Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

terça-feira, 30 de julho de 2019

ESTÃO LEVANDO A NOSSA PETROBRÁS EMBORA


Tinha três amigos de infância. Todos eles fizeram suas carreiras e seus empregos foram na Petrobras, inclusive eu que ainda trabalho na Petrobras a 32 anos. Devo deixa-la daqui a alguns meses pois já estou aposentado.

A Petrobras, mais do que a maior empresa da América Latina e uma das maiores empresas do mundo, é a cereja do bolo da impiedosa entrega do nosso patrimônio aos Gringos, promovido pelo BOÇAL. Achei esse apelido legal, o BOÇAL, pois não passa um dia sem que ouçamos uma provocação, uma piadinha, uma gritante imbecilidade partida da boca desse indivíduo que se apossou do maior cargo executivo de nosso país representando a massa imbecilizada.

Ao adentrar a base da Petrobras em Imbetiba, o bairro de Macaé que acolheu as instalações da Gigante, vejo que a cada dia menos pessoas trafegam pelas suas instalações. As oficinas estão meio paradas, as ruas do interior do complexo, vazias e me recordo que por ali passavam pessoas que pareciam executivos apressados, técnicos, funcionários, engenheiros. Os hangares estavam cheios de equipamentos porque a Petrobras desenvolveu tecnologia própria de assitência para suas atividades de exploração. As bombas de captação submersa eram reparadas e mantidas ali mesmo no complexo.

No curso de preparação logo na Entrada para a Empresa nos idos de 1987, uma frase ficou em minha memória. "VOCÊS SÃO FUNCIONÁRIOS DA PETROBRAS". Realmente dava gosto pertencer a essa empresa, pela qual muitos vestiram a camisa.

No antigo auditório, lembro-me quando em 2007, um dos diretores, deu uma palestra e afirmava em tom categórico que com a recente descoberta do PRÉ SAL, a PETROBRAS seria uma das três maiores empresas de petróleo do mundo, e de fato era a única empresa da América Latina que figurava entre as 100 maiores do mundo. O Lucro da Petrobras durante uns 10 anos ficou sempre acima de 20 bilhões de reais e chegou várias vezes a superar 30 bilhões. Nenhuma empresa chegava sequer perto. 


Era uma empresa DO POÇO AO POSTO. Dominava a pesquisa e tornou-se dona de tecnologia de ponta na área de exploração em águas profundas superando todas as empresas do mundo nessa especialidade e tanto isso era verdade que as empresas estrangeiras optavam em fazer parceria com a Petrobras pois ficava mais em conta, já que a Petrobras dominava essa especialidade tecnologica que é a exploração em águas profundas.

A História da PETROBRAS é uma história de sucesso absoluto, apesar dos entraves, apesar da perda do monopólio, apesar de ter sido repartida em pedaços, apesar de ter sido parcialmente depenada, retirando-se-lhe a petroquímica, ela sobrevivia retumbante, fazendo o jogo do mercado e dando a volta por cima com galhardia e personalidade. A Petrobras tornou-se referência em pesquisa tecnológica no Brasil em parceria com a Universidade Federal Fluminense, que ficava lá na Ilha do Fundão ali mesmo perto do CENPES, o Centro de pesquisa da Petrobras.

A Petrobras gerava no seu entorno uma verdadeira alavanca de progresso. Eram feiras de tecnologia de Petróleo, como a Famosa feira de ÓLEO E GÁS onde se oferecia de tudo. Até carro de fórmula 1 patrocinado pela Petrobras tinha em exposição nessa feira, uma das quais tive o prazer de comparecer ali no Rio Centro. Uma miríade de empresas prestadoras de serviço geravam empregos que acolhiam a mão de obra ávida que adentrava o mercado de Trabalho ano após ano. Empresas nacionais e Empresas internacionais que empregavam pagando salários semelhantes aos que eram pagos no primeiro mundo.

Mas as Aves de Rapina a espreitavam, até que puderam aproximar-se mais. Não sei se elas prevalecerão, mas a Gigante está combalida. Tramam para acabar com ela. Querem comer-lhe pelas beiradas até extermina-la de vez o que era o sonho de ROBERTO CAMPOS o célebre entreguista que exigia cachê dos Bancos Europeus para conseguir que eles emprestassem para o Brasil. Emprestava quem desse o melhor cachê, e isso foi relatado no famoso "RELATÓRIO SARAIVA" que a ditadura militar engavetou.

Hoje as salas estão cada vez mais vazias. As plataformas estão sendo vendidas, uma a uma, as refinarias entregues, os oleodutos cedidos, no final talvez fique apenas um escritório onde se poderá ler aqui jaz aquela que foi uma das maiores empresas de petróleo do mundo, a maior da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.