Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Como tirar CPF, IDENTIDADE e se ALISTAR no EXÉRCITO



O CPF é um número único que cada cidadão brasileiro economicamente ativo deve possuir, pois ele é indispensável na hora de fazer uma conta no banco, prestar concurso público, fazer compras no crediário e muitas outras coisas. Quem mantém e controla a base de dados do CPF é a Receita Federal, e depois de fazer o cpf pela primeira vez este será para sempre seu número exclusivo. Poucas pessoas sabem, mas é possível tirar o cpf com qualquer idade*, não sendo necessário esperar atingir a maioridade para tirar seu novo CPF pela primeira vez. Ao fazer o CPF você ganha um cartão de plástico com seu nome e número de inscrição, porém nem sempre é necessário usá-lo para comprovar seu número de CPF. Na verdade, qualquer documento oficial emitido pela nação pode ter seu número de cpf anexado por conveniência, como por exemplo a Carteira de Identidade (RG), CNH e Carteira de Trabalho. Abaixo algumas perguntas e respostas relacionadas a como fazer para tirar seu primeiro CPF, tirar a segunda via ou regularizar sua situação cadastral junto a Receita Federal Brasileira.




Onde ir para tirar o CPF? Como tirar?

Para fazer seu CPF você deve se dirigir a uma agência do Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica Federal. Recomendo tirar seu cpf nos correios para evitar filas. Lá você vai preencher um pequeno formulário e pagar uma taxa (de mais ou menos 5 reais), e ficar com um conprovante de inscrição (ou solicitação de 2a via), que deve ser apresentado alguns dias depois quando você for retirar seu novo cpf. Não é possível tirar seu CPF pela internet.



Quem pode tirar? Posso fazer meu CPF com 16 anos?

Qualquer pessoa pode fazer um CPF por conta própria a partir dos 16 anos. Caso você tenha menos de 16 anos deve ter sua inscrição feita pelos seus Pais ou Responsáveis Legais.



Perdi meu CPF, e agora?

O ideal é que você faça uma ocorrência de registro de perda de documentos junto a polícia civil, para ter um documento comprobatório de que perdeu seus documentos, em caso de alguém usar seu número de cpf com má fé.



Se você lembra do número mas não possui outro documento oficial com o número de inscrição do CPF impresso, você pode imprimir um compqrovante de inscrição nesta página da Receita Federal, e usá-lo temporariamente enquanto seu novo cartão de cpf não é tirado.



Se você perdeu apenas o cartão do CPF, mas possui o número impresso na sua carteira de identidade, não é obrigatório fazer uma segunda via do cartão.



Como regularizar meu CPF?

Se você não declara Imposto de Renda e antigamente apenas fazia a declaração de isento, é simples: basta ir a uma agência do BB, Caixa ou Correios, e preencher o formulário de regularização de CPF. Isto terá um custo de mais ou menos 5 reais.



Se você é obrigado a declarar imposto de renda e seu CPF está suspenso o seu caso é mais complexo, e talvez você precise da ajuda de um contador para fazer a entrega da Declaração Anual de Ajuste do Importo de Renda da Pessoa Física (DIRPF).



Como saber a situação do meu CPF?

Simples, vá até esta página e digite seu número de CPF para fazer uma consulta da situação cadastral. A informação mais importante está no campo Situação Cadastral, que pode conter uma das seguintes opções:



REGULAR

Significa que seu CPF está regular;

PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO

Significa que você provavelmente esqueceu de fazer sua Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física do ano anterior; Para regularizar, consulte a Receita Federal e em caso de você ter de apresentar uma Declaração de Imposto de Renda, procure orientação com um contador.

SUSPENSA

Significa que você deixou de fazer sua declaração obrigatória de imposto de renda por 2 anos ou mais, ou então seus dados cadastrais estão extremamente incorretos. Ainda dá para recuperar seu CPF, mas primeiro você precisa se dirigir a Receita Federal para verificar quais são exatamente as pendências do seu CPF.

CANCELADA

Pode ocorrer em caso de óbito, multiplicidade ou por decisão da justiça;

NULA

O CPF se torna nulo quando é detectado fraude ou então algum erro no sistema;

Atenção: Esta página tem apenas carácter informativo. Em caso de divergências entre as informações deste site e da página oficial da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br), você deve considerar como válidas as informações da Receita.
 
 
COMO TIRAR IDENTIDADE?
 
No Shopping
 
Existe um posto de atendimento do Detran no Shopping Rio Sul, em Botafogo, com funcionamento até 20h30, para quem deseja tirar o documento de identidade. É necessário agendar a consulta pelo telefone ou pela Internet. DETRAN- RJ / Shopping Rio Sul: Rua Lauro Müller, 116 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ - G2 - Setor Amarelo. Tel: 21-2295-7614.
 
Contar com a tecnologia para facilitar as coisas.
 
Em alguns postos de identificação civil, você não precisa levar a sua foto na hora de tirar sua Carteira de Identidade (RG). Ela é feita no próprio posto, com câmera digital. O Detran informa que a facilidade está sendo estendida para toda a rede de postos. A captura de digitais também já vem sendo feita, em alguns postos, através dos “live scanners”, o que dispensa que você tenha que sujar seus dedos.


Preencher, pela internet, o pedido de identificação, reduzindo, assim, o tempo que você vai lavera no posto. Também na Internet, é possível acompanhar o status da sua Carteira de Identidade. E se você ainda ficou com alguma dúvida, tente tirá-la aqui.
 
COMO SE ALISTAR NAS FORÇAS ARMADAS?
 
Alistamento




O alistamento para o serviço militar é obrigatório à todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos idade. A apresentação é feita entre 2 de janeiro e 30 de abril do ano em que os 18 anos se completam, na unidade da Junta de Serviço Militar mais próxima da casa do jovem.





Nesta ocasião, devem ser levados os seguintes documentos:



Certidão de Nascimento;

Comprovante de residência com nome do alistante ou dos pais;

2 fotos 3x4.



Após o alistamento, os jovens recebem o Certificado de Alistamento Militar (CAM), assim como uma nova data para se apresentar para a Seleção Geral, entre os meses de julho e outubro do mesmo ano.







Atenção:



O jovem que não se alista no prazo normal (até 30/04 do ano em que completa 18 anos) fica em débito com o Serviço Militar e passa a ser convocado continuamente a se alistar até que compareça na Junta Militar mais próxima de sua casa para resolver tal pendência. Nestes casos, a penalidade sofrida é o pagamento de uma multa que aumenta de acordo com a demora na regularização da situação. Além disto, aqueles que não se alistam são considerados “refratários” e não podem tirar passaporte, prestar concurso público e se matricular em universidade.







Cidadãos brasileiros no exterior também são obrigados a se alistarem.
 
 


Junta Militar 102 Leblon


AVENIDA BARTOLOMEU MITRE, 1297  - GAVEA - Rio de Janeiro - RJ

7 comentários:

  1. tenho 28 anos e nao me alistei qual o valor da multa que pago

    ResponderExcluir
  2. catia cilene fernandes de freitasdomingo, julho 04, 2010 1:34:00 AM

    BOA NOITE
    EU GOSTARIA DE SABER, COMO POSSO TIRAR A CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA AS MINHAS FILHAS QUE SÃO DE MENOR IDADE, UMA DE 14 ANOS E A OUTRA DE 11 ANOS E SE EU POSSO FAZER ISSO PELA INTERNET

    ResponderExcluir
  3. Prezada Catia
    A carteira de identidade tem que ser tirada em um posto do Detran ou Posto de Identificação. Deve-se levar a certidão de idade. Entretanto deve-se agendar a visita ao posto pela internet. Maiores detalhes podem ser vistos na matéria acima.

    ResponderExcluir
  4. Prezado anônimo
    Não tenho como saber qual a multa que será paga no seu caso, mas a multa que se paga com um ano de atraso por exemplo, não é tão expressiva. Suponho que mesmo com um atraso tão grande a multa embora não desprezivel não excederá cem reais.

    ResponderExcluir
  5. Oi queria saber . o q q acontece quando n comparecemos nu juramento da bandeira tenho q comparece . dia 20.02.12 mais n vol comparece?

    ResponderExcluir
  6. eu tenho que dar entrada no casamento da minha filha tenho que ter o cpf logo se eu for na receita federal sai na hora so falta o cpf

    ResponderExcluir
  7. eu tenho que dar entrada no casamento da minha filha tenho que ter o cpf logo se eu for na receita federal sai na hora so falta o cpf

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.