Porque a gasolina nunca foi a vilã que forçaria a compra de petróleo já que no refino da Gasolina, há sobra. Quem sempre foi o vilão nesse caso era o óleo diesel que alimentava os fornos industriais do Brasil, e que hoje está sendo substituido pelo gás natural.
E tanto isso é verdade que a gasolina era exportada a preços de mercado internacional, ou seja preços vis comparados aos preços praticados no Brasil, para aliviar os tanques de armazenamento de gasolina no Brasil que transbordavam de excedentes forçando o governo a gastar com armazenamento de gasolina.
Quando se viabilizou o alcool, um combustivel de produção cara em relação à gasolina, tanto que o seu custo embora tenha caido de U$90,00 (Noventa dólares o barril) para aproximadamente U$45,00 (Quarenta e cinco dólares o barril), ainda é caríssimo em relação à gasolina.
Para se viabilizar o seu consumo, teve que se introduzir um subsídio substancial, e quem bancou esse subsídio? A gasolina que tinha óbviamente um custo de produção muito mais barato, em torno de U$13,00 (TREZE DÓLARES O BARRIL).
Mais tarde a gasolina bancou o gás de cozinha que era gás liquefeito de petróleo e não o gás natural, e vários impostos estaduais e municipais.
Com o tempo o Alcool foi sendo abandonado, e quase morreu. Tornou-se um combustível práticamente inviavel pois o seu custo no mercado interno era quase o equivalente ao da gasolina, em rendimento.
Havia a alternativa do gás, mas era previsível que seria apenas um começo. Como previsto essa alternativa será em breve coisa do pasado.
O combustível do futuro mesmo não será nem o alcool nem a gasolina e nem o gás. (Nesse ponto os militares se equivocaram.) O primeiro embora renovável tem produção cara, e os dois ultimos se extinguirão ao longo do tempo. O combustível do futuro será o HIDROGÊNIO. O Hidrogênio pode ser fabricado a partir de uma substância que existe em fartura no globo terrestre que é a água.
No entanto há quem condene essa tecnologia, mas estão enganados. No Brasil na década de 70 um homem criou um carro movida a água.
Não se tem certeza, mas em 1984 o consultor energético Sidney Godolphin patenteou um carro movido a água. O inventor afirmava que teria conseguido rodas quatrocentos quilômetros em um jipe, utilizando um litro de água e outro de gasolina. Godolphin alegou que seu invento foi recusado por instituições oficiais que, na época, estavam preocupadas com o projeto Proálcool. Quando serviu no exército, ele chegou a dizer a um major que conseguiria mover a frota de caminhões do batalhão com água. Isso lhe valeu uma rápida passagem pelo hospício militar.
Como essa tecnologia não interessava na época esse projeto sumiu, mas agora a indústria e os militares se movimentam em torno da tecnologia da água como produtora de energia. Eles sabem que é viavel.
Vide os links.
http://www.ilumina.org.br/zpublisher/materias/Estudos_Especiais.asp?id=18707
Puxa vida!
ResponderExcluirOnde eu estava que não tinha achado antes um blog tão bom, com matérias tão interessantes???
Eu vejo que a questão energética ainda dará muitas voltas... É pena ver que empreendedores como o senhor brasileiro que conseguiu mover veículos com água não poderão usufruir dos bens revertidos a partir do uso desta tecnologia! Mas, sabemos que as verdadeiras recompensas de Deus, assim como Seu reino, não são deste mundo...