação do trigo:

  • Deixe o de grão de trigo seco de molho na água durante 24 horas.
  • Após, escorra a água e deixe os grãos em uma peneira.
  •  Molhe a peneira várias vezes ao dia com aspersor para manter a umidade.

A produção de trigo representa cerca de 30% da produção mundial de cereais. O cultivo do trigo é tão disseminado pelo mundo inteiro que em qualquer mês do ano ele é colhido em alguma parte de nosso planeta.

Dos tipos de trigo cultivados, o trigo comum, por sua importância, representa mais de 90% da produção mundial. No Brasil, cultiva-se genericamente o trigo comum, Triticum aestivum, L.

Da produção total de trigo, 65% é consumido por humanos, principalmente na forma de farinha branca (72-80% de extração) usada na produção de pães, massas alimentícias, bolos, biscoitos ou como ingrediente na elaboração de inúmeros produtos alimentares.

Cerca de 20% é usado para alimentação animal e os restantes 15% são usados como semente e em usos industriais, pequena mas significativa proporção é perdida durante manuseio e processamento pós-colheita (Bushuk, 1986).

A farinha branca possui fraco valor nutricional porque é pobre em vitaminas e minerais e suas proteínas são deficientes em aminoácidos essenciais, o que para populações de países pobres e em desenvolvimento, pode representar um problema, uma vez que a principal fonte alimentar provém de vegetais. Poderia ser feito o enriquecimento e/ou fortificação desta farinha com nutrientes, ou usar processos como a germinação para aumentar o seu valor nutricional.

Em vista da deficiência geral de alimentos no mundo, e mais especificamente da baixa qualidade protéica, é importante pesquisar procedimentos que possam melhorar o valor nutricional e tecnológico de suprimentos alimentares disponíveis, como qualquer tipo de grão de cereal (Dalby & Tsai, 1976).

Betschart (1988) afirma que um caminho para elevar o valor nutricional da farinha de trigo é através do aumento da taxa de extração e/ou uso de farinha de trigo integral. Teríamos assim, o efeito benéfico das fibras alimentares e aumento do teor de vitaminas, porém, haveria menor digestibilidade protéica e aumento de fatores antinutricionais, como os fitatos, que se encontram nas camadas periféricas do grão, diminuindo a disponibilidade dos minerais. Contudo, embora a porcentagem de disponibilidade de minerais seja menor na farinha integral do que na farinha de trigo, a quantidade absoluta disponível é maior.

Outra opção, seria a germinação, que é possivelmente, um dos processos mais antigos, simples e econômicos para melhorar o valor nutricional de cereais e leguminosas.

Os brotos de vários cereais são usados há muitos séculos em alimentos tradicionais do Oriente e vem se tornando cada vez mais populares no mundo Ocidental (Kumar & Chauham, 1993).

Estudos dos benefícios do trigo germinado para a saúde humana (baixando o colesterol plasmático - LDL-colesterol - em pacientes com hipercolesterolemia e atuando na função imune pela redução da resposta inflamatória), e seu uso no desenvolvimento de suplementos alimentares e produtos nutracêuticos vem sendo realizados na Universidade de Alberta, no Canadá.

Sugerem também que o trigo germinado possa se tornar um importante ingrediente em gomas de mascar e em outros alimentos (Basu, 1997).

No Brasil, embora a produção de trigo seja voltada para o consumo humano, as freqüentes ocorrências de chuvas no período da colheita, tem mostrado alta incidência de grãos germinados, principalmente na região sul do país, fazendo com que este seja classificado como “Abaixo do Padrão” para a indústria de panificação, sendo descartado ou utilizado para alimentação animal (Brasil, 1994).

A extrusão é uma tecnologia versátil no desenvolvimento de inúmeras variedades de produtos alimentares de baixo custo (Anderson et al., 1971) e oferece a possibilidade de usar trigo germinado, o qual possui fracas propriedades de panificação (Singh et al., 1987; Sekhon et al, 1992). Na extrusão ocorre o processo tecnológico de cocção e os processos químicos de gelatinização do amido e de desnaturação protéica, com conseqüências sobre as características funcionais e nutricionais dos produtos extrusados.

A combinação das tecnologias de germinação e de extrusão, pode ser uma alternativa de aproveitamento para o trigo nacional, tornando possível o emprego das farinhas integrais extrusadas de trigo germinado, como ingrediente ou aditivo alimentar.

Como fazer?

Pão essênio: O pão da vida


O pão essênio está entre os principais alimentos consumidos por Jesus! Trata-se de um milagre em termos de nutrientes e energia vital.

Também é produzido com trigo germinado, mas ao invés de ser assado ao forno, é desidratado como se fosse uma passa de fruta.

Nesse processo de desidratação o pão essênio torna-se crocante, seco, gostoso e altamente nutritivo.

Pelo fato de ser exposto apenas a um calor inferior a 43oC, as enzimas naturais do trigo não se destroem e você ingere um pão de trigo com a maioria das vantagens do trigo vivo.

Nesse sentido o pão essênio pode ser chamado de “o legítimo pão da vida” que associado com o “sangue vegetal”, a clorofila, justifica a expressão “milagre” que utilizei acima.


É um dos pães mais nutritivos entre os que existem! Verdadeira bomba de nutrição e bem estar. Regula a flora intestinal, ajuda na cardio vascularização, promove a queima de gorduras.


OUTRA RECEITA  

Vamos utilizar os grãos de trigo germinados a 48 horas para preparo de um pão levado á alta temperatura.

  • Comece levando ao liquidificador 2 xícaras de grãos germinados com 1 e 1/2 xícara de água, batendo muito bem até formar um creme.
  • Após, leve o creme a uma bacia e acrescente sobre ele 3 xícaras de farinha integral ou 2 e 1/2 xícaras de farinha branca comum enriquecida com 1/2 xícara de farelo de trigo, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de sal marinho, 1/2 xícara de óleo de girassol, 2 colheres de fermento biológico seco ou 2 tabletes diluídos de fermento fresco e 1 e 1/2 xícara de água fria ou morna..
  • Aplique a regra de misturar, amassar, descansar, assar  e você chegará a um pão altamente sofisticado em nutrientes. Antes de levar ao forno passe a massa sobre alguns grãos de trigo germinados para enfeitá-la e para que todos saibam de seu bom gosto!


Pão integral com trigo germinado


 Pãozinho para uma ou duas pessoas. Facil e rápido.

 Ingredientes


Para 2 pãezinhos:
1/3 de xic de água
1 colher chá azeite de oliva
1 colher chá de sal
1 xic de farinha integral
1 colher chá de fermento biológico seco
2 mãos de sementes de trigo germinadas
Preparação

  • Em um recipiente colocar na sequencia a água, o azeite, o sal, a farinha e o fermento.
  • .Misturar muito bem e sovar a massa. Ela deve estar meio molhada, um pouco grudenta.
  • .Bater as sementes germinadas no liquidificador ou processador, adicionar na massa e sovar mais um pouco.
  • .Separar a massa em 2 partes para formar 2 pãezinhos.
  • .Colocar em uma assadeira e deixar crescer atá que dobre de volume.
  • .Colocar para assar em forno pré aquecido. Geralmente leva de 15 a 20 minutos para assar.
  • .Pronto! Comer com pasta de tofu!!!

Dicas

Para saber se está no ponto certo deve-se bater embaixo do pão e escutar um barulho oco. A massa deve ser meio molhada (um pouco grudenta) porque a farinha integral demora a absorver a água.
  



5 comentários:

  1. Se o pão de trigo germinado já contém todos os nutrientes de que precisamos, pra quê colocar os outros tipos de trigo (integral e branco)? Ambos possuem glúten e são indigestos.

    ResponderExcluir
  2. O trigo industrializado é desprovido dos seus nutrientes. Ao contrário do Trigo integral, entretanto mais poderoso que o trigo integral é o trigo germinado, como as semsntes em geral germinadas. Essas contém nutrientes e substancias que potencializam os efeitos benéficos das substâncias presentes no trigo.

    ResponderExcluir
  3. O gluten e a aglutinina do trigo (WGA) conhecidos responsáveis pelas doenças e malefícios do trigo, mantêm-se após a germinação, pelo que o pão de essénio contiunua a manter as propriedades doentias do trigo. O pão de essénio era feito pelos Essénios, tribo judia a que pertenceu Jesus e que era chefiada pro João Batista, na época considerado como o irmão de Jesus. O trigo - triticum sativum - dessa época não é o mesmo que comemos hoje, o seu genoma cresceu por hibridização sobretudo desde o final da 2ª guerra mundial tendo hoje cerca de 35.000 genes no seu genoma muito maior que o próprio genoma humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixar as sementes de molho, tornando-as "SEMENTES GERMINADAS" auxilia na liberação de enzimas que antes não estavam disponíveis. De acordo com a nutricionista Patricia Davidson Haiat, "a germinação digere previamente o alimento, já que quebra o amido concentrado em carboidratos simples e a proteína em aminoácidos livres. Assim, nossas enzimas digestivas não tem um trabalho árduo para digerir. São alimentos mais prontos para serem aproveitados pelo organismo".

      No processo de germinação, a semente absorve água e incha até o dobro do seu tamanho original, assim como o conteúdo nutricional dobra. Desta forma observamos maior quantidade de proteínas, vitaminas e minerais. A proteína é de mais fácil absorção, portanto a assimilação fica favorecida. A germinação também favorece a redução de fatores antinutricionais o que facilita a digestão.

      Excluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.