Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sexta-feira, 15 de abril de 2022

NOÇÕES ERRADAS A RESPEITO DO SOCIALISMO.


Luiza Trajano a grande e bilionária empresária dona do Magazine Luiza, declarou que " SE SER A FAVOR DA IGUALDADE SOCIAL É SER SOCIALISTA, ELA É SOCIALISTA DESDE OS 10 ANOS DE IDADE". 

Isso foi suficiente para que a direita raivosa e bolsonarista a crucificasse nas redes sociais, embora a empresária não se tenha posicionado a favor ou contra nenhuma corrente política no país, e embora ela tenha até sido cogitada para ser vice presidente pelo PT em algumas ocasiões, o que recusou.


Muitas vezes me deparo com pessoas que odeiam o socialismo como se o socialismo fosse um regime totalitário como é o regime e o modelo Cubano e Soviético. Na verdade isso é um ledo engano. 

O modelo Soviético a exemplo do modelo da Coréia do Norte e com suas diferenças do modelo Cubano é na verdade um regime ditatorial, um regime totalitário, que foge dos princípios pregados pelos pais do Socialismo, no caso Karl Marx e depois Lenin. Na verdade o regime Soviético foi sequestrado por um modelo que objetivava a supremacia do estado e pouco se importava com o homem, o cidadão em si, que acabou sendo usado como força de trabalho para favorecer o poderio do Estado.

O verdadeiro socialismo é resgatado por países que tem nas suas bases o modelo Social Democrata, ou seja a SOCIAL DEMOCRACIA. São países que são os verdadeiros SOCIALISTAS, mas muitos deles se consideram capitalistas. Isso porque a SOCIAL DEMOCRACIA que refutamos como o melhor regime do mundo não abomina o Capitalismo, mas o mantém subordinado ao interesse do cidadão. É um capitalismo que é controlado para que não se transforme em um capitalismo selvagem. Busca dessa forma favorecer ao homem em si.




Os países Social Democratas, embora não figurem entre os maiores PIBs do planeta, são os países campeões em Qualidade de vida. São aqueles em que o IDH (Indice de desenvolvimento Humano)  está entre os maiores do mundo.

Observa-se que embora os países SOCIAL DEMOCRATAS não estejam entre os melhores PIBs do mundo, eles estão seguramente entre os países com um elevado Indice de Desenvolvimento Humano - VEJA DESTAQUE.



São países em que o sentido de igualdade realmente se consolidou, porque a diferença de renda entre os mais graduados não é absurdamente diferente daqueles que estão nas classes menos privilegiadas, e isso reduz substancialmente os índices de criminalidade, elimina a pobreza, elava o padrão cultural do país, ou seja são os países em que a humanidade está mais perto da perfeição.

A Saúde não é paga como aqui, mas é de extrema qualidade. A educação da mesma forma. São países que praticamente extirparam a corrupção dado o seu sentimento extremamente ético e justo.

É o sistema conhecido como "social democracia", o qual tenta resolver os problemas que o livre comércio capitalista pode causar (tal como concentração de riqueza, baixa mobilidade social, desigualdades extremas em riqueza e oportunidades, etc) por meio de um Estado forte com impostos elevados que ajudam a distribuir a riqueza produzida e gerada pela sua economia capitalista, de forma que toda a sociedade possa se beneficiar dela.

Os países Nórdicos onde imperam os regimes Social-Democratas, não admitem que são socialistas. 

Se alguém pergunta se são Socialistas eles dizem que não. Eles se consideram capitalistas pois sabem o que as palavras "capitalista" e "socialista" realmente significam. 

Por não terem nenhuma apropriação coletiva dos meios de produção, eles se consideram mais capitalistas do que até mesmo os Estados Unidos e o Reino Unido. 

O Serviço Postal Suéco, um dos exemplos mais conhecidos entre os que possuem o regime Social-Democrata, não é do Estado, e eles também possuem escolas que geram lucro.

O Modelo Nórdico (também chamado de Capitalismo Nórdico ou Social Democracia Nórdica) refere-se as políticas econômicas e sociais comuns aos países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Noruega, Islândia, Ilhas Faroe, e Suécia). Este modelo inclui um estado de bem comum compreensivo e barganhas coletivas a nível nacional com uma grande porcentagem da força de trabalho sindicalizada, ao mesmo tempo baseada nas fundações econômicas do mercado livre capitalista.

De uma certa forma, o Brasil é uma quase social democracia. Nossa Constituição obriga o governo a buscar o bem-estar social, ao mesmo tempo que a economia é a de mercado livre, sendo que as interferências do governo só podem acontecer pela via legal e ortodoxa: via taxação, ou via concorrência com empresas públicas.

Basicamente, o sistema nórdico Socialista-Democrático funciona bem por que:
  1. eles não tem uma força militar que come 4% do PIB
  2. as mulheres tem maior representatividade e participação. Tipo 50/50, em vez dos 20/80 dos EUA ou 10/90 dos Republicanos.
  3. a educação é pública, gratuita e de excelente qualidade.
  4. a política de saúde pública é compreensiva
  5. o conceito de balanço entre trabalhar e viver.
  6. não há uma divisão de classes como nos EUA

O que os torna mágicos para mim é seu refinamento social e cultural em face dos desafios naturais da vida em altas latitudes.

Estes são realmente países onde a humanidade está demonstrando do que é feita, tendo construído cidades elegantes e sociedades conscienciosas que proporcionam uma vida boa para todos, sem privilegiar ninguém.

Quando viajo para o exterior hoje em dia, vindo da Suécia, tenho plena consciência de como outros lugares podem ser desequilibrados e brutos.

A magia do norte é o equilíbrio e, claro, os sentidos.

Como fotógrafo amador, sou muito focado no visual, e o que vejo através das minhas lentes nos países nórdicos é de um caráter totalmente diferente do que vejo em outros lugares. A magia visual aqui vem do mundo dos livros infantis. Tudo o que o homem faz é colorido e bonito, enquanto tudo o que é natural é abundante e sazonalmente distinto em sua aparência.

Esta é uma magia excepcionalmente amistosa, sem nenhuma mulher sendo serrada ao meio.

Eu tirei centenas de milhares de fotografias nos últimos 40 anos, mas minhas mais edificantes são todas dos países nórdicos. Provavelmente porque é assim que é aqui - edificante.

Essas fotos foram todas tiradas nos últimos dois anos, em um raio de 150 km ao redor da minha casa, em Östersund, Suécia. Há muito mais para ser visto e apreciado.








































A Constituição da República Portuguesa está assente em bases social-democratas.

A social-democracia é uma corrente do pensamento político-ideológico (tal como o socialismo democrático ou o trabalhismo, que não passam de eufemismos para se referir à social-democracia) que pertence ao chamado centro-esquerda do espectro político.

É por isso que a direita, nas poucas vezes que acedeu ao poder, teve grandes dificuldades em fazer passar as leis que pretendia. Muitas vezes as mesmas barravam no Tribunal Constitucional, que as indeferia (exatamente por inconstitucionalidade)

Respondendo diretamente à pergunta, claro que a social-democracia é uma componente do capitalismo. Há quem lhes chama mesmo "os bombeiros do capitalismo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.