Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

domingo, 12 de abril de 2020

LIÇÕES PARA APRENDER COM A CRISE


Liberalismo, significa liberdade para se fazer o que se quer, e quado esse liberalismo envolve dinheiro, pode ser algo como liberdade para dar golpes sem responsabilidade, sem a intervenção do governo. Foi o que aconteceu nos anos 20 com o amadurecimento de 10 anos de governos Republicanos, nos Estados Unidos, adeptos das teorias Liberais. 

Abria-se um banco em cada esquina e esses bancos captavam os recursos dos trabalhadores e os emprestavam a especuladores que usavam esse dinheiro emprestado para enriquecer, aplicando-os na Bolsa de Valores em Wall Street. 

É algo muito parecido com o que os bancos fazem hoje. Eles vendem para os trabalhadores, títulos de capitalização que são nada mais nada menos do que tomar o dinheiro dos trabalhadores praticamente sem pagar juros, pagando quando muito a correção monetária e devolver esse dinheiro no final de quatro anos, sem nenhum rendimento. 

Nesse meio tempo eles pegam esse dinheiro e os empregam no mercado financeiro obtendo lucros que fazem esse dinheiro ser multiplicado várias vezes. É como tirar doce de criança.

Só que nos anos 20 a ganância foi longe demais. Temos que entender que a bolsa de valores é especulativa, e dentro dessa especulação normalmente os papéis valem normalmente mais do que o real valor. É um valor que carrega embutido uma expectativa e essa expectativa em algum momento vai falhar. Sempre falha. Ela carrega em si o desejo humano de lucrar. 

Em algum momento alguém que estará com um lucro considerável irá tentar realizar esse lucro vendendo seus papéis e ao vender eles cairão de preço, e ao caírem de preço, todos os outros que tem aquêles papéis vendo que caíram de preço e vendo que ainda podem lucrar mesmo com a queda irão se apressar para vender antes que caiam ainda mais. 

Quando esses papéis ficarem muito baratos, alguém que imagina que eles irão subir, resolve compra-los e ai eles iniciam a subir de preço. 

Sempre será então um jogo em cima da psicologia humana, em que o mais esperto irá sair em vantagem, e o mais afobado e afoito, o que menos conhece, irá perder, pois nesse jogo sempre haverão os perdedores e os ganhadores.

Em 1920 não haviam regras. Os Bancos tomavam dinheiro de trabalhadores, prometendo-lhes alguma coisa para empregarem o dinheiro no mercado financeiro que subia estratosfericamente, no rastro da construção do sonho americano. Nessa concepção pessoas ganhavam muito dinheiro e se tornavam milionárias da noite para o dia.

Até que um dia a bolha do mercado que sempre subia e nunca caia, estourou e desabou. Fortunas viraram pó e muitos suicídios aconteceram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.