Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

terça-feira, 4 de maio de 2010

FAÇA GRADUAÇÃO MESMO TRABALHANDO EMBARCADO.








A cerca de um ano, publicamos uma matéria sobre o mesmo tema que iremos abordar aqui, VEJA EM


mas a coisa ganhou uma tal dimensão que iremos abordar novamente esse assunto, mas antes irei contar a minha história para ver se animo você.

A muito tempo tinha vontade de continuara meus estudos, já que cursei a faculdade até o sexto período e depois parei. Fazia Engenharia Eletrônica na Faculdade Nuno Lisboa. Aquela lá de Vaz Lobo no Rio de Janeiro.

Quando parei, a minha intenção era voltar a estudar, mas nesse meio tempo, eu fiz concurso para a PETROBRAS, e fui admitido em julho de 1987. Trabalhando embarcado, como sempre fiz, tornou-se impossível fazer faculdade, já que sempre tive uma idéia de faculdade como uma coisa difícil, embora existam faculdades que para mim são "BRINCAR DE ESTUDAR".

Tive uma noção disso quando em 2003 iniciei um curso de PEDAGOGIA. Nunca tive intenção de ser PEDAGOGO, mas tinha intenção de abrir uma escolinha com a minha esposa que era professora, e ela começou a fazer o curso comigo. Realmente comparar um curso de PEDAGOGIA nas Faculdades Simonsen em Padre Miguel, no Rio de Janeiro com um curso de Engenharia Eletrônica na Nuno Lisboa, é comparar ESTUDAR de VERDADE com BRINCAR DE ESTUDAR.
A coisa ia bem até que em 2005 eu fui obrigado pelo meu gerente a trabalhar na base em Macaé. Faltava um ano para me formar em PEDAGOGIA e eu tive que parar meus estudos e não voltei mais. O projeto de abrir a escolinha também não deu certo, e por isso eu não me animei muito para acabar esse curso.

Mas tinha dentro de mim uma certa frustração por não ter feito um cuso de nível superior, embora tenha curso de Oficial de Máquinas da Marinha Mercante que é um curso de nível superior mas que não uso na prática.

Mas a tecnologia trabalhou a meu favor. A Universidade Estácio de Sá abriu o curso de GRADUAÇÃO e também de PÓS GRADUAÇÃO à distância, e por isso eu prestei o vestibular o ano passado. Passei, mas o curso de MARKETING não me animou muito. Acabei não cursando.

Esse ano a Universidade Estácio ampliou o seu leque de opções para cursos à distância e colocou um curso que tem tudo a ver comigo, e por isso eu fiz novamente o vestibular e matriculei-me no curso de ANÁLISE DE SISTEMAS.

Quando digo Vestibular, fica parecendo uma coisa difícil, mas não é. Como existem mais vagas do que candidatos, pois o curso à distancia não implica em elevados investimentos em termos de espaço físico ou instrutores, para um número limitado de alunos, já que as aulas teletransmitidas podem ser disponibilizadas para um número práticamente ilimitado de alunos, o vestibular reduziu-se a uma simples redação. Como gosto de escrever mesmo, redação para mim é "pinto".

O início foi atabalhoado, porque iniciei o curso no dia 19 de Março, portanto não tem ainda dois meses, e o período lá é de três meses. Em três meses são cursadas três matérias.

O período fechou agora no final de Abril e eu tive que correr contra a corrente. Agora no início de Maio estamos iniciando o segundo período. As matérias tem tudo a ver comigo, já que o meu hobby é Informática.

Por isso estou eu aqui fazendo essa propaganda da Universidade Estácio por ser ela pioneira em ensino à distância.

Faça você também aquele curso de nível superior e valorize-se. O ÍTEM NÍVEL SUPERIOR CONTA PARA CONCESSÃO DE NÍVEL.

A Petrobras está finalizando entendimentos para fazer um convênio com a Estácio. essa foi a informação que me foi passada pelo setor de convênios, mas antecipe-se, veja suas opções e aproveite a chance. Hoje ninguém mais precisa ficar sem estudar porque trabalha embarcado.

A Estácio tem filiais inclusive em Macaé e diversos polos no município do Rio de Janeiro.

O preço também é convidativo porque o ensino à distancia não implica em elevados custos em termos de espaço. Por isso é mais barato, e você tem um leque de opções em termos de bolsas de estudo. Por exemplo, o Unibanco financia a metade do valor de faculdade para você pagar depois que estiver trabalhando. No mínimo você pode conseguir um expressivo alívio pagando a metade agora e a outra metade depois de formado.

A metodologia de ensino também é revolucionária, tendo em vista que as aulas teletransmitidas ficam disponíveis na Internet no site da instiuição. Só os alunos podem acessar. Dessa forma você pode repetir as aulas teletransmitidas quantas vezes quizer, voltar até um ponto que não ficou claro, etc... É a tecnologia trabalhando a nosso favor.

Os intutores também podem ser instrutores de peso, pois podem com uma única aula atingir toda a Universidade que abrange por enquanto todo o estado do Rio de Janeiro.

As aulas teletransmitidas podem também ser assistidas ao vivo em horário determinado pela Internet, e sofrer interação com uma espécie de chat, onde podem ser postadás dúvidas ao vivo.

Existe além disso um fórum para tirar dúvidas entre alunos e com professores, onde tudo é discutido e conversado em relação à matéria.

ASSISTA UMA AULA.

A Petrobras disponibiliza uma lista de instituições conveniadas na Intranet.
veja (Sómente na Intranet)

http://convenios.petrobras.com.br/sisconv/listagem/convenio.do

Anime-se e venha para o time do nível superior.

ABRAÇO e COMENTE

7 comentários:

  1. Caro Honório,
    Agradeço o encaminhamento.
    Como cursei a UFF em Niterói, ao vivo e a cores, com o maior sacrifício, em plena ditadura militar, sem nenhuma concessão da Petrobrás, saía do EDISE às 17h literalmente voando para entrar na fila das barcas para Niterói e ao lá chegar voar novamente e subir a estrada do Valonguinho onde ficava o Instituto de Geociências, fica muito difícil para mim vivenciar o ensino virtual, sem a presença física dos professores (um professor para cada disciplina). Não pense que sou retrógrado. Mas nesse quisito ainda não tenho uma opinião formada. E as aulas práticas?

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo.
    Dependendo da área em que você se graduou, pode haver um curso de pós graduação. Veja que a tecnologia te oferece as seguintes vantagens.
    As aulas teletransmitidas ficam disponíveis on-line. Dessa forma você pode assisti-las quantas vezes quiser e onde estiver, na hora que lhe for mais conveniente. Assim, os pontos não entendidos podem ser repetidos à exaustão até a fixação. As dúvidas são debatidas nos fóruns pelos colegas e pelo professor. Todos tiram dúvidas de todos. A integração é muito boa. Já fiz um curso assim antes, e posso dizer que é muito eficiente. As aulas podem ser assisitidas ao vivo e as dúvidas podem ser postadas e serão respondidas ao vivo. Se perder a aula você pode assisti-la depois e tirar suas dúvidas no fórum. Os professores que ministram as aulas podem ser de excelente qualidade, pois um professor pode atender uma grande comunidade. Eu experimentei e aprovei.

    ResponderExcluir
  3. Amigo,estou em uma situação complicada ano que vem vou embarcar e estou querendo fazer faculdade de engenheiro quimico.Queria ouvir opinião sua de como estudar? se for pra estudar a distância estudar pelo seu próprio computador ou pode usar o da empresa? é preciso tem uma internet boa pra estudar a distância?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Amigo
      Estudar no computador da empresa revelou-se para mim muito difícil, por vários motivos. O principal deles é que hoje a Petrobras limita para alguns funcionários o tempo de acesso diário à Internet em 1,5 horas. Isso mal dá para fazer algumas consultas breves. A Internet recreativa presente em algumas unidades também é limitada em velocidade e em tempo disponível já que é disputadíssima.
      A formula que eu encontro para estudar embarcado hoje é gravar as aulas que eu conseguir gravar, e para isso eu utilizo o programa CANTASIA que captura a imagem e o audio gerando um arquivo de vídeo que depois pode ser convertido para o formato que se desejar. Dessa forma eu gravo as aulas em meu tablet, notebook ou mesmo gravo em DVD e assisto-as embarcado. As aulas pela WEB eu também gero um video passando os quadros um a um e depois vou dando pause e assisitindo e acompanhando as aulas. Essa fórmula deixa muito a desejar no estágio em que eu me encontro porque atualmente eu necessito instalar programas, baixar e fazer uma série de coisas que a Internet muito me ajudaria, mas ainda assim é melhor do que nada. Estudar mesmo de verdade eu tenho que estudar quando estou de folga. Embarcado eu apenas assisto as aulas como reforço. A Internet não precisa ser a TOP de linha, mas é bom ter uma com pelo menos 2 megabytes de velocidade o que hoje é normal. É um desafio que para mim está em um estágio bem avançado, e eu desejo para você BOA SORTE.

      Excluir
    2. mas como fica a questao dos encontros semanais?
      voce como aluno so vai aos encontros na sua folga e tao flexivel assim? agradeco..

      Excluir
    3. O curso à distância na Estácio não tem esses "ENCONTROS SEMANAIS" tudo é resolvido por meio de ambiente virtual que é obrigatório como Fóruns de discussão etc... A única obrigatoriedade de comparecimento é para fazer as provas que não tem uma data rígida, já que as provas são feitas com várias disciplinas misturadas, o que dificulta a cola. Dessa forma há que haver uma certa flexibilidade no sentido de agendar as provas para uma data em que V.S. encontre-se desembarcado. Existem 3 períodos de prova. AV1, AV2 e Final. Se você for bem em AV1 e AV2 provávelmente não precisará fazer a final pois tem queter média 6 em dois exames sejam quais forem.

      Excluir
  4. mas como fica a questao dos encontros semanais?
    voce como aluno so vai aos encontros na sua folga e tao flexivel assim? agradeco..

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.