Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Como melhorar as relações de trabalho aplicando a filosofia de JESUS.






Dizem os manuais das relações de trabalho, que precisamos fazer propaganda do nosso trabalho, para que assim possamos ser mais facilmente vistos e mais facilmente valorizados.

Dessa forma, todos procuram fazer o seu marketing das maneiras mais variadas. Isso porque óbviamente todos querem ter o seu lugar à mesa da prosperidade e do reconhecimento.

Em todo lugar todos querem ser vistos e reconhecidos como o melhor profissional, o mais capaz, o que tem mais méritos etc... Isso acaba se tornando uma corrida para o primeiro lugar, e se não for possível o primeiro, vale o segundo, o terceiro, ou no mínimo algum lugar para ser considerado, mas nunca os últimos lugares, aqueles que fatalmente não serão reconhecidos ou considerados.

Contrariando todas essas teorias dos relacionamentos de trabalho, surge a filosofia de JESUS, o maior de todos os filósofos.

VEJAMOS O QUE DIZ:



  • Lucas 14:7
  • E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhe.


  • Lucas 14:8
  • Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;



  • Lucas 14:10
  • Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.





Essa parábola refere-se a um banquete que estaria sendo servido, em que todos procuravam assentar-se nos primeiros lugares à mesa, aqueles mais perto do anfitrião.

Buscavam assim mostrar-se mais queridos pelo anfitrião, serem notados, adquirirem algum tipo de vantagem sobre os demais.

É o que normalmente acontece quando os seres humanos buscam privilegiar a si mesmos e querem ter algum tipo de vantagem sobre os demais.

É um tipo de falta de educação, e educação Cristã. A todo o momento o nosso foco não deve ser a nós mesmos, mas sempre estar preocupado com o próximo. O foco deve ser o próximo.

Dessa forma procuraremos sempre os últimos lugares e não os primeiros, já que iremos oferecer os primeiros lugares aos outros nossos próximos.

O anfitrião da festa que é quem irá nos julgar, certamente  já terá considerado quem é no seu entender o melhor ou o mais querido e o convidará para ir a frente. Se você estiver entre os últimos lugares, pela sua própria vontade, provavelmente será glorificado, mas se estiver  disputando os primeiros lugares à mesa, ficará frustrado quando for convidado a retirar-se.

Em tudo é assim. As coisas nos escolhem. Não somos nós quem escolhemos as coisas. Cabe-nos ser os melhores sem fazer propaganda disso. Certo é que seremos notados se merecer-mos.


2 comentários:

  1. Não se preocupe, pelo baixo grau de cultura do povo brasileiro nós estamos sentados, acomodados e dormindo nos últimos lugares. E há quem faça piada dessa situação, ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  2. "Aquele que quiser ser o primeiro seja o servo de todos" ou "Os ultimos serão os primeiros." Existe muita sabedoria nessas palavras, exemplificadas pelo próprio autor delas, pois é sem dúvida o maior de todos comprovadamente. Existem duas formas de aprender. Uma é assimilando o conhecimento e aplicando e a outra é dando murro em ponta de faca. Sem dúvida creio que a melhor maneira é a primeira.

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.