Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

A EVOLUÇÃO DOS HDs


A evolução dos HDs


Os HDs ou Hard Disks (Discos Rígidos) não param de evoluir. HDs que começaram com 5 Kbytes na era dos primeiros PCs, chegam agora a 8 TERABYTES ou mais.

Na foto, conectores em placa mãe para Serial ATA.

A Hitachi apresentou em 2009 um novo cabeçote de disco-rígido com tamanho bem reduzido, o que permitiu a criação de HDs de até 4 TB para desktops na época e que hoje já são comuns. As novas cabeças mediam de 30 a 50 nanômetros e os drives de até 4 TB estavam previstos para chegar ao mercado em 2009.

Leia o artigo do The Inquirer:



No início os Hard Disks eram muito mais caros e tinham muito menos capacidade de armazenamento. Os primeiros HDs tinham o tamanho de uma caixa de sapatos e capacidade de armazenamento de apenas 5 kbytes. Eram também pesados. Os computadores de grande porte e não os micro computadores é que iniciaram o uso dos HARD DISKS, que eram pratos enormes de porcelana. Os primeiros Personal Computers na verdade costumavam nem ter discos rígidos. Normalmente eram usados com leitores de discos no qual vinha escrito o seu sistema operacional e os programas que as vezes eram escritos pelos próprios usuários. Estava em voga na época a programação para usuários de computador e existiam nas bancas de revistas, muitas publicações que discutiam o assunto, com exemplos de programação.

Hoje podemos encontrar no mercado HDs de 4 TERABITES que são os que tem o melhor custo benefício entando entre os mais populares.

HDs de 1 TERABYTE tem um bom custo benefício hoje e podem ser adquiridos pelo consumidor comum sem grandes desembolsos. 

A pouco tempo foi desenvolvida a tecnologia RAID que é uma tecnologia onde vários HDs podem ser instalados em paralelo de forma que ao ler e gravar os dados nos HDs esses dados são divididos e gravados ao mesmo tempo metade em um HD e outra metade em outro HD.

Essa tecnologia hoje não é mais tão popular como era quando foi criada, pelo fato de que com o advento dos SSDs e mais recentemente do Nvmes (Que são SSDs que conversam diretamente com o barramento dos processadores e que elevaram enormemente a velocidade de processamento dos computadores), perde sentido montar dois HDs em um siatema RAID para aumentar a velocidade, pois é muito mais eficiente colocar um NVme ou um SSD. 

veja os seguintes links:

Esse processo tem duas vantagens e uma desvantagem.

Uma das vantagens é a rapidez, pois os dados são lidos e gravados na metade do tempo, se o número de HDs em RAID for dois.

Outra vantagem é que o tamanho do HD é aumentado em dobro, mas pelo preço justo pois é necessário comprar dois HDs exatamente iguais em vez de um.

A desvantagem é que o HD é um pouco mais volátil do que o HD não RAID, pois os dados gravados dependem do bom funcionamento de dois HDs e não de um apenas. Estatisticamente a probabilidade de que em dois HDs um possa apresentar problemas é maior do que em apenas um HD.

Essa problemática eu diria é mais acentuada em HDs que utilizam a tecnologia SERIAL ATA que se tornou a tecnologia definitiva superando a TECNOLOGIA mais antiga que é a do cabo paralelo ou FLAT CABLE, ou ainda a tecnologia IDE.

É que os cabos Serial ATA tem maior probabilidade de dar mau contacto do que os cabos paralelos ou FLAT CABLEs. Isso vem sendo minimizado pela fabricação de cabos Serial Ata que tem um dispositivo que os mantém pressionados, permitindo que o mau contacto dificilmente ocorra. Dispositivos esse que tem uma espécie de mola.

Nós em nossa atividade diária com computadores temos encontrado problemas de mau contato com cabos SERIAL ATA, mas desenvolvemos um artifício que diminui sensivelmente senão elimina por completo esses mau contatos. É a colocação de um leve borrifo de spray de óleo penetrante/lubrificante nos plugues de contato tanto machos como fêmeas. Esse pequeno borrifo praticamente eliminou em definitivo os problemas que encontrávamos de falhas em contatos de cabos serial Ata. Pode-se também utilizar spray de limpa contato que funciona para qualquer tipo de plug que precise de conexão elétrica eficiente.

Há quem não goste de colocar sprays de material lubrificante penetrante em equipamentos elétricos, pois imaginam que não é o adequado, mas eu não concordo com essa posição, pois as especificações desse material mostram que são materiais dielétricos, ou seja isolantes, e podem ser empregados em equipamentos elétricos. O óleo penetrante por sua vez elimina as micro oxidações que se instalam em materiais condutores de cabos e slots de cartões e que são as responsáveis pela instalação do mau contato. Experimente e tire suas conclusões

É óbvio que é ideal que o ambiente elétrico onde o óleo será utilizado seja primeiramente limpo, pois caso contrário o óleo poderá se misturar à sujeira normalmente poeira proveniente da proliferação de ácaros o que pode comprometer o isolamento principalmente em ambiente onde ocorra diferenças de potencial elevadas. A limpeza pode ser feita por exemplo com um spray de freon, com pincel seco e até com álcool ou éter.

A tecnologia RAID (Pretendemos fazer uma postagem só para falar dela e outra só para falar da tecnologia SERIAL ATA) permite ligar em paralelo até quatro HDs, para aumentar a rapidez de leitura e escrita, como também para aumentar em muito a capacidade do HD, que hoje pode superar facilmente com o uso dessa tecnologia a casa dos 16 ou mais TERABYTE (MIL GIGABYTES).

As placas mãe modernas atualmente trazem portas SERIAL ATA para serem utilizadas com HDs ligados em RAID. 

As portas IDE que usavam flat cables são difícilmente encontradas hoje a não ser em computadores antigos, e as placas mãe modernas quando trazem só trazem uma porta IDE para ligar algum equipamento antigo. No entanto os fabricantes de DVDs players e Gravadores de DVD, hoje só os estão fabricando com saída SERIAL ATA, e brevemente as placas Mãe de computadores irão abolir de vez as portas IDE e assumir de vez a tecnologia Serial Ata.

Sobre toda essas tecnologias estaremos comentando em breve.


Dê seu parecer. Comente. Você é bem vindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.