Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

terça-feira, 24 de março de 2009

Como apagar arquivos do HARD DISK sem deixar traços.


Há pessoas que desejariam apagar detrminados arquivos do computador por diversos motivos que seriam:




  • Para aumentar o espaço no HD


  • Para eliminar ameaças de virus ou de outros programas indesejáveis que se instalam no micro sem nos pedir permissão.


  • Para que dados sigilosos não caiam em mãos indesejáveis.


E as vezes não sabem como fazer isso.



Quando se apaga um arquivo com o comando delete, o arquivo realmente não está apagado. Há inúmeros rastros desse arquivo ainda presente, e comandos como o undelete, assim como programas especializados (VirtualLab Data Recivery 5.5 (www.info.abril.com.br/download/3139.shtml)) (Discovery Recovery 2.1(www.info.abril.com.br/download/5394.shtml)) (File recover (www.info.abril.com.br/download/5393.shtml)), podem trazer esse arquivo de volta, porque apesar de ter sido apagado, na verdade ele não foi apagado. Apenas o espaço no HD que ele ocupava foi considerado vago e quando for feita um gravação, ela será feita nesse espaço por cima do arquivo que estaria apagado teóricamente. Dessa forma os programas especializados informados podem rastrear e recuperar esses arquivos que foram "apagados".



Além disso existem arquivos que estão ocultos ou escondidos, como a memória virtual do sistema operacional e espaços alocados no Hd para paginação. dessa forma ocorre que o tamanho ocupado no HD pode superar em muito o espaço que as pastas visiveis realmente ocupam. Os virus costumam se esconder dentro dos arquivos de sistema ou em outros diretórios e se torna impossível detecta-los. Os antivirus tem que fazer um escaneamento total no HD para localizar arquivos infectados, cavalos de troia ou outros programas mal intencionados, e eles não são perfeitos.



Há também aqueles arquivos que se recusam a ser apagados, pois o sistema operacional não permite. Existe um software que destrava esses arquivos que o sistema operacional não permite que seja apagado. Seu nome é UNLOCKER. (www.info.abril.com.br/download/5339.shtml).



Para usar esse programa você deve executa-lo. Ele fica na área de notificação do Windows. Quando tentar apagar um programa e não conseguir, clique nele com o botão direito do mouse e escolha "UNLOCKER". A janela que se seguirá mostrará os processos do Windows que estão bloqueando o arquivo. Clique em "desbloquear todos" para liberar o arquivo e se não der certo tente matar os processos usando o botão "Terminar esse processo".



Se sua intenção é não deixar rastros no computador, a melhor maneira de faze-lo é por meio de programas especializados que destroem todos os rastros gravando por cima dos arquivos uma quantidade de caracteres aleatórios.




Um dos programas para isso é o Digital File Shredder Premium



Mantenha seus arquivos confidenciais e informações sensíveis privados.
Você sabe que deve destruir documentos que contenham informações sensíveis para se proteger contra o roubo de dados e identidade. O mesmo é verdade para os dados em seu PC e outros dispositivos digitais.



Embora você tenha apagado arquivos pessoais ou de negócio, eles não podem ser completamente eliminados a partir do seu computador, mesmo depois de esvaziar a lixeira.



Iformações remanescentes do velhodisco rígido portátil podem deixar para trás informações para contato, fotos e muito mais.



Hackers e outros predadores querem saber onde e como localizar este tipo de informação sobre o seu PC e dispositivos digitais.



Use este aplicativo e você terá o mais alto nível de tecnologia em apagamento de dados, com segurança incomparável para seus arquivos pessoais.



Segura, fácil e permanentemente serão apagados os ficheiros confidenciais, e-mails e documentos do seu disco rígido e dispositivos digitais.
Aqui estão algumas características-chave do "Digital File Shredder Premium":





  • Triplo Overwrite retalhamento de dados


  • Capacidade de satisfazer e exceder os critérios do Departamento de Defesa dos Estados Unidos


  • Dados não poderão ser recuperados com qualquer outro programa de software ·


  • Password Protection - prevents unauthorized users from shredding information on your computer Password Protection - evita usuários não autorizados


  • Multiple Device Compatibility -Funciona com discos rígidos, drives USB polegar, Cartões de Memória SD e mais ·


  • IM Chat History Protection - remove completamente todos os vestígios de desatualizado MSN Messenger bate-papo Internet história


  • Inaccessible Web Activity Traces -Permanentemente remover os traços de atividades da Web - histórico, cookies, cache e Internet mais ·


  • Identity Protection - Destroi dados pssoais e empresariais documentos financeiros para se proteger contra roubo identidade e ataques financeiros


  • Office and Email Protection - Remove documentos do Office,calendários, catálogos de endereços e conteúdo de e-mail do Outlook e Outlook Express ·


  • Dump the Windows Recycle Bin - permanentemente apaga todos, ou parte, da sua lixeira ·


  • Drive Space Optimizer - Destroi a digitalização e disponibiliza espaço no disco rígido ·


  • Auto Shred Cycle Support - Executa as tarefas de destruição dos dados em horários


  • Você escolhe o quanto ou como deseja remover permanentemente a partir do seu PC ou outros dispositivos o que deseja.


Pode ser baixado de www.info.abril.com.br/download/5396.shtml



Outros programas semelhantes: ==>



File Shredder 2



www.info.abril.com.br/download/5397.shtml



AbsoluteShield File Shredder 1.4



www.info.abril.com.br/download/5268.shtml



Há ocasiões em que uma instalação fica por demais pesada. É quando o computador se enche de arquivos imprestáveis que só servem para tornar pesado o sistema e cheio de erros. Isso pode inclusive ser causado por virus, ou infecções oportunistas.



Nesse caso o melhor mesmo é fazer o back up dos seus arquivos mais preciosos, como fotos, filmes, documentos pessoais e tudo que seja arquivo pessoal e reformatar o HD.



Para fazer isso, pode-se reinstalar o sistema operacional a partir do CD de instalação. Acessa-se o SETUP da máquina por meio da compressão da tecla DEL no momento da partida da máquina, (Algumas placas mãe, tem esse acesso por meio da compressão da tecla F2), e determina-se que o BOOT seja dado por meio do Drive leitor de DC. Feito isso é só reiniciar a máquina com o CD de instalação do Windows.



No processo de instalação pode-se desfazer-se a partição e mandar o Windows instalar nessa partição desfeita. O Windows irá refazer a partição, formatar e iniciar a instalação do Windows.





Ao formatar o HD tudo que está armazenado dentro dele será perdido, inclusive os vírus que possam existir serão removidos.



Para aprender um pouco mais conheça Como Funciona um HD por dentro.



Para aqueles que desejam tentar Formatar e Instalar o Windows XP por conta própria, não esqueçam de efetuar um BACKUP . O BACKUP é a cópia de todas as informações importantes existentes no computador ou seja no HD. Faça um BACKUP antes de realizar qualquer processo.



Para aprender um pouco leia nossa matéria e assista nossa video aula de como fazer backup dos arquivos do computador.



Outra dica importante é ter um cd com todos os drivers das placas existentes no micro. Um driver nada mais é do que um programa de computador. O driver é responsável por fazer determinada placa do seu computador funcionar.



Para aprender mais a respeito de drivers acesse nossa matéria e Video Aula sobre Drivers ("Estudo de caso Micro sem Som"). Como exemplo de placas que comumente existem em um computador podemos citar: a placa mãe, a placa de rede, a placa de video, a placa de som a placa de fax modem entre outras. Para ver na prática as peças do computador e as placas citadas acima acesse nossa matéria e Video Aula Como Montar Computador.



Micro sem Som



O Windows XP ao ser instalado ele tenta reconhecer as placas existentes no seu computador porém se ele não conseguir realizar esta tarefa será necessário que você possua o driver ou seja o programa que faça com que a placa de som por exemplo funcione no seu micro, por isso a importância de ter o cd com os drivers de cada uma das placas existentes no computador.





Muitas pessoas ao formatar o computador não conseguem entrar na internet. Isso ocorre pois a placa de rede ou do modem não foi instalada, muitas outras não conseguem ouvir músicas ou falar viva voz num programa de bate papo como o MSN ou SKYPE por exemplo isso ocorre pois o driver da placa de som do micro não foi instalado ou seja o windows não conseguiu identificar o driver correto para fazer a placa de rede ou de som do seu computador funcionar.





Tendo em mãos todos os drivers das placas do seu micro evitará a dor de cabeça de ficar sem internet, sem som no micro ou sem poder imprimir documentos por exemplo.
Formatar computador remove vírus ?



Ao Formatar o HD e ao Remover as Partições existentes fará com que tudo que esteja armazenado dentro dele seja perdido por isso se existir algum vírus no HD ele será removido.





Muitas assistências técnicas preferem formatar o hd e reinstalar o windows xp e todos os programas novamente, mesmo sabendo que este processo é mais trabalhoso do que somente passar um antivírus. Porém o processo de formatar computador garante realmente que o vírus foi removido já o processo de passar antivírus no computador nem sempre pode dar a mesma garantia e nem pode garantir que todos os programas voltarão a funcionar normalmente.



Quanto tempo leva para Formatar o computador, instalar o windows xp e programas como Word, Excel, Powerpoint, Internet, AVG Antivírus e MSN ?



Para formatar computador, instalar o windows xp e programas como Word, Excel, Powerpoint, Internet, AVG Antivírus e MSN, leva-se em torno de 4 horas de trabalho caso o micro não possua nenhum problema de peças e caso você possua todos os drivers (programas) necessários para fazer o seu computador funcionar adequadamente. Este tempo varia de computador para computador pois depende da velocidade de processamento de cada um.



O tempo estimado de 4 horas foi baseado em um pc (computador) com 1.2 gigas de processador, 256 megas de memória RAM, HD Sansung de 7500 RPM (Rotações por minuto) e gravador de CD de 52X de velocidade.



Qual o valor cobrado por um técnico para formatar computador e instalar o windows xp?
Para formatar computador, instalar o windows xp e realizar BACKUP muitas assistências cobram o valor de R$70,00.



Este valor é relativamente baixo mediante o esforço e grau de responsabilidade para deixar a máquina do cliente em perfeitas condições novamente.



O som do computador é uma das coisas que pode não funcionar quando você formatar o seu computador, as imagens na tela do monitor podem aparecer com pouca nitidez, você pode não conseguir se conectar a internet e nem imprimir em sua impressora. Isso ocorre pois é necessário instalar novamente em seu computador os programas que fazem com que todos esses componentes voltem a funcionar em seu computador. Estes programas que fazem os equipamentos funcionarem são chamados de drivers.



Placas de Circuito impresso existentes no computador





Dentro do gabinete existem placas de circuito impresso. Geralmente a maior placa que você enxerga ao abrir o computador é a placa mãe ou motherboard. Ela é chamada placa mãe pois tudo no computador é centralizado nela. A placa mãe é uma placa de circuito impresso ou simplesmente uma placa eletrônica responsável por fazer nosso computador funcionar.



Para que o computador possa emitir som, existe uma placa de circuito impresso que é responsável justamente por fazer com que o som do computador funcione essa placa é chamada de placa de som.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.