http://filotec.com.br

http://filosofiaetecnologia.blog.br
ECONOMIA TECNOLOGIA FILOSOFIA SAUDE POLÍTICA GENERALIDADES CIÊNCIA AUTOHEMOTERAPIA NOSSOS VÍDEOS FACEBOOK NOSSAS PÁGINAS

domingo, 26 de junho de 2011

A TERRA É UM PLANETA DE PROVAS

Para aqueles que já perceberam que a vida tem a finalidade de nos aperfeiçoar, de nos tornar melhores, e por isso já estão procurando alinhar seus caminhos com os caminhos que a providência, digo a vida procura nos encaminhar, provavelmente já estão encontrando mais felicidade, mais paz e mais realização. 

Mas com todas as nossas conquistas, vez por outra provavelmente seremos provados, em uma prova que estará de acordo com a nossa capacidade de superação, e no momento que superarmos a prova, estaremos aprovados. Teremos conseguido nosso atestado de realmente melhores, sem que seja preciso nos envaidecermos por isso. O que importa é o nosso conceito perante o pai.

A Bíblia que é um livro inspirado e um dos mais antigos livros da humanidade, e que traz as orientações espirituais para a maior parcela da humanidade que a vê como o seu manual de princípios da fé religiosa, demonstra isso claramente a todo o momento. Conta-nos histórias de provas. Algumas em que o provado conseguiu superar o teste, e outras em que não conseguiu.

Uma das primeiras grandes provas presentes na Bíblia trata da história de Adão e Eva. Ambos foram colocados em um jardim, o jardim do EDEM, em que tudo era perfeito. Eles eram perfeitos e todo o jardim era perfeito. Veja que conversavam com Desus, que vinha lhes falar. Deus colocou no meio do jardim uma arvore que produzia um fruto, e determinou-lhes que não comessem daquele fruto.


Gênesis 2: 8 - 17
E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.

O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.

E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.

E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.

E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerá.


Gênesis 3: Todo o capítulo
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.

E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto?

E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.

Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Analisando essa história relatada pela Bíblia, fizemos algumas reflexões que cumpre-nos compartilhar.  Sabemos que Deus é um ser Onisciente, Onipresente e Onipotente, ou seja, ele sabe tudo, pode tudo e está em todos os lugares. 


Ao colocar no meio do Jardim uma arvore e dizer para não comer dela porque seu fruto tinha o poder de lhes dar o conhecimento do bem e do mal, ele estava fazendo um TESTE. 

Um teste de fidelidade, porque se ele realmente não quisesse que Adão e Eva comessem do fruto, ele os teria impedido, pois no momento em que comeram o fruto, Deus os estava vendo e sabendo o que estavam fazendo. Poderia ter lhes impedido se assim o quisesse. 


Ao permitir que a serpente que fora incorporada(1) pelo Diabo, (Já que serpentes não falam) lhes falasse e lhes tentasse, Deus estava dando a sua permissão para que Eva e Adão fossem tentados. 
(1) O termo "incorporada" significa ser possuída por um espírito, que lhe irá controlar. No caso citado, o espírito que "controla" a serpente chega ao ponto de fazê-la falar. Não que a serpente realmente tenha falado, mas provavelmente o espírito tenha feito sua voz ser ouvida como se fosse proveniente da serpente. É um poder fora do comum mas que não é impossível para um espírito que tinha o poder tal como o "diabo". Quando nos referimos ao Diabo, nos referimos ao anjo caído que junto consigo arrastou 1/3 dos anjos do céu. Esse é um tema por demais extenso e complexo sobre o qual não iremos nos deter nesse momento.
Por outro lado, será que seria fácil para Adão e Eva viverem eternamente com seus filhos e sua descendência sem que ninguém nunca tivesse a curiosidade de comer daquele fruto que lhes daria a ciência do bem e do mal? Ou seja lhes alargariam a visão para que soubessem coisas que até então não sabiam? 

Conhecendo a natural curiosidade humana, entendo que em algum momento, em algum lugar alguém iria desobedecer a ordem e dar fluxo à sua natural curiosidade, e fazer o teste de comer aquele fruto. A partir dai teria desobedecido a ordem do Altíssimo, e passaria a sofrer as consequências do seu ato.

Veja que para que se obedecesse essa ordem era imperativo que se tivesse uma certa perfeição moral, que o homem não tinha. E Deus com certeza sabia disso, como sabia que fracassaria nesse teste, já que Deus é ONISCIENTE, e conhece nossa forma de pensar e de reagir ante cada detalhe. Para que fracassasse no teste, permitiu que fosse tentado, pois talvez esse detalhe fosse importante para testar a sua fidelidade. Por outro lado era imperativo, e necessário que assim fosse, para que se desse curso ao plano de Deus, de que o homem passasse por todas as provações que passou e que vem passando para que atingisse a "VIDA ETERNA" depois de ter atingido essa perfeição moral que até então não tinha, só que para atingir essa perfeição moral, um longo cominho teria que ser percorrido. É o caminho que todos nós estamos percorrendo ainda hoje.

Sem querer entrar no mérito da história em si, que cai na incredulidade de alguns tal a sua natureza surreal, o que temos aqui é o primeiro grande teste da história. Cremos que a Bíblia contém muita sabedoria embutida nela. É preciso ter olhos para ver e entendimento para perceber seus ensinamentos. Não que tudo nela seja fidedignamente tal como narrado. Mas existe um conteúdo de sabedoria e de revelação em tudo. Uma significação inspirada, tal como nas parábolas de Jesus. Quanto mais se analisa as parábolas de Jesus, descobre-se embutida nelas, ensinamentos e significações as vezes não compreendidas e percebidas em um primeiro momento.

_______________________________________

Um outro grande teste, esse bem sucedido, já que o primeiro teste caiu no fracasso arrastando consigo toda a humanidade e ensejando o sacrifício de Jesus, foi o teste de ABRAÃO. Primeiramente Deus disse a Abraão que lhe daria um filho, coisa que Abraão muito desejava. Depois Deus esperou. Abraão confiava em Deus mas sua mulher Sara não, tão quanto Abraão, e propôs a Abraão desposar sua serva, com a qual ele teve um filho de nome Ismael. Posteriormente Deus cumpriu o que lhe tinha dito e Abraão teve um filho, apesar de sua esposa já estar em uma idade avançada para ter filhos. 

O teste consistiu em ordenar a Abraão que oferecesse seu filho em holocausto, ou seja o matasse como era costume fazer com um cordeiro, para que fosse consumido em fogo, e Abraão adorava seu único filho Isaque. Apesar de toda dor que isso lhe causou, Abraão  resolveu fazer a vontade de Deus, tal era sua fé. No ultimo momento, quando Abraão iria desferir o golpe fatal, Deus interferiu e impediu-o de matar seu único filho. Foi um TESTE. Um teste bem sucedido.

Veja o relato bíblico




Gênesis 22: 1 a 18



E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.

Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.

Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus.
E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,

Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;

E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

Portanto é evidente que Deus a todo o momento está nos testando, porque os testes são necessários para que o aluno tenha sua aprovação. A vida é uma escola onde viemos para aprender. Quando já estamos maduros para passarmos pelo teste, sofremos um teste. Alguns passam outros não. Se não passarmos, continuamos no processo de aprendizagem. Temos que repetir de ano. Se passamos, vamos para a série seguinte onde iremos aprender outras coisas, tornando-nos melhores para mais adiante passarmos por um teste mais avançado.

O grande teste que o mundo viveu foi o TESTE de Jesus. Jesus só ganhou a condição de Governador dos destinos da humanidade depois da sua vitória sobre as forças do mal com o seu sacrifício na Cruz. Foi a vitória do cordeiro. Ali estava selado o destino da humanidade, quando a SERPENTE, que representa as forças que conspiram para o fracasso da humanidade, sofreu a sua mais fragorosa derrota, no momento que Jesus aceitou seu sacrifício na Cruz. 

O sacrifício de Jesus foi uma coisa planejada. Ele a todo o momento revelava a seus seguidores, mas não lhe foi fácil, embora soubesse o que iria passar. Sua agonia foi tanta que seu suor transformou-se em gotas de sangue.

LUCAS 22: 37 a 48
Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.

E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta.
E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.

E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.

E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.

E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.

E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.

E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.

E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.

E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar.

E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?


"Sou um cirurgião, e dou aulas há algum tempo. Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei anatomia a fundo. Posso portanto escrever sem presunção a respeito de morte, como a de Jesus. "Jesus entrou em agonia no Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra". O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas. E o faz com a precisão de um clínico. O suar sangue, ou "hematidrose", é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus. Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra. 
                                                          Dr. Renato Ruy renatoruy@globo.com





Pelo  relato bíblico percebe-se que não foi fácil para o cordeiro. Um anjo vinha conforta-lo, e Jesus chegou a pedir que se fosse possível que aquele cálice se passasse, mas que fosse cumprida a vontade de Deus. Nesse momento estava em jogo todo o destino da humanidade. É necessário que se perceba o grande amor de Jesus e de Deus, que tudo fazia e tudo permitia somente por amor a humanidade. Por ai se vê o quanto cada um de nós somos amados por Deus.

Esse foi o mais sublime e o mais grave de todos os testes que já teve lugar na história do mundo. Foi o teste que mudou o curso da história. Foi o teste que relegou as forças do mal definitivamente a derrota que já lhes está prevista.

Devemos então estar preparados. Esse mundo não é um mundo de felicidade completa. A felicidade completa só será conquistada na VIDA ETERNA, que não é nessa existência em que estamos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.

SOMOS TODOS CHAPECOENSES