Todo empresário bem sucedido é atento aos detalhes. Controla sua empresa nos mínimos detalhes. Procura centralizar em si o poder de decisão. É que diz uma velha máxima. "O OLHO DO DONO É QUE ENGORDA O BOI". E é verdade.
Portanto e aqui vai a minha pouca experiência. Se você pretende abrir um negócio e entregar a administração dele a terceiros, não é preciso nem começar. você provavelmente vai perder dinheiro. É preciso que você esteja na frente.
De fato as pesquisas informam que de cada 100 negócios que abrem, 90 fecham antes dos primeiros dois anos, e pode crer que quem está a frente é o dono. É uma experiência muito desgastante, começar um negócio e depois ter que fecha-lo, portanto se você pretende abrir um negócio, a primeira coisa a fazer é ter CAUTELA.
Normalmente as pessoas que se dão bem em um negócio, começaram fazendo algo de que entendiam e gostavam. portanto essas duas coisas são importantes. ENTENDER e GOSTAR. Muitas das vezes era algo que já faziam informalmente e que depois resolveram legalizar.
A maioria dos negócios que não dão certo, devem-se ao fato de que alguém percebeu que tal coisa poderia ser lucrativa, porque viu alguém fazer, mas não tinha todas as informações sobre o negócio e pode ser que também não gostasse de fazer aquilo. Portanto não era do ramo. Quem gosta e entende, já pegou o sentimento (Feeling) do negócio, já conhece algumas manhas e mesmo que na frente a coisa não ande do jeito que gostaria, pelo fato de simplesmente gostar do que faz, tenderá a ser persistente pelo prazer de fazer aquilo.
Já se o empresário não gosta, tenderá a ser pessimista assim que a coisa começar a não corresponder as suas expectativas. Como o que queria é o lucro, não irá ver com bons olhos um momento de dificuldade. antes irá preferir desfazer-se de tudo.
Isso são coisas um tanto óbvias para os que tratam desse tema, mas o tema dessa nossa matéria não é esse. Estamos falando de HONESTIDADE. Mas o que tem uma coisa a ver com a outra?
Provavelmente Vossa Senhoria que lê essas linhas dever imaginar que o valor mais importante para um empregado é o CONHECIMENTO, a FORMAÇÃO, a DISPOSIÇÃO, a VERSATILIDADE, a INTELIGENCIA, a INICIATIVA. De fato todas essas qualidades são importantes no mundo do trabalho, e todo empregado no mundo de hoje, deve telas, pelo menos em algum grau, mas o valor mais importante de todos esses é a HONESTIDADE.
Talvez o patrão ou o empresário não esteja preocupado com sua honestidade, porque ele tem tudo sob controle. Você é vigiado e controlado, para que não tenha a chance de ser desonesto, e ele também não pretende utilizar a sua "HONESTIDADE" para nada. De fato isso é verdade porque ele supõe que você não é honesto. Ele não pode lhe confiar nada importante, pois ele não te conhece.
No entanto no fundo, todo empresário, todo patrão sonha em conseguir um colaborador cem por cento honesto, e quando o descobre, pode ter certeza que ele não irá abrir mão de você por nada.
Isso acontece porque toda empresa que cresce, chega a um momento em que o empresario, aquele que faz o BOI ENGORDAR, não pode controlar tudo. Ele é obrigado a delegar poderes. Poderes de decisão, de gerencia, de ad ministração. Nesse momento ele precisa de alguém em quem possa confiar. Se ele identifica em algum empregado qualidades de HONESTIDADE, provavelmente o irá promover e lançar mão de seus préstimos.
Porque por mais que o empresario controle todas as coisas, haverá um momento em que ele irá se distrair, "cochilar" um pouco e é nesse momento que se abre uma brecha no seu negócio que pode ser explorada.
Se ele tem um elemento de ABSOLUTA CONFIANÇA, ele tem uma jóia preciosa da qual pode lançar mão para continuar a ter o controle de tudo. E creia-me que nada vale tanto como isso, porque isso dá permissão ao empresário para RELAXAR enquanto outro elemento assume o seu papel. Melhor ainda quando tem mais de um elemento de confiança.
Mas como o empresario pode identificar em alguém as qualidades de HONESTIDADE? A pessoa Honesta deve ser honesta em tudo o que faz, portanto não deve por exemplo se conceder privilégios indevidos como tirar mais alguns minutos depois do almoço, conversar no horário de trabalho, sair antes da hora, etc...
São pequenas atitudes, que não tem maiores consequências, mas denotam para quem vê, as qualidades morais de um empregado.
Se você não é honesto nas pequenas coisas, não será nas grandes coisas. Seja portanto rígido consigo mesmo. Não se permita nenhuma desonestidade, e você acabará por ser percebido.
Dê de bom grado sua disponibilidade, seu tempo, sua colaboração. São valores que acabarão por ser reconhecidos. Não se preocupe em ser recompensado a força, reclamando seus direitos. Esteja antes aberto a dar sua colaboração com desprendimento e lealdade.
Jesus disse a seus discípulos. "Se alguém te tirar a capa, não lhe negue também a túnica."
LUCAS 6:29
29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, não lhe negues também a túnica.
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