Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

ABAIXO o WINDOWS. Viva o OPENSOLARIS e o GOOGLE CHROME OS

A muito tempo a concorrência anda querendo acabar com o Windows. Algumas tentativas já foram feitas. Uma das mais conhecidas foi a tentativa da IBM, despeitada por causa do fato de ter a MICROSOFT se agigantado em cima da máquina criada por eles, no caso o PC. Por esse motivo criaram o sistema operacional OS/2 que era muito melhor do que o Windows.

A questão é que quem usa o Windows não migra para outro sistema operacional porque os programas que rodam em um não rodam em outro, e a base instalada já está instalada tendo em vista o WINDOWS que todos já conhecem e ao qual já estãofamiliarizados.  É considerado um sistema operacional RUIM. O Windows ainda não conseguiu resolver velhos problemas embora tenha melhorado muito. Também pudera com a equipe que a Microsoft recruta para isso. Um dos mais notórios é a máquina PENDURAR ou seja TRAVAR ou CONGELAR.. Você está muito bem usando o Windows e de repente ele trava.

GOOGLE CHROME OS
Um bom sistema operacional deve ser a prova de TRAVAMENTOS. Por isso certos processos industriais jamais usam o Windows, porque esses processos não podem de forma nenhuma travar, pois isso causaria um prejuizo. Um dos exemplos é o gerenciamento dos processos nas plantas das plataformas de petróleo, que usam a tecnologia RISK e um sistema operacional especialista.

Mas para desbancar a supremacia da MICROSOFT que roda em 90% dos computadores do mundo inteiro, há o esforço conjunto de uma imensa comunidade de desenvolvedores e agora também de empresas voltadas para esse fim.

Uma outra tentativa que considero a mais eficiente até o momento foi protagonizada por LINUS TOWARDS que irritado com os constantes travamentos do Windows, resolveu ele próprio fazer um sistema operacional e criou o LINUX. O LINUX foi continuamente aperfeiçoado por uma legião de desenvolvedores em todo o mundo, o que gerou várias versões e distribuições. A que mais está em moda e é considerada uma das melhores é a UBUNTU. O LINUX é um sistema operacional de código aberto, portanto gratuito, hoje denominado de OPEN SOURCE, mas que sofre do velho problema. Nem todos os programas rodam nesse sistema operacional, embora hoje já esteja ocorrendo muitas adaptações, inclusive interpretadores de comandos que permitem usar o OFFICE e outros programas especialistas nas versões do LINUX, mas se rodam com interpretadores, sempre rodarão mais lentamente e com mais falhas. Há no entanto uma legião de programas feitos exclusivamente para o UBUNTU por exemplo, sem falar que certos programas como players feitos exclusivamente para o LINUX são muito bons.

Hoje já há quem conviva muito bem com o LINUX sem precisar do Windows, sendo que o Sistema operacional aberto já vem pré instalado em máquinas, barateando-as porque é gratuito.

Eis que agora em 2004 uma empresa, a SUN MICROSYSTEMS  que parece definitivamente disposta a enterrar a MICROSOFT, lançou o OpenSolaris. Um Sistema Operacional que só se fala bem dele, e a toda poderos GOOGLE lança no segundo semestre de 2010 o também poderoso GOOGLE CHROME OS, um sistema operacional voltado para NETBOOKS.

Apresentando o Google Chrome OS



2009/07/07 09:37:00


Foi uma espera  emocionante de nove meses desde que lançou o navegador Google Chrome. Já, mais de 30 milhões de pessoas usam o regularmente. Nós projetamos o Google Crome para as pessoas que vivem na web - procurando informações, verificação de e-mail , para pôr em dia as notícias , fazer compras ou simplesmente ficar em contato com os amigos. No entanto, os sistemas operacionais atuais foram projetados em uma época onde não havia internet. Então, hoje, estamos anunciando um novo projeto que é uma extensão natural do Google Chrome - o Google Chrome Operating System. É a nossa tentativa de re- pensar como o sistema operacional deve ser.


Google Chrome OS é uma fonte aberta , o sistema operacional leve, inicialmente orientado para netbooks. Ainda este ano vamos abrir o código -fonte , netbooks e executar o Google Chrome OS que estará disponível para os consumidores no segundo semestre de 2010 . Porque nós já estamos conversando com parceiros sobre o projeto, e em breve estaremos trabalhando com a comunidade open source , queríamos compartilhar nossa visão agora para que todos entendam o que estamos tentando conseguir.


Velocidade, simplicidade e segurança são os aspectos-chave do Google Chrome OS. Estamos projetando o OS para ser rápido e leve , e para acessar a web em poucos segundos. A interface do usuário é mínima para permanecer fora do seu caminho, e implementara experiência do usuário na web. E como fizemos para o navegador Google Chrome , vamos voltar ao básico e redesenhar completamente a arquitetura de segurança subjacente do sistema operacional para que os usuários não tenham que lidar com vírus , malware e atualizações de segurança. Deve funcionar.


Google Chrome OS será executado em x86 , bem como chips ARM e estamos trabalhando com equipamentos de múltiplos para trazer uma série de netbooks no mercado no próximo ano. A arquitetura do software é simples - o Google Chrome rodando dentro de um sistema de janelas novas em cima de um kernel de Linux. Para os desenvolvedores de aplicativos , a web é a plataforma . Todas as aplicações baseadas na web funcionam automaticamente e novas aplicações podem ser escritas utilizando suas tecnologias de web favoritos . E, claro, esses aplicativos serão executados não só no Google Chrome OS, mas em qualquer navegador baseado em padrões no Windows , Mac e Linux , assim, dando aos desenvolvedores a maior base de usuários de qualquer plataforma.


Google Chrome OS é um novo projeto , separado do Android. Android foi concebido desde o início ao trabalho através de uma variedade de dispositivos de telefones para set-top boxes para netbooks. Google Chrome OS está sendo criado para pessoas que passam a maior parte do seu tempo na web, e está sendo projetado para computadores de potência variando de netbooks de pequeno tamanho a sistemas desktop. Embora existam áreas onde o Google Chrome OS e Android se sobrepõem, acreditamos que a escolha irá impulsionar a inovação em benefício de todos, incluindo Google.


Nós ouvimos muito de nossos usuários e sua mensagem é clara - os computadores precisam melhorar. As pessoas querem chegar ao seu e-mail imediatamente, sem desperdiçar o tempo de espera para os seus computadores para inicializar e navegadores para a inicialização. Eles querem que seus computadores para sempre corram tão rápido quanto quando eles compraram. Eles querem que seus dados sejam acessíveis a eles onde quer que estejam e não querem se preocupar em perder seu computador esquecendo-se de fazer backup de arquivos . Ainda mais importante, eles não querem gastar horas configurando seus computadores para trabalhar com cada nova peça de hardware, ou ter que se preocupar com as atualizações de software constantes. Querem ter uma melhor experiência de computação , os benefícios do Google , bem mais feliz por ter usuários que são mais propensos a gastar o tempo na Internet.


Temos muito trabalho a fazer , e nós estamos definitivamente precisando de muita ajuda da comunidade open source para realizar esta visão. Estamos animados para o que está por vir e nós esperamos que você também esteja. Fique atento para mais atualizações na queda e tem um ótimo verão .




O OpenSolaris é um sistema operacional aberto e gratuito, que surgiu em 2004. O OpenSolaris é derivado do Solaris, ambos criados e mantidos pela Sun Microsystems (a mesma do Java, Netbeans, MySQL, Virtualbox, etc).

O ambiente padrão do OpenSolaris é o Gnome e a distribuição é Live-CD, ou seja, você pode usá-la sem necessariamente ter que instalar o sistema em seu computador.

O melhor de tudo é que você pode pedir um CD-ROM gratuito com o sistema através do site da Sun. Você o receberá em sua casa via correio, mas pode demorar entre duas e cinco semanas.

Para preencher o formulário de pedido, acesse: Free OpenSolaris 2008.05 CD at Sun Microsystems
 
Eu confesso que ainda não conheço esse sistema operacional que oferece suporte para inúmeros aplicativos, bancos de dados, sistemas de SERVIDORES, (Já conhecidos) sendo gratuito e de código aberto, mas eu vou com certeza experimenta-lo e voltaremos a falar dele aqui no meu BLOG. Deve-se levar em consideração também que a SUN MICROSYSTEMS tem também o pacote OFFICE com todos os aplicativos perfeitamente compatíveis com os do Windows.
 
Baixe em BR.OFFICE.ORG.3.2.1Br.Office.org.3.2.1
 
O OPENSOLARIS pode ser baixado em OPEN SOLARIS
 
Espero que goste. Eu vou experimentar e espero dar adeus ao Windows e suas limitações, bem como a pirataria. Nada melhor do que usar Software legal.

O nosso colega Valter Pupo, respondeu a nossa matéria. Ele é um entusiasta do LINUX. Veja o que escreveu sobre isso.

Bom dia, Honório


- Com o Linux é igual. Vc adquire um CD vivo, isto é, executavel, do Ubuntu 10.04 (última versão do Ubuntu) e pode experimentar o Linux (Ubuntu) sem precisar desistalar o Windows da sua máquina. Se for preciso (apenas se for preciso) Vc precisa mudar uma configuração do Setup do seu computador, que é :

First boot device : especificar CD (ou, se na sua máquina não tem CD, especifique USB (pendrive)). Isso é fácil de fazer.

Quando Vc quer voltar para o Windows, é só Vc tirar o CD (ou desespetar o pendrive) da máquina, que ela volta automaticamente para o Windows.

Com este procedimento do Live CD (CD vivo, CD executavel) o sistema operacional Linux é instalado apenas na memória RAM da sua máquina, que é uma memória virtual. Depois, se Vc gostar, Vc instala (usando o mesmo CD (ou pendrive) de instalação) o Linux definifivamente.

Uma dúvida : não sei se para fazer este procedimento precisa-se de memória RAM maior que um mínimo necessário. Mas isto é fácil de verificar : é só tentar.

Obs: na versão 09.04 já tinha o Live CD.

- O Linux é continuamente atualizado (no livro diz que, quase semanalmente). As atualizações são baixadas, usando procedimentos padronizados do próprio Ubuntu 10.04. Quando Vc entrra lá, ele diz quais as atualizações que Vc precida baixar.

Independentemente dessas atualizações semanais, ultimamente tem saido 2 versões novas a cada ano. Assim, a versão 09.04 saiu no começo de 2009 e a versão 10.04 saiu no vim desse mesmo ano. Também, Vc passa de uma versão para a seguinte por meio de atualizações baixadas da internet.

- Como o Linux usa um sistema de partição (loteamento) do HDD, pode-se instalar ele ao lado do Windows na mesma máquina. Os arquivos poderão ser acessados pelos dois sistemas. Então, quando Vc liga a máquina, Vc escolhe se vai trabalhar com o Windows ou com o Linux.

O livro que eu tenho de linux fala disso, mas não entra em detalhes. Então, precisa-se dos serviços de um técnico de informática, ou consultar o site Apostilando (gratis).

- O Linux tem versões do seu sistema operacional adaptadas para finalidade do usuário. Assim, tem o Ubuntu 10.04 versão Netbook !

Na versão atual do Ubuntu (10.04) a navegação é toda gráfica (por meio de mouse e icones), como no Windows.

- Obs: Vc adquire facilmente um CD para instalação do Linux. O site da Linux/Brasil informa os fornecedores pelo Brasil todo. Vc só pagará pelo CD virgem e pelo correio. Vc diz a um desses fornecedores como é a sua máquina e ele te diz qual a versão mais adequada a ela (por ex. Ubuntu 10.04 versão Netbook).

Mas, Vc pode baixar diretamente da internet, quantas vezes Vc quiser, sem gastar nada.

- Importante : como o CD é executável, a passagem dele para um Pendrive não é tão simples como : copiar e colar. Há de se usar um programa de cópia (driver) para que o pendrive resulte executável, também. O fornecedor do CD ensina como fazer isso.

Da mesma forma, se Vc for baixar da internet para um pendrive (ou para um CD) Vc terá que usar um programa driver. O site da Ubuntu dá o passo a passo disso, inclusive o programa driver.

Me parece que para baixar o Ubuntu da internet diretamente para o seu computador (sem passar por CD ou pendrive) não precisa desse programa driver, mas não tenho certeza.

- O Livro que eu tenho de Ubuntu é do : RODRIGO AMORIN FERREIRA . Encontra-se-o facilmente na internet . Ele é da versão 09.04, mas serve muito bem para aprender Ubuntu.

- O Linux não é atacado por virus; nem trava. Acredito que isto decorre do fato de que, se ele for atacado, é só Vc salvar seus arquivos num pendrive de backup e instalar o sistema operacional novamente, do pendrive que tem o sistema operacional (ou CD (se o seu PC tem gaveta de CD) ) novamente. Se, por ocasião do ataque de virus (isto é, se isto chegar a ocorrer) o Linux tiver mudado de versão, Vc aproveita para instalar a versão nova.



atenciosamente / V. Pupo

E eu respondi:

Prezado Pupo. É sempre um prazer trocar-mos idéias.

Os novos sistemas operacionais se utilizam do KERNEL do Linux e não do Kernel (NÚCLEO) do Windows, porque o dito Núcleo é muito vulnerável. Dessa forma pegam alguma coisa já pronta e desenvolvem em cima dela. Com isso irão criar um sistema melhor à prova de travamentos e mais resistente a virus e outras infecções.

Na verdade, os virus não centralizam seu poderde fogo emcimado Linux porque oWindows é muito mais popular. 90% das máquinas do mundo inteiro rodam Windows.

Acredito que o Windows irá sofrer muito com a concorrência principalmente do Google Chrome OS, o que irá forçar a Microsoft a disponibilizar seu Sistema Operacional Gratuitamente.

Lembra-se da guerra entre a Netscape e o Internet Explorer da Microsoft? Pois é.
A Microsoft disponibilizou seu Navegador gratuitamente e incorporado ao Windows. A Netscape não aguentou.

Creio que estamos às portas de presenciar um grande embate entre dois gigantes. De um lado GOOGLE e de outro MICROSOFT. Será um duelo de TITÃS.

O unico problema do LINUX é não rodar os programas mais usados pelo mercado e que rodam no Windows como os programas da ADOBE, (EX: CS4), Autocad, Nero, SoundForge, programas de edição de vídeo etc... Aliás o LINUX tem seu próprio arsenal de programas, por sinal muito bons mas são pouco conhecidos.

Resumindo. Para se migrar para o Linux tem que se ter um pouco de disposição para aprender uma porção de coisas novas e ficar meio marginalizado do mercado. A experiência pode  ser compensadora se você pensar em termos de custo. EX: Empresas, micro empresas etc... tendo em vista que o LINUX é um SO GRatuito e OPENSOURCE


O Windows, o Linux e o Mac OSX são sistemas operacionais equivalentes, mas cada um com suas características próprias. Todos possuem interfaces gráficas que permitem acessar os arquivos e editá-los, acessar a internet, ouvir músicas, assistir a vídeos, etc.


SISTEMAS OPERACIONAIS ATUAIS
O Windows e o Mac OSX são sistemas operacionais "fechados", onde as empresas que os desenvolvem não divulgam informações internas sobre seu funcionamento, e você tem que usá-los como são, sem saber exatamente o que está acontecendo dentro do computador e sem poder mexer em muita coisa. Já o Linux é um sistema operacional "aberto", com seu código fonte disponível, e onde qualquer pessoa pode saber exatamente o que está acontecendo, mudar configurações editando simples arquivos de texto, e até mesmo alterar todo o sistema operacional ou os programas à vontade (basta saber programar). Não existe um único Linux, existem dezenas ou centenas de distribuições Linux, como Ubuntu, Mandriva, Red Hat, etc., cada uma com suas peculiaridades mas todas compartilhando o mesmo "kernel".
Quanto à segurança de cada sistema operacional, o Windows é o mais vulnerável, por "misturar" arquivos do usuário com arquivos do sistema, assim um programa rodado pelo usuário pode interferir e comprometer todo o sistema (como vírus e rootkits). Já o Linux e o Mac OSX (ambos seguindo estruturas derivadas do Unix) isolam os arquivos do usuário dos arquivos do sistema, desta forma impedindo que programas rodados pelo usuário afetem o sistema. Apesar de muito mais seguros, estes também não são 100% imunes a vírus, tudo depende da ação do usuário e de eventuais falhas do sistema operacional, mas em uso normal até mesmo dispensam o uso de antivírus.

Não é simples dizer qual é o mais adequado para um usuário comum, todos possuem funções equivalentes. Para uso normal, como acessar a internet, escrever e-mails e documentos, manipular imagens, etc., todos desempenham estas funções maravilhosamente. A vantagem do Linux, a meu ver, é possuir milhares de programas de alta qualidade pré-configurados e totalmente gratuitos, para quase tudo que se queira fazer no computador, basta escolher na lista do instalador e clicar para baixá-los e instalá-los automaticamente. Mas uma desvantagem dele é que, por possuir uma base de usuários bem mais reduzida, não há muitas pessoas com conhecimento suficiente para resolver possíveis problemas de configuração.

A minha dica é a seguinte: entre uma cópia pirata do Windows e um Linux, recomendo este último, mais especificamente o Ubuntu Linux. Se o computador já veio com o Windows original, continue utilizando-o, mas sem deixar de instalar as atualizações de segurança, e manter antivírus, anti-spyware e firewall sempre atualizados. E se você tem um Mac, é um felizardo!
Abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.