Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

terça-feira, 8 de março de 2011

A HISTÓRIA DA BÍBLIA - EVANGELHOS APÓCRIFOS - ADULTERAÇÕES


O que é a Bíblia? É na verdade a reunião de vários livros que eram a regra de fé dos primeiros cristãos e dos Judeus. A bem da verdade, os primeiros cristãos, aqueles que se formaram logo depois de Jesus Cristo, e que existiram entre o ano zero, ano do nascimento de Jesus Cristo e o ano de 325 depois de Cristo não tinham uma Bíblia. Tinham  um conjunto de livros escritos por diversos escritores e que eram os evangelhos.

Os evangelhos que estão na Bíblia fazem parte de um conjunto muito maior de evangelhos. Foram selecionados no primeiro concílio da Igreja Católica, o CONCÍLIO DE NICÉIA convocado pelo primeiro imperador católico Constantino que adotou o Cristianismo, uma doutrina que se propagava no mundo ROMANO dominado por volta do ano 300dc. Foi na verdade uma ação que teve fundo mais político do que realmente devocional. Até então os cristãos eram perseguidos e jogados aos Leões.

Quais foram na verdade as tramas e os acontecimentos que envolveram esses fatos, e qual a autoridade que tinha a igreja católica para proclamar os livros escolhidos da Bíblia como os que realmente eram verdadeiros?

Os primitivos cristãos ou seja aqueles que eram perseguidos não tinham essa Bíblia compilada pelos CATÓLICOS. Tinham sim um conjunto muito maior que até hoje está nos porões do VATICANO, mas cujas cópias circulam por todo o mundo. Encerram narrativas que mostram episódios da infancia de Jesus, e visões proféticas e apocalípticas, bem como os do velho testamento que narram episódios da vida dos Judeus.

SÃO JERÔNIMO

Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro") é o texto religioso central do cristianismo e sendo o maior Best-Seller de todos os tempos com mais de 6 Bilhões de cópias vendidas em todo o Mundo, 7 vezes o número de cópias do 2º Colocado da Lista dos 21 Livros Mais Vendidos.
Foi São Jerônimo, tradutor da Vulgata latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinônimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".
As diversas igrejas cristãs possuem algumas divergências quanto aos seus cânones sagrados. Inclusive protestantes entre protestantes. Algumas igrejas cristãs protestantes possuem 39 livros no Antigo Testamento como parte do cânone de suas Bíblias, e outras, 46 livros.As Bíblias protestantes que possuem 46 livros são das igrejas que aceitam os deuterocanônicos como inspirados. A Igreja Católica possui 46 livros no Antigo Testamento como parte de seu cânone bíblico (os livros de Tobias,JuditeSabedoriaEclesiástico (ou Sirácides), BaruqueI Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel). Estes textos são chamados deuterocanônicos (ou "do segundo cânon") pela Igreja Católica.
Importante dizer que uma parcela grande de judeus, cerca de quatro quintos,tem em seu cânon os deuterocanônicos, diferente da minoria farisaica palestinence. E foi dessa minoria que alguns Protestantes do século XX, finalmente retificaram seu cânon, com os aparecimentos das primeiras Sociedades Bíblicas.
As igrejas cristãs ortodoxas, e as outras igrejas orientais, aceitam, além de todos estes já citados, outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição gregacópticaeslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca).
As igrejas cristãs protestantes, consideraram os textos deuterocanônicos como apócrifos, mas os reconhecem como leitura proveitosa e moralizadora, além do valor histórico dos livros dos Macabeus e outros os tem como literamente canônicos. Varias e importantes Bíblias protestantes, como a Bíblia do Rei Tiago e a Bíblia espanhola Reina-Valera, contêm nas suas edições os deuterocanônicos.
Quanto ao Novo Testamento, os cristãos são unânimes em aceitar o Novo Testamento com seus 27 escritos.



OS IDIOMAS E A "VULGATA LATINA"
Foram utilizados três idiomas diferentes na escrita dos diversos livros da Bíblia: o hebraico, o grego e o aramaico. Em hebraico consonantal foi escrito todo o Antigo Testamento, com exceção dos livros chamados deuterocanônicos, e de alguns capítulos do livro de Daniel, que foram redigidos em aramaico. Em grego comum, além dos já referidos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento, foram escritos praticamente todos os livros do Novo Testamento. Segundo a tradição cristã, o Evangelho de Mateus teria sido primeiramente escrito em hebraico, visto que a forma de escrever visava alcançar os judeus.

O hebraico utilizado na Bíblia não é todo igual. Encontramos em alguns livros o hebraico clássico (por ex. livros de Samuel e Reis), em outros um hebraico mais rudimentar e em outros ainda, nomeadamente os últimos a serem escritos, um hebraico elaborado, com termos novos e influência de outras línguas circunvizinhas. O grego do Novo Testamento, apesar das diferenças de estilo entre os livros, corresponde ao chamado grego koiné (isto é, o grego "comum" ou "vulgar", em oposição ao grego clássico), o segundo idioma mais falado no Império Romano.

PAPA DÂMASO II
CONCÍLIO DE TRENTO
A primeira tradução latina da Bíblia foi a Vetus Latina, baseada na Septuaginta, e, portanto, contendo livros não incluídos na Bíblia hebraica. O Papa Dâmaso I montaria a primeira lista de livros da Bíblia, no Concílio de Roma em 382 d.C. Ele pediu a São Jerónimo que produzisse um texto confiável e consistente, traduzindo os textos originais em grego e hebraico para o latim. Esta tradução ficou conhecida como a Bíblia Vulgata Latina, antes disso havia grande confusão e divergência sobre os textos bíblicos a serem aceitos pelos cristãos e, em 1546, o Concílio de Trento a declarou como a única Bíblia autêntica e oficial no rito latino da Igreja Católica.
Os livros não incluidos na Bíblia Foram livros escritos por homens, dai não poderem ser considerados como a palavra de Deus, porém são o testemunho vivo de fatos importantíssimos que merecem estudo e reflexão.

A Bíblia começou a ser formada pela Igreja Católica Apostólica Romana no primeiro concílio de Nicéia, que foi o primeiro concílio da Igreja Católica assim que foi formada.

O CONCÍLIO DE NICÉIA




IMPERADOR CONSTANTINO

325 D.C – É realizado o Concílio de Nicéia, atual cidade de Iznik, província de Anatólia ( nome que se costuma dar à antiga Ásia Menor ), na Turquia asiática. A Turquia é um país euro-asiático, constituído por uma pequena parte européia, a Trácia, e uma grande parte asiática, a Anatólia. Este foi o primeiro Concílio Ecumênico da Igreja, convocado pelo Imperador Flavius Valerius Constantinus ( 285 - 337 d.C ), filho de Constâncio I. Quando seu pai morreu em 306, Constantino passou a exercer autoridade suprema na Bretanha, Gália ( atual França ) e Espanha. Aos poucos, foi assumindo o controle de todo o Império Romano.


Desde Lúcio Domício Aureliano ( 270 - 275 d.C ), os Imperadores tinham abandonado a unidade religiosa, com a renúncia de Aureliano a seus "direitos divinos", em 274. Porém, Constantino, estadista sagaz que era, inverteu a política vigente, passando, da perseguição aos cristãos, à promoção do Cristianismo, vislumbrando a oportunidade de relançar, através da Igreja, a unidade religiosa do seu Império. Contudo, durante todo o seu regime, não abriu mão de sua condição de sumo-sacerdote do culto pagão ao "Sol Invictus". Tinha um conhecimento rudimentar da doutrina cristã e suas intervenções em matéria religiosa visavam, a princípio, fortalecer a monarquia do seu governo.



ARIUS
Defensor da tese de
que Jesus era um ser Criado
e não Divino.
Na verdade, Constantino observara a coragem e determinação dos mártires cristãos durante as perseguições promovidas por Diocleciano, em 303. Sabia que, embora ainda fossem minoritários ( 10% da população do império ), os cristãos se concentravam nos grandes centros urbanos, principalmente em território inimigo. Foi uma jogada de mestre, do ponto de vista estratégico, fazer do Cristianismo a Religião Oficial do Império : Tomando os cristãos sob sua proteção, estabelecia a divisão no campo adversário. Em 325, já como soberano único, convocou mais de 300 bispos ao Concílio de Nicéia. Constantino visava dotar a Igreja de uma doutrina padrão, pois as divisões, dentro da nova religião que nascia, ameaçavam sua autoridade e domínio. Era necessário, portanto, um Concílio para dar nova estrutura aos seus poderes.



IMPERADOR DIOCLECIANO
PERSEGUIDOR DE CRISTÃOS
E o momento decisivo sobre a doutrina da Trindade ocorreu nesse Concílio. Trezentos Bispos se reúnem para decidir se Cristo era um ser criado ( doutrina de Arius ) ou não criado, e sim igual e eterno como Deus Seu Pai ( doutrina de Atanásio ). A igreja acabou rejeitando a idéia ariana de que Jesus era a primeira e mais nobre criatura de Deus, e afirmou que Ele era da mesma "substância" ou "essência" ( isto é, a mesma entidade existente ) do Pai. Assim, segundo a conclusão desse Concílio, há somente um Deus, não dois; a distância entre Pai e Filho está dentro da unidade divina, e o Filho é Deus no mesmo sentido em que o Pai o é. Dizendo que o Filho e o Pai são "de uma substância", e que o Filho é "gerado" ("único gerado, ou unigênito", João 1. 14,18; 3. 16,18, e notas ao texto da NVI), mas "não feito", o Credo Niceno, estabelece a Divindade do homem da Galiléia, embora essa conclusão não tenha sido unânime. Os Bispos que discordaram, foram simplesmente perseguidos e exilados.



Com a subida da Igreja ao poder, discussões doutrinárias passaram a ser tratadas como questões de Estado. E na controvérsia ariana, colocava-se um obstáculo grande à realização da idéia de Constantino de um Império universal que deveria ser alcançado com a uniformidade da adoração divina.



ATANASIO
Defensor da tese da
divinização de Jesus
O Concílio foi aberto formalmente a 20 de maio, na estrutura central do palácio imperial, ocupando-se com discussões preparatórias na questão ariana, em que Arius, com alguns seguidores, em especial Eusébio, de Nicomédia ; Teógnis, de Nice, e Maris, de Chalcedon, parecem ter sido os principais líderes. Como era costume, os bispos orientais estavam em maioria. Na primeira linha de influência hierárquica estavam três arcebispos : Alexandre, de Alexandria ; Eustáquio, de Antioquia e Macário, de Jerusalém, bem como Eusébio, de Nicomédia e Eusébio, de Cesaréia. Entre os bispos encontravam-se Stratofilus, bispo de Pitiunt ( Bichvinta, reino de Egrisi ). O ocidente enviou não mais de cinco representantes na proporção relativa das províncias : Marcus, da Calabria ( Itália ) ; Cecilian, de Cartago ( África ) ; Hosius, de Córdova ( Espanha ) ; Nicasius, de Dijon ( França ) e Domnus, de Stridon ( Província do Danúbio ). Apenas 318 bispos compareceram, o que equivalia a apenas uns 18% de todos os bispos do Império. Dos 318, poucos eram da parte ocidental do domínio de Constantino, tornando a votação, no mínimo, tendenciosa. Assim, tendo os bispos orientais como maioria e a seu favor, Constantino aprovaria com facilidade, tudo aquilo que fosse do seu interesse.



As sessões regulares, no entanto, começaram somente com a chegada do Imperador. Após Constantino ter explicitamente ordenado o curso das negociações, ele confiou o controle dos procedimentos a uma comissão designada por ele mesmo, consistindo provavelmente nos participantes mais proeminentes desse corpo. O Imperador manipulou, pressionou e ameaçou os partícipes do Concílio para garantir que votariam no que ele acreditava, e não em algum consenso a que os bispos chegassem. Dois dos bispos que votaram a favor de Arius foram exilados e os escritos de Arius foram destruídos. Constantino decretou que qualquer um que fosse apanhado com documentos arianistas estaria sujeito à pena de morte.



Mas a decisão da Assembléia não foi unânime, e a influência do imperador era claramente evidente quando diversos bispos de Egito foram expulsos devido à sua oposição ao credo. Na realidade, as decisões de Nicéia foram fruto de uma minoria. Foram mal entendidas e até rejeitadas por muitos que não eram partidários de Ário. Posteriormente, 90 bispos elaboraram outro credo ( O "Credo da Dedicação" ) em, 341, para substituir o de Nicéia. (...) E em 357, um Concílio em Smirna adotou um credo autenticamente ariano.



Portanto, as orientações de Constantino nessa etapa foram decisivas para que o Concílio promulgasse o credo de Nicéia, ou a Divindade de Cristo, em 19 de Junho de 325. E com isso, veio a conseqüente instituição da Santíssima Trindade e a mais discutida, ainda, a instituição do Espírito Santo, o que redundou em interpolações e cortes de textos sagrados, para se adaptar a Bíblia às decisões do conturbado Concílio e outros, como o de Constantinopla, em 38l, cujo objetivo foi confirmar as decisões daquele.



A concepção da Trindade, tão obscura, tão incompreensível, oferecia grande vantagem às pretensões da Igreja. Permitia-lhe fazer de Jesus Cristo um Deus. Conferia a Jesus, que ela chama seu fundador, um prestígio, uma autoridade, cujo esplendor recaia sobre a própria Igreja católica e assegurava o seu poder, exatamente como foi planejado por Constantino. Essa estratégia revela o segredo da adoção trinitária pelo concílio de Nicéia.



Os teólogos justificaram essa doutrina estranha da divinização de Jesus, colocando no Credo a seguinte expressão sobre Jesus Cristo : “Gerado, não criado”. Mas, se foi gerado, Cristo não existia antes de ser gerado pelo Pai. Logo, Ele não é Deus, pois Deus é eterno ! Espelhando bem os novos tempos, o Credo de Nicéia não fez qualquer referência aos ensinamentos de Jesus. Faltou nele um "Creio em seus ensinamentos", talvez porque já não interessassem tanto a uma religião agora sócia do poder Imperial Romano.



Mesmo com a adoção do Credo de Nicéia, os problemas continuaram e, em poucos anos, a facção arianista começou a recuperar o controle. Tornaram-se tão poderosos que Constantino os reabilitou e denunciou o grupo de Atanásio. Arius e os bispos que o apoiavam voltaram do exílio. Agora, Atanásio é que foi banido. Quando Constantino morreu ( depois de ser batizado por um bispo arianista ), seu filho restaurou a filosofia arianista e seus bispos e condenou o grupo de Atanásio.



IMPERADOR TEODÓSIO
Nos anos seguintes, a disputa política continuou, até que os arianistas abusaram de seu poder e foram derrubados. A controvérsia político/religiosa causou violência e morte generalizadas. Em 381 d.C, o imperador Teodósio ( um trinitarista ) convocou um concílio em Constantinopla. Apenas bispos trinitários foram convidados a participar. Cento e cinquenta bispos compareceram e votaram uma alteração no Credo de Nicéia para incluir o Espírito Santo como parte da divindade. A doutrina da Trindade era agora oficial para a Igreja e também para o Estado. Com a exclusiva participação dos citados bispos, a Trindade foi imposta a todos como "mais uma verdade teológica da igreja". E os bispos, que não apoiaram essa tese, foram expulsos da Igreja e excomungados.



Por volta do século IX, o credo já estava estabelecido na Espanha, França e Alemanha. Tinha levado séculos desde o tempo de Cristo para que a doutrina da Trindade "pegasse". A política do governo e da Igreja foram as razões que levaram a Trindade a existir e se tornar a doutrina oficial da Igreja. Como se pode observar, a doutrina trinitária resultou da mistura de fraude, política, um imperador pagão e facções em guerra que causaram mortes e derramamento de sangue.



As Igrejas Cristãs hoje em dia dizem que Constantino foi o primeiro Imperador Cristão, mas seu "cristianismo" tinha motivação apenas política. É altamente duvidoso que ele realmente aceitasse a Doutrina Cristã. Ele mandou matar um de seus filhos, além de um sobrinho, seu cunhado e possivelmente uma de suas esposas. Ele manteve seu título de alto sacerdote de uma religião pagã até o fim da vida e só foi batizado em seu leito de morte.




OBS : Em 313 d.C., com o grande avanço da "Religião do Carpinteiro", o Imperador Constantino Magno enfrentava problemas com o povo romano e necessitava de uma nova Religião para controlar as massas. Aproveitando-se da grande difusão do Cristianismo, apoderou-se dessa Religião e modificou-a, conforme seus interesses. Alguns anos depois, em 325 D.C, no Concílio de Nicéia, é fundada, oficialmente, a Igreja Católica...



Há que se ressaltar que, "Igreja" na época de Jesus, não era a "Igreja" que entendemos hoje, pois se lermos os Evangelhos duma ponta à outra veremos que a palavra «Igreja», no sentido que hoje lhe damos, nem sequer neles é mencionada exceto por aproximação e apenas três vezes em dois versículos no Evangelho de Mateus (Mt 16, 18 e Mt 18, 17), pois a palavra grega original, usada por Mateus, ekklêsia, significa simplesmente «assembleia de convocados», neste caso a comunidade dos seguidores da doutrina de Jesus, ou a sua reunião num local, geralmente em casas particulares onde se liam as cartas e as mensagens dos apóstolos. Sabemo-lo pelo testemunho de outros textos do Novo Testamento, já que os Evangelhos a esse respeito são omissos. Veja-se, por exemplo, a epístola aos Romanos (16, 5) onde Paulo cita o agrupamento (ekklêsia) que se reunia na residência dum casal de tecelões, Aquila e Priscila, ou a epístola a Filémon (1, 2) onde o mesmo Paulo saúda a ekklêsia que se reunia em casa do dito Filémon ; num dos casos, como lemos na epístola de Tiago (2, 2), essa congregação cristã é designada por «sinagoga». Nada disto tem a ver, portanto, com a imponente Igreja católica enquanto instituição formal estruturada e oficializada, sobretudo a partir do Concílio de Nícéia, presidido pelo Imperador Constantino, mais de 300 anos após a morte de Cristo.


BISPO IRINEU

OS LIVROS RETIRADOS DAS SANTAS ESCRITURAS


Os quatro evangelhos canônicos, que se acredita terem sido inspirados pelo Espírito Santo, não eram aceitos como tais no início da Igreja. O bispo de Lyon, Irineu, explica os pitorescos critérios utilizados na escolha dos quatro evangelhos ( reparem na fragilidade dos argumentos...) : "O evangelho é a coluna da Igreja, a Igreja está espalhada por todo o mundo, o mundo tem quatro regiões, e convém, portanto, que haja também quatro evangelhos. O evangelho é o sopro do vento divino da vida para os homens, e pois, como há quatro ventos cardiais, daí a necessidade de quatro evangelhos. (...) O Verbo criador do Universo reina e brilha sobre os querubins, os querubins têm quatro formas, eis porque o Verbo nos obsequiou com quatro evangelhos”.


As versões sobre como se deu a separação entre os evangelhos canônicos e apócrifos, durante o Concílio de Nicéia no ano 325 D.C, são também singulares. Uma das versões diz que estando os bispos em oração, os evangelhos inspirados foram depositar-se no altar por si só !!! ... Uma outra versão informa que todos os evangelhos foram colocados por sobre o altar, e os apócrifos caíram no chão... Uma terceira versão afirma que o Espírito Santo entrou no recinto do Concílio em forma de pomba, através de uma vidraça (sem quebrá-la), e foi pousando no ombro direito de cada bispo, cochichando nos ouvidos deles os evangelhos inspirados...






A Bíblia como um todo, aliás, não apresentou sempre a forma como é hoje conhecida. Vários textos, chamados hoje de "apócrifos", figuravam anteriormente na Bíblia, em contraposição aos canônicos reconhecidos pela Igreja.


Segundo o Dicionário Aurélio, o termo Apócrifos significa :

" Entre os Católicos, Apócrifos eram os Escritos de assuntos sagrados que não foram incluídos pela Igreja no Cânon das Escrituras autênticas e divinamente inspiradas ". ( destaque nosso ).



Livro de Maria Helena de Oliveira

Obs - Note que o próprio Dicionário Aurélio registra a expressão : " divinamente inspiradas ". Por que será ?



Maria Helena de Oliveira Tricca, compiladora da obra Apócrifos, Os Proscritos da Bíblia, diz: "Muitos dos chamados textos apócrifos já fizeram parte da Bíblia, mas ao longo dos sucessivos concílios acabaram sendo eliminados. Houve os que depois viriam a ser beneficiados por uma reconsideração e tornariam a partilhar a Bíblia. Exemplos : O Livro da Sabedoria, atribuído a Salomão, o Eclesiástico ou Sirac, as Odes de Salomão, o Tobit ou Livro de Tobias, o Livro dos Macabeus e outros mais. A maioria ficou definitivamente fora, como o famoso Livro de Enoch, o Livro da Ascensão de Isaías e os Livros III e IV dos Macabeus."



Perguntamos : Quais foram os motivos para excluir esses Livros das Santas Escrituras definitivamente ? Será que os "santos padres" daquela época se achavam superiores aos Apóstolos e mártires que vivenciaram de perto os acontecimentos relacionados a Cristo e ao judaísmo ? De que poder esses mesmos "santos padres" se revestiam a ponto de afirmarem que alguns Textos Evangélicos não representavam os ensinamentos e a Palavra de Deus ?



Visando maiores esclarecimentos, sugerimos, para aqueles que desejam aprofundar-se no assunto, uma leitura dos Livros que tratam com mais detalhe esse tema, os quais podem ser encontrados no Site Submarino :
Parte 1 e Parte 2



Existem mais de 60 evangelhos apócrifos, como os de Tomé, de Pedro, de Felipe, de Tiago, dos Hebreus, dos Nazarenos, dos Doze, dos Setenta, etc. Foi um bispo quem escolheu, no século IV, os 27 textos do atual Novo Testamento. Em relação ao Antigo Testamento, o problema só foi definitivamente resolvido no ano de 1546, durante o Concílio de Trento. Depois de muita controvérsia, acalorados debates e até luta física entre os participantes, o Concílio decretou que os livros 1 e 2 de Esdras e a Oração de Manassés sairiam da Bíblia. Em compensação, alguns textos apócrifos foram incorporados aos livros canônicos, como o livro de Judite (acrescido em Ester), os livros do Dragão e do Cântico dos Três Santos Filhos (acrescidos em Daniel) e o livro de Baruque (contendo a Epístola de Jeremias).


Os católicos não foram unânimes quanto a inspiração divina nesses livros. No Concílio de Trento houve luta corporal quando este assunto foi tratado. Lorraine Boetner ( in Catolicismo Romano ) cita o seguinte : " O papa Gregório, o grande, declarou que primeiro Macabeus, um livro apócrifo, não é canônico. O cardeal Ximenes, em sua Bíblia poliglota, exatamente antes do Concílio de Trento, exclui os apócrifos e sua obra foi aprovada pelo papa Leão X. Será que estes papas se enganaram ? Se eles estavam certos, a decisão do Concílio de Trento estava errada. Se eles estavam errados, onde fica a infalibilidade do papa como mestre da doutrina ? "


No inicio do cristianismo, os evangelhos eram em número de 315, sendo posteriormente reduzidos para 4, no Concílio de Nicéia. Tal número, indica perfeitamente as várias formas de interpretação local das crenças religiosas da orla mediterrânea, acerca da idéia messiânica lançada pelos sacerdotes judeus. Sem dúvida, este fato deve ter levado Irineu a escrever o seguinte: " Há apenas 4 Evangelhos, nem mais um, nem menos um, e que só pessoas de espírito leviano, os ignorantes e os insolentes é que andam falseando a verdade ". Disse isso, mesmo diante dos acontecimentos acima relatados e que eram de conhecimento geral.


Havia então, os Evangelhos dos Naziazenos, dos Judeus, dos Egípcios, dos Ebionistas, o de Pedro, o de Barnabé, entre outros, 03 dos quais foram queimados, restando apenas os 4 “sorteados” e oficializados no Concílio de Nicéia.


Celso, erudito romano, contemporâneo de Irineu, entre os anos 170 e 180 D.C, disse: "Certos fiéis modificaram o primeiro texto dos Evangelhos, três, quatro e mais vezes, para poder assim subtraí-los às refutações".


Foi necessária uma cuidadosa triagem de todos eles, visando retirar as divergências mais acentuadas, sendo adotada a de Hesíquies, de Alexandria; e de Pânfilo, de Cesaréía e a de Luciano, de Antióquia. Mesmo assim, só na de Luciano existem 3.500 passagens redigidas diferentemente. Disso resulta que, mesmo para os Padres da Igreja, os Evangelhos não são fonte segura e original.


Os Evangelhos que trazem a palavra "segundo", que em grego é "cata", não vieram diretamente dos pretensos evangelistas.


A discutível origem dos Evangelhos, explica porque os documentos mais antigos não fazem referência à vida terrena de Jesus.


Não é razoável supor que uma "palavra divina" possa ser alterada assim tão fácil e impunemente por mãos humanas. Que fique na dependência de ser julgada boa ou má por juízes e dignitários eclesiásticos.

Como vá vimos no artigo "Qual a importância dos apócrifos?", existem alguns livros escritos antes ou pouco depois de Cristo que tinham como intenção figurar como Escritura Sagrada.

Mas, pelo Magistério da Igreja e assistência do Espírito Santo, esses livros espúrios foram definitivamente afastados, restando apenas o cânon bíblico que guardamos até hoje. Por esse motivo, muitos desapareceram, outros sobreviveram em uma ou outra comunidade
antiga, ou, ainda, em traduções, fragmentos ou citações.

A seguir, apresentamos uma lista exaustiva de livros apócrifos do Antigo e do Novo Testamento que, embora longa, provavelmente não esgota todos os livros escritos ou existentes, porém, bem demonstra a quantidade de livros escritos com a intenção de "completar" a Bíblia.

Incluímos também, ao final, os manuscritos encontrados em Qumran, nas grutas do Mar Morto, que foram escritos ou preservados por uma comunidade que vivia nesse deserto separada dos grupos religiosos da Palestina do tempo de Jesus (Saduceus, Fariseus, Samaritanos, etc.). Esse grupo, denominado Essênio, como podemos ver, considerava o Antigo Testamento como Escritura Sagrada (inclusive os deuterocanônicos), mas tinha como característica própria seguir ainda outros "livros sagrados".

Portanto, temos como apócrifos as seguintes obras:

ANTIGO TESTAMENTO

1. Apocalipse de Adão
2. Apocalipse de Baruc
3. Apocalipse de Moisés
4. Apocalipse de Sidrac
5. As Três Estelas de Seth
6. Ascensão de Isaías
7. Assunção de Moisés
8. Caverna dos Tesouros
9. Epístola de Aristéas
10. Livro dos Jubileus
11. Martírio de Isaías
12. Oráculos Sibilinos
13. Prece de Manassés
14. Primeiro Livro de Adão e Eva
15. Primeiro Livro de Enoque
16. Primeiro Livro de Esdras
17. Quarto Livro dos Macabeus
18. Revelação de Esdras
19. Salmo 151
20. Salmos de Salomão (ou Odes de Salomão)
21. Segundo Livro de Adão e Eva
22. Segundo Livro de Enoque (ou Livro dos Segredos de Enoque)
23. Segundo Livro de Esdras (ou Quarto Livro de Esdras)
24. Segundo Tratado do Grande Seth
25. Terceiro Livro dos Macabeus
26. Testamento de Abraão
27. Testamento dos Doze Patriarcas
28. Vida de Adão e Eva

NOVO TESTAMENTO

1. A Hipostase dos Arcontes
2. (Ágrafos Extra-Evangelhos)
3. (Ágrafos de Origens Diversas)
4. Apocalipse da Virgem
5. Apocalipse de João o Teólogo
6. Apocalipse de Paulo
7. Apocalipse de Pedro
8. Apocalipse de Tomé
9. Atos de André
10. Atos de André e Mateus
11. Atos de Barnabé
12. Atos de Filipe
13. Atos de João
14. Atos de João o Teólogo
15. Atos de Paulo
16. Atos de Paulo e Tecla
17. Atos de Pedro
18. Atos de Pedro e André
19. Atos de Pedro e Paulo
20. Atos de Pedro e os Doze Apóstolos
21. Atos de Tadeu
22. Atos de Tomé
23. Consumação de Tomé
24. Correspondência entre Paulo e Sêneca
25. Declaração de José de Arimatéia
26. Descida de Cristo ao Inferno
27. Discurso de Domingo
28. Ditos de Jesus ao rei Abgaro
29. Ensinamentos de Silvano
30. Ensinamentos do Apóstolo [T]adeu
31. Ensinamentos dos Apóstolos
32. Epístola aos Laodicenses
33. Epístola de Herodes a Pôncio Pilatos
34. Epístola de Jesus ao rei Abgaro (2 versões)
35. Epístola de Pedro a Filipe
36. Epístola de Pôncio Pilatos a Herodes
37. Epístola de Pôncio Pilatos ao Imperador
38. Epístola de Tibério a Pôncio Pilatos
39. Epístola do rei Abgaro a Jesus
40. Epístola dos Apóstolos
41. Eugnostos, o Bem-Aventurado
42. Evangelho Apócrifo de João
43. Evangelho Apócrifo de Tiago
44. Evangelho Árabe de Infância
45. Evangelho Armênio de Infância (fragmentos)
46. Evangelho da Verdade
47. Evangelho de Bartolomeu
48. Evangelho de Filipe
49. Evangelho de Marcião
50. Evangelho de Maria Madalena (ou Evangelho de Maria de Betânia)
51. Evangelho de Matias (ou Tradições de Matias)
52. Evangelho de Nicodemos (ou Atos de Pilatos)
53. Evangelho de Pedro
54. Evangelho de Tome o Dídimo
55. Evangelho do Pseudo-Mateus
56. Evangelho do Pseudo-Tomé
57. Evangelho dos Ebionitas (ou Evangelho dos Doze Apóstolos)
58. Evangelho dos Egípcios
59. Evangelho dos Hebreus
60. Evangelho Secreto de Marcos
61. Exegese sobre a Alma
62. Exposições Valentinianas
63. (Fragmentos Evangélicos Conservados em Papiros)
64. (Fragmentos Evangélicos de Textos Coptas)
65. História de José o Carpinteiro
66. Infância do Salvador
67. Julgamento de Pôncio Pilatos
68. Livro de João o Teólogo sobre a Assunção da Virgem Maria
69. Martírio de André
70. Martírio de Bartolomeu
71. Martírio de Mateus
72. Morte de Pôncio Pilatos
73. Natividade de Maria
74. O Pensamento de Norea
75. O Testemunho da Verdade
76. O Trovão, Mente Perfeita
77. Passagem da Bem-Aventurada Virgem Maria
78. "Pistris Sophia" (fragmentos)
79. Prece de Ação de Graças
80. Prece do Apóstolo Paulo
81. Primeiro Apocalipse de Tiago
82. Proto-Evangelho de Tiago
83. Retrato de Jesus
84. Retrato do Salvador
85. Revelação de Estevão
86. Revelação de Paulo
87. Revelação de Pedro
88. Sabedoria de Jesus Cristo
89. Segundo Apocalipse de Tiago
90. Sentença de Pôncio Pilatos contra Jesus
91. Sobre a Origem do Mundo
92. Testemunho sobre o Oitavo e o Nono
93. Tratado sobre a Ressurreição
94. Vingança do Salvador
95. Visão de Paulo

ESCRITOS DE QUMRAN

1. A Nova Jerusalém (5Q15)
2. A Sedutora (4Q184)
3. Antologia Messiânica (4Q175)
4. Bênção de Jacó (4QPBl)
5. Bênçãos (1QSb)
6. Cânticos do Sábio (4Q510-4Q511)
7. Cânticos para o Holocausto do Sábado (4Q400-4Q407/11Q5-11Q6)
8. Comentários sobre a Lei (4Q159/4Q513-4Q514)
9. Comentários sobre Habacuc (1QpHab)
10. Comentários sobre Isaías (4Q161-4Q164)
11. Comentários sobre Miquéias (1Q14)
12. Comentários sobre Naum (4Q169)
13. Comentários sobre Oséias (4Q166-4Q167)
14. Comentários sobre Salmos (4Q171/4Q173)
15. Consolações (4Q176)
16. Eras da Criação (4Q180)
17. Escritos do Pseudo-Daniel (4QpsDan/4Q246)
18. Exortação para Busca da Sabedoria (4Q185)
19. Gênese Apócrifo (1QapGen)
20. Hinos de Ação de Graças (1QH)
21. Horóscopos (4Q186/4QMessAr)
22. Lamentações (4Q179/4Q501)
23. Maldições de Satanás e seus Partidários (4Q286-4Q287/4Q280-4Q282)
24. Melquisedec, o Príncipe Celeste (11QMelq)
25. O Triunfo da Retidão (1Q27)
26. Oração Litúrgica (1Q34/1Q34bis)
27. Orações Diárias (4Q503)
28. Orações para as Festividades (4Q507-4Q509)
29. Os Iníqüos e os Santos (4Q181)
30. Os Últimos Dias (4Q174)
31. Palavras das Luzes Celestes (4Q504)
32. Palavras de Moisés (1Q22)
33. Pergaminho de Cobre (3Q15)
34. Pergaminho do Templo (11QT)
35. Prece de Nabonidus (4QprNab)
36. Preceito da Guerra (1QM/4QM)
37. Preceito de Damasco (CD)
38. Preceito do Messianismo (1QSa)
39. Regra da Comunidade (1QS)
40. Rito de Purificação (4Q512)
41. Salmos Apócrifos (11QPsa)
42. Samuel Apócrifo (4Q160)
43. Testamento de Amran (4QAm)

OUTROS ESCRITOS

1. História do Sábio Ahicar
2. Livro do Pseudo-Filon

Mas porque alguns Evangelhos ou livros foram considerados Apócrifos?

Posição Evangélica.




APÓCRIFOS: O QUE SIGNIFICA ?


Na realidade, os sentidos da palavra "apocrypha" refletem o problema que se manifesta nas duas concepções de sua canonicidade. No grego clássico, a palavra apocrypha significava "oculto" ou "difícil de entender". Posteriormente, tomou o sentido de "esotérico" ou algo que só os iniciados podem entender; não os de fora. Na época de Irineu e de Jerônimo (séculos III e IV), o termo apocrypha veio a ser aplicado aos livros não-canônicos do Antigo Testamento, mesmo aos que foram classificados previamente como "pseudepígrafos". Desde a era da Reforma, essa palavra tem sido usada para denotar os escritos judaicos não-canônicos originários do período intertestamentário. A questão diante de nós é a seguinte: verificar se os livroseram escondidos a fim de ser preservados, porque sua mensagem era profunda e espiritual ou porque eram espúrios e de confiabilidade duvidosa. 

Natureza e número dos apócrifos do Antigo Testamento



Há quinze livros chamados apócrifos (catorze se a Epístola de Jeremias se unir a Baruque, como ocorre nas versões católicas de Douai). Com exceção de 2 Esdras, esses livros preenchem a lacuna existente entre Malaquias e Mateus e compreendem especificamente dois ou três séculos antes de Cristo.

Significado da palavra CÂNON e CANÔNICO.

CÂNON - (de origem semítica, na língua hebraica "qãneh" em Ez 40.3; e no grego: "kanón" em Gl 6.16"), tem sido traduzido em nossas versões em português como, "regra", "norma".
Significado literal: vara ou instrumento de medir.

Significado figurado: Regra ou critérios que comprovam a autenticidade e inspiração dos livros bíblicos; Lista dos Escritos Sagrados; Sinônimo de ESCRITURAS - como a regra de fé e ação investida de autoridade divina.

Outros significados: Credo formulado (a doutrina da Igreja em Geral); Regras
eclesiásticas (lista ou série de procedimentos)

CANÔNICO - Que está de acordo com o cânon. Em relação aos 66 livros da Bíblia
hebraica e evangélica.
Significado da palavra PSEUDOEPÍGRAFO - Literalmente significa "escritos falsos" - Os apócrifos não são necessariamente escritos falsos, mas, sim não canônicos, embora, também contenham ensinos errados ou hereges.

DIFERENÇAS ENTRE AS BÍBLIAS HEBRAICAS, PROTESTANTES E CATÓLICAS

Diferenças Básicas:
1. Bíblia Hebraica - [a Bíblia dos judeus]
a) Contém somente os 39 livros do V.T.
b) Rejeita os 27 do N.T. como inspirado, assim como rejeitou Cristo.
c) Não aceita os livros apócrifos incluídos na Vulgata [versão Católico Romana)

2. Bíblia Protestante -
a) Aceita os 39 livros do V.T. e também os 27 do N.T.
b) Rejeita os livros apócrifos incluídos na Vulgata, como não canônicos

3. Bíblia Católica -
a) Contém os 39 livros do V.T. e os 27 do N.T.
b) Inclui na versão Vulgata, os livros apócrifos ou não canônicos que são: Tobias,
Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, 1º e 2º de Macabeus, seis capítulos e dez
versículos acrescentados no livro de Ester e dois capítulos de Daniel. A seguir a lista
dos que se encontravam na Septuaginta:

LIVRO APÓCRIFO DA SEPTUAGINTA 
8 Baruque
1 3 Esdras 
9 A Carta de Jeremias
2 4 Esdras 
10 Os acréscimos de Daniel
3 Oração de Azarias 
11 A Oração de Manassés
4 Tobias 
12 1 Macabeus
5 Adições a Ester 
13 2 Macabeus
6 A Sabedoria de Salomão 
14 Judite
7 Eclesiástico (Também chamado de Sabedoria de Jesus, filho de Siraque)

COMO OS APÓCRIFOS FORAM APROVADOS

A Igreja Romana aprovou os apócrifos em 8 de Abril de 1546 como meio de combater a Reforma protestante. Nessa época os protestantes combatiam violentamente as doutrinas romanistas do purgatório, oração pelos mortos, salvação pelas obras, etc. Os romanistas viam nos apócrifos base para tais doutrinas, e apelaram para eles aprovando-os como canônicos.
Houve prós e contras dentro dessa própria igreja, como também depois. Nesse tempo os jesuítas exerciam muita influência no clero. Os debates sobre os apócrifos motivaram ataques dos dominicanos contra os franciscanos. O biblista católico John L. Mackenzie em seu "Dicionário Bíblico" sob o verbete, Cânone, comenta que no Concílio de Trento houve várias "controvérsias notadamente candentes" sobre a aprovação dos apócrifos. Mas o cardeal Pallavacini, em sua "História Eclesiástica" declara mais nitidamente que em pleno Concílio, 40 bispos dos 49 presentes travaram luta corporal, agarrado às barbas e batinas uns dos outros... Foi nesse ambiente "ESPIRITUAL", que os apócrifos foram aprovados. A primeira edição da Bíblia católico-romana com os apócrifos deu-se em 1592, com autorização do papa Clemente VIII.

Os Reformadores protestantes publicaram a Bíblia com os apócrifos, colocando-os entre o Antigo e Novo Testamentos, não como livros inspirados, mas bons para a leitura e de valor literário histórico. Isto continuou até 1629. A famosa versão inglesa King James (Versão do Rei Tiago) de 1611 ainda os trouxe. Porém, após 1629 as igrejas reformadas excluíram totalmente os apócrifos das suas edições da Bíblia, e, "induziram a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira, sob pressão do puritanismo escocês, a declarar que não editaria Bíblias que tivessem os apócrifos, e de não colaborar com outras sociedades que incluíssem esses livros em suas edições." Melhor assim, tendo em vista evitar confusão entre o povo simples, que nem sempre sabe discernir entre um livro canônico e um apócrifo e também pelo fato do que aconteceu com a Vulgata! Melhor editá-los separadamente.





Há várias razões porque os protestantes rejeitam os Apócrifos. Eis algumas delas:

1. PORQUE COM O LIVRO DE MALAQUIAS O CÂNON BÍBLICO HAVIA SE ENCERRADO.

Depois de aproximadamente 435 a.C não houve mais acréscimos ao cânon do Antigo Testamento. A história do povo judeu foi registrada em outros escritos, tais como os livros dos Macabeus, mas eles não foram considerados dignos de inclusão na coleção das palavras de Deus que vinham dos anos anteriores.

Quando nos voltamos para a literatura judaica fora do Antigo Testamento percebemos que a crença de que haviam cessado as palavras divinamente autorizadas da parte de Deus é atestada de modo claro em várias vertentes da literatura extrabíblica.
— 
1 Macabeus: (cerca de 100 a.c.), o autor escreve sobre o altar:

"Demoliram-no, pois, e depuseram as pedras sobre o monte da Morada conveniente, à espera de que viesse algum profeta e se pronunciasse a respeito" (l Mac 4.45-46).

Aparentemente, eles não conheciam ninguém que poderia falar com a autoridade de Deus como os profetas do Antigo Testamento haviam feito. A lembrança de um profeta credenciado no meio do povo pertencia ao passado distante, pois o autor podia falar de um grande sofrimento, "qual não tinha havido desde o dia em que não mais aparecera um profeta no meio deles" (l Mac 9.27; 14.41).

— Josefo: (nascido em c. 37/38 d.C.) explicou: "Desde Artaxerxes até os nossos dias foi escrita uma história completa, mas não foi julgada digna de crédito igual ao dos registros mais antigos, devido à falta de sucessão exata dos profetas" (Contra Apião 1:41) Essa declaração do maior historiador judeu do primeiro século cristão mostra que os escritos que agora fazem parte dos "apócrifos", mas que ele (e muitos dos seus contemporâneos) não os consideravam dignos "de crédito igual" ao das obras agora conhecida por nós como Escrituras do Antigo Testamento. Segundo o ponto de vista de Josefo, nenhuma "palavra de Deus" foi acrescentada às Escrituras após cerca de 435 a.c.
— 
A literatura rabínica: reflete convicção semelhante em sua freqüente declaração de que o Espírito Santo (em sua função de inspirador de profecias) havia se afastado de Israel "Após a morte dos últimos profetas, Ageu, Zacarias e Malaquias, o Espírito Santo afastou-se de Israel, mas eles ainda se beneficiavam do bath qôl" (Talmude Babilônico, Yomah 9b repetido em Sota 48b, Sanhedrín 11 a, e Midrash Rabbah sobre o Cântico dos Cânticos, 8.9.3).
— A comunidade de Qumran: (seita judaica que nos legou os Manuscritos do Mar Morto) também esperava um profeta cujas palavras teriam autoridade para substituir qualquer regulamento existente (veja 1QS 9.11), e outras declarações semelhantes são encontradas em outros trechos da literatura judaica antiga (veja 2Baruc 85.3 Oração de Azarias 15). Assim, escritos posteriores a cerca de 435 a.C. em geral não eram aceitos pelo povo judeu como obras dotadas de autoridade igual à do restante das Escrituras.
— 
O Novo Testamento: não temos nenhum registro de alguma controvérsia entre Jesus e os judeus sobre a extensão do cânon. Ao que parece,Jesus e seus discípu1os de um lado e os líderes judeus ou o povo judeu, de outro, estavam plenamente de acordo em que acréscimos ao cânon do Antigo Testamento tinham cessado após os dias De Esdras, Neemias, Ester, Ageu, Zacarias e Malaquias. Esse fato é confirmado pelas citações do Antigo Testamento feitas por Jesus e pelos autores do Novo Testamento. Segundo uma contagem,Jesus e os autores do Novo Testamento citam mais de 295 vezes, várias partes das Escrituras do Antigo Testamento como palavras autorizadas por Deus, mas nem uma vez sequer citam alguma declaração extraída dos livros apócrifos ou qualquer outro escrito como se tivessem autoridade divina. A ausência completa de referência à outra literatura como palavra autorizada por Deus e as referências muito freqüentes a centenas de passagens no Antigo Testamento como dotadas de autoridade divina confirmam com grande força o fato de que os autores do Novo Testamento concordavam em que o cânon estabelecido do Antigo Testamento, nada mais nada menos, devia ser aceito como a verdadeira palavra de Deus.

A contrabalançar essa tese há a declaração de Jesus.

Mateus 11 : 13
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.

Hora. João era da época de Jesus, portanto toda a Lei e Profetas profetizaram até a época de João talvez o ultimo profeta. 



2. PORQUE A INCLUSÃO DOS APÓCRIFOS FOI ACIDENTAL.


A conquista da Palestina por Alexandre, o Grande, ocasionou uma nova dispersão dos judeus por todo o império greco-macedônico. Pelo ano 300 antes de Cristo, a colônia de judeus na cidade de Alexandria, Egito, era numerosa, forte e fluente. Morrendo Alexandre, seu domínio dividiu-se em quatro reinos, ficando o Egito sob a dinastia dos Ptolomeus. O segundo deles, Ptolomeu Filadelfo, foi grande amante das letras e preocupou-se com enriquecer a famosa biblioteca que seu pai havia fundado. Com este objetivo, muitos livros foram traduzidos para o grego. Naturalmente, as Escrituras Sagradas do povo hebreu foram levadas em conta, apreciando-se também a grande importância que teria a tradução da Bíblia de seus antepassados da Palestina para os judeus cuja língua vernácula era o grego.

Segundo um relato de Josefo, Sumo Sacerdote de Jerusalém Eleazar enviou, a pedido de Ptolomeu Filadelfo, uma embaixada de 72 tradutores a Alexandria, com um valioso manuscrito do Velho Testamento, do qual traduziram o Pentateuco. A tradução continuou depois, não se completando senão no ano 150 antes de Cristo.



Esta tradução, que se conhece com o nome de Septuaginta ou Versão dos Setenta (por terem sido 70, em número redondo, seus tradutores), foi aceita pelo Sinédrio judaico de Alexandria; mas, não havendo tanto zelo ali como na Palestina e devido às tendências helenistas contemporâneas, os tradutores alexandrinos fizeram adições e alterações e, finalmente, sete dos Livros Apócrifos foram acrescentados ao texto grego como Apêndice do Velho Testamento. Os estudiosos acham que foram unidos à Bíblia, por serem guardados juntamente com os rolos de livros canônicos, e quando foram iniciados os Códices, isto é , a escrituração da Bíblia inteira em um só volume, alguns escribas copiaram certos rolos apócrifos juntamente com os rolos canônicos.


Todos estes livros, com exceção de Judite, Eclesiástico, Baruque e 1 Macabeus, estavam escritos em grego, e a maioria deles foi escrita muitíssimos anos depois de o profeta Malaquias, o último dos profetas da Dispensação antiga, escrever o livro que leva o seu nome. O que se pode concluir daí é que, quando a Septuaginta era copiada, alguns livros não canônicos para os judeus eram também copiados. Isso também poderia ter ocorrido por ignorância quanto aos livros verdadeiramente canônicos.

Pessoas não afeiçoadas ao judaísmo ou mesmo desinteressadas em distinguir livros canônicos dos não canônicos tinham por igual valor todos os livros, fossem eles originalmente recebidos como sagrados pelos judeus ou não. Mesmo aqueles que não tinham os demais livros judaicos como canônicos certamente também copiavam estes livros, não por considerá-los sagrados, mas apenas para serem lidos. Por que não copiar livros tão antigos e interessantes? Estes livros, entretanto, têm a importância de refletir o estado do povo judeu e o caráter de sua vida intelectual e religiosa durante as várias épocas que representam, particularmente, a do período chamado intertestamentário (entre Malaquias e João Batista, de 400 anos); é, talvez, por estas razões que os tradutores os juntaram ao texto grego da Bíblia, mas os judeus da Palestina nunca os aceitaram no cânon de seus livros sagrados.



3. TESTEMUNHAS CONTRA OS APÓCRIFOS


JOSEFO
Traremos agora o depoimento de várias personagens históricas que depõe contra a lista canônica "Alexandrina", como consta na Septuaginta, Vulgata e em todas as versões das Bíblias católicas existentes. Pelo peso de autoridade que representam esses vultos, são provas mais do que suficientes e esmagadoras contra a inclusão dos Apócrifos no Cânon bíblico. Vejamos:

JOSEFO: A referência mais antiga ao cânon hebraico é do historiador judeu Josefo (37-95 AC). Em Contra Apionem ele escreve: "Não temos dezenas de milhares de livros, em desarmonia e conflitos, mas só vinte e dois, contendo o registro de toda a história, os quais, conforme se crê, com justiça, são divinos." Depois de referir-se aos cinco livros de Moisés, aos treze livros dos profetas, e aos demais escritos (os quais "incluem hinos a Deus e conselhos pelos quais os homens podem pautar suas vidas"), ele continua afirmando:
"Desde Artaxerxes (sucessor de Xerxes) até nossos dias, tudo tem sido registrado, mas não tem sido considerado digno de tanto crédito quanto aquilo que precedeu a esta época, visto que a sucessão dos profetas cessou. Mas a fé que depositamos em nossos próprios escritos é percebida através de nossa conduta; pois, apesar de ter-se passado tanto tempo, ninguém jamais ousou acrescentar coisa alguma a eles, nem tirar deles coisa alguma, nem alterar neles qualquer coisa que seja"

Josefo é suficientemente claro. Como historiador judeu, ele é fonte fidedigna. Eram apenas vinte e dois os livros do cânon hebraico agrupados nas três divisões do cânon massorético. E desde a época de Malaquias (Artaxerxes, 464-424) até a sua época nada se lhe havia sido acrescentado. Outros livros foram escritos, mas não eram considerados canônicos, com a autoridade divina dos vinte e dois livros mencionados.



ORIGENES
ORÍGENES: No terceiro século d.C, Orígenes (que morreu em 254) deixou um catálogo de vinte e dois livros do Antigo Testamento que foi preservado na História Eclesiástica de Eusébio, VI: 25. Inclui a mesma lista do cânone de vinte e dois livros de Josefo (e do Texto Massorético) inclusive Ester, mas nenhum dos apócrifos é declarado canônico, e se diz explicitamente que os livros de Macabeus estão "fora desses [livros canônicos]".




TERTULIANO: Aproximadamente contemporâneo de Orígenes era Tertuliano. (160-250 dc) o primeiro dos País Latinos cujas obras ainda existem. Declara que os livros canônicos são vinte e quatro.


HILÁRIO: Hilário de Poitiers (305-366) os menciona como sendo vinte e dois.



ATANASIO
ATANÁSIO: De modo semelhante, em 367 d.C., o grande líder da igreja, Atanásio, bispo de Alexandria, escreveu sua Carta Pascal e alistou todos os livros do nosso atual cânon do Novo Testamento e do Antigo Testamento, exceto Éster. Mencionou também alguns livros dos apócrifos, tais como a Sabedoria de Salomão, a Sabedoria de Sirac, Judite e Tobias, e disse que esses "não são na realidade incluídos no cânon, mas indicados pelos Pais para serem lidos por aqueles que recentemente se uniram a nós e que desejam instrução na palavra de bondade".


JERONIMO: Jerônimo (340-420.dc.) propugnou, no Prologus Galeatus. A citação pertinente de Prologus Galeatus é a seguinte:

JERÔNIMO

"Este prólogo, como vanguarda (principium) com capacete das Escrituras, pode ser aplicado a todos os Livros que traduzimos do Hebraico para o Latim, de tal maneira que possamos saber que tudo quanto é separado destes deve ser colocado entre os Apócrifos. Portanto, a sabedoria comumente chamada de Salomão, o livro de Jesus, filho de Siraque, e Judite e Tobias e o Pastor (supõe-se que seja o Pastor de Hermas), não fazem parte do cânon. Descobri o Primeiro Livro de Macabeus em Hebraico; o Segundo foi escrito em Grego, conforme testifica sua própria linguagem". Jerônimo, no seu prefácio aos Livros de Salomão, menciona ter descoberto Eclesiástico em Hebraico, mas declara em sua; convicção que a Sabedoria de Salomão teria sido originalmente composta em Grego e não em Hebraico, por demonstrar uma eloqüência tipicamente helenística. "E assim", continua ele, "da mesma maneira pela qual a igreja lê Judite e Tobias e Macabeus (no culto público) mas não os recebe entre as Escrituras canônicas, assim também sejam estes dois livros úteis para a edificação do povo, mas não para estabelecer as doutrinas da Igreja"). e noutros trechos, prima pelo reconhecimento de apenas os vinte e dois livros contidos no hebraico, e a relegação dos livros apócrifos a uma posição secundária. Assim, no seu Comentário de Daniel, lançou dúvidas quanto à canonicidade da história de Suzana, baseando-se no fato que o jogo de palavras atribuído a Daniel na narrativa, só podia ser derivado do grego e não do hebraico (inferência: a história foi originalmente composta em grego). Do mesmo modo, em conexão com a história de Bel e a do Dragão, declara; "a objeção se soluciona facilmente ao asseverar que esta história especifica não está incluída no texto hebraico do livro de Daniel. Se, porém, alguém fosse comprovar que pertence ao cânone, seríamos obrigados a buscar uma outra resposta a esta objeção".




MELITO: A mais antiga lista cristã dos livros do Antigo Testamento que existe hoje é a de Melito, bispo de Sardes, que escreveu em cerca de 170 d.C.


"Quando cheguei ao Oriente e encontrei-me no lugar em que essas coisas foram proclamadas e feitas, e conheci com precisão os livros do Antigo Testamento, avaliei os fatos e os enviei a ti. São estes os seus nomes: cinco livros de Moisés, Gênesis, Êxodo, Números, Levítico, Deuteronômio,Josué, filho de Num, Juizes, Rute, quatro livros dos Remos,'0 dois livros de Crônicas, os Salmos de Davi, os Provérbios de Salomão e sua Sabedoria," Eclesiastes, o Cântico dos Cânticos,Jó, os profetas Isaías,Jeremias, os Doze num único livro, Daniel, Ezequiel, Esdras." É digno de nota que Melito não menciona aqui nenhum livro dos apócrifos, mas inclui todos os nossos atuais livros do Antigo Testamento, exceto Éster. Mas as autoridades católicas passam por cima de todos esses testemunhos para manter, em sua teimosia, os Apócrifos!



AS HERESIAS DOS APÓCRIFOS


Uma das grandes razões, talvez a principal delas, porque nós evangélicos rejeitamos os Apócrifos, é devido a grande quantidade de heresias que tais livros apresentam.

Fora isso, existem também lendas absurdas e fictícias e graves erros históricos e geográficos, o que fazem os Apócrifos serem desqualificados como palavra de Deus. A seguir daremos um resumo de cada livro e logo a seguir mostraremos seus graves erros.

RESUMO:

TOBIAS - (200 a.C.) - É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres preparados pelo anjo Rafael.

Apresenta:
— justificação pelas obras - 4:7-11; 12:8
— mediação dos Santos - 12:12
— superstições - 6:5, 7-9, 19
— um anjo engana Tobias e o ensina a mentir 5:16 a 19

JUDITE - (150 a.C.) É a História de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. Grande heresia é a própria história onde os fins justificam os meios.

CONTRAPARTE
Entretanto em várias passagens Bíblicas vemos comportamentos semelhantes. Um dos casos é a decapitação dos profetas de BAAL exigida por Elias.

BARUQUE - (100 a.D.) - Apresenta-se como sendo escrito por Baruque, o cronista do profeta Jeremias, numa exortação aos judeus quando da destruição de Jerusalém. Porém, é de data muito posterior, quando da segunda destruição de Jerusalém, no pós-Cristo.
Traz entre outras coisas, a intercessão pelos mortos - 3:4. ECLESIÁSTICO - (180 a.C.) - É muito semelhante ao livro de Provérbios, não fosse as tantas heresias:
— 
A Intercessão pelos mortos seria de fato uma Heresia? Há Historiadores que afirmam que tal crença fazia parte das crenças dos Cristãos primitivos, e foi considerada Heresia pelo Concílio de Constantinopla no ano 553.




O Segundo Concílio de Constantinopla (que acredita-se ter sido o Quinto Concílio Ecuménico da Igreja) foi um concílio ecuménico realizado na cidade de Constantinopla (atual Istambul , Turquia) de 5 de maio a 2 de junho do ano 553. Foi convocado pelo imperador romano Justiniano, com participação majoritária de bispos orientais; apenas dezesseis bispos ocidentais estavam presentes, vindos das províncias romanas da África e da Ilíria. O Presidente foi o bispo Eutiquio, patriarca de Constantinopla.


O concílio foi a última fase de um conflito longo e tumultuado que começou com um édito de Justiniano em 543 d.C. contra Orígenes e o chamado origenismo. Justiniano se convenceu que o Nestorianismo continuava a ganhar força por causa dos escritos de Teodoro de Mopsuéstia (m. 428 d.C.), Teodoreto (m. 457 d.C.) e Ibas de Edessa (m. 457 d.C.), sendo que as obras de Teodoro e de Teodoreto eram muito admiradas dentro da Igreja. Por conta da sua recusa inicial em condenar os "Três Capítulos", o Papa Vigílio foi detido em Constantinopla contra sua vontade em 547 d.C.

 COMENTÁRIOS
 1. José Reis Chaves (católico)

A preexistência do espírito é uma teoria que prega a existência do espírito, antes da existência do corpo. Foi – como veremos sem outro capítulo – uma das teses defendidas pelo grande sábio Orígenes, e que foi condenada pelo polêmico V Concílio Ecumênico de Constantinopla II (553).

Se o espírito fosse criado junto com o corpo, a este seria subordinada a existência daquele, mas o que aconteceu é justamente o contrário, pois jamais o espírito é subordinado ao corpo. Este é vivificado pelo espírito, sem o qual não vive; todavia o espírito vive sem o corpo: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita” (São João 6:63).

Como o espírito é criado por Deus, enquanto que o corpo é criado diretamente pelo homem, subordinar a criação do espírito à criação do corpo – e isso querem os anti-reencarnacionistas – seria querer colocar a criação das obras do homem acima da criação das obras de Deus. Além disso, submeter a criação do espírito à criação do corpo implicaria sujeitar o livre-arbítrio de Deus ao livre-arbítrio do homem. Em outros termos, Deus, para criar um espírito, dependeria da vontade de um casal de ir para a cama para realizar uma cópula.

Na hipótese de que o espírito fosse criado juntamente com o corpo, como se explicaria a criação de um espírito, cujo corpo fosse abortado, se a finalidade de um espírito, para a qual foi criado, é a de vivificar o corpo? Ficaria ele sem exercer eternamente a sua função? E não poderíamos dizer que o corpo abortado seria sempre por culpa dos homens, pois, apesar de isso acontecer, há também os abortos naturais.

A preexistência do espírito com relação ao corpo vivificado por ele, é a base fundamental para a Teoria da Reencarnação, pois que, ao admitirmos o reencarne de um espírito, automaticamente estamos admitindo que ele já encarnou antes, pelo menos uma vez que seja.

Seria por isso que ela foi condenada pelo V Concílio Ecumênico de Constantinopla II, em 553? É possível, pois as pressões do imperador Justiniano e de sua mulher Teodora, como veremos num outro capítulo, foram muito sérias, para não dizer um caso de polícia, como se diz hoje. Aliás, veremos que, na realidade, ele nem foi condenada por esse tal concílio. (CHAVES, 2002, pp. 139-140).(...)Orígenes é conhecido como um dos maiores sábios do cristianismo de todos os tempos. Foi praticamente o criador da nossa teologia cristã.Com apenas 17 anos tornou-se reitor da Universidade de Alexandria, o mais importante centro intelectual do mundo, no século III.O que Santo Agostinho foi para a teologia ocidental, Orígenes foi para a teologia oriental; de sabedoria e inteligência tão brilhantes, que ganhou o título de Adamantino.

Além disso, era dotado de um profundo misticismo e de virtudes raras. Chegou a se mutilar para, segundo ele, poder servir melhor ao Evangelho de Jesus Cristo. Isso, sem dúvida, foi um exagero. Nem tanto, talvez, para a mentalidade da época, mas, de qualquer maneira, é um exemplo de seu elevado sentimento de religiosidade.

Porém, como sempre acontece com as pessoas cujo brilho ofusca a vista dos invejosos, ele foi vítima da inveja por parte de Demétrio, bispo de Alexandria. Mas Orígenes, num exemplo de humildade e obediência a seu superior eclesiástico, procurava cumprir todas as suas ordens, pois desejava ordenar-se padre. Demétrio, porém, negava-lhe a ordenação.

Foi então que o bispo de Jerusalém, Alexandre, e de Cesaréia, Teoctisto, ofereceram a Orígenes a ordenação, o que é obvio ele aceitou.

Com isso, Demétrio ficou irado, tentando de todos os meios prejudicar o nome de Orígenes perante a Igreja. E, infelizmente, Demétrio consegui o seu objetivo.

Porém, perante Deus, a História do cristianismo e mesmo perante a Igreja de hoje, Orígenes é admirado e citado freqüentemente por estudiosos e pesquisadores da Bíblia, da Filosofia e da Teologia.

Embora ele tenha tido algumas de suas idéias condenadas pela Igreja, duas delas continuam sendo atacadas normalmente, e não só por católicos, mas por protestantes também.

E foi o polêmico V Concílio Ecumênico de Constantinopla II, de 553, que condenou suas doutrinas célebres: a Preexistência do Espírito e a Apocatástase (restauração de todas as coisas), as quais a humanidade, hoje, está amadurecida para entendê-las, julgá-las e aceitá-las. (CHAVES, 2002, pp. 162-163).

IMPERADOR  JUSTINIANO 
O V Concílio Ecumênico de Constantinopla II (553)

 

A Igreja teve alguns concílios tumultuados. Mas parece que o V Concílio de Constantinopla II (553) bateu o recorde em matéria de desordem e mesmo de desrespeito aos bispos e ao próprio Papa Virgílio, papa da época.

O imperador Justiniano tem seus méritos, inclusive o de ter construído, em 552, a famosa Igreja de Santa Sofia, obra-prima da arte bizantina, hoje uma mesquita muçulmana.

Era um teólogo que queria saber mais de teologia do que o papa. Sua mulher, a imperatriz Teodora, foi uma cortesã(meretriz) e se imiscuía nos assuntos do governo do seu marido, e até nos de teologia.

Contam alguns autores que, por ter sido ela uma prostituta, isso era motivo de muito orgulho por parte das suas ex-colegas. Ela sentia, por sua vez, uma grande revolta contra o fato de suas ex-colegas ficarem decantando tal honra, que, para Teodora, se constituía em desonra.

Para acabar com esta história, mandou eliminar todas as prostitutas da região de Constantinopla – cerca de quinhentas.

Como o povo naquela época era reencarnacionista, em sua maioria cristão, passou a chamá-la de assassina, e a dizer que deveria ser assassinada, em vidas futuras, quinhentas vezes; que era seu carma por ter mandado assassinar as suas ex-colegas prostitutas.

 

Mulher do povo, prostituta, comediante, Teodora - que nasceu por volta do ano 500 - tornou-se imperatriz pelo poder de seu charme e de sua inteligência e se impôs como uma das figuras mais estranhas da história.





 

O certo é que Teodora passou a odiar a doutrina da reencarnação. Como mandava e desmandava em meio mundo através de seu marido, resolveu partir para uma perseguição, sem tréguas contra essa doutrina e contra o seu maior defensor entre os cristãos, Orígenes, cuja fama de sábio era motivo de orgulho dos seguidores do cristianismo, apesar de ele ter vivido quase três séculos antes.
Como a doutrina da reencarnação pressupõe a da preexistência do espírito, Justiniano e Teodora partiram, primeiro, para desestruturar a da preexistência, com o que estariam, automaticamente, desestruturando a da reencarnação.
Em 543, Justiniano publicou um édito, em que expunha e condenava as principais idéias de Orígenes, sendo uma delas a da preexistência da alma.
Em seguida à publicação do citado édito, Justiniano determinou ao patriarca Menas de Constantinopla que convocasse um sínodo, convidando os bispos para que votassem em seu édito, condenando dez anátemas deles constantes e atribuídos a Orígenes [O Mistério do Eterno Retorno, pág. 127-127, Jean Prieur, Editora Best Seller, São Paulo, 1996].
A principal cláusula ou anátema que nos interessa é a da condenação da preexistência da alma que, em síntese, é a seguinte: “Quem sustentar a mítica crença na preexistência da alma e a opinião, conseqüentemente estranha, de sua volta, seja anátema” [A Reencarnação e a Lei do Carma, pág. 47, William Walker Atikinson, Ed. Pensamento, São Paulo, 1997].

Vamos ver agora essa cláusula na íntegra: “Se alguém diz ou sustenta que as almas humanas preexistiram na condição de inteligências e de santos poderes; que, tendo-se enojado da contemplação divina, tendo-se corrompido e, através disso, tendo-se arrefecido no amor a Deus, elas foram, por essa razão, chamadas de almas e, para seu castigo, mergulhadas em corpos, que ele seja anatematizado!” [O Mistério do Eterno Retorno, pág. 127-127, Jean Prieur, Editora Best Seller, São Paulo, 1996]. (Si quis dicit, aut sentit proexistere hominum animas, utpote quae antea mentes fuerint et sanctae, satietatemque cepisse divinae contemplationis, e in deterius conversas esse; atque  ideirco apofixestai id este refrigisse a Dei charitate, et inde fixás graece, id est, animas esse nuncupatas, demissasque esse in corpora suplicii causa: anathema) [Magia e Religião, Dr. Rozier, Editora Iniciação, abril de 1898, tradução para o francês por Papus. A Reencarnação, págs. 89-90, Editora Pensamento, São Paulo, 1995]. (CHAVES, 2002, pp. 185-187). 
As igrejas protestantes também rejeitam a preexistência e a reencarnação. Baseando-se, em primeiro lugar, nos anátemas do Imperador Justiniano. Martinho Lutero não aceitava Orígenes, em parte porque não gostava da prática de Orígenes de procurar alegorias nas Escrituras. Lutero escreveu: “Na obra de Orígenes não existe uma só palavra sobre Cristo”. (PROPHET, 1999, p. 213). 
COMENTÁRIOS DO AUTOR
A Bíblia demontra claramente que os cristãos primitivos, acreditavam na Reencarnação. Veja por exemplo o seguinte dialogo entre Jesus e seus discípulos.
 MATEUS 16
13 - E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
14 - E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
15 - Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Como é possível perceber, os discípulos afirmavam que as pessoas acreditavam ser ele a reencarnação de João Batista ou Elias ou Jeremias ou um dos profetas que já tinham existido a séculos antes de Jesus, mas que faziam parte da História do povo Judeu.


Se tal crença fosse uma Heresia, Jesus os repreenderia, mas não o fez porque ele próprio em várias ocasiões confirmou tal coisa. Uma delas é no Monte TABOR. Veja.


MATEUS 17


9 - E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.

10 - E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro?

11 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;

12 - Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem.

13 - Então entenderam os discípulos que lhes falara de João o Batista.
Veja que segundo o diálogo que Jesus mantém com os discípulos, eles falam de uma profecia que informava que Elias haveria de vir antes de Jesus. Elias viveu 800 anos antes de Jesus. É uma clara alusão à crença na reencarnação. Jesus confirma essa profecia e diz que em verdade Elias já tinha vindo conforme foi profetizado, e o diálogo deixou claro que ele falava de João Batista, como se João Batista tivesse sido a reencarnação de Elias.
Ese fato é confirmado em outra passagem das escrituras. VEJA:


MATEUS 11


11- Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

12 - E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.

13 - Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.

14 - E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

15 - Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Nas palavras de Jesus, há a afirmação de que este, João Batista é o Elias que havia de vir, portanto Jesus confirma que João Batista é a reencarnação de Elias.

Essas não são em verdade as únicas pistas que existem na Bíblia sobre reencarnação. Na verdade se não se vê isso claramente é porque os estudiosos como disse Jesus estão cegos. Não tem olhos para ver.


Não sou um profundo conhecedor da Bíblia mas vou citar mais algumas evidências.
Jesus era um amigo dos pecadores pois segundo ele, os pecadores eram como doentes que precisavam de médico. Os "JUSTOS" esses não precisavam de médico. Mas houve uma categoria de pecadores, que contra esses Jesus se alterou. Foram os Escribas e Farizeus, pois chegou a chama-los de SEPULCROS CAIADOS, e RAÇA DE VÍBORAS.



MATEUS 21

23 - E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?

24 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, também eu vos direi com que autoridade faço isto.

25 - O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?

26 - E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta.

27 - E, respondendo a Jesus, disseram: Não sabemos. Ele disse-lhes: Nem eu vos digo com que autoridade faço isto.

28 - Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.

29 - Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.

30 - E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.

31 - Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.



Nessa passagem Jesus afirma aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo que os inquiriam visando intriga-lo que eles iriam entrar no Reino dos Céus, entretanto as Meretrizes e os Publicanos que eram os pagãos também iriam entrar no reino dos céus só que antes deles. Curioso que segundo essa afirmação de Jesus, todos iriam entrar no Reino dos céus, uns antes outros depois. Como se daria isso?  Seria inexplicável se não fosse a teoria da reencarnação, já que segundo essa teoria, todos irão se santificando através de sucessivas reencarnações até que atinjam a santificação. Só que esse caminho pode e é muito longo. Alguns demoram mais e outros menos mas todos chegarão um dia a santificação e poderão entrar no Reino dos céus.


Outra passagem que tem explicação fácil pela visão da reencarnação é aquela em que Jesus fala sobre a sua volta.




LUCAS 21


27 - E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.

28 - Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.

29 - E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;

30 - Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão.

31 - Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.

32 - Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça.

33 - Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.

34 - E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

35 - Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.

36 - Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
Nessa passagem Jesus fala sobre a sua volta, vindo em uma nuvem com poder e grande glória. Afirma que aquela geração não passará sem que todas essas coisas se cumpram. A geração de 2000 anos atrás já passou, entretanto que geração é essa a que Jesus se refere? Não é a geração carnal, pois Jesus nunca falava em relação à realidade Material mas sempre em relação à realidade espiritual, portanto é a geração espiritual. Aquela Geração daquela época é a mesma geração atual que está aqui em sucessivas reencarnações.


A maior prova de que a ENCARNAÇÃO existe é a própria encarnação de Jesus. Jesus era um espírito que já existia a muito tempo, antes da criação do planeta Terra, e ao nascer no corpo de uma criança e crescer, demonstrou como é o mecanismo de chegada ao planeta de um espírito, só que nesse caso de um espírito de elevadíssima estatura. Ao morrer declara ao PAI. "Em tuas mãos entrego o meu espírito", demonstrando que há um espírito que se desliga do corpo físico e retorna para o Pai.


Entretanto dirão alguns porque PAULO declara o seguinte:


HEBREUS 9
27 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
28 - Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

QUEM ESCREVEU A 'CARTA AOS HEBREUS'?

Atribuída a [são] Paulo, a Carta aos Hebreus, 16o livro do Novo Testamento, pode não ter sido escrito pelo Apóstolo

A assim chamada carta aos Hebreus é comumente atribuída a [são] Paulo. Entretanto, seu estilo não tem nada parecido com o de Paulo, e até o séc. IV a Igreja do Ocidente recusou-se a atribuí-la ao Apóstolo.

Seu autor é desconhecido, da segunda geração cristã, e escreveu-a por volta do ano 80. Nada indica também que o texto seja uma carta: faltam endereço e saudação, e o estilo é impessoal, sem nenhuma referência a destinatários.

O gênero literário é mais o de sermão ou homilia.

[...]

Os destinatários são um grupo de leitores que se acham em grande perigo de rejeitar a fé em Jesus como revelador e portador da salvação. Eles sentem dificuldade em aceitar, tanto a forma humilhante e dolorosa da aparição terrestre de Jesus, como os próprios sofrimentos que estão tendo que suportar por serem cristãos e ainda a desilusão de não verem realizada a salvação final.

[...]

O escrito é de grande importância no quadro geral do Novo Testamento, pelo fato de apresentar Jesus como aquele que supera a instituição cultural do Antigo Testamento.

[...] o autor de Hebreus mostra que [...] o único ato salvador a obter de uma vez por todas o perdão é o sacrifício de Jesus, que derramou seu sangue e entregou sua vida por nós.

[...]

Jesus é, portanto, o único mediador entre Deus e os homens. Doravante, é ele o único santuário e sacerdote, e o sacrifício por ele realizado é, daqui por diante, o único agradável a Deus (Hb 9, 11 – 14).
Bíblia Sagrada, Edição Pastoral, PAULUS Gráfica, 1998, p.1545 (com adaptações)

VEJA A SEGUIR ALGUMAS EVIDÊNCIAS


Paulo ao iniciar uma de suas narrativas, nas cartas que escrevia sempre começava das seguintes maneiras: Observem o estilo de Paulo.
1º CORÍNTIOS 1
1 - Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,
2 - Å igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:
3 - Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4 - Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo.
 2º CORÍNTIOS 1
 1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.2 - Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
3 - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;
4 - Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.
ROMANOS 1 
1 - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.
GALATAS 1
 1 - Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),
EFESIOS 1 
1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
 FILIPENSES 1
1 - Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:
COLOSSENSES 1 
 1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,
1º TESSALONICENSES 1
1 - Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
2º TESSALONICENSES

 1 - Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo:

E assim por diante, todas as cartas de Paulo começavam com esse estilo de Saudação. Pode-se verificar em todas as epístolas de Paulo e se irá verificar o tipo de saudação inicial.


A única epístola atribuida a Paulo e que não começa com esse tipo de saudação é HEBREUS. que é da seguinte forma.


HEBREUS
1 - Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,


Isso parece muito suspeito. Verifica-se que essa Epístola aos Hebreus não tem o estilo de Paulo o que leva a crer que não é autêntica.





(REFERENCIA)Marcos Leal
"À quem interessar possa"
 

A bíblia é um livro maravilhoso, porém, enigmático e complexo. Dificílimo de ser compreendido e interpretado corretamente na sua íntegra. Foi escrito ao longo de anos e anos, gerações e gerações, pelas mais variadas pessoas. Muitos destes textos escritos se perderam ao longo dos séculos. Infelizmente não chegaram até nós e, até o que nos chegou, não estão de fato completos ou conforme os originais, porque na realidade, “ninguém” possui os originais antigos. Se perderam ao longo dos tempos. Ao contrário do que o senso comum imagina, o que hoje nós chamamos de bíblia, e o próprio nome significa isso, “coleção”, nada mais é, de fato, do que uma coletânea de textos que foram pesquisados, catalogados, selecionados e nos imposto, sem direito algum a questionamentos, como sendo a única e verdadeira  palavra de Deus. Mas o que muitos não sabem é que esses textos não estão completos. Foram mexidos, acrescentados, retirados, mal interpretados, mal traduzidos, escondidos e manipulados na sua maior parte. Repito, ninguém, ninguém, absolutamente, ninguém hoje possui os originais da bíblia. O que nós temos hoje, de fato, são cópias, das cópias, das cópias, das cópias, das cópias, das cópias, das cópias...é impossível hoje sabermos realmente quais foram as verdadeiras palavras de Jesus. É impossível hoje sabermos quais foram as verdadeiras palavras de Moisés, Davi, Salomão e tantos outros. O que nós temos hoje são cópias de textos traduzidos de outras cópias traduzidas. Quando se fala por aí de originais da bíblia, na realidade se está falando de cópias de manuscritos mais antigos que por sua vez já foram cópias feitas de supostos originais. A primeira tradução da bíblia do hebraico antigo para o grego foi feita por 72 sábios da cidade de Alexandria no ano 285 a.C que levaram nada mais nada menos que 39 anos para completarem essa tradução e que depois de pronta, ainda apresentaram erros e que levaram mais cinco anos para serem revisadas e corrigidas. Lembremos que naquele tempo não havia dicionário. Convocava-se homens sábios, letrados e confiava-se neles para fazerem suas interpretações e correções de acordo com o seu conhecimento das línguas. Haviam inúmeras divergências entre eles e no final, o que uma maioria decidia como certo, era tido como certo e pronto. Ou algumas vezes, alguém que detinha um poder maior, determinava que seria daquele jeito, daquela maneira e ponto final. Foi o caso, por exemplo, do Imperador Constantino, que nem cristão batizado era, nunca quis sê-lo, e no entanto presidiu o Concílio de Nicéia em 325 d.C que lançou as bases do cristianismo europeu ocidental, tal qual nós o conhecemos hoje, na época inclusive haviam 72 evangelhos e que por determinação de Constantino após o Concílio passaram a ser aceitos apenas 04, os que a maioria de nós conhecemos hoje. Todos os opositores do Imperador foram mortos ou perseguidos e tiveram que fugir. Dos mil bispos convocados para o Concílio, apenas trezentos puderam votar, os que eram analfabetos, e que sobre pressão armada de Constantino, tiveram que acatar suas decisões. Mas sobre isso falaremos outra hora. Bom, após esse laborioso trabalho dos sábios alexandrinos a bíblia finalmente ficou pronta e foi exposta na biblioteca de Alexandria que foi invadida, incendiada e destruída pelos romanos quando conquistaram aquela região. A bíblia que tantos anos e trabalho levou para ser pesquisada, catalogada, traduzida, foi queimada pelos romanos. Perderam- se todos os manuscritos. Muitos dos sábios que participaram da tradução foram mortos e alguns conseguiram fugir e se espalharam pelo mundo afora. Muitos tempos depois, quando o cristianismo já era religião oficial do Império Romano, incubiu-se um sábio e padre  de fazer uma nova tradução da bíblia para o latim, baseado em textos pesquisados e catalogados pela igreja romana. O que ele fez em um espetacular período de apenas três anos. O que um grupo de homens levou 72 anos para realizar, ele realizou em apenas três. A sua tradução também continha inúmeros erros e conta-se que ele passou o resto de sua vida estudando os textos sagrados e fazendo correções. O nome do sábio ficou conhecido como São Jerônimo. Conta-se que antes de morrer ele escreveu uma carta ao papa pedindo perdão, pois sabia que iria para o inferno por ter profanado as sagradas escrituras e dado a elas a interpretação que lhe achava conveniente a pedido de um determinado bispo. Essa tradução foi chamada de “vulgata” e é a versão da bíblia aceita e utilizada no mundo cristão católico até hoje. Muitos, muitos, muitos séculos depois, após Martinho Lutero, um monge católico romper com a igreja romana e dá início ao movimento “protestantista” que por sua vez deu origem às igrejas evangélicas atuais, um homem chamado João Ferreira de Almeida fez a sua tradução da bíblia para o português utilizando-se de vários textos e fontes pesquisadas por ele. Ao final de um majestoso e cansativo trabalho de 28 anos, ele finalmente conseguiu traduzir os livros do chamado Novo Testamento. Ao terminar as traduções e as revisões, o próprio, João Ferreira de Almeida, admitiu ter encontrado mais de “dois mil erros”. Outro revisor por nome Ribeiro dos Santos afirmou ter encontrado um número bem maior. Após mais 15 anos de trabalho ele traduziu os livros do chamado Velho Testamento até o capítulo 41 versículo 21 (Ez 41:21) e faleceu em 06 de agosto de 1691 deixando a sua obra inacabada. Em 1748, cinqüenta e sete anos após a morte de João Ferreira, o pastor Jacobus op den Akker reiniciou o trabalho deixado por ele e cinco anos depois, em 1753 foi impressa a primeira bíblia completa em português. Essa é a versão da bíblia mais aceita e adotada no mundo evangélico.

 De lá para cá a bíblia tem passado por adaptações e adaptações, todas baseadas, como eu falei anteriormente, nas cópias, das cópias, das cópias, das cópias.

Bom aonde eu quero chegar com tudo isso? Calma. Era necessário fazer esse breve apanhado geral para então nos situarmos na carta de Paulo aos hebreus que é o tema dessa explanação. Mas por que justamente a carta de Paulo aos hebreus? Porque é única parte na bíblia onde, supostamente, segundo algumas interpretações se diz que não existe reencarnação.     

   As cartas de Paulo, ao contrário do que se imagina por aí, não chegaram até nós intactas. Na verdade, nenhuma delas chegou até nós em seu estado original. Repito mais uma vez, o que chegou até nós foram algumas cópias. Ninguém tem as originais. Se perderam ao longo dos tempos e ainda assim os poucos textos que chegaram até nós não estão completos em sua íntegra. Perderam-se versículos inteiros. Outros foram acrescentados, adaptados, manipulados. É aquela história, quem conta um conto aumenta um ponto. Assim como um restaurador de quadros, coloca no desenho a forma como ele acha que deveria ser o desenho original, assim um restaurador de textos, coloca no papel o que ele acha que deveria ser o texto antigo e que foi danificado. Ele o restaura de acordo com a sua interpretação daquele contexto. Outra coisa, essas línguas antigas nas quais foi escrita a bíblia são línguas extremamente complexas. Um exemplo: a língua hebraica não possuía sinais de pontuação, tipo vírgula, ponto parágrafo, ponto de interrogação, de exclamação. Não havia sinais de acentuação, não havia tempos verbais, as palavras não possuíam espaços entre si, era tudo uma coisa só, não havia nem mesmo vogais. E por aí vai. Tá entendendo o quanto é difícil se fazer uma tradução de algo que já é uma cópia e saber realmente qual era o sentido original daquela expressão?

Sem falar que no passado, ler e escrever era privilégio de bem poucos, a maioria da população e até mesmo reis eram analfabetos. Os chamados copistas eram muitas das vezes analfabetos. Eram convocados por outros copistas para auxiliá-los nessa árdua tarefa, já que não havia máquinas de Xerox, scanner, máquina de escrever, computador, tipografia e tudo tinha que ser feito a mão mesmo, letra por letra. O copista analfabeto, coitado, não tinha a menor noção do que estava escrevendo, ele apenas aprendia a desenhar as letras e procurava copiar igual, mas devido o cansaço, a preguiça, a falta de estímulo – a maioria eram escravos -, terminavam pulando ou engolindo frases inteiras para terminar logo aquele trabalho enfadonho. (ao chegar em casa hoje faz um teste: tenta escrever um capítulo inteiro da bíblia à mão e depois me conta o resultado).

Pois bem voltando às cartas de Paulo, hoje qualquer filólogo ( pessoa que se dedica ao estudo de línguas) sabe que é impossível se afirmar com precisão se as cartas de Paulo são realmente dele, foram todas escritas por ele. Sabe-se, por exemplo, que muitas delas não são de fato dele. A carta aos hebreus é uma delas. Existem inúmeros indícios que atestam isso. Um deles; todos nós sabemos que a língua é uma entidade viva, ou seja, ela se modifica com o tempo e acompanha o contexto histórico de cada época. A língua retrata, por exemplo, o modo de se vestir de um povo, sua maneira de festejar, seus hábitos alimentares, seus costumes de época, suas descobertas científicas, sua evolução ao longo do tempo. Palavras tais como; homepag, e-mail, Orkut, gmail, hotmail, MSN, PC, e-book, e internet só passaram a existir após a invenção do computador, não é verdade? Antes da invenção do computador que aconteceu em mil novecentos e quarenta e cinco era impossível essas palavras existirem, certo? Ou seja, elas são conseqüência de uma descoberta, de um invento que a partir de uma data x, passou a fazer parte do cotidiano de um povo e que possibilitou o surgimento de uma nova linguagem específica àquele contexto de época. O que aconteceria se alguém chegasse a você com um texto datado de mil e oitocentos, onde estivesse escrito lá palavras como as citadas acima, e-mail, internet, MSN, etc.? Você, lógico, diria a essa pessoa que esse suposto texto não seria do ano de mil e oitocentos porque ele conteria em seu interior palavras que só foram inventadas e utilizadas pelas pessoas um século depois! Somente depois da invenção do computador! 

Pois bem, os filólogos e teólogos, estudiosos das línguas e culturas antigas, descobriram que muitas palavras que foram utilizadas nas cartas de Paulo que chegaram até nós não podem ser de Paulo porque não fazem parte do contexto histórico em que ele viveu. Não fazem parte daqueles costumes de época. Mas que, provavelmente, foram escritas até mesmo, séculos após a morte de Paulo, por alguém ou “alguéns” se fazendo passar por ele, por saber do “respaldo” que este adquirira dentro do movimento cristão.

Você não precisa ser nenhum filólogo, nem mesmo teólogo para constatar o que eu digo. Há uma maneira bem simples de averiguar por si só. Acompanhe minha linha de raciocínio e descubra.

Todo artista plástico, pintor, escultor, arquiteto, desenhista, modista, etc., tem uma característica que lhe é peculiar. Tem um traço, uma maneira de se expressar que é só seu, e que possibilita um pesquisador, um crítico de arte, por exemplo, identificar quando uma obra dita ser sua é falsa ou verdadeira. É como se na obra estivesse ali marcada, codificada a impressão digital do artista, que é única e insubstituível.
Todo escritor, que também é um artista, tem o seu jeito pessoal de escrever. Seu traço, seu jeito de se expressar, sua personalidade, sua impressão digital que ele deixa marcada na sua literatura. Pois bem, Paulo tinha um estilo próprio seu de escrever. Sua maneira de se expressar, sua marca, digamos assim registrada. Se pegarmos todas as ditas cartas que se diz serem de Paulo: carta aos romanos, tessalonicenses, filipenses, coríntios, gálatas, efésios, etc., enfim todas. Todas elas começam com uma saudação e uma despedida no final que era um costume, uma característica de Paulo, tipo: “Aos irmãos da igreja tal, graça e paz da parte de nosso senhor Jesus cristo” e se despedia da mesma forma. Pois bem, agora pegue, justamente, a referida carta aos hebreus e veja se ela contém a dita saudação e o desfecho final? Eu aguardo.
Pegou? Leu? Tem a referida característica? Tem a saudação?
Não, não é mesmo?
E não fica só nisso. Se você tiver a oportunidade de ler uma cópia do manuscrito mais antigo referente a essa carta de Paulo, verá que ela difere em muito no seu linguajar rebuscado, às demais cartas de Paulo. É uma outra linguagem, muito diferente da forma como Paulo costumava escrever. Todo bom filólogo sabe disso. A maioria dos teólogos aceita que ela não é de Paulo, mas de alguém que a escreveu se fazendo passar  por ele. 
É engraçado, justamente a passagem bíblica que é largamente utilizada para rechaçar a teoria da reencarnação, pode nem mesmo ser um texto confiável.
Mas vamos em frente.
Digamos que a carta aos hebreus seja de Paulo e que ele escreveu lá que “o homem nasce uma vez, morre e segue o juízo final” e que por isso mesmo não existe reencarnação, já que o camarada depois de morto ficaria aguardando o julgamento final, que para alguns só acontecerá no final dos tempos. Ora, a coisa pode não ser bem assim. Se como já citei anteriormente, ninguém tem os textos originais, ninguém sabe se realmente esse texto é de Paulo, ninguém sabe se realmente no original estaria escrito dessa forma, ou pode ter sido modificada por erro de tradução ou até mesmo de propósito para desacreditar a teoria da reencarnação! Mas mesmo que no original estivesse escrito assim, mesmo que o referido texto seja de Paulo, ainda assim, não há nada que prove que pela sua interpretação não haja reencarnação. Analise comigo.
O cidadão nasce, vem com uma missão, um aprendizado, digamos assim. Durante toda a sua vida nessa existência ele é orientado pelo seu guia espiritual, seu anjo da guarda, seu mentor, chame como quiser, para que não se desvie do caminho que tem que seguir, da sua tarefa. Isso acontece através de inspirações, sonhos, visões, insights, até mesmo de aparições mesmo. A todo instante somos orientados a fazermos o bem, nossa consciência nos acusa quando erramos, nos pune, ou seja, somos julgados, condenados e absolvidos várias vezes aqui mesmo durante a nossa atual existência. Mas, se ainda assim, persistirmos no erro e no engano, ao desencarnarmos, passaremos então por um dito “julgamento final”, relativo àquela atual existência que acabou de se extinguir. É aí então onde veremos o que vai acontecer conosco, se iremos reencarnar novamente ainda nesse mesmo planeta, se iremos de acordo com o nosso merecimento e grau de evolução para um outro plano mais elevado, ou até mesmo, para um menos elevado. Foi o próprio Cristo, que segundo a bíblia, disse: “a casa de meu pai tem muitas moradas”, Jo 14:2. O que seriam essas moradas? Olhe para o céu a noite e pense: cada estrela daquelas que você ver é um sol, e ao redor de cada sol daqueles circula uma infinidade de planetas. Será que não existe vida em nenhum deles? Será que o Criador em sua infinita sabedoria os colocou ali só pra nós ficarmos olhando pra eles? 
Você pode não concordar comigo, tudo bem. Não tem problema. Duvide, questione, busque. Não vamos brigar por causa disso.
“Buscai e achareis, pedi e vos será dado, batei e vos serão abertas as portas”.

Mas continuemos com a tese da condenação dos livros apócrifos.



justificação pelas obras - 3:33,34
— trato cruel aos escravos - 33:26 e 30; 42:1 e 5
— incentiva o ódio aos Samaritanos - 50:27 e 28

SABEDORIA DE SALOMAO - (40 a.D.) - Livro escrito com finalidade exclusiva de lutar contra a incredulidade e idolatria do epicurismo (filosofia grega na era Cristã).

Apresenta:

— o corpo como prisão da alma - 9:15 (TESE CORRETA PELA VISÃO REENCARNACIONISTA)
— doutrina estranha sobre a origem e o destino da alma 8:19 e 20(TESE CORRETA PELA VISÃO REENCARNACIONISTA)
— salvação pela sabedoria - 9:19(TESE CORRETA PELA VISÃO REENCARNACIONISTA)

1 MACABEUS - (100 a.C.) - Descreve a história de 3 irmãos da
família "Macabeus", que no chamado período ínterbíblico (400 a.C. 3 a.D) lutam contra inimigos dos judeus visando a preservação do seu povo e terra.
Essa história é uma história de fé e coragem na providencia divina. Não vejo nenhuma contradição doutrinária nela.
II MACABEUS - (100 a.C.) - Não é a continuação do 1 Macabeus, mas um relato paralelo, cheio de lendas e prodígios de Judas Macabeu.
Apresenta:
— a oração pelos mortos - 12:44 - 46(TESE CORRETA PELA VISÃO REENCARNACIONISTA)
— culto e missa pelos mortos - 12:43(TESE CORRETA PELA VISÃO REENCARNACIONISTA)
- o próprio autor não se julga inspirado -15:38-40; 2:25-27
— intercessão pelos Santos - 7:28 e 15:14(TESE CORRETA PELA VISÃO REENCARNACIONISTA)

ADIÇÕES A DANIEL:
capítulo 13 - A história de Suzana - segundo esta lenda Daniel salva Suzana num julgamento fictício baseado em falsos testemunhos.

capítulo 14 - Bel e o Dragão - Contém histórias sobre a necessidade da idolatria.

capítulo 3:24-90 - o cântico dos 3 jovens na fornalha.

LENDAS, ERROS E HERESIAS

1. Histórias fictícias, lendárias e absurdas

- Tobias 6.1-4 - "Partiu, pois, Tobias, e o cão o seguiu, e parou na primeira pousada junto ao rio Tigre. E saiu a lavar os pés, e eis que saiu da água um peixe monstruoso para o devorar. À sua vista, Tobias, espavorido, clamou em alta voz, dizendo: Senhor, ele lançou-se a mim. E o anjo disse disse-lhe: Pega-lhe pelas gueuras, e puxa-o para ti. Tendo assim feito, puxou-o para terra, e o começou a palpitar a seus pés.

Se considerarmos que tal narrativa é uma lenda, o que pensar da história do peixe que engoliu Jonas tendo esse sobrevivido no ventre do animal tendo sido depois regurgitado vivo?

2. Erros Históricos e Geográficos

Os Apócrifos solapam a doutrina da inerrância porque esses livros incluem erros históricos e de outra natureza. Assim, se os Apócrifos são considerados parte das Escrituras, isso identifica erros na Palavra de Deus. Esses livros contêm erros históricos, geográficos e cronológicos, além de doutrinas obviamente heréticas; eles até aconselham atos imorais (Judite 9.1O,13). Os erros dos Apócrifos são freqüentemente apontados em obras de autoridade reconhecida. Por exemplo: O erudito bíblico DL René Paehe comenta: "Exceto no caso de determinada informação histórica interessante (especialmente em 1. Macabeus) e alguns belos pensamentos morais (por exemplo Sabedoria de Salomão),

Tobias... contém certos erros históricos e geográficos, tais como a suposição de que Senaqueribe era filho de Salmaneser (1 .15) em vez de Sargão II, e que Nínive foi tomado por Nabucodonosor e por Assuero (14.15) em vez de Nabopolassar e por Ciáxares... Judite não pode ser histórico porque contém erros evidentes... [Em 2 Macabeus] há também numerosas desordens e discrepâncias em assuntos cronológicos, históricos e numéricos, os quais refletem ignorância ou confusão..

HERESIAS
3. Ensinam Artes Mágicas ou de Feitiçaria como método de exorcismo

a) Tobias 6.5-9 - "Então disse o anjo: Tira as entranhas a esse peixe, e guarda, porque estas coisas te serão úteis. Feito isto, assou Tobias parte de sua carne, e levaram-na consigo para o caminho; salgaram o resto, para que lhes bastassem até chegassem a Ragés, cidade dos Medos. Então Tobias perguntou ao anjo e disse-lhe: Irmão Azarias, suplico-lhe que me digas de que remédio servirão estas partes do peixe, que tu me mandaste guardar: E o anjo, respondendo, disse-lhe: Se tu puseres um pedacinho do seu coração sobre brasas acesas , o seu fumo afugenta toda a casta de demônios, tanto do homem como da mulher, de sorte que não tornam mais a chegar a eles. E o fel é bom para untar os olhos que têm algumas névoas, e sararão"

b) Este ensino que o coração de um peixe tem o poder para expulsar toda espécie de demônios contradiz tudo o que a Bíblia diz sobre como enfrentar o demônio.

c) Deus jamais iria mandar um anjo seu, ensinar a um servo seu, como usar os métodos da macumba e da bruxaria para expulsar demônios.

d) Satanás não pode ser expelido pelos métodos enganosos da feitiçaria e bruxaria, e de fato ele não tem interesse nenhum em expelir demônios (Mt 12.26).

e) Um dos sinais apostólicos era a expulsão de demônios, e a única coisas que tiveram de usar foi o nome de Jesus (Mc 16.17; At 16.18)

Um anjo pode não ser um anjo realmente, porque anjos são seres espirituais e esse poderia ser um ser espiritual mas não um anjo autêntico, ou isso poderia ser uma espécie de prova. Na Bíblia muitas das vezes são determinados certos procedimentos só para fazer um teste de fé. EXEMPLO: Jesus cospe no chão e faz lodo para colocar no olho do cego e cura-lo. Certamente Jesus poderia apenas falar para que o cego ficasse bom, mas preferiu cuspir no solo e formar lodo. Não cumpre a nós questionar os métodos divinos. Cumpre-nos apenas obedecer.

4. Ensinam que Esmolas e Boas Obras - Limpam os Pecados e Salvam a Alma

a) Tobias 12.8, 9 - "É boa a oração acompanhada do jejum, dar esmola vale mais do que juntar tesouros de ouro; porque a esmola livra da morte (eterna), e é a que apaga os pecados, e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna".

Eclesiástico 3.33 - "A água apaga o fogo ardente, e a esmola resiste aos pecados"

b) Este é o primeiro ensino de Satanás, o mais terrível, e se encontrar basicamente em todas a seitas heréticas.

c) A Salvação por obras, destrói todo o valor da obra vicária de Cristo em favor do pecador. Se caridade e boas obras limpam nossos pecados, nós não precisamos do sangue de Cristo. Porém, a Bíblia não deixa dúvidas quanto o valor exclusivo do sangue como um único meio de remissão e perdão de pecados:

Contrabalançando essa tese apresento os próprios relatos bíblicos


MATEUS 25 - 31 a 44
E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
 

E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
 
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
 

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
 

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
 

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
 

E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
 

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
 

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
 

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
 

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
E que tal esse?
I CORINTIOS 13
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Portanto de que vale a fé sem as obras? De que vale ter fé e continuar invejoso, odiando, ter mágoa, não perdoando, enfim não ter amor, não fazer o bem quando a oportunidade se apresenta? Fé significa crer. O diabo tem fé porque ele sabe que Deus existe e portanto acredita nisso, mas suas obras são más. A fé é portanto uma ferramenta para o verdadeiro objetivo que Deus espera de todos. A PERFEIÇÃO. A perfeição é AMAR, coisa que todo ser humano ainda está longe de saber o que é. "Amar a Deus, ao próximo e a si próprio" ai está toda a LEI e os profetas. AMAR é o mandamento. Ter fé é apenas uma ferramenta.

Jesus derramou o seu sangue para que tivessemos uma chance, mas sem o nosso esforço para o aperfeiçoamento não seremos salvos.

- Hb 9:11, 12, 22 - "Mas Cristo... por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção ...sem derramamento de sangue não há remissão."

- I Pe 1:18, 19 - "sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo,"

d) Contradiz Bíblia toda. Ela declara que somente pela graça de Deus e o sangue de Cristo o homem pode alcançar justificação e completa redenção:
- Romanos 3.20, 24, 24 e 29 - "Ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei.. sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus. A quem Deus propôs no seu sangue.... 

Concluímos, pois, que o homem é
justificado pela fé, independentemente das obras da lei".

A conclusão é pessoal e não bíblica.

Essa tese vai de encontro a própria bíblia.


TIAGO 2: 24 a 26

Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
5. Ensinam o Perdão dos pecados através das orações.

a) Eclesiástico 3.4 - "O que ama a Deus implorará o perdão dos seus pecados, e se absterá de tornar a cair neles, e será ouvido na sua oração de todos os dias".

b) O perdão dos pecados não está baseado na oração que se faz pedindo o perdão, não é fé na oração, e sim fé naquele que perdoa o pecado, a oração por si só, é uma boa obra que a ninguém pode salvar. Somente a oração de confissão e arrependimento baseadas na fé no sacrifício vicário de Cristo traz o perdão (Pv. 28.13;
I Jo 1.9; I Jo 2.1,2)

Ao se fazer a oração pedindo perdão automaticamente ela passa por Jesus, pois Jesus é o único caminho para o pai. 

6. Ensinam a Oração Pelos Mortos
a) 2 Macabeus 12:43-46 - "e tendo feito uma coleta, mandou 12 mil dracmas de prata a Jerusalém, para serem oferecidas em sacrifícios pelos pecados dos mortos, sentindo bem e religiosamente a ressurreição, (porque, se ele não esperasse que os que tinham sido mortos, haviam um dia de ressuscitar, teria por uma coisa supérflua e vã orar pelos defuntos); e porque ele considerava que aos que tinham falecido na piedade estava reservada uma grandíssima misericórdia. É, pois, um santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados".

Orar pelos mortos pelo que se vê era uma prática aceita pela comunidade Judaica.

b) É neste texto falso, de um livro não canônico, que contradiz toda a Bíblia, que a Igreja Católica Romana baseia sua falta e herege doutrina do purgatório.
c) Este é novamente um ensino Satânico para desviar o homem da redenção exclusiva pelo sangue de Cristo, e não por orações que livram as almas do fogo de um lugar inventado pela mente doentia e apostata dos teólogos católicos romanos.
d) Após a morte o destino de todos os homens é selado, uns para perdição eterna e outros para a Salvação eterna - não existe meio de mudar o destinos de alguém após a sua morte. Veja Mt. 7:13,13; Lc 16.26

Essa tese vai de encontro a teoriado Bom pastor.

Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.
Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.
Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e u
ma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?
E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.
Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.
Se não é a vontade do Pai que alguma das suas criaturas se perca, elas não se perderão pois a vontade de Deus é soberana.

7. Ensinam a Existência de um Lugar Chamado PURGATÓRIO
a) Este é o ensino herético e satânico inventado pela Igreja Católica Romana, de que o homem, mesmo morrendo perdido, pode ter uma Segunda chance de Salvação.

b) Sabedoria 3.1-4 - "As almas dos justos estão na mão de Deus, e não os tocará o tormento da morte. Pareceu aos olhos dos insensatos que morriam; e a sua saída deste mundo foi considerada como uma aflição, e a sua separação de nós como um extermínio; mas eles estão em paz (no céu). E, se eles sofreram tormentos diante dos homens, a sua esperança está cheia de imortalidade".

c) A Igreja Católica baseia a doutrina do purgatório na ultima parte deste texto, onde diz: " E, se eles sofreram tormentos diante dos homens, a sua esperança está cheia de imortalidade".

- Eles ensinam que o tormento em que o justo está, é o purgatório que o purifica para
entrar na imortalidade.
- Isto é uma deturpação do próprio texto do livro apócrifo. De modo, que a igreja
Católica é capaz de qualquer desonestidade textual, para manter suas heresias.

JOÃO 11 - 25 a 26
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?


- Até porque, ganha muito dinheiro com as indulgências e missas rezadas pelos
mortos.

A finalidade da Igreja ao introduzir a crença no Inferno de fogo é justamente essa. VENDER INDULGÊNCIAS. Isso acarretou a revolta de Martinho Lutero iniciando o movimento protestante. Mas apesar disso há no plano espiritual um lugar de Tormentos e um lugar de consolo como diz a parábola de Lazaro.

d) Leia atentamente as seguinte textos das Escrituras, que mostram a impossibilidade
do purgatório : I Jo 1.7; Hb 9.22; Lc 23.40-43; I6: 19-31; I Co 15:55-58; I Ts 4:12-
17; Ap 14:13; Ec 12:7; Fp 1:23; Sl 49:7-8; II Tm 2:11-13; At 10:43)
8. Nos Livros Apócrifos Os Anjos Mentem
a) Tobias 5.15-19 - "E o anjo disse-lhe: Eu o conduzirei e to reconduzirei. Tobias
respondeu: Peço-te que me digas de que família e de tribo és tu? O anjo Rafael disselhe:
Procuras saber a família do mercenário, ou o mesmo mercenário que vá com teu
filho? Mas para que te não ponhas em cuidados,, eu sou Azarias, filho do grande
Ananias. E Tobias respondeu-lhe: Tu és de uma ilustre família. Mas peço-te que te não
ofendas por eu desejar conhecer a tua geração.

b) Um anjo de Deus não poderia mentir sobre a sua identidade, sem violar a própria lei
santa de Deus. Todos os anjos de Deus, foram verdadeiros quando lhes foi perguntado
a sua identidade. Veja Lc 1.19
9. Mulher que Jejuava Todos os Dias de Sua Vida
a) Judite 8:5,6 - "e no andar superior de sua casa tinha feito para si um quarto
retirado, no qual se conservava recolhida com as suas criadas, e, trazendo um cilício
sobre os seus rins, jejuava todos os dias de sua vida, exceto nos sábados, e nas
neomênias, d nas festas da casa de Israel"
b) Este texto legendário tem sido usado por romana relacionado com a canonização
dos "santos" de idolatria. Em nenhuma parte da Bíblia jejuar todos os dias da vida é
sinal de santidade. Cristo jejuou 40 dias e 40 noites e depois não jejuou mais.
c) O livro de Judite é claramente um produção humana, uma lenda inspirada pelo
Diabo, para escravizar os homens aos ensinos da igreja Católica Romana.
10. Ensinam Atitudes Anticristãs, como: Vingança, Crueldade e Egoísmo
a) VINGANÇA - Judite 9:2
b) CRUELDADE e EGOÍSMO - Eclesiástico 12:6
c) Contraria o que a Bíblia diz sobre:
- Vingança (Rm 12.19, 17)
- Crueldade e Egoísmo ( Pv. 25:21,22; Rm 12:20; Jo 6:5; Mt 6:44-48)
A igreja Católica tenta defender a IMACULADA CONCEIÇÃO baseando em uma
deturpação dos apócrifos (Sabedoria 8:9,20) - Contradizendo: Lc. 1.30-35; Sl 51:5;
Rm 3:23)

A Bíblia está cheia de relatos de crueldade e barbarie que eram os costumes daqueles dias,

Diante de tudo isso perguntamos: Merecem confiança os livros Apócrifos ? A resposta
obvia é, NÃO.







Onde termina a IGREJA PRIMITIVA dos Atos dos Apóstolos e começa o Catolicismo Romano ?



Quando Roma tornou-se o famoso império mundial, assimilou no seu sistema os deuses e as religiões dos vários países pagãos que dominava. Com certeza, a Babilônia era a fonte do paganismo desses países, o que nos leva a constatar que a religião primitiva da Roma pagã não era outra senão o culto babilônico. No decorrer dos anos, os Líderes da época começaram a atribuir a si mesmos, o poder de "senhores do povo" de Deus, no lugar da Mensagem deixada por Cristo. Na época da Igreja Primitiva, os verdadeiros Cristãos eram jogados aos leões. Bastava se recusar a seguir os falsos ensinamentos e o castigo vinha a galope. O paganismo babilônico imperava a custa de vidas humanas.



No ano 323 d.C, o Imperador Constantino professou conversão ao Cristianismo. As ordens imperiais foram espalhadas por todo o império : As perseguições deveriam cessar ! Nesta época, a Igreja começou a receber grandes honrarias e poderes mundanos. Ao invés de ser separada do mundo, ela passou a ser parte ativa do sistema político que governava. Daí em diante, as misturas do paganismo com o Cristianismo foram crescendo, principalmente em Roma, dando origem ao Catolicismo Romano. O Concílio de Nicéia, na Ásia Menor, presidido por Constantino era composto pelos Bispos que eram nomeados pelo Imperador e por outros que eram nomeados por Líderes Religiosos das diversas comunidades. Tal Concílio consagrou oficialmente a designação "Católica" aplicada à Igreja organizada por Constantino : "Creio na igreja una, santa, católica e apostólica". Poderíamos até mesmo dizer que Constantino foi seu primeiro Papa. Como se vê claramente, a Igreja Católica não foi fundada por Pedro e está longe de ser a Igreja primitiva dos Apóstolos ...



Em resumo : Por influência dos imperadores Constantino e Teodósio, o Cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano e entrou no desvio. Institucionalizou-se; surgiu o profissionalismo religioso; práticas exteriores do paganismo foram assimiladas; criaram-se ritos e rezas, ofícios e oficiantes. Toda uma estrutura teológica foi montada para atender às pretensões absolutistas da casta sacerdotal dominante, que se impunha aos fiéis com a draconiana afirmação : "Fora da Igreja não há salvação".



Além disso, Constantino queria um Império unido e forte, sem dissenções. Para manter o seu domínio sobre os homens e estabelecer a ditadura religiosa, as autoridades eclesiásticas romanas deviam manter a ignorância sobre as filosofias e Escrituras. A mesma Bíblia devia ser diferente. Devia exaltar Deus e os Patriarcas mas, também, um Deus forte, para se opor ao próprio Jeová dos Hebreus, ao Buda, aos poderosos deuses do Olimpo. Era necessário trazer a Divindade Arcaica Oriental, misturada às fábulas com as antigas histórias de Moisés, Elias, Isaías, etc, onde colocaram Jesus, não mais como Messias ou Cristo, mas, maliciosamente, colocaram Jesus parafraseado de divindade no lugar de Jezeu Cristna, a segunda pessoa da trindade arcaica do Hinduísmo.



Nesse quadro de ambições e privilégios, não havia lugar para uma doutrina que exalta a responsabilidade individual e ensina que o nosso futuro está condicionado ao empenho da renovação interior e não à simples adesão e submissão incondicional aos Dogmas de uma Igreja, os quais, para uma perfeita assimilação, era necessário admitir a quintessência da teologia : "Credo quia absurdum", ou seja, "Acredito mesmo que seja absurdo", criada por Tertuliano ( 155-220 ), apologista Cristão.



Disso tudo deveria nascer uma religião forte como servia ao império romano. Vieram ainda a ser criados os simbolismos da Sagrada Família e de todos os Santos, mas as verdades do real cânone do Novo Testamento e parte das Sagradas Escrituras deviam ser suprimidas ou ocultadas, inclusive as obras de Sócrates e outras Filosofias contrárias aos interesses da Igreja que nascia.



Esta lógica foi adotada pelas forças clericais mancomunadas com a política romana, que precisava desta religião, forte o bastante, para impor-se aos povos conquistados e reprimidos por Roma, para assegurar-se nas regiões invadidas, onde dominava as terras, mas não o espírito dos povos ocupados. Em troca, o Cristianismo ganhava a Universalidade, pois queria se tornar "A Religião Imperial Católica Apostólica Romana", a Toda Poderosa, que vinha a ser sustentada pela força, ao mesmo tempo que simulava a graça divina, recomendando o arrependimento e perdão, mas que na prática, derrotava seus inimigos a golpes de espada.



Então não era da tolerância pregada pelo Cristianismo que Constantino precisava, mas de uma religião autoritária, rígida, sem evasivas, de longo alcance, com raízes profundas no passado e uma promessa inflexível no futuro, estabelecida mediante poderes, leis e costumes terrenos.



Para isso, Constantino devia adaptar a Religião do Carpiteiro, dando-lhes origens divinas e assim impressionaria mais o povo o qual sabendo que Jesus era reconhecido como o próprio Deus na nova religião que nascia, haveria facilidade de impor a sua estrutura hierárquica, seu regime monárquico imperial, e assim os seus poderes ganhariam amplos limites, quase inatingíveis.



Quando Constantino morreu, em 337, foi batizado e enterrado na consideração de que ele se tornara um décimo terceiro Apóstolo, e na iconografia eclesiástica veio a ser representado recebendo a coroa das mão de Deus.






Livros do Antigo Testamento

  • O Antigo Testamento é composto de 46 livros: 39 conhecidos como protocanônicos e 7 conhecidos como deuterocanônicos. Os livros deuterocanônicos fazem parte apenas da Bíblia Católica, não sendo incluídos na Bíblia Protestante ou no Tanakh judaico.


Livros Protocanônicos


Pentateuco
Gênesis - Êxodo - Levítico - Números - Deuteronômio
Históricos


Poéticos e Sapienciais
 - Salmos - Provérbios - Eclesiastes (ou Coélet) - Cântico dos Cânticos de Salomão


Proféticos
Profetas Maiores
A designação “Maiores” não se trata porém da relevância histórica destes personagens na história de Israel, mas tão somente ao tamanho de seus livros, maiores se comparados aos livros dos Profetas “Menores”.
Isaías - Jeremias - Lamentações de Jeremias - Ezequiel - Daniel

Profetas Menores
Como referido acima, a designação “Menores” não se trata da relevância histórica destes personagens na história de Israel, mas tão somente ao tamanho de seus livros.
Oseias - Joel - Amós - Obadias - Jonas - Miqueias - Naum - Habacuque - Sofonias - Ageu - Zacarias - Malaquias


Textos Deuterocanônicos

Históricos
Tobias - Judite - Adições em Ester (Ester 10:4 a 16:24) - I Macabeus - II Macabeus.

Poéticos e Sapienciais
Sabedoria - Eclesiástico (ou Sirácides).

Proféticos
Baruque - Adições em Daniel (Daniel 3:24-90, e Capítulos 13 e 14).
Segundo a visão protestante, os textos deuterocanônicos (chamados "apócrifos" pelos protestantes) foram, supostamente, escritos entre Malaquias e Mateus, numa época em que segundo o historiador judeu Flávio Josefo, a Revelação Divina havia cessado porque a sucessão dos profetas era inexistente ou imprecisa. O parecer de Josefo não é aceito pelos cristãos católicos, ortodoxos e por alguns protestantes, e igualmente pensam assim uma maioria judaica não farisaica, porque Jesus afirma que durou até João Batista, "A lei e os profetas duraram até João"(cf. Lucas 16:16;Mateus 11:13).

No período entre o século III e o século I a.C. ocorre a Diáspora judaica helenística, numa época em que os judeus já estavam, em partes, dispersos pelo mundo. Uma colônia judaica destaca-se, esta se localiza em Alexandria no Egito, onde se falava muito a língua grega. A Bíblia foi então traduzida do hebraico para o grego. Alguns escritos recentes foram-lhe acrescentados sem que os judeus de Jerusalém os reconhecessem como inspirados.

 Somente no final do século I d.C. tentou-se fixar o cânon (=medida) hebraico, portanto numa época em que a diferenciação entrejudaísmo e cristianismo já era bem acentuada. E os escritos acrescentados não foram aceitos no cânon hebraico farisaico, não antes de gerar discussões que perduraram por pelo menos três ou quatro séculos, discussões não só sobre os Deuterocanônicos, mas inclusive sobre livros que hoje são por eles reconhecido como canônicos como Daniel, Ester, Cânticos dos Cânticos, para citar apenas esses, lembrando que os judeus Samaritanos, tem apenas como canônicos os livros do Pentateuco.

Quando Jerônimo traduziu a Bíblia para o latim (a famosa Vulgata), no início do Século IV, incluiu os deuterocanônicos e o canôn ficou como era desde o século I.A Igreja Católica os ratificou como inspirados da mesma forma que os outros livros. No século XVI, com o surgimento da Reforma Protestante, é novamente colocada em dúvida a canonicidade dos deuterocanônicos pelo fato de não fazerem parte da Bíblia hebraica farisaica. 

No Concílio de Trento, em 8 de abril de 1546, no Decretum de libris sacris et de traditionibus recipiendis (DH 1501), a Igreja Católica novamente os reafirma, após alguns grupos de Protestantismo os considerarem apócrifos, diante de outros do Protestantismo que permaneciam considerando-os como inspirados, permanecendo essa discussão no meio protestante até o inicio século XX, deixando então de fazer parte da maioria das Bíblias protestantes, por força maior das Sociedades Bíblicas.

Livros do Novo Testamento

  • O Novo Testamento é composto de 27 livros.

Livros Protocanônicos


Evangelhos
Mateus - Marcos - Lucas - João.


Livros de Atos
Atos dos Apóstolos (abreviado "Atos").


Cartas Apostólicas

Tratados Doutrinais



Textos Deuterocanônicos

Através dos séculos, desde o começo da era cristã, e inclusive em contextos protestantes durante os surgimento da Reforma Protestante do século XVI, os textos deuterocanônicos do Novo Testamento foram tão debatidos como os textos deuterocanônicos do Antigo Testamento. Finalmente, os reformistas protestantes decidiram rejeitar sistematicamente todos os textos deuterocanônicos do Antigo Testamento, e aceitar sistematicamente todos os textos deuterocanônicos do Novo Testamento.


Trechos Evangélicos
Marcos 16:9-20 - Lucas 22:43-44 - João 5:3'-4, 7:53 a 8:11, e todo o Capítulo 21.


Cartas Apostólicas


Tratados Doutrinais


Apocalipses
Apocalipse de João (abreviado "Apocalipse").



RESPOSTAS ÀS OBJEÇÕES ROMANISTAS
Os livros apócrifos do Antigo Testamento têm recebido diferentes graus de aceitação pelos cristãos. A maior parte dos protestantes e dos judeus aceita que tenham valor religioso e mesmo histórico, sem terem, contudo, autoridade canônica. Os católicos romanos desde o Concilio de Trento têm aceito esses livros como canônicos. Mais recentemente, os católicos romanos têm defendido a idéia de uma deuterocanonicidade, mas os livros apócrifos ainda são usados para dar apoio a doutrinas extrabíblicas, tendo sido proclamados como livros de inspiração divina no Concílio de Trento. Outros grupos, como os anglicanos e várias igrejas ortodoxas, nutrem diferentes concepções a respeito dos livros apócrifos. A seguir apresentamos um resumo dos argumentos que em geral são aduzidos para a aceitação desses livros, na crença de que detêm algum tipo de canonicidade e suas respectivas refutações.

OBJEÇÃO CATÓLICA:
1. Alusões no Novo Testamento. O Novo Testamento reflete o pensamento e registra alguns acontecimentos dos apócrifos. Por exemplo, o livro de Hebreus fala de mulheres que receberam seus mortos pela ressurreição (Hebreus 11.35), e faz referência a 2 Macabeus 7 e 12. Os chamados apócrifos ou pseudepígrafos são também citados em sua amplitude pelo Novo Testamento (Jd 14,15; 2Tm 3.8).

REFUTAÇÃO: Apela-se freqüentemente ao fato que o Novo Testamento usualmente emprega a tradução da LXX ao citar o Antigo Testamento. Portanto, já que a LXX continha os Apócrifos, decerto os Apóstolos do Novo Testamento reconheciam a autoridade da LXX inteira conforme então se constituía. Além disto, argumentam, é um fato que ocasionalmente apela-se a obras fora do "Cânone Palestiniano". Wíldeboer' e Torrey" colecionaram todas as instâncias possíveis de tais citações ou alusões a obras apócrifas, incluindo-se várias que apenas são hipotéticas. Mas toda esta linha de argumentos é realmente irrelevante para a questão em pauta, sendo que nem se alega que qualquer uma destas fontes seja proveniente dos Apócrifos Romanos. Na maioria dos casos as obras que supostamente foram citadas desapareceram há muito tempo - obras tais como o Apocalipse de Elias e a Assunção de Moisés (da qual sobrou um fragmento latino). Só num único caso, a citação de Enoque 1:9 em Judas 14-16, é que a fonte citada sobreviveu. Há citações de autores gregos pagãos, também no Novo Testamento. Em Atos 17:28, Paulo cita de Arato, Phaenomena, linha 5; em 1 Coríntios 15:33, cita da comédia de Menander, Thais. Certamente ninguém poderia supor que citações tais como estas estabelecem a canonicidade ou de Arato ou de Menander. Pelo contrário, o testemunho do Novo Testamento é muito decisivo contra a canonicidade dos quatorze livros Apócrifos. Demais disso, a alegação de que em muitas partes os escritos do Novo Testamento refletem influências dos livros Apócrifos, é deveras frágil demais para ser sustentada, pois se fosse assim, o livro de Enoque citado por Judas seria digno de muito mais crédito no sentido de canonicidade do que os Apócrifos romanos. Judas citada versículos inteiros deste livro, enquanto os Apócrifos adotados nas Bíblias romanas não aparece nenhuma vez com citações inteira ou em partes. Seguindo o mesmo raciocínio dos católicos poderíamos então canoniza-lo também!

Então dizemos que virtualmente todos os livros do Antigo Testamento são citados como sendo divinamente autorizados, ou pelo menos há alusão a eles como tais.

Embora acabe de ser esclarecido que a mera citação não estabelece necessariamente a canonicidade, é inconcebível que os vários autores do Novo Testamento pudessem ter considerado como canônicos os quatorze livros dos Apócrifos Romanos, sem ter feito uso deles em citações ou alusões.

OBJEÇÃO CATÓLICA:

2. Emprego que o Novo Testamento faz da versão Septuaginta. A tradução grega do Antigo Testamento hebraico, em Alexandria, é conhecida como Septuaginta (LXX). Foi a versão que Jesus usou e é a versão mais citada pelos autores do Novo Testamento e pelos cristãos primitivos. A LXX continha os livros apócrifos. A presença desses livros na LXX dá apoio ao cânon alexandrino, mais amplo, do Antigo Testamento, em oposição ao cânon palestino, mais reduzido que os omite.

REFUTAÇÃO: Mas não é de modo nenhum certo que todos os livros na LXX foram considerados canônicos, mesmo pelos próprios judeus de Alexandria. Bem decisiva contra isto é a evidência de Filon de Alexandria (que viveu no primeiro século d.C.), assim como o judaísmo oficial em outros lugares e épocas. Apesar de ter citado freqüentemente os livros canônicos do "Cânone Palestiniano", não faz uma citação sequer dos livros Apócrifos. Isto é impossível reconciliar com a teoria de um "Cânone Alexandrino" maior, a não ser que porventura alguns judeus de Alexandria não tivessem recebido este "Cânone Alexandrino" enquanto outros o reconheciam. Em segundo lugar, relata-se de fontes fidedignas que a Versão Grega de Áquila foi aceita pelos judeus alexandrinos no segundo século d.C., apesar de não conter os livros Apócrifos. A dedução razoável desta evidência seria que (conforme o próprio Jerônimo esclareceu) os judeus de Alexandria resolveram incluir na sua edição do Antigo Testamento tanto os livros que reconheciam como sendo canônicos, como também os livros que eram "eclesiásticos" i,é., foram reconhecidos como sendo valiosos e edificantes, porém sem ser infalíveis.

Apoio adicional para esta suposição (que livros subcanônicos possam ter sido conservados e utilizados juntamente com os canônicos) foi recentemente descoberto nos achados da Caverna 4 de Cunrã. Ali, no coração da Palestina, onde seguramente o "Cânone Palestiniano" deve ter sido autoritativo, pelo menos dois livros Apócrifos se fazem representar - Eclesiástico e Tobias. Um fragmento de Tobias aparece num pedacinho de papiro, outro em couro; há também um fragmento em hebraico, escrito em couro. Vários fragmentos de Eclesiástico foram descobertos ali, e pelo menos na pequena quantidade representada, concordam bem exatamente com mss de Eclesiástico do século onze, descobertos na Genizá de Cairo na década de 1890.

Quanto a isto, a Quarta Caverna de Cunrã também conservou obras pseudoepigráficas tais como o Testamento de Levi, em aramaico, o mesmo em hebraico, e o livro de Enoque (fragmentos de dez mss.diferentes!). Decerto, ninguém poderia argumentar com seriedade que os sectários tão estreitos de Cunrã consideravam como canônicas todas estas obras apócrifas e pseudoepigráficas só por causa de terem conservado cópias delas. A Palestina é que era o lar do cânon judaico, jamais a Alexandria, no Egito. O grande centro grego do saber pertencia no Egito, não tinha autoridade para saber com precisão que livros pertenciam ao Antigo Testamento judaico. Alexandria
era o lugar da tradução apenas, não da canonização. O fato de a Septuaginta conter os apócrifo apenas comprova que os judeus alexandrinos traduziram os demais livros religiosos judaicos do período intertestamentário ao lado dos livros canônicos.

OBJEÇÃO CATÓLICA:

3. Os mais antigos manuscritos completos da Bíblia. Os mais antigos manuscritos gregos da Bíblia contêm os livros apócrifos inseridos entre os livros do Antigo Testamento. Os manuscritos Aleph (N), A e B, incluem esses livros, revelando que faziam parte da Bíblia cristã original.

REFUTAÇÃO: Isto, porém, é verdade apenas em parte. Certamente os Targuns
aramaicos não os reconheceram. Nem sequer o Pesita siríaco na sua forma mais antiga continha um único livro apócrifo; foi apenas posteriormente que alguns deles foram acrescentados. Uma investigação mais cuidadosa desta reivindicação reduz a autoridade sobre a qual os Apócrifos se alicerçam a apenas uma versão antiga, a Septuaginta, e àquelas traduções posteriores (tais como a Itala, a Cóptica, a Etiópica, e a Siríaca posterior) que foram dela derivadas. Mesmo no caso da Septuaginta, os livros Apócrifos mantêm uma existência um pouco Incerta. O Códice Vaticano ("B") não tem 1 e 2 Macabeus (canônicos segundo Roma), mas Inclui 1 Esdras (nãocanônico segundo Roma). O Códice Sinaítico ("Alef") omite Baruque (canônico segundo Roma), mas inclui 4 Macabeus (não-canônico segundo Roma). O Códice Alexandrino ("A") contêm três livros apócrifos "não-canônicos": 1 Esdras e 3 e 4 Macabeus. Então acontece que até os três mais antigos mss. da LXX demonstram considerável falta de certeza quanto aos livros que compõem a lista dos Apócrifos, e que os quatorze aceitáveis à Igreja Romana não são de modo algum substanciados pelo testemunho dos grandes unciais do quarto e do quinto séculos. Os escritores do Novo Testamento quase sempre fizeram citações da LXX, mas jamais mencionaram um livro sequer dentre os apócrifos. No máximo, a presença dos apócrifos nas Bíblias cristãs do século IV mostra que tais livros eram aceitos até certo ponto por alguns cristãos, naquela época. Isso não significa que os judeus ou os cristãos como um todo aceitassem esses livros como canônicos, isso sem mencionarmos a igreja universal, que nunca os teve na relação de livros canônicos.

OBJEÇÃO CATÓLICA:

4. A arte cristã primitiva. Alguns dos registros mais antigos da arte cristã refletem o uso dos apócrifos. As representações nas catacumbas às vezes se baseavam na história dos fieis registrada no período intertestamentário.

REFUTAÇÃO: As representações artísticas não constituem base para apurar a canonicidade dos apócrifos. As representações pintadas nas catacumbas, extraídas de livros apócrifos, apenas mostram que os crentes daquela era estavam cientes dos acontecimentos do período ínter-testamentário e os consideravam parte de sua herança religiosa. A arte cristã primitiva não decide nem resolve a questão da canonicidade dos apócrifos.

OBJEÇÃO CATÓLICA:

5. Os primeiros pais da igreja. Alguns dos mais antigos pais da igreja, de modo particular os do Ocidente, aceitaram e usaram os livros apócrifos em seu ensino e pregação. E até mesmo no Oriente, Clemente de Alexandria reconheceu 2 Esdras como inteiramente canônico. Orígenes acrescentou Macabeus bem como a Epístola de Jeremias à lista de livros bíblicos canônicos.

REFUTAÇÃO: Muitos dos grandes pais da igreja em seu começo, dos quais Melito (190), Orígenes (253), Eusébio de Cesaréia (339), Hilário de Poitiers (366), Atanásio (373 d.C), Cirilo de Jerusalém (386 d.C), Gregório Nazianzeno (390), Rufino (410), Jerônimo (420), depuseram contra os apócrifos. Nenhuns dos primeiros pais de envergadura da igreja primitiva, anteriores a Agostinho, aceitaram todos os livros apócrifos canonizados em Trento. Então será mais correto dizer que alguns dos escritores cristãos antigos pareciam fazer isto.

OBJEÇÃO CATÓLICA:

6. A influência de Agostinho. Agostinho (c. 354-430) elevou a tradição ocidental mais aberta, a respeito dos livros apócrifos, ao seu apogeu, ao atribuir-lhes categoria canônica. Ele influênciou os concílios da igreja, em Hipo (393 d.C.) e em Cartago (397 d.C.), que relacionaram os apócrifos como canônicos. A partir de então, a igreja ocidental passou a usar os apócrifos em seu culto público.

REFUTAÇÃO: O testemunho de Agostinho não é definitivo, nem isento de equívocos. Primeiramente, Agostinho às vezes faz supor que os apócrifos apenas tinham uma deuterocanonicidade (Cidade de Deus,18,36) e não canonicidade absoluta. Além disso, os Concílios de Hipo e de Cartago foram pequenos concílios locais, influenciados por Agostinho e pela tradição da Septuaginta grega. Nenhum estudioso hebreu qualificado teve presente em nenhum desses dois concílios. O especialista hebreu mais qualificado da época, Jerônimo, argumentou fortemente contra Agostinho, ao rejeitar a canocidade dos apócrifos. Jerônimo chegou a recusar-se a traduzir os apócrifos para o latim, ou mesmo incluí-los em suas versões em latim vulgar (Vugata latina). Só depois da morte de Jerônimo e praticamente por cima de seu cadáver, é que os livros apócrifos foram incorporaos à Vulgata latina. Além disso quando um antagonista
apelou para uma passagem de 2 Macabeus para encerrar um argumento, Agostinho respondeu que sua causa era deveras fraca se tivesse que recorrer a um livro que não era da mesma categoria daqueles que eram recebidos e aceitos pelos judeus. Esta defesa ambígua dos Apócrifos, da parte de Agostinho, é mais do que contrabalançada pela posição contrária adotada por Atanásio (que morreu em 365), tão reverenciado e altamente estimado tanto pelo Oriente como pelo Ocidente como sendo o campeão da ortodoxia trinitária. Na sua Trigésima Nona Carta, parágrafo 4, escreveu: "Há, pois, do Antigo Testamento vinte e dois livros", e então relaciona os livros que são aqueles que se acham no TM (Texto Massorético), aproximadamente na mesma ordem na qual aparecem na Bíblia Protestante. Nos parágrafos 6 e 7 declara que os livros extrabíblico (Lê., os quatorze dos Apócrifos) não são incluídos no Cânone, mas meramente são "indicados para serem lidos". Apesar disto, a Igreja Oriental mais tarde demonstrou uma tendência de concordar com a Igreja Ocidental em aceitar os
Apócrifos (o segundo Concílio Trulano em Constantinopla, em 692). Mesmo assim, havia muitas pessoas que tinham suas reservas quanto a alguns dos quatorze, e finalmente, em Jerusalém, em 1672, a Igreja Grega reduziu o número de Apócrifos canônicos a quatro; Sabedoria, Eclesiástico, Tobias e Judite.

OBJEÇÃO CATÓLICA:
7. O Concílio de Trento. Em 1546, o concilio católico romano do pós-Reforma, realizado em Trento, proclamou os livros apócrifos como canônicos, declarando o seguinte: O sínodo [...] recebe e venera [...] todos os livros, tanto do Antigo Testamento como do Novo [incluindo-se os apócrifos] - entendendo que um único Deus é o Autor de ambos os testamentos [...] como se houvessem sido ditados pela boca do próprio Cristo, ou pelo Espírito Santo [...] se alguém não receber tais livros como sagrados e canônicos, em todas as suas partes, da forma em que têm sido usados e lidos na Igreja Católica [...] seja anátema. Desde esse concílio de Trento, os livros apócrifos foram considerados canônicos, detentores de autoridade espiritual para a Igreja Católica Romana.

REFUTAÇÃO: A ação do Concílio de Trento foi ao mesmo tempo polêmica e prejudicial. Em debates com Lutero, os católicos romanos haviam citado Macabeus, em apoio à oração pelos modos (v. 2Macabeus 12.45,46). Lutero e os protestantes que o seguiam desafiaram a canonicidade desse livro, citando o Novo Testamento, os primeiros pais da igreja e os mestres judeus, em apoio. O Concílio de Trento reagiu a Lutero canonizando os livros apócrifos. A ação do Concílio não foi apenas patentemente polêmica, foi também prejudicial, visto que nem os catorze livros apócrifos foram aceitos pelo Concílio. Primeiro e Segundo Esdras (3 e 4 Esdras dos católicos romanos; a versão católica de Douai denomina 1 e 2Esdras, respectivamente, os livros canônicos de Esdras e Neemias) e a Oração de Manassés foram rejeitados. A rejeição de 2Esdras é particularmente suspeita, porque contém um versículo muito forte contra a oração pelos mortos (2Esdras 7.105). Aliás, algum escriba medieval havia cortado essa seção dos manuscritos latinos de 2Esdras, sendo conhecida pelos
manuscritos árabes, até ser reencontrada outra vez em latim por Robert L. Bentley, em 1874, numa biblioteca de Amiens, na França.

CATÓLICOS CONTRA OS APÓCRIFOS ?
Essa decisão, em Trento, não refletiu uma anuência universal, indisputável, dentro da Igreja Católica. Os católicos não foram unânimes quanto a inspiração divina nesses livros. Lorraine Boetner (in Catolicismo Romano) cita o seguinte: "O papa Gregório, o grande, declarou que primeiro Macabeus, um livro apócrifo, não é canônico. Nessa exata época (da Reforma) o cardeal Cajetan, que se opusera a Lutero em Augsburgo, em 1518, publicou Comentário sobre todos os livros históricos fidedignos do Antigo Testamento, em 1532, omitindo os apócrifos. Antes ainda desse fato, o cardeal Ximenes havia feito distinção entre os apócrifos e o cânon do Antigo Testamento, em sua obra Poliglota com plutense (1514-1517), que por sinal foi aprovada pelo papa Leão X. Será que estes papas se enganaram? Se eles estavam certos, a decisão do Concílio de Trento estava errada. Se eles estavam errados, onde fica a infalibilidade do papa como mestre da doutrina?. Tendo em mente essa concepção, os protestantes em geral rejeitaram a decisão do Concílio de Trento, que não tivera base sólida.
OBJEÇÃO CATÓLICA:

8. Uso não-católico. As Bíblias protestantes desde a Reforma com freqüência continham os livros apócrifos. Na verdade, nas igrejas anglicanas os apócrifos são lidos regularmente nos cultos públicos, ao lado dos livros do Antigo e do Novo Testamento. Os apócrifos são também usados pelas igrejas de tradição ortodoxa oriental.

REFUTAÇÃO: O uso dos livros apócrifos entre igrejas ortodoxas, anglicanas e protestantes foi desigual e diferenciado. Algumas os usam no culto público. Muitas Bíblias contém traduções dos livros apócrifos, ainda que colocados numa seção à parte, em geral entre o Antigo e o Novo Testamento. Ainda que não-católicos façam uso dos livros apócrifos, nunca lhes deram a mesma autoridade canônica do resto da Bíblia. Os não-católicos usam os apócrifos em seus devocionais, mais do que na afirmação doutrinária.
OBJEÇÃO CATÓLICA:

9. A comunidade do Mar Morto. Os livros apócrifos foram encontrados entre os rolos da comunidade do Mar Morto, em Qumran. Alguns haviam sido escritos em hebraico, o que seria indício de terem sido usados por judeus palestinos antes da época de Jesus.
REFUTAÇÃO: Muitos livros não-canônicos foram descobertos em Qumran, dentre os quais comentários e manuais. Era uma biblioteca que continha numerosos livros não tidos como inspirados pela comunidade. Visto que na biblioteca de Qumran não se descobriram comentários nem citações autorizadas sobre os livros apócrifos, não existem evidências de que eram tidos como inspirados. Podemos presumir, portanto, que aquela comunidade cristã não considerava os apócrifos como canônicos. Ainda que se encontrassem evidências em contrário, o fato de esse grupo ser uma seita que se separa do judaísmo oficial mostraria ser natural que não fosse ortodoxo em todas as suas crenças. Tanto quanto podemos distinguir, contudo, esse grupo era ortodoxo à canonicidade do Antigo Testamento. Em outras palavras, não aceitavam a canonicidade dos livros apócrifos.

Resumo e conclusão

Resumindo todos esses argumentos, essa postura afirma que o amplo emprego dos livros apócrifos por parte dos cristãos, desde os tempos mais primitivos, é evidência de sua aceitação pelo povo de Deus. Essa longa tradição culminou no reconhecimento oficial desses livros, no Concílio de Trento, como se tivessem sido inspirados por Deus.

Mesmo não-católicos, até o presente momento, conferem aos livros apócrifos uma categoria de paracanônicos, o que se deduz do lugar que lhes dão em suas Bíblias e em suas igrejas.

O cânon do Antigo Testamento até a época de Neemias compreendia 22 (ou 24) livros em hebraico, que, nas Bíblias dos cristãos, seriam 39, como já se verificara por volta do século IV a.C. As objeções de menor monta a partir dessa época não mudaram o conteúdo do cânon. Foram os livros chamados apócrifos, escritos depois dessa época, que obtiveram grande circulação entre os cristãos, por causa da influência da tradução grega de Alexandria. Visto que alguns dos primeiros pais da igreja, de modo especial no Ocidente, mencionaram esses livros em seus escritos, a igreja (em grande parte por influência de Agostinho) deu-lhes uso mais amplo e eclesiástico. No entanto, até a época da Reforma esses livros não eram considerados canônicos. A canonização que receberam no Concílio de Trento não recebeu o apoio da história. A decisão desse Concílio foi polêmica e eivada de preconceito, como já o demonstramos. Que os livros apócrifos, seja qual for o valor devocional ou eclesiástico que tiverem, não são canônicos, comprova-se pelos seguintes fatos:
1. A comunidade judaica jamais os aceitou como canônicos.
2. Não foram aceitos por Jesus, nem pelos autores do Novo Testamento.
3. A maior parte dos primeiros grandes pais da igreja rejeitou sua canonicidade.
4. Nenhum concilio da igreja os considerou canônicos senão no final do século IV.
5. Jerônimo, o grande especialista bíblico e tradutor da Vulgata, rejeitou fortemente os livros apócrifos.
6. Muitos estudiosos católicos romanos, ainda ao longo da Reforma, Rejeitaram os livros apócrifos.
7. Nenhuma igreja ortodoxa grega, anglicana ou protestante, até a presente data, reconheceu os apócrifos como inspirados e canônicos, no sentido integral dessas palavras.
À vista desses fatos importantíssimos, torna-se absolutamente necessário que os cristãos de hoje jamais usem os livros apócrifos como se foram Palavra de Deus, nem os citem em apoio autorizado a qualquer doutrina cristã. Com efeito, quando examinados segundo os critérios elevados de canonicidade, estabelecidos, verificamos que aos livros apócrifos falta o seguinte:
1. Os apócrifos não reivindicam ser proféticos.
2. Não detém a autoridade de Deus. O prólogo do livro apócrifo Eclesiástico (180 a.C.) diz: "Muitos e excelentes ensinamentos nos foram transmitidos pela Lei, pelos profetas, e por outros escritores que vieram depois deles, o que torna Israel digno de louvor por sua doutrina e sua sabedoria, visto não somente os autores destes discursos tiveram de ser instruídos, também os próprios estrangeiros se podem tomar (por meio deles) muito hábeis tanto para falar como para escrever. Por isso, Jesus, meu avô, depois de se ter aplicado com grande cuidado à leitura da Lei, dos profetas e dos outros livros que nossos pais nos legaram, quis também escrever alguma coisa acerca da doutrina e sabedoria...Eu vos exorto, pois a ver com benevolência, e a empreender esta leitura com uma atenção particular e a perdoar-nos, se algumas vezes parecer que, ao reproduzir este retrato da soberania, somos incapazes de dar o sentido (claro) das expressões." Este prólogo é um auto-reconhecimento da falibilidade humana.
3. Contêm erros históricos (v. Tobias 1.3-5 e 14.11) e graves heresias, como a oração pelos mortos (2Macabeus 12.45,46; 4).
4. Embora seu conteúdo tenha algum valor para a edificação nos momentos devocionais, na maior parte se trata de texto repetitivo; são textos que já se encontram nos livros canônicos.
5. Há evidente ausência de profecia, o que não ocorre nos livros canônicos.
6. Os apócrifos nada acrescentam ao nosso conhecimento das verdades messiânicas.
7. O povo de Deus, a quem os apócrifos teriam sido originalmente apresentados,
recusou-os terminantemente. A comunidade judaica nunca mudou de opinião a respeito dos livros apócrifos. Alguns cristãos têm sido menos rígidos e categóricos; mas, seja qual for o valor que se lhes atribui, fica evidente que a igreja como um todo nunca aceitou os livros apócrifos como Escrituras Sagradas.
"Eis as razões porque definitivamente rejeitamos os Apócrifos"
*Este estudo foi fruto de várias pesquisas em livros, enciclopédias, manuais, léxicos, dicionários e internet. Compilados e adaptados pela equipe editorial do C.A.C.P.
1. Merece Confiança o Antigo Testamento?, Gleason L. Archer. Jr. Ed. Vida Nova.
2. Introdução Bíblica, Norman Geisler e William Nix. Ed. Vida.
3. Panorama do Velho Testamento, Ângelo Gagliardi Jr. Ed. Vinde.
4. O Novo Comentário da Bíblia vol I, vários autores. Ed. Vida Nova.
5. Evidência Que Exige um Veredito vol I, Josh McDowell. Ed. Candeia.
6. Os Fatos sobre "O Catolicismo Romano", John Ankerberg e John Weldon. Ed.
Chamada da Meia-Noite.
7. O Catolicismo Romano, Adolfo Robleto. Ed. Juerp.
8. Estudos particulares de, Pr. José Laérton - IBR Emanuel - (085) 292-6204.(internet)
9. Estudos particulares de, Paulo R. B. Anglada.(internet)
10. Teologia Sistemática, Green. Ed. Vida Nova.
11. Anotações particulares do autor. Presb. Paulo Cristiano


Comentários do autor:

Há evidente interesse ao longo da história, na introdução ou supressão de determinados preceitos de doutrina de acordo com interesses pessoais do poder dominante. Uma das mais evidentes adulterações, é a que se refere à pré existência da alma, tese defendida por Origenes. Dentro desse quadro todo e qualquer texto bíblico que fizer alusão a isso deveu ser desconsiderado. Apesar disso não conseguiram apagar todas as pistas, e assim encontramos várias citações que corroboram a tese de Origenes. Nesse quadro, considerar apócrifos os livros que fazem citações a essas referências indesejadas é normal. A introdução também de escritos como a famosa carta aos HEBREUS, não conseguiu ser autêntica o suficiente para não despertar suspeitas. Além do mais qual a autoridade que tem a Igreja Católica e seus bispos nos sucessivos concílios, muitos dos quais conduzidos por governantes poderosos e pagãos, que abduziam os bispos a fio de espada, para decidir o que será parte da palavra de Deus e o que não será? Dessa forma é natural que procuremos conhecer também os textos apócrifos para saber o que dizem, não que iremos têlos como autênticos. Há textos apócrifos que contem certas afirmações que não podemos aceitar por se chocarem com a mensagem pregada por Jesus. Cito por exemplo os evangelhos que descrevem a infância de Jesus. Em um deles há referência a um procedimento de Jesus quando menino, que produzia a morte a quem o contrariasse. Isso choca-se com o bom senso já que Jesus dentro de sua infinita misericórdia não amaldiçoou nem mesmo os soldados romanos que o crucificaram e espetaram uma lança em seu  corpo, mas antes rogou ao Pai que os perdoasse pois não sabiam o que faziam. Portanto Jesus era de extrema bondade e doçura, e tal comportamento choca-se com a missão mesmo de Jesus. Fica a ressalva que Jesus menino poderia ainda não ter alcançado a maturidade de sua missão. O fato é que realmente tinha já os poderes que o caracterizavam, pois o seu primeiro milagre que foi o da transformação de água em vinho, foi solicitado por Maria sua mãe que já conhecia tais poderes, e Jesus lhe repreendeu dizendo que ainda não chegara sua hora, mas acaba concordando em praticar o milagre, o que vem a demonstrar que Jesus já na infância fazia uso de seus poderes e isso era do conhecimento do seu círculo de familiares e vizinhos.  


Entretanto há entre os Apócrifos vários conhecimentos muito importantes que vem agregar valor aos conhecimentos cristãos. Conhecimentos esses que tem sido escamoteados e negados aos estudiosos da doutrina do Mestre Jesus. São informações muito pertinentes e importantes, e a mim pouco importa se estão de acordo com os cânones que alguns julgam sagrados, pois que não os considero plenamente autênticos, já que negam conhecimentos doutrinários a meu ver fundamentais como eram para os primeiros cristãos, esses sim plenamente e autênticamente cristãos, e esses não tinham em mãos a Bíblia como hoje a temos. Gostaria eu mesmo de fazer minhas apreciações do que é ou não autêntico, mas sempre lendo e estudando com as devidas ressalvas, e aproveitando o que é justo e bom.

Em futuro faremos estudos sobre determinados Apócrifos que trazem valiosos e preciosos ensinamentos.


.

73 comentários:

  1. Matéria muito, boa, faltou uma revisão geral, pois algumas informações são conflitantes e ainda existem erros de gráfia.

    Não consegui identificar o autor, o qual pareceu-me espirita e maçon, pessoa de grande lucidez e coragem,pois deasfia e convida a pesquisa e ao conhecimento.
    Um fraternal abraço.


    Fajardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ler a matéria. Foi fruto de pesquisa reunida a algum conhecimento que já tinhamos proveniente de algumas palestras. Faremos uma revisão para melhorar as eventuais inconsistências.
      Saudações

      Excluir
    2. Boa noite, quando o apóstolo Paulo diz que a salvação não é pelas obras, ele diz que não pelas obras da lei, mas sim pela fé em Cristo, e esta fé no caso é Dom de Deus, para que nos que somos os eleitos Nele ( Cristo ) desde antes da fundação do mundo, não nos gloriemos diante do Criador, pois Ele é o autor e consumador da nossa salvação, apenas Ele.

      Excluir
  2. Obrigado por ler a matéria. Foi fruto de pesquisa reunida a algum conhecimento que já tinhamos proveniente de algumas palestras. Faremos uma revisão para melhorar as eventuais inconsistências.
    Saudações

    ResponderExcluir
  3. Perdão mais gostaria de saber onde esta a bibliografia de sua pesquisa

    ResponderExcluir
  4. Também gostaria de saber da bibliografia de sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  5. Eu também gostaria de saber a bibliografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em razão dos inúmeros pedidos, estamos levantando a bibliografia. A princípio não nos preocupamos com isso, mas consultamos diversas fontes. Foi um trabalho exaustivo e iremos levantar a Bibliografia, mas pedimos compreensão e um pouco te tempo para isso, pois teremos que fazer o levantamento e a busca das fontes.

      Excluir
  6. Li em vários artigos da internet que os Evangelhos eram em número de 317 e você cita 72. De onde conseguiu este número. Sei que muitos dos excluidos ( ficaram só os 4 ) a ICAR DEU UM SUMIÇO.. ´Parabéns pela matéria"

    ResponderExcluir
  7. quero parabeniza-lo pela matéria,só fez aumentar mais meus conhecimentos,eu sempre questiono sobre os escrito da bíblia,eu também acho que a bíblia foi alterada,só que os lideres evangélicos não gostam muito.só um detalhe não consegui identificar o autor, o qual me pareceu espírita.

    ResponderExcluir
  8. Desculpe-me ser do contra, mas suas fontes são questionáveis, assim como as premissas e conclusões. Como o texto é grande, é difícil refutar item por item, mas iniciarei sobre os erros mais gritantes, em especial à relação de Teodora e as alegações falsas de "reencarnação".

    Existe um provérbio evangélico que diz: "Texto fora de contexto é pretexto pra justificar heresia".

    Permita-me desfazer, de início, um certo preconceito contra a intelectualidade protestante, coisa comum dos círculos alheios ao seu cotidiano. Os protestantes são extremamente estudiosos e muito dedicados em serem honestos consigo mesmos para servir a Deus com justiça. Não entrarei em detalhes sobre como o protestantismo influenciou positivamente a educação no Ocidente, mas, para o protestantismo, o conhecimento é um valor por si só.

    Vamos lá:

    1) A crença na reencarnação por parte de alguns cristãos não a torna legitimamente cristã. Alguns que se dizem "cristãos" também, ao longo do tempo, no catolicismo, passaram a acreditar em velas, procissões e imagens de escultura, por exemplo. É evidente que Jesus jamais ensinou que ninguém acendesse nenhuma vela com o propósito de receber qualquer milagre da parte de Deus, mas apenas que fosse fiel e vivesse conforme a Palavra.

    "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." João 15:7

    Por isso, concluímos que a HISTÓRIA DA IGREJA e a TEOLOGIA CRISTÃ nem sempre são coerentes, visto que os homens são falhos. Isso não significa, antes que a reencarnação seja genuinamente cristã, mas que deve ser posta à prova segundo as Escrituras, como ensina Paulo de Tarso e o próprio Cristo:

    "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" João 5:39

    Percebemos que Jesus dava TOTAL CREDIBILIDADE ÀS ESCRITURAS.

    Vamos ao próximo ponto, que é mais substancial, apesar de não estar no contexto.

    2) João Batista é a reencarnação de Elias? A Bíblia fala de reencarnação?

    RESPOSTA: Não.

    1º Elias sequer morreu. Ele foi arrebatado aos céus vivo.
    2º Elias aparece a Jesus na transfiguração, e não João Batista, contrariando a tese espírita de que a identidade do espírito assume comumente a forma de sua última encarnação.

    Dessa segunda evidência, precisamos fazer as seguintes considerações lógicas:
    a. Se os discípulos acreditavam que João Batista era Elias, não havia necessidade de ele ter apresentado-se como Elias.
    b. O monte da Transfiguração na verdade é um momento para o testemunho aos 3 discípulos principais de Jesus. Elias representando os profetas, por ter sido o mais "ousado" ou "maior" deles, enquanto Moisés representava a Lei.

    "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João." Mateus 11:13
    "Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;" Romanos 3:21

    CONTINUA A SEGUIR:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltando:
      3) João Batista veio NO ESPÍRITO de Elias, que simbolizava AUTORIDADE ESPIRITUAL, unção.

      A isso, consideremos:
      a. "Unção espiritual" é um conceito jamais compreendido pelo kardecismo e pelo kardecismo.
      Nenhum dos profetas ou apóstolos jamais realizou um único milagre por mérito próprio nem por "evolução" espiritual, mas sim pela capacitação dada por Deus e isso está em toda a Bíblia, principalmente em relação a Elias.

      FATO 1: Elias era um profeta ousado e Eliseu, seu ajudante, pediu a Deus o DOBRO DA UNÇÃO, que conferiu a Elias uma autoridade espiritual 2x maior que a de Elias. Elias não era moralmente superior a Elias, apenas fez um pedido a Deus e foi atendido. (Leia o livro de 2 Reis).

      "Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu." E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. 2 Reis 2:15

      Os apologistas espíritas sequer notam tal passagem. Esses são os verdadeiros cegos do qual Jesus falava e não os protestantes.

      Referências:
      a. Jesus é quem dá poder, e não a suposta "evolução moral":

      "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." Atos 1:8

      "Eis que [eu, Jesus] vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum." Lucas 10:19

      b. Também todos os dons espirituais, inclusive os de cura, são dados por Jesus: "E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades." Lucas 9:1

      CONTINUA A SEGUIR:

      Excluir
    2. Desculpe-me ser do contra, mas suas fontes são questionáveis, assim como as premissas e conclusões. Como o texto é grande, é difícil refutar item por item, mas iniciarei sobre os erros mais gritantes, em especial à relação de Teodora e as alegações falsas de "reencarnação".

      Existe um provérbio evangélico que diz: "Texto fora de contexto é pretexto pra justificar heresia".

      Permita-me desfazer, de início, um certo preconceito contra a intelectualidade protestante, coisa comum dos círculos alheios ao seu cotidiano. Os protestantes são extremamente estudiosos e muito dedicados em serem honestos consigo mesmos para servir a Deus com justiça. Não entrarei em detalhes sobre como o protestantismo influenciou positivamente a educação no Ocidente, mas, para o protestantismo, o conhecimento é um valor por si só.

      CONCORDO INTEIRAMENTE.

      Vamos lá:

      1) A crença na reencarnação por parte de alguns cristãos não a torna legitimamente cristã. Alguns que se dizem "cristãos" também, ao longo do tempo, no catolicismo, passaram a acreditar em velas, procissões e imagens de escultura, por exemplo. É evidente que Jesus jamais ensinou que ninguém acendesse nenhuma vela com o propósito de receber qualquer milagre da parte de Deus, mas apenas que fosse fiel e vivesse conforme a Palavra.

      "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." João 15:7

      Por isso, concluímos que a HISTÓRIA DA IGREJA e a TEOLOGIA CRISTÃ nem sempre são coerentes, visto que os homens são falhos. Isso não significa, antes que a reencarnação seja genuinamente cristã, mas que deve ser posta à prova segundo as Escrituras, como ensina Paulo de Tarso e o próprio Cristo:

      "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" João 5:39

      Percebemos que Jesus dava TOTAL CREDIBILIDADE ÀS ESCRITURAS.

      Vamos ao próximo ponto, que é mais substancial, apesar de não estar no contexto.

      ATÉ AQUI CONCORDAMOS INTEIRAMENTE

      2) João Batista é a reencarnação de Elias? A Bíblia fala de reencarnação?

      RESPOSTA: Não.

      AQUI EU VENHO A DISCORDAR POIS SEGUNDO A PASSAGEM BÍBLICA ABAIXO É O PRÓPRIO JESUS QUEM AFIRMA SER JOÃO BATISTA O ELIAS QUE HAVERIA DE VIR.

      E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. (Referindo-se a João Batista)

      Mateus 11:14

      1º Elias sequer morreu. Ele foi arrebatado aos céus vivo.
      2º Elias aparece a Jesus na transfiguração, e não João Batista, contrariando a tese espírita de que a identidade do espírito assume comumente a forma de sua última encarnação.

      ENTRETANTO ELIAS ESTAVA NO CÉU. HORA O CÉU OU O PARAÍZO É UMA REGIÃO DO MUNDO ESPIRITUAL, E LÁ É IMPOSSÍVEL QUE UMA PESSOA EXISTA EM CARNE E OSSO. APENAS EM ESPÍRITO. Vejaabaixo:

      E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 1 Coríntios 15:50

      Dessa segunda evidência, precisamos fazer as seguintes considerações lógicas:
      a. Se os discípulos acreditavam que João Batista era Elias, não havia necessidade de ele ter apresentado-se como Elias.
      b. O monte da Transfiguração na verdade é um momento para o testemunho aos 3 discípulos principais de Jesus. Elias representando os profetas, por ter sido o mais "ousado" ou "maior" deles, enquanto Moisés representava a Lei.

      O MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO É A PROVA MAIS CABAL DA SOBREVIVÊNCIA DO ESPÍRITO APÓS A MORTE, POIS MESMO QUE ELIAS NÃO TIVESSE MORRIDO COMO AFIRMAM, MOISÉS TINHA MORRIDO CONFORME A PRÓPRIA BÍBLIA AFIRMA.

      "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João." Mateus 11:13

      SOU FORÇADO A DISCORDAR VEJA:

      E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; Atos 2:17

      Excluir
    3. A RESPOSTA ACIMA FOI DADADENTRO DO CONTEXTO DO COLEGA, SENDO QUE AS MINHAS RESPOSTASESTÃO EM MAIÍSCULAS PARA DIFERENCIAR DO TEXTO DO COLEGA.

      Excluir
  9. FATO 2: as crenças de Josefo não são necessariamente uma obediência bíblica. É sabido que o povo judeu foi punido por Deus inúmeras vezes justamente por terem se desviado dos ensinamentos originais. Alguns judeus começaram a adorar Baal, praticar procissões, construir imagens de escultura e alguns chegaram ao cúmulo de matar os próprios filhos por essas imagens. Por causa disso vamos crer que Deus ensinou isso na Bíblia? Tal alegação seria absolutamente desonesta. O próprio Salomão foi punido por Deus por suas heresias e o povo judeu acabou dividido em 2 por isso.

    Essa interpretação espírita é oriunda dos erros teológicos grosseiros de Allan Kardec, que nunca sequer se deu ao trabalho de verificar suas teses diante dos originais em grego. Allan Kardec alegou que,"possivelmente", o termo "ressurreição" significaria na verdade "reencarnação." Será que isso é verdade? É muito fácil ver que não.

    Nos livros do Novo Testamento, os escritores empregaram a palavra grega αναστασις (anastasis, s.fem.; ≡ Strong 386; TDNT 1.371-), de levantar, levantar-se (p.e. de um assento), ressurreição dos mortos, de Cristo, de todos os homens no fim desta presente época, a ressurreição de certas pessoas históricas que tiveram a vida restaurada (Heb 11:35), ocorrendo cerca de 42 vezes:

    Mat 22:23; 22:28; 22:30; 22:31; Mar 12:18; 12:23; Luc 2:34; 14:14; 20:27; 20:33; 20:35; 20:36; Jo 5:29; 11:24; 11:25; At. 1:22; 2:31; 4:2; 4:33; 17:18; 17:32; 23:6; 23:8; 24:15; 24:21; 26:23; Rom 1:4; 6:5; 1Cor. 15:12; 15:13; 15:21; 15:42; Flm 3:10; 2Ti 2:18; Heb 6:2; 11:35; 1Pe 1:3; 3:21; Ap 20:5; 20:6.

    O termo ressurreição foi o mesmo usado para a reencarnação de Jesus, Lázaro, Tabita, etc. É notório que o termo nunca teve a conotação alegada por Kardec. Todos voltaram com os mesmos corpos dantes, as mesmas identidades, sem renascerem. É evidente que Kardec não sabia do que falava.

    Além disso, o próprio Cristo disse com todas as letras que os mortos não voltam do outro lado pra darem testemunho.

    "E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite."

    Lucas 16:30-31

    Está claro agora?

    CONTINUA:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia é muito clara quanto às presunções de Allan Kardec. Cristo nunca profetizou uma doutrina futura. O "Consolador prometido", ao contrário do que Kardec afirmou, não é o espiritismo, mas sim o Espírito Santo, que desceu no Pentecostes, como está muito claro noa cap. 1 e 2 do livro de Atos dos Apóstolos. Allan Kardec não teve discernimento para reconhecer algo que qualquer teólogo cristão, católico ou protestante, já havia discutido incessantemente nos 1.800 anos anteriores a si.

      O espiritismo alega ser uma "nova revelação"? O que Paulo diz disso?

      "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." Gálatas 1:8

      E Cristo ainda diz mais, através do apóstolo João no livro de Apocalipse, contra a presunção do espiritismo de vir "acrescentar ensinamentos"...

      "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;" Apocalipse 22:18

      Agora eu lhe pergunto: quem são os verdadeiros "cegos" de quem Jesus falava? Os protestantes ou os espíritas?

      Eu sou um ex-espírita e digo a você que a "intelectualidade" dos espíritas não passa de presunção, uma verdadeira ilusão sem fundamento. Os espíritas não conhecem a Bíblia, criam estereótipos dos protestantes e na verdade não possuem discernimento espiritual. Julgam-se algo que não entendem. Infelizmente, uma triste realidade da qual dou testemunho e testifico que é falsa: os espíritos mentem.

      Se quiser, tenho extenso material demonstrando erros científicos, teológicose lógicos do espiritismo. Além de contradições claras entre a obra de Kardec e Chico Xavier, além de eventos como a "farsa do ectoplasma".

      Excluir
    2. Anônimo, vc poderia me passar esse material? Att.

      Excluir
    3. Prezado. Sua intervenção é muito proveitosa, e iremos discuti-la aqui.
      A passagem bíblica a qual V.S. se refere informa que Jesus não ensinara tudo e ele promete a vinda do ESPÍRITO DA VERDADE para lembrar o que ele tinha ensinado e revelar o que ele ainda não tinha ensinado.
      Então fica claro que algo deveria ser acrescentado ao que ele já tinha ensinado, pois ele mesmo afirma que a humanidade ainda não estava preparada para receber todo o conhecimento.
      (Isso tudo é fato. Basta ler a passagem bíblica.)
      Os protestantes (Quando falo de protestantes englobo todas as religiões que derivaram do ramo protestante que foram a dissidência da Igreja Católica instituída por Martin Lutero.) afirmam que essa vinda do Espírito da Verdade, foi a reunião de PENTECOSTE, quando o espírito Santo manifestou-se. Gostaria no entanto de saber, quais foram os ensinamentos "NOVOS" que Jesus prometera passados nessa reunião?
      Alan Kardec não afirmou nada. Ele apenas repassou as informações que recebeu de uma falange espiritual chefiada por um "ESPÍRITO DA VERDADE" nome ao qual esse espírito se auto intitulava, proclamando que ele era o espírito prometido por Jesus. Essa é na verdade a primeira mensagem do livro "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO" escrito por Alan Kardec. Alan Kardec repassou as comunicações desses espíritos que no livro "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO" se auto declaram com a missão de trazer à humanidade aqueles ensinamentos prometidos por Jesus, e explicam no livro os ensinamentos morais do mestre, todos eles com profundas e importantes reflexões que dentro da ótica católica ou protestante fica comprometida. Cito por exemplo a passagem do moço rico. Será que é preciso que para que entremos no Reino dos céus, tenhamos que dar tudo aos pobres e seguir a Jesus? Como a Teologia Católica ou protestante explicaria isso? Quem efetivamente faz isso? Dentro da lógica cristã real no entanto fica fácil. Jesus antes de dizer ao moço rico para vender tudo e dar aos pobres e depois segui-lo, disse-o primeiramente para apenas cumprir a lei. O moço rico já cumpria a lei e contestou Jesus. Mas isso eu já faço! Queria dessa forma colocar-se na posição de perfeito. Jesus mostrou-o então que ele não era perfeito com a declaração. "SE QUERES SER PERFEITO... Ora o que é a perfeição? SEDE PERFEITOS COMO PERFEITO É O MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS". Eu pergunto quem pode se dizer perfeito como DEUS? Tem alguém perfeito ai? Tem alguém ai com fé do tamanho de um grão de mostarda? Essa é uma tarefa para a ETERNIDADE, portanto não é para uma vida. NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO. Vede como fica claro a lógica bíblica quando submetida à luz do Cristianismo Primitivo, o verdadeiro cristianismo. Não o cristianismo deturpado pelos sucessivos concílios e submetido à egide do estado Romano que o misturou com os cultos pagãos.

      Excluir
    4. Quanto à questão da ressurreição é fácil perceber o equívoco. A religião católica prega a ressurreição da carne, mas isso já ficou claro no texto de Paulo que falava inspirado pelo próprio Jesus.

      E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

      1 Coríntios 15:50
      Então o corpo que teremos no mundo espiritual é o CORPO ESPIRITUAL.

      Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

      1 Coríntios 15:44

      Então se no texto mencionado por V.S. fala-se de Lazaro e do Rico no mundo espiritual, que corpo será que eles tinham lá? Era corpo natural ou corpo espiritual? Então a ressurreição existe. Ela é a separação do corpo espiritual do corpo material que volta ao pó.

      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
      Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.

      1 Coríntios 15:35-36

      Aqui é informado que o corpo ressuscitado no mundo espiritual é um corpo VIVIFICADO. Não é o corpo de carne, mas o corpo ESPIRITUAL. OK?

      Excluir
    5. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
      O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
      Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

      João 14:16-18

      Tenho-vos dito isto, estando convosco.
      Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

      João 14:25-26

      Como é possível verificar pelo texto bíblico, O CONSOLADOR VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS.
      Quais foram as"COISAS" que foram ensinadas na Noite de PENTECOSTES?

      Excluir
    6. O amigo Filosofia e Tecnologia tem argumentado fortemente a favor do espiritismo sem considerar a opinião bíblica sobre a natureza humana. A seguir mencionarei alguns dos argumentos dele com as devidas respostas bíblicas para tais afirmações.
      Você verá que a doutrina da reencarnação não é bíblica e, portanto, originou-se na mente de outro autor – aquele chamado “príncipe das trevas”, em quem não há verdade (Jo 8:44).
      Inicialmente recomendo que todo espírita leia o livro “Por Que Não Sou Mais Espírita”, de Maurício Braga Esse advogado foi professor kardecista e seu contato com a Bíblia o fez rejeitar definitivamente o espiritismo.
      Qualquer pessoa pode saber que os tradutores não traduzem a Bíblia para se contradizerem ou mostrarem quem é o melhor. As várias traduções da Bíblia existem para nos mostrar que a mesma ideia contida no texto pode ser apresentada de diferentes palavras e/ou formas de linguagem.
      Jesus, ensinou em Lucas 24:27, 44 a doutrina da ressurreição e não a reencarnação. Afinal, ele ressuscitou e não “reencarnou”. E isso deveria nos dizer muito sobre no que realmente os judeus acreditavam!
      Ao tratar do assunto “vida após a morte” o blogueiro esbarra num fato primordial: o de que o Hebreu via a natureza humana como sendo holística. Textos como Gênesis 2:7, Salmo 6:5, 13:3, 115:17 e 1 Tessalonicenses 5:23 nos mostram que na visão veterotestamentária (e neotestamentária, no caso da primeira carta a Timóteo) não há espaço para a “imortalidade da alma” fora do corpo.
      Consequentemente, os Hebreus – em momento algum – escreveriam sobre a reencarnação, doutrina estranha à Bíblia e a toda base filosófica holística sobre a qual ela se encontra.
      Os hebraístas têm consenso quanto a isso. Não é uma ideia minha.
      Isso em si derruba toda a tese. Ainda mais se levarmos em conta que Elias “não precisou ser reencarnado” para atingir uma plenitude espiritual, pelo fato de ele ter ido vivo para o Céu (2Rs 2:1-18).
      A Bíblia nega que Elias tenha “reencarnado em João Batista” e nos leva a questionarmos a veracidade do espiritismo no seguinte ponto: se a reencarnação existe, por que apenas Enoque (Gn 5:24) Moisés (Jd 1:9) e Elias (2Rs 2:1-18) teriam ido para o Céu (e chegado a um alto nível espiritual) sem terem reencarnado como “os demais” seres humanos?

      Excluir
    7. Continuando...
      O autor do texto terá de responder a essa questão e provar que a mentalidade hebraica fazia separação entre a “alma” e o corpo, se quiser que o espiritismo seja verdadeiro (espero que ele não cite Gn 35:18 e 1Rs 17:21, 22, pois, a palavra “alma” empregada não significa o que ele quer ela signifique)
      Ele também precisará provar que todos os textos contra o espiritismo foram mal traduzidos (como, por exemplo, Lv 19:31; Dt 18:10-14).
      A palavra “vida” no hebraico
      O argumento de que “vida” no hebraico pode ser traduzida por “vidas” não apóia a doutrina da reencarnação, pois, como vimos, a compreensão hebraica sobre a natureza humana (holismo) não se harmoniza com a doutrina espírita.
      Sobre a pluralidade do termo “vida”, assim se expressou o erudito Stanley M. Horton:
      “… Comentários mais antigos aceitam o plural hebraico, “fôlego de vidas”, e entendem que se refere à vida animal e intelectual, ou à física e espiritual. A Bíblia revela, de fato, que o espírito do próprio homem provém de Deus e voltará para Ele (Eclesiastes 12.7; Lucas 23.46; ver também João 19.30 onde Jesus entregou seu espírito). Outros trechos também enfatizam que Deus é a origem da vida e que o seu Espírito a produz (Jó 27.3;33.4). Se Ele a retirasse, toda a vida chegaria ao fim (Jó 34.14,15). Mesmo assim, possuir “fôlego de vida” é atribuída a todos quantos morreram no Dilúvio (Gênesis 6.17;7.22), bem como a todos os animais que entraram na arca (Gênesis 7.15). Sendo assim, uma atitude mais lógica reconhece que o plural hebraico não fala aqui de tipos diferentes de vida.
      “No Hebraico, o plural é freqüentemente usado para representar plenitude, ou algo que flui. (Água sempre está no plural em Hebraico). É usado, também, para alguma coisa que revela muitos aspectos ou expressões. (As palavras face e céu também estão sempre no plural em Hebraico). A atenção em Gênesis 2.7, portanto, não recai no tipo de vida tanto quanto na origem da vida. O “fôlego de vida” pode simplesmente significar o fôlego ou Espírito de Deus que produz a vida, que dá ao homem seu “fôlego vital” ou sua “faculdade da vida”…” (“O que a Bíblia Diz Sobre o Espírito Santo”. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1993, p. 12. Grifos acrescentados.)
      Além disso, Hebreus 9:27 prova definitivamente que “vidas” no hebraico não se refere a diferentes tipos de vida. O judeu que escreveu o texto também compreendia a natureza humana como sendo um todo inseparável (holística) e, por isso, escreveu:
      “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo”
      O texto afirma que o ser humano morre apenas uma vez (há casos especiais como o de Apocalipse 1:7). Se morre “uma vez”, não pode vir a reencarnar e ter “vidas”.

      Excluir
    8. Conclusão
      Como cristãos preferimos aceitar a tradução de Isaías 8:19, 20 que nos mostra ser o espiritismo (veja: não o espírita) obra do engano:
      “Quando disserem a vocês: “Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encanta­mentos, pois todos recorrem a seus deuses e aos mortos em favor dos vivos”, respondam: “À lei e aos mandamentos!” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!” (Nova Versão Internacional).
      Esse texto deixa clara a existência de uma tensão entre a Bíblia e o espiritismo. Sendo que duas coisas contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, a razão nos diz que devemos aceitar um (a Bíblia) e rejeitar o outro (o espiritismo).
      Com isso finalizo tal exposição deixando a autor do texto a responsabilidade de “provar” que, filosoficamente, duas coisas opostas são verdadeiras.

      Forte Abraço!

      Excluir
    9. Prezado amigo
      Entendo como muito proveitoso o nosso debate, pois nos auxilia a buscar a verdade. Vou ler o livro que o amigo recomenda para ver se os argumentos do referido Maurício Braga são efetivamente consistentes. Eu no caso já sou o inverso. Já fui Adventista e hoje sou Cristão Primitivo, mas vamos lá.
      Para podermos discutir o assunto REENCARNAÇÃO que é uma palavra criada no século XVIII por Alan Kardec, temos que pesquisar sobre os costumes do povo naquela ocasião. Na verdade muito provávelmente o assunto REENCARNAÇÃO tinha outras formas de se falar, e todas as tribos de Israel acreditavam na reencarnação, com excessão dos Saduceus. Verifique que isso está muito claro na Bíblia quando Jesus pergunta aos discípulos o seguinte: "QUEM DIZEM QUE EU SOU?". Veja o texto bíblico abaixo.
      E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
      E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

      Mateus 16:13-14

      Conforme é possível perceber, para que Jesus fosse Elias Jeremias ou um dos profetas, Jesus teria que ser a reencarnação de um deles, pois todos já tinham morrido com excessão de Elias. Se isso fosse uma heresia, por certo Jesus não perderia a oportunidade de corrigi-los, mas Jesus não o faz. Portanto por mais que a Igreja Católica tenha se esforçado para retirar da Bíblia qualquer referência a Reencarnação, os rastros ficaram lá, e obviamente não são só esses.
      Citarei outra evidência. Quando Jesus declara que os ladrões e as Meretrizes entrarão no reino dos céus antes dos escribas e farizeus, conforme no texto abaixo:
      E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?
      E Jesus, respondendo, disse-lhes: Eu também vos perguntarei uma coisa; se ma disserdes, também eu vos direi com que autoridade faço isto.
      O batismo de João, de onde era? Do céu, ou dos homens? E pensavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não o crestes?
      E, se dissermos: Dos homens, tememos o povo, porque todos consideram João como profeta.
      E, respondendo a Jesus, disseram: Não sabemos. Ele disse-lhes: Nem eu vos digo com que autoridade faço isto.
      Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.
      Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.
      E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.
      Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.

      Mateus 21:23-31
      Segundo essas palavras de Jesus, os ladrões e as meretrizes entrarão no Reino dos céus e entrarão antes dos Escribas e Farizeus que também entrarão no Reino dos céus. Pergunto: Há alguém mais pecador do que os Escribas e Farizeus que crucificaram Jesus? NÃO, mas então como eles entrarão no Reino dos céus? Alguns dirão: Só se se arrependerem, mas Jesus não disse que entrariam se se arrependessem. Disse que entrariam. E é óbvio que só entrarão depois que se arrependerem, só que esse arrependimento não é para aquela vida, mas sómente para as próximas vidas, pois todos entrarão no Reino de Deus. Nenhuma só ovelha se perderá, como disse o Bom pastor, porque Deus não fez o homem para a perdição, mas para a felicidade, e para a perfeição. "SEDE PERFEITOS COMO PERFEITO É O MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS" Como perfeito como o pai? Só na eternidade.
      CONTINUAREMOS...

      Excluir
    10. TODO O LIVRO DAS ESCRITURAS QUE TEM ALGUMA COISA QUE PUDESSE CONTRARIAR O PENSAMENTO CATÓLICO, INCLUSIVE ALGO QUE PUDESSE CORROBORAR A CRENÇA NA REENCARNAÇÃO FOI RETIRADO, MAS MESMO ASSIM LÁ PERMANECEM AS PISTAS, POIS OS ADULTERADORES DA VERDADE NÃO TIVERAM COMPETÊNCIA PARA APAGAR TODOS OS RASTROS E PORTANTO OS RASTROS DO SEU CRIME ESTÃO LÁ. UM EXEMPLO CLARO DISSO É A CITAÇÃO À PROFECIA DE ENOQUE (VIDE O FILME QUE INCORPOREI À MATÉRIA). ESSA PROFECIA ESTÁ NO PRIMEIRO LIVRO DE ENOQUE QUE NÃO FOI CONSIDERADO UM LIVRO CANÔNICO MAS COM CERTEZA PERTENCIA ÀS ESCRITURAS DOS PRIMEIROS CRISTÃOS, OS MESMOS QUE FORAM PERSEGUIDOS PELOS ROMANOS E QUE NÃO TINHAM UMA BÍBLIA (SÓ COMPILADA NO PRIMEIRO CONCÍLIO DE NICEIA NO ANO 325 DC). O PROTESTANTISMO PORTANTO NÃO INCORPOROU AS MESMAS CRENÇAS DOS PRIMEIROS CRISTÃOS, MAS SIM AS CRENÇAS DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA COM ALGUMAS RESSALVAS, E A CRENÇA NA REENCARNAÇÃO FOI SEM DÚVIDA A PRINCIPAL PERDA DOS IDEAIS DOS PRIMEIROS CRISTÃOS.
      HÁ QUE SE CONSIDERAR QUE A PALAVRA "REENCARNAÇÃO" NÃO ESTÁ NA BÍBLIA PORQUE ELA SÓ FOI CRIADA POR ALAN KARDEC NO SÉCULO XVIII MAS AS PALAVRAS DE CRISTO AFIRMAM "NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO". NESSE DIÁLOGO COM NICODEMOS ELE ENTENDEU O SENTIDO, POIS PERGUNTA "COMO PODEREI ENTRAR NOVAMENTE NO VENTRE DE MINHA MÃE E NASCER DE NOVO?"
      JESUS SURPREENDE-SE COM ESSA DÚVIDA DE NICODEMOS PORQUE ELE ERA MESTRE EM ISRAEL E DEVERIA SABER DESSAS COISAS O QUE É MAIS UMA COMPROVAÇÃO DE QUE TAL DOUTRINA ERA ACEITA PELO POVO DE ISRAEL, ENTRETANTO EXPLICA. O QUE É NASCIDO DA CARNE É CARNE (APENAS) E O QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO É ESPÍRITO. O VENTO SOPRA E NÃO SE SABE DE ONDE VEIO E NEM PARA ONDE VAI. QUANDO SE REENCARNA, NÃO SE SABE QUEM SE FOI E AO MORRER NÃO SE SABE PARA ONDE SE VAI. É CLARO QUE AS DOUTRINAS PROTESTANTES/CATÓLICA, INTERPRETARAM AS PALAVRAS DE JESUS COM OUTRO SENTIDO, DANDO-LHE UM SENTIDO SUREALISTA, QUANDO O SENTIDO LITERAL É O CORRETO.

      PARA QUE V.S. SE REFIRA À CRENÇA DOS JUDEUS, RECOMENDO LER OS LIVROS DE CARLOS TORRES PASTORINO "SABEDORIA DO EVANGELHO", QUANDO DESCOBRIRÁ QUE NO DIALETO HEBRAICO QUE SE FALAVA À ÉPOCA DE JESUS NÃO EXISTIA AS PALAVRAS "UNS" "UM" QUE FOI NATURALMENTE TRADUZIDO COMO "O" E DAI QUANDO SE AFIRMA "O ESPÍRITO SANTO" O TERMO CORRETO SERÁ "UM ESPÍRITO SANTO", PORQUE É ÓBVIO QUE NÃO EXISTE A FIGURA DE UM ESPÍRITO SANTO, MAS DE DIVERSOS ESPÍRITOS SANTOS, DOS QUAIS O ESPÍRITO DA VERDADE É UM DELES. NÃO QUE O ESPÍRITO DA VERDADE É O ESPÍRITO SANTO, MAS É "UM" ESPÍRITO SANTO.

      MAS SE O AMIGO DIZ SABER QUAL ERA A CRENÇA DOS JUDEUS, CONVIDO-O A EXPLICAR-ME DUAS COISAS RELACIONADAS A CULTURA DO POVO JUDEU. PORQUE JESUS DIZIA CHAMAR-SE "O FILHO DO HOMEM", TÍTULO QUE LHE FOI ATRIBUÍDO TAMBÉM PELO POVO (POIS OS JUDEUS SABIAM EXATAMENTE O QUE ISSO SIGNIFICAVA), E AINDA PORQUE JESUS AFIRMA QUE JOÃO BATISTA É O MAIOR DE TODOS OS NASCIDOS DE MULHER, SENDO QUE O MENOR NO REINO DOS CÉUS É MAIOR DO QUE JOÃO BATISTA?
      SE QUISER CONHECER A NOSSA POSIÇÃO SOBRE TAIS PASSAGENS BÍBLICAS CONVIDO-O A CONSULTAR A MATÉRIA NO LINK ABAIXO:
      http://filosofiaetecnologia.blogspot.com.br/2014/02/porque-jesus-e-o-filho-do-homem.html
      V.S. VERÁ QUE A CRENÇA JUDAICA QUE ESTÁ EXPRESSA NA CABALA JUDAICA TEM A CRENÇA NA EXISTÊNCIA DAS VIDAS SUCESSIVAS COMO UM FATO MAIS DO QUE CONSAGRADO, COMO DE RESTO A MAIORIA DAS RELIGIÕES COM EXCESSÃO DE ALGUMAS RELIGIÕES CRISTÃS QUE HERDARAM ESSA CRENÇA DA IGREJA CATÓLICA.


      CONTINUAREI...

      Excluir
    11. Quando afirmo que é necessário NASCER DE NOVO para chegar ao Reino dos céus não estou invalidando o sacrifício de Jesus como querem afirmar alguns religiosos. Estou afirmando que nenhuma só ovelha se perderá, porque essa é a vontade de Deus. Quando a terra for suficientemente evoluída não haverão várias religiões, mas apenas uma religião. Haverá um só rebanho e um só pastor como diz Jesus.

      Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
      Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
      Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
      Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
      João 10:15-18

      O sacrifício de Jesus tomou de Satanás o domínio do planeta terra, e o repassou a Jesus. Dessa forma estamos salvos, podendo auferir novos patamares de elevação espiritual que de outra forma acarretariam um enorme sofrimento para a humanidade, talvez necessitando de milênios de padecimento e sofrimento, mas para isso é necessário atingir o nível evolutivo necessário para permanecer na terra e merecer essa elevação a patamares da felicidade que nos aguarda. Os mil anos da terra depois da volta de Jesus, quando Satanás será aprisionado, como informa o livro do Apocalipse. Nessa época não veremos as coisas em mistérios como diz Paulo, mas veremos Face a Face, então não haverá necessidade de Fé porque estaremos vendo, e então não haverá necessidade de várias religiões mas haverá apenas uma religião. A religião de Deus. Mas quem não atingir os necessários níveis de evolução será alijado da terra e irá reencarnar em mundos mais atrasados onde irá imperar a animalidade. Mundos que ainda estão em processo evolutivo primário como a Terra um dia já esteve, em estágios anti-diluvianos. Entretanto um dia até mesmo esses mundos mais atrasados irão evoluir mesmo que levem milênios e um dia todos nos reuniremos na casa do pai que é o Universo em mundos de felicidade, e a evolução nunca irá parar. Portanto a doutrina do Inferno Eterno é inconcebível, porque Deus é Amor e Justiça, e o Inferno Eterno é uma injustiça principalmente para com os que foram bons mas resvalaram na última hora. Deus que é Amor e Justiça é incompatível com o INFERNO ETERNO, porque ele é digno apenas da mente mais cruel que se possa imaginar. O sofrimento eterno que jamais terá fim causaria uma dor tão grande no universo inteiro que esse jamais conseguiria ter paz sabendo que seres como nós jazem no sofrimento eterno enquanto outros desfrutam da felicidade plena e eterna.

      Excluir
    12. Com relação à sua ultima resposta, tenho a informar que Jesus já tinha afirmado: Uma arvore boa só pode dar bons frutos e uma arvore má só pode dar maus frutos. Vejamos:

      Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
      Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
      Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
      Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
      Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
      Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
      Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

      Mateus 7:15-21
      Portanto ai está o mapa para se saber se uma revelação é divina ou não. Quando se percebe por meio da revelação de qualquer profeta, espírito ou livro alguma coisa que reporte a orgulho, inveja, prepotência, maledicência, desrespeito, ciume ou qualquer outra má qualidade, se estará comprovado que aquela fonte não é saudável. Por outro lado se fala segundo a lei e procede segundo a lei, essa é confiavel. Nem todo aquele que diz "Senhor, Senhor" entrará no reino de Deus.

      Excluir
    13. Só para fechar a ultima resposta.
      “Quando disserem a vocês: “Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encanta­mentos, pois todos recorrem a seus deuses e aos mortos em favor dos vivos”, respondam: “À lei e aos mandamentos!” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!” (Nova Versão Internacional).
      NESSA PASSAGEM ESTÁ IMPLÍCITO A POSSIBILIDADE DE QUE AS COMUNICAÇÕES MEDIUNICAS PUDESSEM SER VERDADEIRAS, SE FALASSEM SEGUNDO OS MANDAMENTOS. SERIAM FALSAS APENAS SE FALASSEM CONTRA OS MANDAMENTOS. É A MESMA RECOMENDAÇÃO DO MESTRE JESUS. PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS. SE A MANIFESTAÇÃO NÃO FOR BOA SEU FRUTO NÃO SERÁ BOM, MAS SE FOR BOA DARÁ FRUTOS BONS PORQUE UMA ARVORE POR MAIS QUE SE MOSTRE BOA EM DETERMINADO MOMENTO SE REVELA PORQUE A ARVORE MÁ NÃO PODE DAR BONS FRUTOS.

      Excluir
  10. Muito interesante, bem não me importa quem é o autor , ou de que religião és.
    Pra mim acrecentou , um pouco do que nós seres humanos buscamos ao longo da vida .
    conhecimento e os trêis por que? na nosssa cosiência .
    ja tive experiências com varias religiôes , hoje minha religião e ama a Deus sobre todas as coisas e ao prossimo como a ti mesmo .Deus nos deu algo que poucos exploram, que é o livre abítrio de penssarmos agirmos e comprieendermos
    atraveis de estudos, e entre a razão e a filosofia fica a critério de cada ser humano buscar o sua real essência .

    1 joão 2;27 Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou.
    Leia o capítulo completo

    Eu sou leo silva , e até a prossima .

    ResponderExcluir
  11. tava indo tudo bem, até vir com essa de REENCARNAÇÃO, ah para meu, quer dizer que tudo que CRISTO sofreu na cruz, foi para que as pessoas fiquem passando de um corpo para outro? e ficando num processo interminável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e quem é você para determinar se jesus realmente ressuscitou, enquanto o nt é de alguma forma inconcluso quanto a originalidade de que realmente foi escrito, e existem fatos que determinam que estes itens foram acréscimo, e se sua defesa estiver num fato que foi acrescido, você precisa repensar a sua fé e atitude em relação a este assunto que você alega não aceitar. Penso que você deve estudar a historia, buscar mais conhecimento, deixar de se um homem apenas de um livro só. Amplie sua cosmo visão!

      Excluir
    2. De fato esta é uma séria, sensata e boa resposta a que anónimo presta a Marcos Paulo.

      Excluir
    3. Anônimo...Sem fé, é impossível agradar a Deus. A bíblia é um livro de fé, e sem a fé, a bíblia não passa de uma piada. Essa obra seria uma piada. Se a bíblia for interpretada sem fe, pouco importa apócrifos, não-apócrifos, canônico ou não. Quem não crer que Jesus ressuscitou, não tem futuro nenhum comentar sobre ele. Se vc é um cético, vc perdeu seu tempo lendo essa obra. Seria mais futuro vc jogar dominó com os seus amigos.

      Excluir
    4. Essa pergunta foi feita a Jesus por Nicodemus que era um MESTRE em ISRRAEL. Ele perguntou. Como posso entrar no ventre de minha mãe e nascer de novo? Jesus se surpreende com essa Indagação e lhe diz. "ÉS MESTRE EM ISRRAEL E NÃO ENTENDES ESSAS COISAS?"... EM VERDADE TE DIGO QUE O QUE NASCE DA CARNE É CARNE, E O QUE NASCE DA ÁGUA E DO ESPÍRITO É ESPÍRITO. Como vê foi o próprio Jesus que disse. "NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO". Esse "NASCER DE NOVO" foi interpretado como sendo uma coisa simbólica, ou seja o Batismo pelas religiões Católica e Protestantes, entretanto, duas coisas devem ser observadas. O que é o Batismo? Apenas um ritual. O ritual em si não "TRANSFORMA". O que transforma é a sinceridade de coração e para isso, o Batismo é um mero detalhe. Já o nascimento de Jesus se deu como? Um espírito que era o espírito de Jesus que já existia muito antes da fundação do mundo, vei e encarnou no corpo de um bebê. Cresceu e se desenvolveu. Se foi assim com Jesus, porque seria diferente com cada um de nós?

      Excluir
    5. O que devemos fazer para agradar a Deus? Ter fé é importante? Sim, mas a fé tem que vir acompanhada pelas obras, porque o "DIABO" tem fé. Na verdade o que devemos fazer para agradar a Deus é perseguir o ensinamento de Jesus que diz. SÊDE PERFEITOS COMO PERFEITO É O MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS". Sem isso, mesmo que dessemos o nosso corpo para ser queimado, mesmo que falássemos a língua dos anjos, N A D A seríamos.(PAULO).

      Excluir
    6. Por maior que seja meu respeito e admiração pelos irmãos espíritas e por aquilo que eles fazem em favor do próximo, devo dizer que à luz das Escrituras as explicações apresentadas no referido programa estão longe da realidade bíblica, pelas seguintes razões:
      Não tem como provar linguisticamente (tendo como base o hebraico e o grego bíblico) que “geração” é sinônimo de “reencarnação”. Desconheço um Léxico (Dicionário Especializado) que traduza “geração” por “reencarnação”, o que me leva a concluir que essa afirmação de Chaves é fruto de seus pressupostos espíritas, não de uma verdade objetiva.
      2) Também não é possível provar contextualmente que “geração” é o mesmo que “reencarnação”. Afinal, no contexto e na visão bíblica da natureza humana, percebemos que a filosofia dos hebreus, e posteriormente dos judeus cristãos, é holística, ou seja: a natureza humana é vista como integral, sendo, portanto, impossível separar a “alma” do corpo (cf. 1Ts 5:23, 24; 3Jo 2).
      A crença de Platão (aproximadamente 428/427 a.C-348/347 a.C.), filósofo grego, de que o ser humano pode ser “dividido” em “alma e espírito” (dicotomia) é estranha para os autores bíblicos. Para eles, a morte é um estado de total inconsciência até o dia da volta de Jesus, quando ocorrerá a ressurreição corpórea dos mortos. Os textos a seguir são suficientes para provar isso: Jó 3:11-13; 14:12; Sl 13:3; 115:17; 146:4; Ec 9:5, 6 e 10; Jr 51:59; Dn 12:2; Jo 11:11-14; 1Co 15:17-23; Ts 4:13-18; etc.
      No referido programa também foi dito que o texto de Lucas 12:31, 32, onde Jesus fala que a rainha de Sabá e os habitantes de Nínive “voltarão” para julgar os fariseus rebeldes, ensina que eles (rainha e ninivitas) tornarão a voltar por meio da “reencarnação”.
      Porém, lemos no próprio verso que, para eles voltarem, precisam “levantar-se” – algo totalmente diferente de “reencarnar”. Veja:
      “A rainha do sul se levantará no julgamento, juntamente com os homens desta geração e os condenará…” (Lc 12:31).
      Levantar-se é o mesmo que reerguer-se de uma posição onde a pessoa estava, obviamente, “deitada”, ou seja: é ressuscitar da sepultura. Perceba que a simples leitura do texto é suficiente para vermos que “levantar-se” nada tem a ver com “reencarnar”.


      Excluir
    7. Continuando...
      O próprio Cristo ensina que os justos voltarão a ter vida somente “no último dia” (Jo 6:40) – ideia totalmente oposta ao ensino espírita de que logo após a morte (sem a necessidade da Volta de Jesus – 1 Ts 4:13-18) a pessoa “reencarna”. Assim, apenas “no último dia” a rainha de Sabá e os habitantes de Nínive serão ressuscitados – não “reencarnados”.
      JOÃO BATISTA ERA A “REENCARNAÇÃO DE ELIAS”?
      Com base em Mateus 17:12, o texto também afirmou que “João Batista foi Elias reencarnado”. Diz o texto: “Eu, porém, vos declaro que Elias já veio, e não o reconheceram; antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer nas mãos deles.”
      O detalhe é que, segundo a Bíblia, Elias não morreu. Foi levado vivo para o Paraíso, de acordo com 2 Reis 2:1-18. Leia alguns versos desse capítulo:
      “Chegou o tempo de o SENHOR Deus levar Elias para o céu num redemoinho. Elias saiu de Gilgal junto com Eliseu e no caminho Elias disse: —Fique aqui porque o SENHOR me mandou ir até Betel. Mas Eliseu disse: —Juro pelo SENHOR e pelo senhor que eu não o deixarei. E assim os dois foram até Betel. Um grupo de profetas que morava ali foi falar com Eliseu e lhe perguntou: —Você sabe que hoje o SENHOR vai levar o seu mestre para longe de você? —Sim, eu sei! —respondeu Eliseu. —Mas não vamos falar nisso. Então Elias disse a Eliseu: —Fique aqui porque o SENHOR me mandou ir até Jericó. Mas Eliseu disse: —Juro pelo SENHOR Deus e pelo senhor que eu não o deixarei. E assim os dois foram até Jericó. Um grupo de profetas que morava ali foi falar com Eliseu e perguntou: —Você sabe que hoje o SENHOR vai levar o seu mestre para longe de você? —Sim, eu sei! —respondeu Eliseu. —Mas não vamos falar nisso. Aí Elias disse a Eliseu: —Fique aqui porque o SENHOR me mandou ir até o rio Jordão. Mas Eliseu disse: —Juro pelo SENHOR Deus e pelo senhor que não o deixarei. Então eles saíram, e cinqüenta profetas os seguiram até o rio Jordão. Elias e Eliseu pararam perto do rio, e os profetas ficaram olhando de longe. Aí Elias tirou a sua capa, enrolou-a e bateu com ela na água. A água se abriu, e ele e Eliseu passaram para o outro lado, andando em terra seca. Ali Elias disse a Eliseu: —Diga o que você quer que eu faça por você antes que eu seja levado embora. Eliseu disse: —Quero receber como herança duas vezes mais poder do que você tem. Elias disse: —Esse pedido é difícil de atender. Mas você receberá o que está me pedindo se me vir quando eu estiver sendo levado para longe. Se você não me vir, não receberá. E assim foram andando e conversando. De repente, um carro de fogo puxado por cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias foi levado para o céu num redemoinho. Eliseu viu o que aconteceu e gritou: —Meu pai, meu pai! O senhor sempre foi como um exército para defender Israel! E nunca mais ele viu Elias. Muito triste, Eliseu rasgou a sua capa pelo meio. Depois pegou a capa de Elias, que havia caído, voltou para a beira do rio Jordão e parou ali.” (2 Reis 2:1-13, Nova Tradução Na Linguagem de Hoje).

      Excluir
    8. Continuando...
      Segundo o ensino espírita, só reencarna quem morre. Se o profeta Elias não experimentou a morte, de que maneira poderia “reencarnar” na pessoa de João Batista? Impossível. Ficaremos com o relato bíblico ou com aquilo que diz o espiritismo sobre o assunto?
      Além disso, noutra ocasião os judeus perguntaram a João Batista se era “Elias” que havia voltado do Céu. Com suas palavras claras e taxativas, sem dar margem para qualquer dúvida, o profeta respondeu que ele não era Elias, demonstrando que ambos, mesmo tendo vindo no mesmo espírito e missão emergencial (cf. Mt 17:10-13), eram pessoas totalmente diferentes:
      “Eles tornaram a perguntar: —Então, quem é você? Você é Elias? —Não, eu não sou! —respondeu João. —Você é o Profeta que estamos esperando? —Não! —respondeu ele.
      Por essas razões bíblicas, recomendo que nossos irmãos adeptos do espiritismo (e que aprecisam a Bíblia) reconheçam a impossibilidade de harmonizar a Escritura com o espiritismo. Por questão de sinceridade com nós mesmos, precisamos seguir os ensinos bíblicos ou os ensinos espíritas em relação à morte (e outros assuntos).
      A pessoa que se permitir guiar por Deus na leitura das Escrituras perceberá que “reencarnação” e “ressurreição” são coisas por demais antagônicas. Norman Geisler foi feliz em demonstrar as diferenças gritantes entre uma ideologia e outra, em sua Enciclopédia de Apologética (São Paulo: Vida, 2002), p. 749.

      Excluir
    9. CONSIDERAÇÕES FINAIS
      Concordo que existe a presença espírita na Bíblia. Porém, a questão é que essa “presença” existe com o objetivo dos autores bíblicos condenarem o espiritismo, ao invés de sancioná-lo:
      “—Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão: “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum valor.”” (Isaías 8:19-20, Nova Tradução Na Linguagem de Hoje).
      Deve-se destacar que o objetivo dos escritores inspirados não é condenar aos irmãos espíritas, mas, mostrar-lhes o que a Bíblia realmente ensina sobre o assunto, através de seus próprios métodos interpretativos de examinar todos os textos sobre um referido assunto antes de se chegar a uma conclusão (cf. Lc 24:27, 44). O desejo de Deus revelado aos profetas é que entendamos a Bíblia por meio da própria Bíblia e que a examinemos por nós mesmos, ao invés de recorrermos, por exemplo, a Allan Kardec, e ler o texto bíblico sob a visão dele:
      “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (At 17:11).

      Excluir
    10. Respondendo a sua primeira inserção. Temos que entender que sempre que Jesus falava, referia-se não à realidade material, mas sempre à realidade espiritual, portanto qundo ele diz, "Deixe aos mortos o cuidado de enterrar os seus mortos", estava argumentando que alguns daqueles que estavam vivos naquele momento, (Vivos segundo a carne) na verdade estavam mortos. Mortos espiritualmente falando. Então sua analogia era sempre em relação à realidade espiritual.
      Se tivermos isso como paradigma fica fácil entender quando ele diz que "ESSA GERAÇÃO NÃO PASSARÁ SEM QUE TODAS ESSAS COISAS SE CUMPRAM". A geração que ai ele se expressa não pode ser a geração carnal, pois essa já passou tendo em vista que essas palavras foram ditas a mais de 2000 anos. Com toda certeza ele se referia à geração ESPIRITUAL. O que é geração espiritual? Quando o Espírito é criado ele é também gerado, e no ciclo de vidas em que vai havendo as sucessões ele fica preso a um plano existencial até que atinja a evolução necessária para deixar aquele plano existencial e partir para uma nova realidade espiritual. Nesse sentido é possível perceber que aquela geração de espíritos que ali se encontrava continua nos dias de hoje, e a geração não passou.

      Excluir
    11. Respondendo à sua segunda e terceira inserção.

      Não vou entrar em detalhes sobre a questão do translado de Elias em vida para o céu. Isso é uma questão que está envolta em mistérios. Alguns afirmam que foi uma espaçonave esse tal carro de fogo que seria complicado para os escritores daquela época descrever. Como eles poderiam falar, "UMA ESPAÇONAVE" ? se tal coisa nessa época não era conhecida? Mas as escrituras não deixam dúvidas de que João Batista era de fato ELIAS que tinha vivido sobre a Terra 800 anos antes de João Batista. O próprio Jesus Declarou. Esse é o Elias que haveria de vir, e João Batista encarnou. Nasceu pelo ventre de Isabel, assim como Jesus que nasceu encarnado pelo ventre de Maria. Portanto os EVANGÉLICOS podem querer lançar dúvidas sobre a REENCARNAÇÃO mas não poderão lançar dúvidas sobre a ENCARNAÇÃO porque JESUS ENCARNOU nascendo como criança. Ele não apareceu aqui já crescido. Encarnou como criança, e sem dúvida Jesus já existia antes de encarnar. Ele não foi criado no momento da encarnação nem no momento de sua concepção quando o espírito santo fecundou Maria. Então se um espírito já existente precisa encarnar nascendo de uma criança, porque isso não pode se repetir? É isso que os evangélicos ainda não pararam para pensar. Custa-lhes ver a verdade. Qundo a João Batista está mais do que claro que era o próprio Elias de acordo com o que estava escrito nas profecias o que Jesus confirmou. Os próprios Discípulos quando indagados por Jesus disseram. Uns dizem que és Elias, outros dizem que és Jeremias ou algum dos profetas. Porque isso? Vamos à história. Todas as tribos de Hisrael com exceção dos Saduceus acreditavam na REENCARNAÇÃO, e Jesus não os refutou, antes declarou a Nicodemos. NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO. O que é isso? Porque não temos que acreditar na versão literal do texto e temos que crer em uma versão fantasiosa? Qual é o último dia para cada um de nós? CREDE! Ele está perto. É o dia da nossa desencarnação. Se é que não vamos mais reencarnar, então o que veremos depois? O dia da ressuscitação, que será o ultimo dia. Então para todos nós o ultimo dia está perto. É o dia da nossa morte carnal. Para uns faltam 20 anos, para outros 30, para outros um ou dois. O que importa?

      Excluir
    12. A questão de consultar os mortos é complicada, e de fato deveria ser proibida, porque as pessoas consultavam os mortos na época de Moisés, como o fazem hoje, para fazer feitiços, para fazer amarrações, para descobrir o futuro, enfim para as coisas materiais. Todas as vezes que se utiliza as coisas espirituais para interferir na nossa vida material, estamos alterando o plano divino para nós, porque Deus tem um plano para cada um de nós, e tudo o que nos acontece tem uma razão que está ancorada naquilo que nós precisamos para evoluir. Alterar isso tem consequências às vezes imprevisíveis e sempre indesejadas do ponto de vista da nossa evolução espiritual.
      O mesmo não se aplica no entanto a consultar ESPÍRITOS, e espíritos com raríssimas exceções são espíritos de quem já viveu aqui ou em outros planetas. Resta saber se são espíritos enviados da parte de Deus ou não. Obviamente só no primeiro caso devem ser consultados, e nesse caso podem ser espíritos que já viveram aqui ou não. Os anjos são espíritos e eles se comunicam com os homens e com os profetas em toda a Bíblia. A diferença é que eram espíritos enviados da parte de Deus, portanto Espíritos de luz. Você não vai querer me dizer que acredita que anjos tem azas, não é? Nesse caso onde estavam as azas dos anjos que foram buscar Ló na cidade de Sodoma e Gomorra? Isso é folclore, assim como Diabo não tem chifres e nem rabo. Tudo isso não passa de crendice e folclore. Todos são espíritos, assim como Deus é Espírito, Jesus é espírito e nós todos somos espíritos. Encarnados hoje e desencarnados amanhã e reencarnados depois, mas essencialmente e principalmente todos somos espíritos criados à imagem e semelhança de Deus.

      Excluir
    13. Finalizando
      Eu não mencionei os textos de Alan Kardec nem uma só vez nos meus escritos. Eu já li Alan Kardec todo e já o estudei, mas nessa matéria aqui eu faço questão de não mencioná-lo, porque eu não preciso de Alan Kardec para mostrar o que está para lá de claro na própria Bíblia. Fico exasperado às vezes com a cegueira que ataca os evangélicos. Creem em coisa mirabolantes, fazem interpretações complicadas, rebuscadas, quando o essencial está lá, evidente, cristalino, ante seus olhos, simples e cristalino sem interpretações, como quando JESUS diz "NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO". Tem coisa mais simples e mais evidente do que isso?
      Ai ficam querendo modificar o óbvio. PAULO mesmo já disse. " SE HÁ CORPO MATERIAL HÁ TAMBÉM CORPO ESPIRITUAL", "PARA NASCER EM INCORRUPÇÃO É NECESSÁRIO PRIMEIRO MORRER". "TRAGADA FOI A MORTE NA VITÓRIA". "ONDE ESTÁ Ó MORTE O TEU AGUILHÃO?" E Jesus que diz. "AQUELE QUE CRÊ EM MIM JAMAIS CONHECERÁ A MORTE".

      Agora me diz. Se temos que temer aqueles que fazem mal à alma e não temer os que podem fazer mal ao corpo material, COMO É QIUE ESSA GENTE NÃO CONSEGUE ENCHERGAR O QUE ESTÁ ÓBVIO ANTE SEUS OLHOS?

      Excluir
  12. ORAÇÃO PARA CONSEGUIR ALGO DIFICIL
    FAÇA UM PEDIDO ANTES DE LER!!! QUE HOJE HAJA PAZ DENTRO DE MIM, QUE EU POSSA CONFIAR NO PODER MAIS ALTO QUE É DEUS, POIS ESTOU EXATEMENTE ONDE DEVO ESTAR.QUE SEJA FEITA A VONTADE DE DEUS!!!NOSSO PAI QUE EU NÃOE ESQUEÇA AS POSSIBILIDADES INFINITAS QUE NASCEM DA FÉ, QUE EU POSSA USAR ESTAS BENÇÃOS QUE SÃO DADAS, QUE EU POSSA ME SENTIR SATISFEITO SABENDO QUE SOU FILHO DE DEUS, E , PERMITA-ME SENHOR QUE SUA PRESENÇA SE ESTABLEÇA EM MEUS GESTOS DE FÉ A MINHA ALMA A LIBERDADE PARA CANTAR E DANÇAS E SE AQUEÇAM NA LUZ QUE ESTÁ AQUI PARA TODOS NÓS!!! AMÉM!!!
    ENVIE ESTE TEXTO PARA 7 ALTARES DE IGREJA, OU NA INTERNET PARA SETE COMUNIDADES CATÓLICAS E VEJA O QUE ACONTECERÁ EM 1(UMA) HORA.

    ResponderExcluir
  13. Gostei apenas do começo do texto, depois foi tudo se desestruturando, afinal. Você é a favor ou contra os apócrifos?
    Sou cristão não católico, apenas cristão, o fato é que todas as partes que consta "objeção católica" são muito mais convincentes que o tema "refutação". O texto católico é apenas algumas linhas muito convincentes e a refutação são textos chatos e longos e não obtêm o mesmo efeito.
    Ai você vem falando mal dos apócrifos e termina dizendo que não esta nem aí, que considera os livros que você quer como canônicos ou não, diz para não lermos os apócrifos, depois diz que você mesmo lê. Cara! Achei esse texto muito abobalhado. Enfim. Eu acho que a Bíblia toda carece de confiabilidade, prefiro lê-la com um senso BEM CRITICO e ler os apócrifos com senso BEM CRITICO também. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que os Apócrifos podem ou não ter credibilidade. Há apócrifos que são bastante interessantes dignos de credibilidade, e outros que são visivelmente inverossimeis. O livro de Hebreus no Novo Testamento por exemplo é notório que não pertenceu a Paulo, então carece de credibilidade. O livro de Enoch Apócrifo, por outro lado traz informações importantes, sobre os "FILHOS DE DEUS" que vieram à terra e possuiram a "FILHAS DOS HOMENS", segundo o que consta nos livros canônicos. É importante fonte de consulta e entendimento. Por exemplo, de ondeveio o nome Lucifer qeu não consta na Bíblia? Dos Apócrifos. Portanto as "ESCRITURAS" não são necessáriamente A BÍBLIA, mas todo Apócrifo não é "AS ESCRITURAS" Percebe?

      Excluir
    2. O nome de Lúcifer não consta na Bíblia? Você de fato não leu a Bíblia inteira. Veja o texto de Isaias abaixo:
      Isaías 14:12 "Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!". Não precisamos do livro de Enoch para sabermos isso.

      Excluir
    3. Realmente na tradução Inglesa da bíblia consta nessa passagem o nome Lúcifer, mas isso é fruto de uma adulteração porque a palvra em hebraico significa "ESTRELA DA MANHÃ". Na versão em Portugues de João Ferreira de Almeida tal impropriedade foi corrigida e foi colocado no texto a real tradução da palavra em hebraico que significa Estrela da Manhã. O nome Lúcifer realmente existe e foi atribuido a Satanás quando ainda era um anjo de luz segundo a tradição, mas essa informação não veio da Bíblia e sim dos livros apócrifos. Os mesmos que não foram incorporados ao canon Católico.

      Excluir
    4. Em qual livro, ou quais livros apócrifos fala sobre lúcifer?

      Excluir
  14. Realmente uma leitura muito rica mais as interpretações são diversas pois não tem um esclarecimento profundo e deixa brechas em sua conclusão. Daí até hoje os cristãos e evangélicos ou seja católicos e crentes ou seguidores de Jesus passam as interpretações de acordo com seus princípios que muita das vezes são um confronto a Jesus e aos próprios ensinamentos de profetas anteriores a Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na essência devemos ser como o mestre JESUS, entretanto as questões dogmáticas são para nós um verdadeiro mistério. Como Paulo diz. Vemos em mistérios mas então veremos face a face. Não é necessário conhecer todos os mistérios, porque esse conhecimento não nos acrescentará muita coisa, tendo em vista, que ele sem o amor nada representa. Precisamos sim do auto conhecimento e lutar contra o inimigo interior, tornando-nos a cada dia mais perfeitos e mais semelhantes ao mestre Jesus.

      Excluir
  15. Na minha opinião as pessoas perdem muito tempo discutindo a veracidade da bíblia e pouco tempo na aplicação dos seus ensinamentos. Por isso que a intolerância e o radicalismo religioso imperam. Se cada um fizesse o que o grande mestre ensinou o mundo não estaria assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é importante que saibamos o que estamos seguindo. Caso contrário seremos como animais que se recolhem ao pasto, e que fazem tudo o que se manda sem que se pense sobre a verdade dos ensinamentos. A partir dai a curiosidade e a pesquisa é uma coisa saudável e não ocontrário.

      Excluir
    2. De perfeito acordo com mais esta resposta sensata, agora de FILOSOFIA E TECNOLOGIA.

      Excluir
  16. Não sou espírita nem protestante, mas antes de julgar esta ou aquela doutrina procuro ler e refletir e não me influenciar por opiniões. Devo dizer que o que conheço da doutrina espírita em nada contraria os ensinamentos do Cristo. Muito pelo contrário, a Doutrina é na minha opinião merecedora de respeito pois reflete os ensinamentos de Jesus de forma simples e completa. Não é repleta de rituais como a igreja católica ou de ostentação como a evangélica, mas é simples e procura fazer o bem ao próximo como Jesus. Acontece que as religiões possuem um poder dominador tamanho que fazem com que você se sinta culpado por sequer procurar informações sobre outras doutrinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo
      V.S. tem plena razão. Estou convencido de que "RELIGIÕES" não salvam ninguém. O que efetivamente salva é JESUS, mas não basta dizer que o segue. Seguir a Jesus é procurar ser como ele e fazer o que ele fez, ou seja, ser MANSO e UMILDE de coração. Isso é muito difícil. A partir dai, você pode estar em qualquer religião e ser salvo e pode estar em qualquer religião e não ser salvo.

      Excluir
  17. Parabéns pelo trabalho. Ele é de facto excelente. Não direi que é o melhor que já li sobre a temática, mas de fato ajuda muito na compreensão da mesma. O que mais me agradou, foi ver a preocupaçlão do autor, ou dos autores do texto, em serem honestos o mais possível na abordagem do assunto. Podemos gostar ou não do que escreveu, do que investigou. Podemos estar de acordo ou não com suas conclusões, mas ninguém poderá negar, a meu ver ser este um bom trabalho e sobretudo bem honesto. Parabéns uma vez mais. Poderemos dizer também que possa faltar muita matéria, mas este trabalho me ajudou a comprender o que é o cristianismo, quando a outros trabalhos do género o associo.
    Saudações!

    ResponderExcluir
  18. Gostei da obra. Meus parabéns. Bem, tirando a parte espírita interpolada nos ensinamentos de Jesus, o resto da obra foi de grande proveito. Principalmente a parte de onde mostra as tendências espíritas dos livros apócrifos. As referências são boas. Eu concordo com o nois able com uma coisa. Na parte "objeção católica" e "refutação", a parte da "objeção" esta com certeza mais consistente, convincente e em torno do contexto geral de toda obra. Porém, a "refutação" esta muito forçada e apelativa.

    ResponderExcluir
  19. Prezados amigos
    Eu acredito na Bíblia e sou Cristão, porque entendo que Deus teria o interesse de deixar sua mensagem para a humanidade, mas a 5000 anos atrás, portanto 3000 anos antes de Cristo, foi trazido ao conhecimento da humanidade o BAGHAVAD GITA que é como uma bíblia dos Indus. A maior parte da humanidade está no Oriente, principalmente na Índia e na China. Se juntarmos a India, China e Africa, encontraremos uma grande população, que sem dúvida é mais numerosa no planeta do que os Cristãos e eles não professam a Bíblia como seu livro de fé. Seria o caso de se perguntar. Será que Deus que é Deus de toda a raça humana deixou-os órfãos de todo conhecimento, e foi passar esse conhecimento apenas aos Cristãos, ou seja aos Ocidentais? Se formos pegar o ensinamento bíblico e compara-lo ao ensinamento do Induismo e do Budismo por exemplo que são religiões muito numerosas em número de adeptos, veremos que não há muita diferença na parte que se refere ao AMOR, porque todas elas ensinam o PERDÃO e o AMOR que é o essencial. A humildade, a mansidão, as qualidades espirituais. Então fica óbvio que Deus se expressou para a humanidade de várias formas de acordo com o grau de desenvolvimento de cada cultura. Entretanto cada cultura tem distorções nos ensinamentos. A Bíblia contém valiosos ensinamentos mas a Bíblia não é as ESCRITURAS as quais Jesus se referia. Ela foi uma compilação das Escrituras que obedeceu interesses, disputas, e sofreu intervenção. É extremamente ingênuo de nossa parte crer que ela não sofreu distorções, já que o próprio São Jerônimo assim o declarou. Entretanto por força de um poder maior creio que sua essência foi preservada naquilo que foi o interesse divino.

    ResponderExcluir
  20. Apos ler parte do texto da criação do consílio de Niceia neste blog, pude reparar que este mesmo texto aparece em vários outros sites e blogs que consultei, as pessoas copiam é colam textos em seus sites e blogs apenas para sustentar suas doutrinas. Não existe uma bibliografia indicada no texto para confrontarmos o que é a verdade. Como diz um ditado popular no papel cabe tudo. Assim como nos blogs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo
      Podemos levantar dúvidas sobre o que estava ou não estava escrito no concílio de Niceia, mas esse não foi o único concílio nem o mais destruidor dos ideais e princípios do cristianismo. Para nós na nossa modesta forma de ver, o mais perverso foi o concílio de Constantinopla que foi um concílio criado para fazer prevalecer o objetivo de um imperador, feito sob ameaça da espada. Não podemos entretanto descartar a nefasta influência do império Romano sobre as bases originais do cristianismo, nem a forma como foi discutido a criação da Bíblia, que até o concílio de Niceia não existia. O que existia eram as escrituras que tinham sido preservadas pelos Judeus. A História do Cristianismo, sua perpetuação através dos séculos, as lutas que desempenharam os pais da Igreja, é cheia de episódios que não caberiam em um simples artigo de um blog. É matéria para vários compêndios, mas uma coisa pode ser de imediato percebido. O cristianismo primitivo, aquele pregado pelo apóstolo Paulo, e exercido nas cavernas, esse foi totalmente deturpado seja pela Igreja Católica, seja pelas igrejas evangélicas derivadas do Protestantismo de Martinho Lutero, porque essas herdaram o Cristianismo da Igreja Católica e arrastaram consigo alguns erros. Afinal Martinho Lutero era um padre e não abdicou da sua crença. Entretanto o essencial disso tudo ficou preservado, que são as lições morais de Jesus. O Amor o Perdão, a sinceridade de coração. Tendo isso ai estará como nas palavras de Jesus, toda a LEI e os Profetas. ABRAÇO.

      Excluir
  21. Que loucura..
    Estava pesquisando sobre o assunto e vai dar trabalho para ler td isto daqui!!
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter uma motivação. A minha foi a busca da verdade. Não a verdade que afirma-se.

      Excluir
  22. Considerem a hipótese mais provável de que toda a bíblia trate de mitologia, como todas as outras mitologias. Os livros escolhidos parecem tê-lo sido por uma série de conveniências. As mitologias curiosamente se interligam, e ao unirem o cristianismo com a religião romana, o conceito de trindade e do semi-deus, filho do Deus maior, faz todo sentido. Se os cristãos originais, mais próximos de Jesus não o consideraram um Deus, mas um profeta, parece-me ter sido apenas do interesse do poder na época tal derivação. A bíblia desde seu livro de Gênesis é absurda do ponto de vista científico se tomada como descrição da verdade. Está, na minha opinião, muito mais para mitologia. Uma fortíssima mitologia como algumas outras que sustentam outras religiões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um estudo muito profundo a respeito do Genesis e Levitico que traz luz sobre esse tema. V.S. pode procurar na Internet, ou no YOUTUBE. Trata-se dos estudos de Haroldo Dutra sobre os livros de Gênesis e Levítico. Ele enfoca um caráter simbólico a esses livros como característica do povo Judeu e desvenda vários enigmas por trás desses relatos. Os Semideuses da mitologia grega tem um fundo de verdade, e a própria Bíblia como também os evangelhos apócrifos referem-se a eles. A bíblia afirma que Anjos desceram dos céus (FILHOS DE DEUS) e cruzaram com as filhas dos homens, dai nascendo gigantes que eram os "HOMENS DE FAMA DO PASSADO". Essa situação durou até o chamado DILUVIO que pode muito bem ter sido a derrocada de ATLÂNTIDA.

      Excluir
  23. Grande texto, parabéns a equipe que o compilou dedicando de muito trabalho e pesquisa, mas gostaria de vir por meio deste reforçar o pedido das fontes de informações (livros,cursos,blogs, autores e etc).Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos trabalhando nisso. E iremos apresentar, mas vai ser preciso um pouco de paciência. Na verdade esse assunto já foi muito estudado através dos séculos e muita coisa há para se acrescentar a esse estudo, e muitas fontes existem. Abraços.

      Excluir
  24. Quero parabenizar o Filosofia e Tecnologia pelo Texto....e tambem aos comentadores pelos textos....

    No meu ponto de vista,todos os livros relegiosos devem criticados, não podemos nos fazer de cegos quando temos dois olhos, surdos quando temos dois ouvidos, ... temos de fazer o uso destes favores, e outros em busca da verdade... Para me, os Companheiros(ou Apostolos) de Jesus, deveriam ter criado compilado e autenticado um livro com todos ensinamentos jenuinos de Jesus.... "para poupar os nossos esforços'...Assim n aconteceu, por motivos diversos... agora temos é de ser pacientes e ir investigando sobre o caminho indicado pelo Jesus e os demais profetas... todos sabemos que Jesus se foi, e os demais profetas tambem, e as nossas vistas ofuscaram-se a respeito do caminho.... "SO O CAMINHO APARECERÁ DIANTE DE NÓS, SE NÓS BUSCARMOS POR ELE", todos sabemos que o caminho existe, caso contrário teríamos um profeta iluminado entre nós, para nos indicar o caminho... Força ai meus amigos....
    Haja Paz e Bensão de Deus Convosco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se levarmos em conta que DEUS está no controle, e que foi o próprio quem preparou um povo (ISRAEL)para transmitir e divulgar seus ensinamentos, e que JESUS veio com essa missão, devemos entender que se as coisas são como são é porque ele assim o permite, e o permite porque é preciso que o homem acredite (Tenha fé). Uma fé que não brote das evidências, pois assim seria muito fácil e enganoso, mas do sentimento que está no coração. Das evidências que brotam da alma transcendente, que não é apenas essa existência. Quando o homem merecer, ocorrerá o que profetizou o apóstolo PAULO, quando disse: Até então vemos em mistérios mas então veremos face a face. ABRAÇO.

      Excluir
    2. Melhor livro: O Livro dos Espíritos (Allan Kardec)

      Excluir
  25. Gostaria de baixar estes arquivos, é possível, ou receber por Gmail. Grato

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.