Por acaso algum dia o seu computador travou ( Você não conseguia mais fazer nada com ele.) e depois ao reiniciar o computador não conseguiu mais reiniciar? Ou ficou lento demais e você teve que reformatar o Hard Disk?
Pois fique sabendo que isso é mais comum do que parece e irá acontecer algum dia. Não é questão de "SE" mas é questão de "QUANDO".
Provavelmente nesse momento você tinha guardado em seu computador, fotos, documentos, livros, filmes, o seu trabalho da faculdade, e tudo o que você queria ter mas que foi perdido. Se for uma empresa então nem se fala.
Para resolver isso existe no momento um serviço que a muito tempo já vem sendo oferecido que é o BACKUP nas nuvens. Ou seja, você salva seus arquivos preciosos em um servidor que fica em um servidor na WEB e eles ficam lá. Quando você quer recupera-los basta baixalos ou seja copiar de novo do servidor. Seu computador pode até ser roubado que eles ficam lá guardados.
Um desses serviços é oferecido pelo GOOGLE. Veja como funciona.
Muitos contabilistas e demais Diretores Financeiros desejam aplicar o Google Docs como sua base de dados da contabilidade. Agora, você pode proteger seus dados do Google docs todos em seu disco rígido que se torna apenas um disco de Exportação com apenas um clique. Tudo será copiado após a seleção de todos os documentos no Google Docs .
Esta nova funcionalidade também é útil para o editor do Google e blogueiros que passaram de conta do gmail para o domínio personalizado ( Google Apps ) como eu. Agora, eu posso baixar, em primeiro lugar todos os meus arquivos do Google Docs, e então fazer o upload do Google Docs.
Passos para baixar todos os arquivos do Google Docs em conta do Gmail: -
Documentos Go Google>> selecione "Exportar" no "Mais ações">> selecione a opção "Export All" caixa de seleção.
Experimente:
clique no link abaixo:
Aparece então a seguinte tela
Clique na figura indicada pela seta.
Aparece então a seguite tela:
Nesta tela aparecem os seus arquivos já armazenados. Se quiser armazenar mais um ou vários, basta clicar no botão indicado pela seta na ilustração acima que será direcionado para seu computador. No seu computador você deve navegar até a página onde está o arquivo que deseja armazenar.
Usar um serviço de backup online faz bastante sentido: ele dá segurança e conforto, pois você sabe que há alguém cuidando dos seus dados. Infelizmente, escolher um não é tão simples assim. Enquanto milhares desses serviços se focam em usuários individuais, apenas alguns serviços são desenvolvidos para lidar com as necessidades de micro e pequenas empresas.
Ao pesquisar um serviço de backup online, uma pequena empresa deve se atentar àqueles que não trabalham apenas com sistemas Windows e serviços que permitam fazer backup de múltiplos PCs e múltiplos usuários. Três desses serviços se destacam nesses quesitos: AmeriVault, IBackup e Mozy Pro.
Outros serviços, como o ElephantDrive Pro, Jungle Disk, Tilana eZmanda, não limitam o espaço de armazenagem. E alguns, como oiStorage Professional Edition da Iomega, OnlineBackup Vault.com eStorage Guardian, suportam um número ilimitado de usuários.
Outras características a se considerar na hora da escolha são suporte a ligações telefônicas, a sistema operacional de servidores, suporte a rede mapeada e drive de rede e um controle administrativo baseado na web para que você gerencie todos os backups de seus empregados.
O Mozy Pro tem todas essas capacidades. E o Backup My Info oferece também suporte extensivo para uma grande variedade de SO de servidores, com suporte nativo para servidores SQL e Exchange.
Embora muitos dos serviços de backup online voltados aos consumidores finais tendem a ser pouco generosos com a quantidade de espaço oferecida para armazenagem, alguns serviços oferecem uma boa quantidade gratuita para usuários individuais.
A Microsoft, por exemplo, começou a oferecer 25GB de armazenagem gratuita para usuários do Windows com o seu serviço Live SkyDrive. Já o ADrive oferece impressionantes 50GB gratuitos.
Mas no geral os serviços tendem a oferecer 1GB ou menos, mas pelo menos você pode testá-los por um tempo para ver como funcionam e ter uma noção de suas limitações e uma ideia de quanto custaria para você por mês usar um serviço desses.
Você também deve se atentar a quanto tempo o serviço mantém seu arquivo de backup e se ele distingue diversas versões do mesmo arquivo salvo na pasta. Portanto, mais uma vez é válido ter uma primeira experiência com o serviço e analisar esses quesitos usando uma versão gratuita. Outro benefício de se fazer isso é poder checar os passos para recuperar um arquivo deletado acidentalmente.
Uma interessante variante de um tipo de serviço de backup online vem de uma empresa de Ohio, nos Estados Unidos, chamada 3X Systems. Seu processo de backup inclui uma ferramenta de hardware. Você cria seu backup inicial em sua LAN e então move a ferramenta para um local remoto – algo como seu link da rede banda larga ou para outro local – onde você realiza a maioria dos backups.
Este tipo de ação faz bastante sentido para pequenas ou médias empresas, pois o primeiro backup geralmente leva alguns dias, mesmo quando os dados estão sendo transferidos por uma conexão de internet consideravelmente rápida.
4 serviços para backup online de dados |
Conheça 4 opções de serviços para backup online de dados.
10/12/2007 09:48h
Sempre é uma boa idéia manter uma cópia de backup segura de seus documentos online. Mais cedo ou mais tarde seu disco terá problemas, não é uma questão de SE, mas sim uma questão de QUANDO. Então, a menos que você tenha um drive externo, o backup online é uma boa solução.
Embora existam muitos serviços para armazenamento de arquivos, poucos oferecem armazenamento confiável e serviços para backup de dados sensíveis. Vamos à eles.
Mozy - A mais fácil solução de backup online. Apenas instale em seu PC ou Mac, especifique quais arquivos você quer fazer o backup e o programa faz o resto. Não é preciso se preocupar, ele irá manter automaticamente os arquivos atualizados e sincronizados. Você também pode acessar e fazer o download de qualquer um ou de todos os seus arquivos a partir de outros computadores.
O serviço gratuito tem espaço para armazenamento limitado em 2GB. O Mozy também tem um serviço Premium, que é basicamente igual, mas com espaço para armazenamento ilimitado.
Omnidrive - Ao contrário do Mozy, o Omnidrive é mais um serviço de armazenamento e compartilhamento do que backup propriamente dito. Entretanto, a disponibilidade de um aplicativo cliente (para Windows e Mac) o torna também uma boa solução de backup. Não apenas ele permite fazer o backup de arquivos importantes como também oferece uma excelente plataforma para manter arquivos online e deste modo você pode acessar, compartilhar e visualizar os arquivos a partir de qualquer PC. Alguns dos recursos oferecidos pelo aplicativo cliente do Omnidrive incluem: arrastar e soltar para fazer o upload, compartilhamento de arquivos em 2 cliques e sincronização automática com uma conta online.
Omnidrive Omnidrive foi uma empresa de armazenamento on-line com um produto multi-plataforma única que agrega armazenamento em um único local, permitindo aos usuários, compartilhar o acesso e publicar quaisquer dos seus dados e conteúdo. Omnidrive foi fundada no final de 2004 e lançada na Web 2.0 Conference, em San Francisco no início de novembro de 2006. Foi a idéia de Nik Čubrilović que já havia sido o responsável pela inicialização falhou MyVirtualDrive, uma empresa com uma produto idêntico.
Com a conta gratuita usuários podem fazer upload de até 1 GB de arquivos. O tamanho dos arquivos não era limitado. O site da empresa foi fechada no final de abril de 2008, após ele não conseguiu renovar o seu nome de domínio eo serviço parou de funcionar, no entanto, em agosto de 2008, apareceu na internet, sem nenhuma mensagem de encerramento oficial.
Adicionalmente, quando acessar o Omnidrive online você também pode:
- Visualizar, editar, compartilhar e colaborar em documentos do Office (Word e Excel) diretamente em seu browser.
- Editar, redimensionar e recortar suas imagens.
- Incorporar qualquer arquivo de mídia armazenados ao seu site, blog ou perfil (como MySpace).
- Armazenar automaticamente seus podcasts favoritos (ou feeds de vídeo) diretamente em sua conta.
A conta gratuita é limitada em 1GB para armazenamento e banda de 5GB. Não existem restrições para o tamanho de um arquivo único.
Box.net - Outro promissor serviço para armazenamento de arquivos online, mas parece um pouco menos atraente do que o Omnidrive mencionado acima, mas pelo menos permite a criação de contas gratuitas. Não existe um aplicativo cliente, já que o serviço é 100% baseado na web. Apesar disso, o Box.net oferece um gerenciador de arquivos baseado na web com funcionalidade arrastar e soltar. Os arquivos podem ser movidos e arrastados de/para seu PC de/para sua conta no Box.net.
Alguns dos recursos oferecidos:
- Visualize, compartilhe e edite seus documentos online.
- Acesso móvel totalmente funcional (m.box.net). Só para contas Premium.
- Faça o upload de arquivos para sua conta enviando um e-mail para upload@box.net.
- Box Widget: Incorpore arquivos e pastas (documentos, álbuns de fotos e etc.) em qualquer página da web.
As contas gratuitas são limitadas em 1GB para armazenamento (arquivos de até 10MB) e 10GB de banda mensal.
Steekr - O Steekr oferece dois aplicativos cliente diferentes: um para agendamento de backups automáticos e um para acesso direto à sua conta a partir de sua área de trabalho. Ambos estão disponíveis para Windows e Mac.
O Steekr também suporta a colaboração em arquivos, streaming remoto de arquivos de mídia, compartilhamento de arquivos e até permite que você deixe seus amigos fazerem o upload de arquivos para pastas específicas. Um ponto negativo é que o serviço não permite a visualização e edição de arquivos do Office. Similar ao Box.net e ao Omnidrive, as contas gratuitas são limitadas em 1GB para armazenamento.
Worthful reading! also visit here bizop.
ResponderExcluir