Harvard Law School |
segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
SÉRGIO MORO E a Harvard Law(fare) School
segunda-feira, 25 de dezembro de 2023
A TECNOLOGIA DOS CARROS ELETRICOS SE AFIRMAM COMO A TENDÊNCIA DO FUTURO.
O BYD Dolphin foi lançado em junho, se tornando rapidamente um sucesso absoluto de vendas e provocando uma reviravolta no segmento de carros elétricos no Brasil. Depois do primeiro contato para as impressões iniciais, agora ficamos uma semana com o novo queridinho do mercado para a avaliação completa.
Revelado ao mundo no final de 2021, quando estreou oficialmente na China, o BYD Dolphin inaugurou a plataforma dedicada a veículos elétricos e-platform 3.0. Seu lançamento representou uma nova fase para a BYD, sendo seguido por outros modelos elétricos puros como Yuan Plus, Seal e Seagull.
Acabamento e equipamentos
O interior segue um estilo próprio, o que confere personalidade ao carro elétrico urbano, e se destaca pela qualidade de construção, acima da média para o segmento. Destaque para o painel com linhas onduladas, volante multifuncional com base achatada, saídas de ar circulares, quadro de instrumentos digital de 5" e tela multimídia giratória de 12,8". Os painéis de porta, puxadores, console central e demais elementos agradam pelo visual, que destoa do óbvio.
A habitabilidade é muito boa, seja pela sensação de espaço, como pela qualidade geral dos itens de acabamento. A experiência do usuário na central multimídia é boa e há espelhamento Apple CarPlay (Android Auto apenas em uma atualização futura). Como tenho celular Android, compartilhei a conexão do celular e utilizei o sistema de navegação nativo, que é bem aceitável e aceita comandos de voz em português, ainda que o ideal seja poder usar um Waze ou Google Maps, por exemplo.
Dirigir o carro elétrico urbano é bem simples. Basta acessar o carro com a chave presencial, apertar o botão de partida e girar o discreto seletor de marchas que fica no alto do console, ambos ao lado do volante.
Em termos de ergonomia, boa acomodação do motorista e pegada do volante, além de bancos bem dimensionados e confortáveis na medida certa. Como a posição de dirigir é um pouco mais alta, acaba favorecendo a visibilidade. No entanto, nesta versão os bancos dianteiros possuem ajuste de altura manual e o volante não possui regulagem de profundidade, apenas de altura.
Ágil e prático
Durante a semana de avaliação, confirmamos as boas impressões iniciais, principalmente no uso urbano, no dia a dia. O Dolphin é ágil, prático e fácil de dirigir em meio ao trânsito complicado das cidades. Ele não tem pretensão premium, nem de carro esportivo, mas a direção tem boa calibração e a suspensão tem ajuste mais voltado ao conforto, mas sem decepcionar no comportamento dinâmico. Ou seja, em boa medida.
Na prática, parece entregar mais que os 95 cv e 18,3 kgfm declarados e também arrancar mais rápido que os 10,9 segundos para o 0 a 100 km/h. Isso porque ele é um foguetinho até os 60 km/h, atenuando a entrega de potência depois disso. São três modos de condução (Normal, Eco e Neve) e a frenagem regenerativa pode ser ajustada em dois níveis, mas ele ainda não possui a condução "One Pedal".
Na estrada também vai bem. Tem agilidade pra acompanhar o fluxo em velocidades de cruzeiro de 120 km/h (ou mais) com boas retomadas e força mais que suficiente em subidas. Tudo isso com um bom isolamento acústico, nível de rolagem aceitável e consumo honesto.
E como na grande maioria dos carros elétricos, o consumo rodoviário fica mais alto do que na cidade, mas com variações: rodar em estradas de pista simples entre 80-100 km/h ou numa autopista a 120 km/h dá uma boa diferença no gasto de energia.
Autonomia e consumo
O BYD Dolphin é equipado com as já conhecidas baterias de lâmina (Blade), desenvolvidas pela própria BYD. Um pacote com células LFP (lítio-ferro-fosfato) de 44,9 kWh líquidos (46 kWh brutos) que fica posicionado no assoalho.
Durante a avaliação fiz uma viagem curta da capital ao interior de São Paulo (SP). Na ida, usando o modo Normal e com velocidade entre 110 - 120 km/h na primeira metade e 90 - 100 km/h no segundo trecho, o consumo médio foi de 6,43 km/kWh (15,5 kWh/100 km), o que daria uma autonomia de cerca de 290 km com uma carga completa nessa condição (uso rodoviário).
Por outro lado, em seu habitat natural, a cidade, o Dolphin foi destaque em eficiência com médias de 8,3 km/kWh (12 kWh/100 km), ou números ainda melhores, dirigindo normalmente, sem preocupação em economizar. Nessa condição, dá pra atingir um alcance de 375 km com uma carga, um ótimo número, ainda mais considerando o dado oficial de homologação do Inmetro (291 km).
E falando sobre carregamento, o Dolphin vem o carregador portátil que dá pra ligar na tomada doméstica. Em tomada doméstica ele carregou a 1,4 kW em 110V ou 2,8 kW em 220V. Nos carregadores públicos ou do tipo wallbox de 7 kW, ele carrega a 6,6 kW, limite máximo em AC, enquanto que nos carregadores rápidos DC ele vai até 60 kW de potência, suficiente para recuperar de 10-80% em cerca de 35 minutos.
Preço e mercado
O BYD Dolphin foi lançado por R$ 149.800, um preço bem abaixo do esperado para um carro desse porte e com essa lista de equipamentos e tecnologia. O resultado foi um sucesso que superou todas as expectativas da marca e provocou o início de uma forte mudança no mercado de carros elétricos no Brasil.
Quando chegou, o Dolphin concorria com carros elétricos menores, como o Renault Kwid E-Tech (R$ 146.900) e JAC e-JS1 (R$ 145.900), ambos inferiores em construção (além de não serem carros elétricos feitos em plataforma dedicada), tecnologia, powertrain, bateria e eficiência. Logo em seguida, a GWM apresentou o Ora 03, um carro elétrico de mesmo porte e com posicionamento muito próximo a um preço igualmente competitivo: a partir de R$ 150 mil.
Conclusão
O BYD Dolphin chegou ao Brasil com preço competitivo e trazendo proposta, lista de equipamentos e tecnologia até então inéditos para o segmento. Subiu o sarrafo dos carros elétricos compactos e, com ampla aceitação do público, provocou uma nova realidade de mercado. E enquanto o seu principal rival (também muito promissor) GWM Ora 03 não chega às lojas, ele reina tranquilamente como a melhor opção do segmento.
domingo, 24 de dezembro de 2023
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
A INTELIGÊNCIA DE FLAVIO DINO.
No momento em que escrevo estas linhas, ainda não temos o resultado da sabatina do Senado que irá ratificar as indicações do futuro ministro do STF, e o PGR que estão nesse momento sendo sabatinados no Senado, mas temos que fazer um imenso exercício de paciência para não ter raiva ou em casos extremos ódio desses parlamentares desprovidos de humanidade.
Digo isso porque eles não tem inteligência. Usam e abusam de expressões chulas. São descortezes, grosseiros, ignorantes e desprovidos de inteligência. Suas vozes agridem nossos ouvidos, nossa inteligência e nossa sensibilidade.
Não conseguem perceber que esse comportamento está sendo percebido pela população que os assiste, e tudo isso depõe contra eles. Eles se tornam dessa forma representantes da ignorância.
O tratamento cortês entre adversários políticos atrai para a parte contrária, empatia, e dessa forma se vai capitalizando atributos favoráveis que facilitam o debate sempre em nome da causa comum, que normalmente une adversários que desejam normalmente a mesma coisa só que por pontos de vista diferentes.
O que eu mais desejava é que o lixo parlamentar que se apossou dos nossos parlamentos fosse varrido para a lata. A lata do lixo e nos livrasse dessas grosserias.
terça-feira, 12 de dezembro de 2023
A FEBRE DO BYD
E qual foi o carro que o SHOPPING AMERICAS escolheu para sortear nesse Natal? É a coqueluche do momento. A febre. Um BYD Dolphin.
domingo, 15 de outubro de 2023
UNA SOLUÇÃO PARA O CONFLITO PALESTINA X ISRAEL
Avichay Adraee, porta-voz das Forças de Defesa de Israel |
Segundo Avichay Adraee, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, os habitantes da região têm até 10h (no horário de Brasília) para deixar o norte, utilizando duas rodovias principais.
Hospital Al Awada, da ONG Médicos sem Fronteiras |
Segundo pronunciamento de Jonathan Conricus, porta-voz do exército israelense, boa parte dos palestinos seguiram às recomendações de Israel e estão se movendo para o sul.
Jonathan Conricus, porta-voz do exército israelense |
Diversos registros feitos por palestinos, porém, mostram que ataques israelenses feitos antes do prazo de 24 horas terminar deixaram dezenas de civis que tentavam chegar ao sul mortos.
sábado, 9 de setembro de 2023
TODA DOENÇA SE MANIFESTA PRIMEIRO NO ESPIRITO E DEPOIS NO CORPO
Todos temos um espírito, e esse espírito é o que realmente importa.
Existem muitas pessoas que não cuidam do seu espírito e isso equivale a uma pessoa que não toma banho. Vai acabar adoecendo.
Cuidar do espírito é em essência buscar o objetivo central da nossa presença aqui nesse planeta. Buscamos nos tornar cada vez melhores, e se tornar melhor significa exercer cada vez melhor o sentimento de Deus, ou seja o AMOR.
⁴⁸ Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:48
Se tornar perfeito como perfeito é o pai é uma meta que não é possível atingir nessa vida que vivemos aqui na terra, porque jamais conseguiremos ser perfeitos como Deus. Essa é uma meta a ser atingida na eternidade. Temos uma eternidade para atingir essa meta e muito trabalho pela frente, porque o nosso espírito foi criado para a vida eterna.
Mas se não buscarmos caminhar em direção a essa perfeição, estamos desperdiçando a chance que a nossa vida aqui na terra nos dá, e ninguém joga fora algo que é precioso sem pagar um preço por isso.
O Universo a todo momento conspira para que possamos crescer espiritualmente, e se em vez de crescer, estagnamos e nos tornamos acomodados e indolentes, o Universo colocará no nosso caminho, acontecimentos que nos obrigarão no mínimo a refletir.
Isso não significa que tenhamos que ser "CERTINHOS". Perfeitos por antecipação. Não. Primeiro que não conseguiremos. Todos os que buscam evoluir a força, escorregam mais cedo ou mais tarde e mostram sua verdadeira natureza. Então todos nós temos o direito de errar sem que tenhamos que pagar um preço demasiadamente elevado por isso.
Deus como nosso pai entende isso. É como uma criança que comete travessuras. É da natureza dela, e quando comete as travessuras, os pais tentam mostra-la que não deve fazer aquilo, sem lhes castigar. Entretanto se continuam a fazer travessuras, mesmo depois que sabem que é errado, então precisarão do castigo para entenderem que há consequências.
No universo existem algumas leis que são imutáveis. Algumas nós percebemos como por exemplo a "LEI DA GRAVIDADE". Todo corpo que tem massa e peso será atraído para o centro da terra a menos que algum obstáculo o impeça.
Entretanto existem outras leis que não são percebidas tão facilmente. Uma dessas leis é a "LEI DE CAUSA E EFEITO". Essa lei diz que toda ação produz uma reação em sentido igual e contrário. Sendo assim, toda ação por menor que seja, como "Levantar-se pela manhã" irá produzir um efeito. Esse efeito pode ser imediato ou levar um tempo para manifestar-se, mas haverá um efeito, sempre.
O nosso pensamento é um poderoso agente de ação, embora muitos não o percebam. Desejar mal ou bem a alguém ou a alguma coisa como animais e natureza, pode desencadear efeitos sobre esses agentes que são objetos do nosso pensamento.
Se o mal ou o bem desejados irão se concretizar, depende da programação daquele que é objeto desses pensamentos, porque todos tem seus protetores espirituais e sua programação cármica. Portanto se aqueles a quem desejarmos mal ou bem serão atingidos, depende de inúmeros fatores. Entretanto se forem ou não atingidos, alguém o será em primeiro lugar, e esse é o agente do pensamento.
Se o agente do pensamento desejar o bem, será envolvido por forças do bem em primeiro lugar e irá se beneficiar dessa luz. Se desejar o mal se verá envolvido por vibrações trevosas que o irão envolver e se tornará vulnerável ao mal que ele próprio gerou. Se o seu pensamento produzir um efeito negativo, esse efeito irá retornar de alguma forma. Pode por exemplo produzir uma doença que não estava programada na sua programação de vida.
O grande perigo no entanto é a vibração negativa coletiva, porque ela se realimenta e se torna gigantesca, produzindo CARMAS coletivos.
Daremos aqui dois exemplos de Pensamentos negativos coletivos e seus efeitos.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - Essa Guerra que ceifou 60 milhões de vidas, aconteceu porque os países que ganharam a primeira guerra mundial, submeteram a Alemanha a uma humilhação e ao pagamento de dividas de guerra que arrastaram a nação Alemã a uma inflação e a um padecimento insustentável. Esse fato gerou um profundo sentimento de revolta e ódio nos cidadãos Alemães. Esse sentimento coletivo tornou-se um poderoso polo de vibração negativa que encontrou eco em alguns espíritos trevosos. Esses encontraram campo aberto para dominar a nação inteira e instituir seus métodos demoníacos. As outras nações pagaram o preço da sua covardia e parece que aprenderam, pois os países dominados depois da segunda guerra não foram achacados e sim ajudados e hoje são aliados.
ASCENSÃO DA EXTREMA DIREITA NO BRASIL - A ascensão da extrema direita no Brasil se deu no bojo de um ódio coletivo contra os avanços das populações pobres durante os governos progressistas, que promoveram uma era de progresso no Brasil, que não se via a muitos anos. Em articulação com alguns Norte Americanos promoveu-se com auxílio da mídia uma campanha de ódio tendo como pano de fundo a corrupção. Um grupo de cidadãos passou a odiar os avanços progressistas e cegamente se promoveu a ascensão da extrema direita. As consequências foram péssimas, e pagou-se um elevado preço por isso.
Esses são dois exemplos.
domingo, 27 de agosto de 2023
ENCONTRO DE DE NO HOTEL TRAPICHE EM MACAÉ EM 2007.
2008 foi o ano em que nasceu o site Filosofia e Tecnologia, mas a ideia começou a ser gestada nessa reunião de desenvolvimento de equipe da UNBC/ST EMI, um órgão de manutenção da base de MACAÉ, A UNBC da PETROBRAS.
Foi uma sugestão que demos nas reuniões entre tantas outras. Ninguém bancou a ideia, mas o ambiente tecnológico nessa época era tão propício que acabamos por resolver bancar a ideia por conta e risco.
Mas essa época acabou ficando marcada por essa reunião. Seus participantes ficaram igualmente marcados, pelas imagens, que agora podemos recordar.
MARCADOS PARA SEMPRE
domingo, 23 de julho de 2023
PORQUE TEM GENTE QUE GOSTA DO LIMITADO (BOLSONARO).
Porque limitado?
Bolsonaro já recebeu vários apelidos, principalmente por aqueles que não gostam dele, e provávelmente o mais popular é BOZO em referência ao palhaço BOZO conhecido por todos.
PALHAÇO BOZO |
Mas recebeu outros apelidos e um deles foi popularizado pelo José Genoino que o chamou de INOMINAVEL, apelido que rápidamente foi adotado por outros comunicadores que detestam o LIMITADO. Inclusive o video mostrado abaixo acabou por dissemina-lo.
O mais recente entretanto foi popularizado pelo Ministro da economia Fernando Haddad quando confrontado na Comissão de Constituição e Justiça, ao dar seu depoimento.
É com enorme pesar que ontem, 15 de Outubro de 2015, o Coronel Brilhante Ustra veio a óbito vítima de um câncer no Hospital Santa Helena, no Distrito Federal. O Cel Brilhante Ustra coordenou o DOI-codi do II Exército em São Paulo entre 1970 a 1974. Nesse período de acordo com a Comissão Nacional da Verdade, foram registrados ao menos 45 mortes e desaparecimentos forçados, além de centenas de pessoas torturadas. Lamentamos profundamente que o Cel. Ustra faleceu sem que a justiça tenha sido feita. Apesar de ter sido o primeiro militar a ser processado no Brasil, nunca foi punido pelos seus crimes. Apesar de ter provocado tanta dor e sofrimento em vítimas e familiares, morreu impune. Nós do Levante Popular da Juventude, quando o escrachamos no dia 31 de Março de 2014, em frente a sua residência tínhamos a esperança de vê-lo atrás das grades, junto aos demais torturadores. Infelizmente, neste caso, o Brasil perdeu a oportunidade de se reconciliar com a sua História, e de consolidar a transição democrática. Se todos os torturadores, assassinos e responsáveis políticos pela Ditadura morrerem impunes, que alívio é esse para a histórico recente do Brasil? Nenhum, apenas um afago ao silêncio. Por Memoria, Verdade e Justiça! Pátria Livre, Venceremos! Levante Popular da Juventude |
- não realizou nenhuma obra,
- não criou uma universidade, nem escola, nem ponte e nem absolutamente nenhuma obra que beneficiasse a sociedade
- retirou direitos dos aposentados, práticamente inviabilizando a aposentadoria,
- e retirou direitos dos trabalhadores,
- além de ser responsável pela morte de indigenas,
- desmatamento da amazonia,
- exploração ilegal de garimpo inclusive em terras indígenas,
- tentativa de ganhar dinheiro em cima da vacina,
- divulgação de que Cloroquina curava a pandemia de Covid 19
- desincentivo a tomar a vacina o que por certo aumentou o número de mortes
- exportação ilegal de madeira,
- promoção e tentativa de golpe de estado no País, entre milhares de outros crimes e sandices.
- RACISTAS,
- que ODEIAM POBRES,
- ODEIAM RAÇAS DIFERENTES DA SUA,
- MACHISTAS,
- EGOISTAS,
- EGOCENTRICOS (Se acham superiores).
- PRÉ-POTENTES ETC..