Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

PAGAMENTOS DE BOLETOS VENCIDOS PELA INTERNET


Reboleto é um site criado em meados de 2010 e que tem como principal objetivo permitir que boletos atrasados sejam pagos pela internet, sem a necessidade de ir ao banco e enfrentar filas.

Ele faz isso com a alteração do código de barras para pagamento, que inclui também as multas de juros e mora. No começo do mês seu criador, Manoel Netto, recebeu uma notificação extrajudicial da ABBC, Associação Brasileira de Bancos, para tirar o site do ar. E hoje sabemos o motivo: a grande quantidade de fraudes.

O presidente da ABBC, Renato Oliva, explicou os motivos da notificação extrajudicial. Segundo Oliva alguns dos bancos associados à ABBC (não cita quais) ao detectarem fraudes de boletos, acabaram rastreando o Reboleto como fonte de várias delas.


COMO SURGIU O REBOLETO

Na agitação do dia-a-dia, às vezes acabamos atrasando algum boleto de pagamento por puro esquecimento. Ao lembrar da conta, no entanto, não é raro nos surpreendermos com o prazo que já passou, e que nos impede de pagá-lo via Internet Banking ou Caixa Eletrônico; nos forçando a enfrentar aquela desprazeirosa fila de banco só para calcular as multas e os juros.

Mas agora, graças à internet, você não precisaria mais se preocupar com isso. Caso você tivesse perdido o prazo de pagamento de um boleto e não tivesse tempo de enfrentar filas intermináveis nas agências bancárias, poderia utilizar o Reboleto, um serviço online que revalidava seus boletos bancários.


O processo era simples, seguro, e ainda uma prática legal, pois era utilizado pelo Reboleto o mesmo sistema empregado por bancos e lotéricas, que revalidam a data de vencimento e recalculam o valor do documento, com multas e juros de mora.

A única exigência do site era a de preencher corretamente os campos de juros e multa para que o valor pago fosse compatível ao valor devido. 

Outro fator importante é que o sistema aconselhava entrar em contato com o banco para o caso de boletos com mais de cinco dias de atraso. Você até conseguia gerar um novo boleto, mas o sistema não poderia assumir a responsabilidade.

Se você estivesse com as contas atrasadas, poderia seguir os passos abaixo Siga o passo a passo abaixo e se livrar das filas de banco!

1. Acessaria o site Reboleto;

2. Digitaria o número do seu boleto, a “linha digitável” (parte numérica) formada por 8 sequências separadas por espaços ou pontos;

3. Na opção “Cálculo do valor”, em “Multa de”, iria preencher de acordo com o valor escrito no seu boleto, relativos às taxas pagas pelo atraso no pagamento, discriminado o valor para a multa, que é fixo;

4. Em “Juros de”, digitaria o valor dos juros, expresso em valor diário. Caso no seu boleto estivesse expresso os juros por mês, poderiam ser divididos por 30 e colocados no campo. Se o seu boleto mostrasse valores de juros em percentagem, você deveria fazer o cálculo para Reais antes de preencher o campo;

5. Na opção “Novo Vencimento”, digitaria a data em que você pagaria o boleto, em dia / mês / ano. No sistema do site, a data vinha preenchida com o dia atual;

6. Iria clicar em “Recalcular Boleto”. Suas informações apareceriam abaixo com a nova linha digitável e um novo valor a pagar. Você iria conferir se os seis primeiros campos do seu código de barra estavam iguais ao do boleto vencido, pois o campo que alterará é apenas o último, e seu respectivo dígito verificador.

Pronto! Agora você teria um boleto com um novo vencimento. Não era necessário realizar este procedimento com boletos de convênios ou de cartão de crédito, pois são boletos contra apresentação, ou seja, pagos em qualquer vencimento. Eles apenas acarretarão juros, multas e encargos financeiros para você no boleto seguinte.

Os bancos HSBC, Bradesco e Itaú também fornecem um serviço similar ao que o Reboleto oferecia, de reemissão de boletos vencidos. Veja abaixo serviço oferecido pelo Itaú.


Um comentário:

  1. E as pessoas que pagam sem colocar juros e multa? Isso não é um crime? Não estão lesando o prestador do serviço que cobra por boleto?

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.