Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A SOLUÇÃO PARA O SEU PROBLEMA DE SAUDE.


Em atenção a um amigo que publicou um comentário como anônimo, chamando a atenção para as contra indicações da linhaça, fomos por um dever de consciência levados a pesquisar o assunto e veja o que encontramos:


Efeitos Adversos e ou Tóxicos:


As sementes de linhaça contem heterosidios cianogenéticos (tóxicos respiratórios) em escassa quantidade (25 mg por cada 100 g), por tanto se recomenda tomar as sementes inteiras (a cutícula evita seu desprendimento) e prescrever a farinha (fresca) somente em uso externo (Arteche García A. y col., 1994). Também contém uma proteína denominada lineína, que faz que a farinha fique tóxica por via interna. Contudo isto não ocorre com as sementes inteiras devido ao fato de não sofrer digestão, só atuam os mucílagos da superfície seminal, responsável pela ação laxante- emulcificante (Peris J. et al., 1995). As sementes contem l-amino-d-prolina, um antagonista da piridoxina, encontrando-se em forma de péptidio com o ácido glutâmico originando o composto linatina. Administrada simultaneamente com piridoxina em galinhas, se inibe em grande parte o efeito tóxico da l-amino-d-prolina. Esta substancia, in vitro, forma um complexo com a piridoxina denominado hidrazona, de maneira tal que a vitamina não pode cumprir sua função no metabolismo dos aminoácidos. O aquecimento intenso e a extração com água eliminam a substancia responsável (Klosterman H. et al., 1967; Liener I., 1980). As quantidades de ácido prúsico (contido também no tabaco) são insignificantes como para gerar toxicidade, porém não obstante se recomenda não exceder as doses recomendadas. As alterações por rancificação ou rancidez da farinha ou do azeite de linhaça podem provocar irritação cutânea , por tal motivo se recomenda sua moagem rápida ou empregar as sementes amarelas que não precisam moer o triturar previamente (Morales C., 1994).


Encontramos ademais as seguintes contra indicações:

Contra indicações: Obstruções digestivas, íleo paralítico.


A tabela nutricional do grão de linhaça é:


Tabela Nutricional do Grão de Linhaça.(em 100 gramas do alimento)
35 gramas de óleo
26 gramas de proteínas

14 gramas de fibras

12 gramas de mucilagens

9 gramas de água

0,7 grama de potássio

0,7 grama de fósforo

0,3 grama de magnéssio

0,2 grama de cálcio

0,2 grama de enxofre


(OBS: Os Insaturados ou poliinsaturados são benéficos à saude gerando o chamado "BOM COLESTEROL" ou seja aquele que é bom ter em maior quantidade, e os SATURADOS são os que geram o mau colesterol ou seja os que devem ser eliminados ou mantidos em níveis baixos, sem contudo ficar muito baixos porque eles também tem sua função no corpo. O excesso é que é prejudicial.)


Ácidos Graxos Poliinsaturados:

Ácido Alfa Linolênico (Ômega 3)....55.4%

Ácido Linoléico (Ômega 6) ....14.5%

Ácido Gama Linolênico....0.2%


Ácidos Graxos Monoinsaturados:

Ácido Oléico (Ômega 9) ....18.6%

Ácido Palmitoléico (Ômega 7)....0.2%


Ácidos Graxos Saturados:

Ácido Palmítico ....6.1%

Ácido Esteárico....4.9%

Vitamina E...0.1%


Há sites especializados que não apresentam contra indicação.



CURIOSIDADES SOBRE A LINHAÇA:

Na França do século VIII, Carlos Magno decretou uma série de leis, entre as quais impunha o consumo de semente de linhaça aos seus súditos para que conservassem a saúde .


Mahatma Gandhi fazia referência as qualidades desta planta nos seguintes termos:" ... No lugar onde a linhaça se converter em um alimento habitual para o povo, melhorará a saúde da população...".


Veja maiores detalhes no final da matéria.


Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça moída.Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça, previne ou cura as seguintes doenças: CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc., etc.




A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é; a LIGNINA.A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.



BAIXA DE PESO: A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.



SISTEMA DIGESTIVO: Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em grandes quantidadesdos dois tipos de fibras dietéticas solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.




SISTEMA NERVOSO:

É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais uro transmisores (reanimações naturais).



SISTEMA INMUNOLÓGICO:

A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia.


SISTEMA CARDIOVASCULAR: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim. O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.



DOENÇAS INFLAMATÓRIAS:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc.


RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS:

O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome

pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.




CONDIÇÕES DA PELE E CABELO:

Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele, tais como: psoriase e eczema. Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. É excelente para a calvície. Essa é uma boa notícia para quem sofre de calvície. Também é útil no tratamento da caspa. Use-a como geléia para fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu couro cabeludo e teu cabelo.


VITALIDADE FÍSICA:

Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.


MODO DE USAR:

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.


DIABETE:

O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina-dependentes.



ONDE COMPRAR?

Em farmácias tem em comprimidos e não precisa de receita para tomar! E se busca outras fontes de Ômega 3: azeite, azeitona, óleo de fígado de bacalhau, óleos (girassol, canola, soja, ...)

Para comprar acesse:






MAIORES DETALHES


Nome Científico: Linum usitatissimum L.


Nomes Populares: linhaça, linho (Port), lin cultivé (Franc), flax o linseed (Ingl).


Descrição Botânica: Se trata de uma planta anual, pertencente a família das Lináceas, caracterizada por apresentar una altura entre 30 e 130 cm, talos eretos, folhas estreitas, alternando entre, verde e verde-claro, lineares o lanceoladas, com três nervuras, podendo legar a medir até 5 cm de largura. As flores podem apresentar cores variadas: azuis (a maioria), vermelhas ou brancas, com cinco pétalas, dispostas em panículas terminais eretas, florescendo no verão. As pétalas duram apenas umas horas. O fruto parece uma cápsula globulosa, de cor amarronzada, da qual saem as sementes, brilhantes e planas, de uso medicinal.A linhaça é originária da Ásia (possivelmente do Cáucaso) estando amplamente distribuído pelo resto do mundo. Cresce sobre terrenos cultivados, terra planados, baldios, sendo em muitos países cultivado com finalidade industrial e medicinal. Entre los países produtores de linho figuram a Holanda, Inglaterra, Argentina, Marrocos, Estados Unidos, Rusia, India e Oriente medio.


Parte Utilizada: Do linho se empregam medicinalmente as sementes, das quais se faz a farinha de linhaça e se extrai o azeite. Existem cultivos que empregam sementes grandes com as quais se obtêm azeite, outros utilizam sementes pequenas das quais se obtêm fibras para tecidos dos talos. Logo após a floração, se arrancam as plantas e se colocam em estado que se removam em água para que se decomponham parcialmente.



Isto é feito para que se resulte maior facilidade para separar as fibras dos talos.Historia: Entre as atuais plantas cultivadas, o linho é sem dúvida nenhuma, uma das mais antigas, sendo empregada na Babilônia, Mesopotâmia e Egito desde 7.000 anos aproximadamente.



Existem registros que indicam que os egípcios utilizavam o linho para confeccionar as ataduras com que envolviam suas múmias . Os antigos israelitas secavam o linho deixando-os sobre os tetos de suas casas. Este fato é mencionado na Bíblia (Josué 2,6) onde Rahab pode esconder os espiões que Josué mandou a Jericó em coches abarrotados com talos de linho, sendo buscados por ele mesmo rei de Jericó.


Assim mesmo a Bíblia demonstra a preparação do linho como uma das virtudes da ama de casa: " ... ela se procura o linho e faz os trabalhos com suas mãos..." (Proverbios 31, 13). O linho foi introduzido posteriormente no norte de Europa pelos romanos e mais tarde se propagando através das expedições de Carlos Magno.


Composição Química:Azeite graxo o azeite de linhaça (30-40%): Composto principalmente por ácidos graxos essenciais poliinsaturados (oleico, linolénico cis-linoleico e alfa-linoleico) e frações do tipo Omega-3.

Outros: mucílago ácido (10%), traz um heterosidio cianogenético: linamarina (1,5%), diglucosidios (linustatina, neolinustatina), apresenta ácido prúsico, fibra solúvel (pectina), provitamina A, vitaminas B, D e E, fitosteroides (estigmasterol, sitosterol, avenasterol, colesterol), lignano (secoisolarici-resinol diglucósido) e uma enzima: linamarasa.


Ações Farmacológicas:


O alto conteúdo em mucílagos, de natureza urónica, confere uma ação laxante mecânica o de volume (igual que o plantago e o psyllum), emoliente e hipolipemiante. O azeite hidrolizado proporciona, além de seu valor nutricional, propriedades dermatológicas similares a das vitamina F e atividade antibacteriana frente a Staphylococcus aureus (Arteche García A. y col., 1994; Vidal Ortega C., 1995).


Seu alto conteúdo em fibra solúveis favorece os regimes de pacientes diabéticos. Na Universidade de Toronto se concluíram estudos em humanos com duplo cego versus placebo, observando-se que os grupos que recebiam azeite de semente de linho apresentavam um incremento de 27% nos testes de tolerância a glicose em relação aos grupos de controle (Foster S., 1997).


Outro estudo canadense determinou que o lignano secoisolarici-resinol diglucósido (0,97 - 3,07% na fração retirada do extrato) administrado a coelhos com dieta hiperlipídica em uma dose de 15 mg/k diários durante 8 semanas, demonstrou uma redução de 33% do colesterol total e 73% de redução de placas ateromatosas na aorta através do exame anatomo -patológico (Muir A. et al., 1997).


A diferença de outros integrantes do genero Linum, no se puderam encontrar podofilotoxinas as quais se cresciam na terapia oncológica (Konuklugil B., 1996).


A mudança, na presença de precursores de lignanos nas sementes de linhaça pareciam influir sobre as disfunções ovárianas na mulher devido a que estas substancias tinham relação, mesmo que pequena, com os hormônios sexuais femininos.


Em experimentos das Universidades de Rochester (New York) e Minesota comprovaram que a baixa quantidade de fibras e lignanos contidos nas dietas ocidentais, predispõe as disfunções ovarianas , entre elas nos processos anovulatórios e, por cima, um maior risco de câncer de mama (Phipps W., 1993).


Em relação ao seu teor em azeites Omega-3 vários estudos tem confirmado o caráter antioxidante dos mesmos. Finalmente cabe demonstrar que a linhaça tem sido incorporada na 4ª Edição da Farmacopeia Nacional Argentina.




  • Referencias bibliográficas :


  • 1- Arteche García A. y col.: Fitoterapia: Vademecum de Prescripción. Cita S. A. 2ª Edic. Barcelona. 1994.2


  • - De Waal M.: Hierbas Medicinales en la Biblia. Edit. Tikal. España. 1997.3


  • - Font Quer P.: El Dioscórides Renovado. Edit. Labor S. A. 7ª Edición. 1980.4- Foster S.: The benefits of fiber. Herbs for Health. Pp. 32. January-February 1997.


  • - Fox B. & Cameron A.: Ciencia de los alimentos, nutrición y salud. Limusa. Grupo Noriega Edit. 1992.6- Golberg H.: Fitoterapia de la constipación. Fitociencia. Nº 2. Abril de 1998.7


  • - Klosterman H.; Lamoureux G. and Parsons L.: Isolation, characterization and synthesis of linatine, a Vit. B6, antagonist from flaxseed. Biochemistry. Nº 6, pp. 170. (1967).8


  • - Konuklugil B.: Aryltetralin lignans from genus Linum. Fitoterapia. Vol. LXVII, nº 4, pp. 379-381. (1996).9


  • - Liener I.: Antiniacin factor. Toxic Constituents of Plant Foodstuffs. Academic Press, N. York. Pp. 446. (1980).10


  • - Lindner E.: Toxicología de los Alimentos. 2ª Edic. Edit. Acribia. S. A. Zaragoza. 1995.11


  • - Morales C.: Remedios contra el estreñimiento. Cuerpomente. Nº 23, pp. 46. 1994.12


  • - Muir A.; Westcott N. & Prasad K.: Extraction, purification and animal model testing of an antiatherosclerotic lignan secoisolariciresinol diglucoside from flaxseed. WOCMAP IIº. Abstract P-135. Argentina. Nov. de 1997.13


  • - Nájera M.: La Herboristería en la República Argentina. Rev. Farmacéutica Bs. Aires. Pp. 14-19. (1989). 15- Ody P.: Las Plantas Medicinales. The Herb Society. J. Vergara Edit. 1993.16- Peris J.; Stübing G. y Vanaclocha B.: Fitoterapia Aplicada. Ed. MICOF. Col. Farm. Valencia. 1995.16


  • - Phipps W.: Effect of flax seed ingestion on the menstrual cycle. Journal of Clinical Endocrinology. Vol. 77, nº 5, pp. 1215-1219 (1993).17- Siddiqui M. & Husain W.: Traditional treatment of diarrhoea and dysentery through herbal drugs in rural India. Fitoterapia. Vol. LXII, nº 4, pp. 325-329. (1991).18


  • - Stuart M.: Enciclopedia de Hierbas y Herboristería. Edit. Omega S. A. Barcelona. 1981.19- Vidal Ortega C.: Las plantas medicinales:una ayuda para las dietas especiales. Natura Medicatrix. Nº 37- 38, pp. 68- 71. (1995).


________________________________



RECEITA DE VIDA.


Receita de Dona Cacilda. Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão. E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução.


Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.


Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho. - Ah, eu adoro essas cortinas...


- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto...

- Espera um pouco... - Isto não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo minha expectativa.. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.


- Simples assim?


- Nem tanto; isto é para quem tem autocontrole e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos.


Calmamente ela continuou:


- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de Lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.


Depois me pediu para anotar:


COMO MANTER-SE JOVEM


1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade,o peso e a altura.Deixe que os médicos se preocupem com isso.


2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo.(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)


3. Aprenda sempre:Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso. 'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!


4. Aprecie mais as pequenas coisas.


5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar. E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele ou ela!


6. Quando as lágrimas aparecerem, aguente, sofra e ultrapasse. A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.


7. Rodeie-se das coisas que ama: Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja. O seu lar é o seu refúgio.


8. Tome cuidado com a sua saúde: Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhorá-la , procure ajuda.


9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa


10. Diga às pessoas que ama que as ama a cada oportunidade. E, se não mandar isto a pelo menos quatro pessoas - quem é que se importa? Serão apenas menos quatro pessoas que deixarão de sorrir ao ver uma mensagem sua. Mas se puder pelo menos partilhe com alguém! "De nada vale a pena se não tocarmos o coração das pessoas."


3 comentários:

  1. Eu li vários trabalhos médicos sobre o risco do consumo de linhaça sem determinados cuidados complexos no preparo da mesma.
    Entre outras coisas, a linhaça bloqueia a absorção de outros nutrientes, com o tempo.
    É preciso ter muito cuidado ao divulgar uma coisa assim !

    ResponderExcluir
  2. O que me chamou a atenção sobre a Linhaça, foi um programa de rádio aqui de Macaé da 95 FM que todo mundo assiste pela manhã e que dá aquelas mensagens espirituais lindissimas. Lá de vez em quando um especialista que vende a linhaça produzida no Canadá que segundo ele diz é a melhor, destacava as qualidades da linhaça. O que mais me chamou a atenção foi o quesito "REDUÇÃO DE PESO" que segundo diz ele é conseguido com o consumo de um suco de fruta com linhaça pela manhã e outro ao deitar, podendo-se tomar outro no meio do dia.

    Isso já me levou a comprar a semente. Comprei um saco de sementes de linhaça em uma loja especializada em produtos naturais lá no shopping Via Parque, e começei a usa-la. Percebi em um dia que tomei-a que minha fome desapareceu. Comprei um iogurte pela manhã e tomei com as sementes. (Não a farinha) mas procurando mastiga-las (parecem alpiste). Perdi totalmente a fome. Ao meio dia eu não estou almoçando para peder peso. Normalmente trago um biscoitinho e nesse dia não quis nem o biscoitinho. cheguei em casa a noite, o que costuma acontecer comigo varado de fome e nesse dia eu estava tão sem fome que sai para ir ao templo e retornei as 20:00 horas. Só então fui jantar, e coloquei bastante linhaça na janta. É um excelente substituto para a farinha.

    Fico então pensando. Será que essa perda da fome é que reduz a absorção de nutrientes?
    Mas eu vou investigar o assunto e publicarei os resultados no meu blog, entretanto de forma preliminar irei publicar os seus comentários como anônimo para que as pessoas que leiam tomem conhecimento. Só tenho a dizer que elogios por toda a Internet, não faltam.

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria, muito útil. Gosto muito de ervas medicinais, inclusive achei um site muito bom para tratamento com ervas medicinais pode ser que ajude outras pessoas como eu é o Link:

    www.chamedicinal.com.br

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.