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terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

O PROBLEMA DO ARMAZENAMENTO DE DADOS.


Você já parou pra pensar que todas as suas informações como documentos, fotos, músicas e emails estão em seu computador?

Não queremos te preocupar, mas é provável que ao longo do tempo seus dados se percam. Afinal, se você armazena seus dados apenas em computadores, é comum que no decorrer dos anos estes apresentarem falhas em seus discos rígidos entre outros fatores.

Temos em nosso acervo uma grande quantidade de dados. Eu sempre gostei de armazenar dados que nos primórdios da nossa atual civilização eram armazenados em livros que constituíram as nossas bibliotecas. Textos e posteriormente fotos e modernamente vídeos e arquivos de áudio compõem um gigantesco acervo que não para de crescer. 




Entretanto para quem gosta de guardar para a posteridade os registros da nossa atual civilização, existe um problema pela frente. Onde armazenar essa quantidade tão monstruosamente grande de dados?

Primeiramente a cerca de 20 anos atrás, essas preciosidades eram armazenadas em discos, depois foram armazenadas em CDs, depois em DVDs e um pouco mais recentemente em BLU-RAY. 

CDs podem armazenar 700 MB de dados, DVDs 4.7 Giga Bytes (e alguns DVDs podem armazenar até 9 GB) e discos Blu-Ray, podem armazenar até 50 GB (usando duas camadas).



Depois de gravados, os CDs podem durar 75 anos, nos casos das mídias verde e azul, 100 anos quando a mídia é a dourada e 200 anos quando a mídia é a prateada. Assim dizem os fabricantes, mas será isso verdade? Temos várias mídias muito antigas que não conseguem mais ser lidas e isso nos remete a um problema. Onde guardar a enorme quantidade de dados armazenados em mídias que vão de CDs a BLU RAY?

Uma das soluções estudadas seria armazena-las em HDs. (HARD DISKS) que parecem ser mais confiáveis. Afinal temos vários HDs com mais de 20 anos que continuam funcionando e seus dados não foram perdidos.

Some-se a isso o problema de que a fabricação de leitores de mídia como CDs, DVDs e BLU-RAYs estão sendo descontinuadas, e parece-nos que em breve deixarão de existir. Os carros por exemplo que antes tinham em seus dispositivos multimídia a presença de leitores de DVDs, por exemplo hoje já estão saindo de fábrica sem esses aparatos que são problemáticos, pois deixam de funcionar depois de determinado tempo sendo caros e complexos.



Os computadores de mesa chamados DESKTOPs também estão deixando de ter o famoso leitor de CD ou DVD ou até BluRay assim como também os Notebooks. 

Afinal quem precisa deles hoje em dia, já que é possível baixar em poucos minutos com os modernos serviços de internet as discografias completas de todos os artistas conhecidos ou não e coloca-las nos modernos pen-drives ou cartões SDCard que uma vez acoplados ao seu dispositivo multimídia irão reproduzir sem falhas e sem maiores complicações vídeos em alta definição, som de absoluta qualidade com variedade e precisão?



VISTA INTERNA DE UM HARD DISC


Definitivamente as mídias em disco são hoje coisa do passado e que caminham a passos largos para a extinção. Por outro lado armazenar os nossos preciosos conteúdos em pen drives e HDs corre sério risco de obsolescência, já que tudo um dia termina por ser superado, e não existe ninguém que não tenha fotos de família, vídeos e até mesmo aqueles documentários que se desejaria ter para sempre.



Por enquanto estou considerando a solução de gravar tudo em HDs. Afinal os modernos HDs chegam hoje fácil a 4 TERABYTES de dados. É bastante coisa. Mas fico de olho no que virá.


OS DIVERSOS HDs AO LONGO DO TEMPO



A OPÇÃO DO ARMAZENAMENTO EM NÚVEM


O grande problema do armazenamento em Nuvem, é que esses serviços que são grandes bancos de dados, tem um custo mensal. Nós já fazemos uso de um desses serviços que no nosso caso é o ONEDRIVE da Microsoft, pelo qual pagamos cerca de R$35,00 (Trinta e cinco reais mensais). Em troca a Microsoft nos disponibiliza 1 TERABYTE de dados para armazenamento além do OFFICE 365. 

Uso esse serviço para disponibilizar conteúdo para terceiros, já que posso compartilhar o link de todos os arquivos lá armazenados e também para armazenar alguns arquivos importantes que eu não gostaria de perder, e certamente lá eles ficarão não só seguros como disponíveis em qualquer lugar do mundo que tenha uma internet que possa ser acessada, inclusive pelo celular. Mas esse espaço ainda é muito pequeno para armazenar a montanha de dados que eu tenho em acervo e também por ter custo há uma incógnita que aponta para um limite até o qual eu poderei manter esses dados pagando pelo seu armazenamento. 



O uso do serviço gratuito mesmo que diversificado é limitado nesse caso.

Listamos abaixo 4 situações mais comuns na perda de dados:
  • Falha de disco
  • Desastre
  • Roubo
  • Exclusão

AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A GESTÃO DE BACKUPS

  • Você mantém um segundo disco no computador apenas para backups?
  • Qual a periodicidade que você realiza backups em seu computador?
  • Quais precauções você adotou para prevenir acidentes?
  • Os documentos mais importantes estão apenas em seu computador e celular?
  • Se você perdesse hoje seu celular ou computador você teria cópia de seus arquivos?
POR QUE FAZER BACKUP?

Por que realizar backups periodicamente?



Imagine se o seu celular fosse roubado…

O valor do aparelho provavelmente seria o menor dos problemas, pois a maior preocupação seria recuperar os dados contidos nele: conversas, contatos de amigos, fotos, informações bancárias e anotações – que e em mãos erradas podem gerar confusão e dor de cabeça.

A perda de dados em celulares pode acontecer não só em roubo, mas também na quebra do aparelho ou uma perda ocasional. Fique atento!

No artigo – Como preservar documentos em formato digital – é possível ver o avanço das mídias de armazenamento ao decorrer dos anos. A evolução dessas tecnologias contribuiu no processo digital e o armazenamento em nuvem se tornou uma alternativa viável para diversas necessidades.

Abaixo algumas dicas para proteger os arquivos contidos em seu celular:
Proteja seus aplicativos com senha;
Bloqueie a tela;
Instale somente aplicativos oficiais;
Salve suas fotos, documentos e vídeos em um cartão de memória;
Use algum aplicativo de serviço de armazenamento online como Google Drive, Dropbox entre outros;
Ative recursos remotos;
Ejete o cabo USB corretamente após copiar dados para o computador e vice versa.

CUIDADO COM OS DADOS ARMAZENADOS EM MÍDIAS DIGITAIS

Cuidado com os dados armazenados em mídia, principalmente as físicas. O manuseio inadequado de mídias como DVDs e CDs pode trazer sérios riscos de perda de informações, o que é nocivo à um negócio.

Fique atento principalmente ao armazenamento em locais inadequados, que podem danificar mídias desse tipo: temperatura elevada, umidade e tempo de vida útil dessas mídias são fatores determinantes para a durabilidade dos dados.

5 ALTERNATIVAS DE ARMAZENAR ARQUIVOS COM SEGURANÇA

São muitas as opções de serviços disponíveis na web, desde planos gratuitos até planos mais complexos e mais caros. Para te ajudar nesta escolha, listamos alguns dos serviços mais populares.


Crie sua conta em algum desses sites para deixar seus arquivos todos organizados, sincronizados e livre de preocupações. Confira também o artigo 5 ferramentas grátis para aumentar a produtividade em seu escritório.
PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA DOCUMENTAL

Esse tema é sem dúvida um dos mais importantes quando o assunto é conservação de dados. A preservação de documentos antigos é uma peça chave para a história do ser humano. É por meio dela que temos o registro de toda a evolução.

A preservação de dados digitais é uma necessidade nos dias de hoje. Acervos com milhares de documentos obrigatoriamente possuem uma estratégia de digitalização e gestão de documentos.

São responsáveis por disponibilizar aos interessados informações como: registros de manuscritos, mapas, fotografias e textos de diversas épocas.

Empresas privadas, órgãos públicos, institutos de pesquisa são potenciais empregadores para profissionais que sabem lidar com o gerenciamento de documentos.

Já pensou se essas bibliotecas não tivessem uma estratégia contra catástrofes como um incêndios por exemplo? Todos documentos seriam perdidos.

Um exemplo disso é o Museu de Língua Portuguesa que em dezembro de 2015 sofreu um incêndio de grandes proporções. Após o incêndio, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo informou que todo o acervo do museu era virtual.

Devido a essa medida, a recuperação dos arquivos só foi possível em razão da existência de backups.

POR QUE PERDER INFORMAÇÕES SE VOCÊ PODE DIGITALIZAR?

Como mencionamos acima a importância da realização de backups de arquivos digitais, vamos abordar aqui rapidamente a importância da digitalização para a preservação de arquivos físicos.

O que aconteceria se você perdesse todas suas fotos importantes? Sabe aqueles álbuns de família ou documentos importantes?

Pensando nisso, criamos um infográfico sobre a digitalização de documentos. Essa solução vem para resolver o problema de perda de documentos de forma simples e segura.

Neste infográfico você vai saber sobre:
Redução do papel
Segurança contra perda
Rapidez no acesso às informações
Armazenamento em nuvem
O que é GED?
Ganhe mais produtividade em seu escritório
Digitalize arquivos para formatos editáveis e pesquisáveis com OCR




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