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terça-feira, 10 de setembro de 2019

EFEITOS POSITIVOS DA CAMINHADA.

10 Mudanças que surgem no corpo de quem faz caminhadas diárias

10 Mudanças que surgem no corpo de quem faz caminhadas diárias

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Você já ouviu alguma vez a famosa frase de Hipócrates: “Andar é o melhor remédio para o homem”? Nós podemos ir além, dizendo que isso, combinado com uma boa noite de sono e uma dieta saudável, pode ajudar você a evitar as visitas frequentes ao médico. Com apenas 15 ou 30 minutos de caminhada todos os dias, é possível melhorar consideravelmente não apenas a aparência física, mas também a saúde.
O antigo hábito de caminhar é uma prática que pode beneficiar muito corpo e mente. É grátis, fácil e requer pouco esforço.
Assim, criamos uma lista com tudo de bom que as caminhadas diárias oferecem, e compartilhamos nossas descobertas com você.

1. Mudanças positivas no cérebro

10 Mudanças que surgem no corpo de quem faz caminhadas diárias
Como uma pesquisa revelou, exercícios de baixo impacto, como caminhar, evitam a demência precoce, reduzem o risco de sofrer com o mal de Alzheimer e melhoram a saúde mental de forma geral. Sem falar que eles aliviam o estresse mental e liberam endorfina.

2. Melhora a visão

Ainda que você possa achar que não há ligação entre olhos e pernas, caminhar também favorece a saúde visual. A prática ajuda a combater glaucomas, aliviando a pressão nos olhos.

3. Previne doenças cardíacas

10 Mudanças que surgem no corpo de quem faz caminhadas diárias
De acordo com a Associação Norte-Americana do Coração, caminhar é tão eficiente quanto correr quando o assunto é a prevenção de doenças ligadas ao coração ou a derrames cerebrais. Essa atividade ajuda ainda a evitar problemas cardíacos ao diminuir a pressão arterial e os níveis de colesterol, além de melhorar a circulação sanguínea.

4. Aumenta a capacidade pulmonar
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Caminhar é um exercício aeróbico que melhora o fluxo de oxigênio na corrente sanguínea e ajuda a fortalecer os pulmões, eliminando toxinas e resíduos. Ao conseguir respirar melhor e mais profundamente, você pode aliviar alguns sintomas ligados às doenças pulmonares.

5. Efeitos benéficos no pâncreas

10 Mudanças que surgem no corpo de quem faz caminhadas diárias
Pode ser até difícil de acreditar, mas caminhar é uma medida muito mais eficaz do que correr quando o assunto é a prevenção do diabetes. Uma pesquisa mostrou que um grupo de “caminhantes” mostrou melhorias na tolerância à glicose (tanto no sangue quanto a absorvida pelas células) quase 6 vezes maiores que um grupo de corredores durante um período de testes de 6 meses.

6. Melhora a digestão

10 Mudanças que surgem no corpo de quem faz caminhadas diárias
30 minutos de caminhada todos os dias podem não apenas diminuir o risco de câncer de cólon no futuro, como também melhorar a digestão e evitar a prisão de ventre, regulando, desta forma, os movimentos intestinais.

7. Tonifica os músculos

10 Mudanças que surgem no corpo de quem faz caminhadas diárias
Também é possível tonificar os músculos e perder peso caminhando. O hábito de dar 10 mil passos por dia pode ser comparado a um treino completo na academia, principalmente se você adicionar caminhadas ladeira acima. Além disso, o exercício é de baixo impacto e não requer tempo de recuperação, o que significa que você dificilmente sofrerá com dores musculares. Sem falar que não perderá o treino do dia seguinte por estar com dores nas pernas.

8. Fortalecimento de ossos e articulações

10 Mudanças que surgem no corpo de quem faz caminhadas diárias
Caminhar pode proporcionar mais mobilidade às articulações, previne a perda de massa óssea e também reduz o risco de fraturas. Entidades de estudo da artrite recomendam caminhar pelo menos 30 minutos por dia para reduzir a dor nas articulações, a rigidez muscular e as inflamações.

9. Alívio na dor nas costas

10 Mudanças que surgem no corpo de quem faz caminhadas diárias
Caminhar pode se tornar um verdadeiro salva-vidas para quem convive com dores nas costas. Como é uma atividade de baixo impacto, gera muito menos desconforto do que causaria a prática de HIIT (do inglês, Treino Intervalado de Alta Intensidade). Caminhar ajuda a melhorar a circulação sanguínea entre a base da coluna vertebral, a postura e flexibilidade, vitais para uma coluna saudável.

10. Tranquilidade mental

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Se caminhar melhora os sintomas de depressão em pacientes com graves transtornos depressivos, imagine seus benefícios sobre o cansaço e o tédio. Uma caminhada divertida ao lado de um parente ou amigo sempre multiplica o efeito de felicidade, melhorando o humor de qualquer pessoa!
Nós adoraríamos saber se você já tentou substituir o treino na academia por uma caminhada. Deixe seu comentário revelando os efeitos percebidos!