Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

TRAVAMENTOS E REINSTALAÇÕES EM COMPUTADORES

Vejo como complicada a situação de alguém que tendo um computador não sabe fazer coisas básicas como instalar um Sistema Operacional, o que hoje é muito fácil.

Isto porque quem tem computador, sempre chegará ao dia em que o sistema operacional não estará mais funcionando bem. Normalmente ele começa a ficar lento, travar, reiniciar repentinamente, não rodar determinados programas ou levar muito tempo para carregar rotinas simples ou programas simples, não obedecer comandos etc...

Isso ocorre por uma série de razões. Hoje é muito comum que o computador de determinados usuarios seja invadido por programas chamados ZUMBIS que conseguem controlar seu computador e utiliza-lo para rodar programas ou rotinas por baixo do pano sem que o usuario tenha conhecimento disso. Dessa forma seu computador pode estar sendo usado para enviar Emails para outros computadores, ou invadir outros computadores a revelia da vontade do dono da máquina.

Todas as vezes que se instalam programas no computador são instalados rotinas que são programas auxiliares em diretórios do sistema operacional, inclusive no NÚCLEO do sistema (KERNEL). Mesmo que depois se venha a desinstalar esses programas, podem permanecer no computador rodando dentro do núcleo essas mini rotinas associadas a esses programas que atrazam o desempenho do computador.

Isso tudo para não falar dos virus, spywares, trojans e toda uma série de pragas e infestações que rondam a Internet. Diz-se que um computador sem antivirus leva 8 minutos para ser infectado quando plugado à Internet. Os antivirus existentes popem nos livrar de quase tudo mas com certeza não de tudo.

Há além disso quadrilhas profissionais especializadas em invadir computadores para roubar senhas e dados de cartões de crédito. Uma vez que consigam invadir um computador, podem ficar ali escondidos por meses a fio sem serem percebidos, bisbilhotando tudo o que podem. São programas que rodam por baixo do pano sem serem percebidos, mas que atrazam o desempenho do computador.

Uma das formas de limpar toda a sujeira que inevitavelmente irá se acumular com o passar do tempo, e começar tudo do zero novinho em folha é REINSTALAR O SISTEMA OPERACIONAL. Mas para isso é necessário antes de tudo salvar os trabalhos, filmes, livros, documentos, fotos e todo arquivo que de alguma forma tenha algum valor para você. Faça isso plugando um PENDRIVE e salvando tudo nele. Se o Pendrive não der, você pode plugar um HD portátil, ou gravar tudo em DVDs virgens.


SISTEMA OPERACIONAL
Todo computador precisa, além das partes físicas, de programas que façam essa parte física funcionar corretamente. Existem vários programas para várias funções, como digitar textos, desenhar, calcular, fazer mapaastral, e muitas outras...
Para poder utilizar os programas que têm função definida (como os citados acima), é necessário que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. O SO (abreviação que vamos usar a partir de agorapara substituir Sistema Operacional) é o primeiro programa a “acordar” no computador quando este é ligado, ou seja,quando ligamos o computador, o SO é automaticamente iniciado, fazendo com que o usuário possa dar seus comandos ao computador.
Entre as atribuições do SO, estão: o reconhecimento dos comandos do usuário, o controle do processamento do computador, o gerenciamento da memória, etc. Resumindo, quem controla todos os processos do computador é o sistema operacional, sem ele o computador não funcionaria.
Existem diversos tipos e versões de Sistemas Operacionais no mundo, entre eles podemos citar, para conhecimento: Windows, Linux, Unix, Netware, Windows NT e 2000, OS 2, MacOS, entre outros. 

PROCESSO DE INICIALIZAÇÃO DO COMPUTADOR (BOOT)

No momento em que ligamos o computador, um chip chamado BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída) acorda. A função dele é apenas ligar o resto do computador, fazer um diagnóstico dos componentes existentes, e por fim, chamar o SO para o trabalho.
O BIOS é um tipo de memória ROM (Memória Somente para Leitura). Isso significa que todo o conteúdo do BIOS já foi, na fábrica, gravado neste chip e não pode ser mais alterado. Uma memória do tipo ROM só pode ser lida, utilizada, mas seu conteúdo não pode ser alterado pelos usuários. Um programa gravado em uma memória ROM é chamado de Firmware.
Logo que o sistema operacional é “requisitado” pela BIOS, ela deixa de funcionar (volta a dormir) e ele é carregado de onde estava gravado para a memória RAM. O SO não foge à regra do mundo da informática, ele só pode ser gravado em alguma unidade de disco, na forma de arquivos. Só para se ter uma idéia, o sistema Windows 98 ocupa cerca de 120 MB de informação.
Responda-me: Onde o Sistema Operacional tem que estar gravado para que possa, toda vez que ligarmos o micro, ser carregado para a RAM?
Se a resposta foi Disco Rígido, está absolutamente certo, a única unidade de disco que está 100% disponível para utilização é o HD (Sigla para Hard Disk – Disco Rígido). Pois o CD ou DVD nem sempre está dentro do DRIVE (“garagem” onde ele é colocado para ser usado).

Terminado de salvar seus arquivos preciosos, vamos a reinstalação do Sistema Operacional.

Basta colocar o disco de instalação e inicializar a máquina que a instalação se processará, cabendo ao instalador apenas ir segundo as orientações que irão aparecendo na tela do computador. Entretanto até para se fazer isso é importante saber algumas coisas básicas.

Por exemplo: É necessário que o computador esteja configurado para inicializar pelo leitor de DVD (Hoje emdia todos os computadores já são entregues com leitor e gravador de DVD que também leem e gravam CDs). Caso contrário ele sempre irá inicializar pelo HARD DISK ou HD. Para se fazer essa configuração é necessário antes de mais nada, caso a tal configuração já não esteja pré feita, ao ligar a máquina acessar a BIOS do sistema.

BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

Para acessar a BIOS do sistema, é preciso apertar a tecla "DEL" assim que o computador for ligado. Em algumas placas mãe como por exemplo placas INTEL esse acesso se dá pressionando-se a tecla F2. De qualquer forma ao ser ligado, normalmente aparece na tela a tecla ou combinação de teclas a serem pressionadas para que a BIOS da placa mãe seja acessada.


Portanto antes de qualquer coisa veja como está a opção de boot na sua placa-mãe, (na BIOS). - Mude na BIOS para dar Boot Pelo Disquete ou pelo CD-Rom (de acordo com seu modo de instalação), salve as configurações e saia da BIOS. -  
DETALHE: ATENÇÂO!
salve as configurações e saia da BIOS. 

Ao se proceder essa precaução, o computador ao ser ligado irá procurar primeiramente o DVD para dar boot, se encontrar nele um disco de boot, irá inicializar pelo disco de instalação, ou seja o CD ou DVd de instalação. A partir desse ponto A instalação irá se processar.


Em informáticaboot é o termo em inglês para o processo de iniciação do computador que carrega o sistema operacional quando a máquina é ligada.
Muitos computadores podem executar apenas códigos existentes na memória de trabalho (ROM ou RAM); os sistemas operacionais modernos são normalmente armazenados em disco rígidoCD-ROM ou outros dispositivos de armazenamento. Logo que o computador é ligado, ele não tem um sistema operacional na memória. O hardware do computador não pode fazer as ações do sistema operacional, como carregar um programa do disco; assim um aparente insolúvel paradoxo é criado: para carregar o sistema operacional na memória, precisamos de um sistema operacional já carregado.

Ao ser religado o computador depois de feita a configuração da BIOS para dar BOOT pelo DVD (Hoje todos os leitores de disco são DVD rom, que também obviamente leem CD) aparecerá uma mensagem na tela após alguns momentos, solicitando que seja confirmado o boot pelo DVD ou CD (Se esse for um DVD ou CD de BOOT). A confirmação deve ser feita pressionando-se uma tecla, o que irá dar partida no processo de INSTALAÇÃO do sistema operacional seja ele WINDOWS XP, WINDOWS VISTA ou WINDOWS 7 ou UBUNTU.

Vamos exemplificar com a instalação do Windows 7.

Depois que for confirmado o BOOT pelo DVD de instalação (No caso do Windows XP seria um CD de instalação), os arquivos necessários à instalação irão ser carregados na memória RAM. Aparece então a seguinte tela.



Esse é o novo logo do Windows 7. Espere até surgir a próxima tela para continuar com a instalação;




Depois de carrregados os arquivos de instalação aparece a tela com o logotipo do Windows como acima.

A seguir serão solicitadas algumas informações como o layout do teclado que deve ser ABNT2 ( O layout convencional, a menos que o seu teclado seja específicamente ABNT) A linguagem óbvimanete será portugues e o formato de hora.




Imagem da tela que requisita as primeiras informações.
Nesta etapa, devemos escolher o idioma de instalação, o tipo de teclado e o formato de hora. Depois deve-se clicar no botão NEXT ou PROSSIGA. A seguir com todas as informações preliminares e com os arquivos básicos carregados na memória RAM, terá início a instalação do sistema operacional como na tela abaixo. Você deve clicar na opção confirmando-a.

Inicio da instalação


A seguir basta ir confirmando a leitura dos termos de instalação por exemplo.


Feita a leitura, é só confirmar. O tipo de instalação aqui é completa. Não é atualização. A atualização só seria usada para consertar um Sistema operacional danificado ou atualizar em cima de uma instalação do Windows pré existente. De qualquer forma não recomendamos pois isso não irá limpar seu computador do lixo que existe nele.


A seguir irá aparecer na telinha a lista dos seus Discos Rígidos. Escolha em qual você quer instalar o Windows e prossiga. Se só existir um, então será esse o escolhido. Se sua cópia de instalação do windows não é comprada, ou não é uma que tem número de série fornecido pela Microsoft, não coloque o número de série. Se for comprada ou for uma versão de teste, faça-o quando for solicitado.


Agora sente-se e espere. Levará um tempo para que a instalação se processe.











A instalação irá solicitar uma senha e um loguin. Se sómente você irá usar o computador, poderá optar por não colocar senha.




Se sua cópia de instalação do windows não é comprada, ou não é uma que tem número de série fornecido pela Microsoft, não coloque o número de série. Se for comprada ou for uma versão de teste, faça-o quando for solicitado.  e sempre que concluir as informações em uma tela crique em prosseguir ou NEXT.
 


 Escolha asconfigurações de segurança. De preferência escolha as especificações recomendadas.






Ao ser solicitado, as especificações de DATA, HORA, FUSO HORARIO e prosseguir




E pronto ai está seu sistema operacional novinho em folha e rodando a todo vapor sem nenhum lixo.

Um comentário:

  1. As instruções para instalar o Windows 7 são muito oportunas. Todavia, como uma quantidade muito grande de pessoas trabalham com o Windows XP, seria oportuno, também, que Vc nos diponibilizasse as instruções para a instalação do Windows XP.
    grato

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.