http://filotec.com.br

http://filosofiaetecnologia.blog.br
ECONOMIA TECNOLOGIA FILOSOFIA SAUDE POLÍTICA GENERALIDADES CIÊNCIA AUTOHEMOTERAPIA NOSSOS VÍDEOS FACEBOOK NOSSAS PÁGINAS

SOMOS TODOS CHAPECOENSES

sábado, 27 de dezembro de 2014

OS INTOCAVEIS

Na década de 60 (1960 a 1969) muitas famílias não tinham Televisão. As poucas televisões que existiam eram em preto e branco, a válvulas, e eram caixotes quadrados e expressivamente volumosos que continham em seu interior um chassis metálico sobre o qual repousavam circuitos formados por inúmeras válvulas que tinham filamentos e que esquentavam, capacitores, resistores e bobinas. O Brasil tinha entrado na era da industrialização e os primeiros televisores eram fabricados no Brasil. 

Marcas como Emerson, Semp, Philco, Philips, GE eram consumidas por famílias que se situavam nas classes médias e médias altas. Os circuitos eram unidos por fios condutores que se soldavam nas bases das válvulas. 

Os tubos de raios catódicos volumosos e caros necessitavam de circuitos de alta tensão para poderem gerar a imagem. Eram equipamentos que funcionavam satisfatoriamente, mas estavam sujeitos a um número expressivo de defeitos, interferências na imagem e vários outros problemas. As antenas eram grandes e eram um componente importante para se obter uma boa imagem.

Nessa época alguns seriados ficaram famosos. "Perdidos no Espaço", Bonanza, "National Kid", "O túnel do tempo", zorro, "A marca do zorro", "Viagem ao fundo do mar", "Legionários Todd", Maverick e nas noites de terça feira era imperdível o seriado "OS INTOCÁVEIS"

Os intocáveis era um seriado que atraia muito a atenção porque desfilava histórias de gangsters americanos da década de 1930, que eram histórias inspiradas em fatos reais, normalmente com datas e citações de locais conhecidos, particulamente de Chicago.


Filme legendado em português.

The Untouchables (br.: Os Intocáveis) é uma série de televisão estadunidense, exibida de 1959 a 1963 pelo canal ABC. Com histórias baseadas no livro de memórias de título homônimo de 1947, escrito por Eliot Ness e Oscar Fraley. A série foi a primeira produção dramática da Desilu Productions, estúdio de Desi Arnaz e Lucille Ball, famosos comediantes da televisão americana.


O programa "ficcionalizou" as experiências do agente do Tesouro Americano da vida real Eliot Ness durante o período da Lei Seca, em luta contra o crime organizado de Chicago nos anos de 1930. Ele contava com a ajuda de uma equipe formada por agentes policiais corajosos e incorruptíveis apelidada de "Os Intocáveis". A série foi adaptada para um filme longa-metragem de 1987, dirigido por Brian De Palma e roteiro de David Mamet.



A série durou quatro temporadas e totalizou 118 episódios de 50 minutos cada, além de um piloto em duas partes. Estreou em 15 de outubro de 1959 e se encerrou em 21 de maio de 1963.A música-tema foi composta por Nelson Riddle.

Um ponto marcante neste seriado era a boa narração histórica no início de casa episódio e que voltava ao final, relatando o fim que levou cada personagem que foi preso.


Elenco principal


Neville Brand como Al Capone em 1959

Outros Intocáveis

  • Abel Fernandez…Agente William Youngfellow
  • Nick Georgiade…Agente Enrico "Rico" Rossi
  • Paul Picerni…Agente Lee Hobson (segunda temporada)
  • Steve London…Agente Jack Rossman
  • Jerry Paris…Agente Martin Flaherty (primeira temporada)
  • Chuck Hicks…Agente LaMarr Kane (primeira temporada)
  • Anthony George…Agente Cam Allison (primeira temporada)

Outros atores



Astros convidados notáveis


Claire Trevor…(episódio 1.2 "Ma Baker and Her Boys")
Jack Lord…(episódio 1.3 "The Jake Lingle Killing")
Francis De Sales (episódios 1.23 "Three Thousand Suspects" e 2.9 "The Larry Fay Story")
Robert Karnes (co-estrela de The Lawless Years, episódios 2.9 "The Larry Fay Story" e 4.15 "Snowball")
Lee Marvin, James Caan e Roy Thinnes (episódio 4.10 "A Fist of Five")
Mike Connors (episódio 4.7 "The Eddie O'Gara Story")
Martin Balsam (episódios 3.3 "Tunnel of Horrors" e 3.21 "Man in the Middle")
Peter Falk (episódios 1.26 "The Underworld Bank" e 3.1 "The Troubleshooter")
Gregg Palmer como Paul Di Marco (episódio 2.12 "The Big Train: Part 1")
Telly Savalas (episódios 2.20 "The Antidote", 3.5 "The Matt Bass Scheme" e 4.14 "The Speculator")
Russ Conway (episódios 2.12 e 2.13 "The Big Train", 2.25 "Mr. Moon")
Lee Van Cleef (episódio 1.20 "The Unhired Assassin")
Herbie Faye (episódio 3.12 como Canhoto em "Fall Guy")
Charles Bronson (episódio 3.16 "The Death Tree")
Barbara Stanwyck (episódio 4.8 "Elegy" e 4.13 "Search for a Dead Man")
Robert Redford (episódio 4.15 "Snowball")
Robert Duvall (episódio 4.17 "Blues for a Gone Goose")
Elizabeth Montgomery como Rusty Heller (pelo papel ela receberia uma indicação ao Prêmio Emmy de 1960)


Tramas


Historicamente situado nos anos de 1929 e 1935, os episódios mostravam a luta de Ness e equipe contra o "império do crime" de Chicago montado pelo gângster Al Capone, além de vários casos de crimes e criminosos da época da Lei Seca.

O primeiro episódio foi apresentado em duas partes dentro da programação "Desilu Playhouse" da CBS, em 1959. Eliot Ness enfrentava Al Capone em Chicago. Neville Brand fez o papel do chefão do crime e Barbara Nichols, sua parceira no crime. O filme, bem violento, fez sucesso e depois seria lançado nos cinemas.



Curiosidades


O programa exibia de forma pouco simpática os ítalo-americanos e foi criticado por pessoas conhecidas, inclusive Frank Sinatra, de promover o estereótipo de mafiosos e criminosos para esses descendentes. A família Capone processou o programa.


A NBC tinha lançado uma série similar denominada The Lawless Years com James Gregory como o protagonista, em episódios de meia-hora que tratavam sobre crimes nos anos de 1920. A série foi ao ar de 1959 a 1961. Apesar de anteceder The Untouchables, The Lawless Years não obteve a mesma popularidade.

Van Johnson, astro da MGM, estava escalado para interpretar Eliot Ness. Mas desistiu por não concordar com o cachê .


Episódios da Primeira Temporada

"The Empty Chair" Frank Nitti e Jake Guzik disputam quem ocupará o lugar de chefão do crime enquanto Capone está preso. Eliot Ness contrata um novo "Intocável", um barbeiro chamado Enrico Rossi que foi testemunha contra Nitti.

"Ma Barker & Her Boys" Ness e seus homens vão atrás de Ma Barker e dois dos seus filhos que estão num esconderijo na Flórida, o que resultará numa longa e sangrenta batalha.

"The Jake Lingle Story" Após o assassinato de um jornalista famoso, um caçador de recompensas oferece à Ness informações sobre o mafioso Barney Bershe, suspeito de ser o assassino. Mas Ness desconfia do oferecimento.

"The George "Bugs" Moran Story" O arqui-rival de Capone, Bugs Moran, tenta tomar o controle de um sindicato de camioneiros. Ele sequestra o filho do líder dos trabalhadores Larry Halloran para forçar o negócio ilegal.

"Ain't We Got Fun" Com o fim da Lei Seca, Big Jim Harrington elabora um plano para distribuir seu imenso estoque de uísque.

"The Vincent "Mad Dog" Coll Story" O notório gângster "Mad Dog" Coll agita o submundo de Nova Iorque numa disputa com seu rival Dutch Schultz. Ele vai a uma corrida de cavalos (Kentucky Derby) e tenta atirar no animal favorito com um rifle.

"Mexican Stake Out" Um mafioso rapta um testemunha que poderia incriminá-lo e a leva para o México. Ness e um agente especial tentam resgatar a testemunha, mas o agente também acaba capturado.

"The Artichoke King" O mafioso Ciro Terranova, conhecido como o "O rei das alcachofras", tenta tirar do negócio comerciantes novaiorquinos. Ness viaja para a "Big Apple" para impedir mais esse plano criminoso.

"The Tri-State Gang" Ness declara guerra a uma gangue criminosa que aterroriza Pensilvânia, Maryland e Virgínia. O agente LaMarr Kane (Chuck Hicks) é assassinado nesse episódio.

"The Dutch Schultz Story" Ness quer processar Schultz por fraude. Schultz consegue que o julgamento seja realizado numa pequena cidade, onde ele tenta manipular os participantes com ofertas de dinheiro e favorecimentos. Lucky Luciano aproveita a ausência do chefão e assume o poder mafioso em Nova Iorque.

"You Can't Pick The Number" Um amigo de um dos Intocáveis se envolve em problemas com os líderes mafiosos e quando ele é morto, o filho resolve ajudar Ness.

"Underground Railway" Um criminoso foge da prisão e usa uma rota do crime organizado, atravessando o país ao lado de uma mulher disfarçada de sua esposa. Ele muda de aparência com cirurgia plástica e agora os Intocáveis e os criminosos rivais não podem mais reconhecê-lo.

"Syndicate Sanctuary" Quando o juiz aposentado Zabo é assassinado para não disputar a candidatura de prefeito de uma cidade do Illinois, Ness teme que o mafioso Guido Morelli queira transformar o lugar num antro de vício e jogatina.

"The Noise of Death" Ness convence um gângster chefão idoso, que está em disputa com um mais jovem, a ajudá-lo em um julgamento, antes que a máfia o liquide.

"Star Witness" Um contador da máfia é perseguido pelos chefões por causa de seus conhecimentos do negócio. Ele concorda em colaborar com Ness e os Intocáveis passam a escoltá-lo e a família.

"The Saint Louis Story" Um dono de casa noturna rouba um milhão de dólares de uma transportadora. Ness se alia a um corrupto tenente da polícia para tentar prender o ladrão.

"One-Armed Bandit" Ness libera um ex-mafioso, que depois sofre chantagem e é forçado a tentar matar o agente.

"Little Egypt" Uma cidade no sudeste de Illinois é dominada por mafiosos e seus pistoleiros. Um novo agente Intocável consegue se infiltrar na quadrilha e envia mensagens por pombos-correio.

"The Big Squeeze" Ness persegue um ladrão de bancos que se recusa a ter contato com mulheres, dizendo que elas arruinariam o seu negócio. Mas durante uma vagem à Flórida, ele se apaixona.



"The Unhired Assassin" Frank Nitti planeja assassinar o prefeito de Chicago, Anton Cermak. Cermak é atingido e morto em Miami Beach enquanto estava ao lado do presidente Franklin Roosevelt. Mas não foi Nitti quem desferiu o tiro fatal em Cermak.



"The White Slavers" Um tenente de Capone recruta mulheres no México com a promessa de uma vida melhor nos EUA, mas quer transformá-las em "escravas brancas". Durante a viagem, o caminhão com as mulheres é parado e elas são massacradas. Ness se alia a uma madame local para enfrentar os assassinos.


"Three Thousand Suspects" Um mafioso é morto na prisão e Ness recruta um condenado para descobrir o assassino.

"The Doreen Maney Story" Vagamente baseado na história de Bonnie e Clyde, um casal lidera uma quadrilha de ladrões de bancos. Ness captura a mulher e a conduz pelo país até a cadeia.

"Portrait of a Thief" Durante a Depressão, o traficante de bebidas ilegais de Chicago e mentor de Capone, Johnny Torrio, trabalha com dois homens misteriosos.

"The Underworld Bank" O submundo do crime organiza um banco para financiar atividades ilegais. Um dos falsários se apaixona por uma garota dos chefes mafiosos e quando não consegue se casar com ele, resolve se vingar.

"Head of Fire, Feet of Clay" Ness tenta acabar com as apostas ilegais em lutas de boxe. Ele recruta um velho amigo da escola para ajudá-lo, mas essa pessoa não se mostrará confiável.

"The Frank Nitti Story" A Lei Seca está próxima de terminar e Nitti tentar extorquir a indústria de cinema. Usa de ameaças e violências para manter os proprietários das casas exibidoras sob seu controle. Quando um amigo dos Intocáveis é morto Ness se torna ainda mais determinado a por um fim na carreira do criminoso.



Bibliografia

Tucker, Kenneth. Eliot Ness and the Untouchables: The Historical Reality and the Film and Television Depictions. Jefferson, North Carolina: McFarland & Company, 2000. ISBN 0-7864-0772-7
Notas

Talese, Gay: "Frank Sinatra Has a Cold", page 27. Esquire, 1966
http://www.bricabrac.com.br/intocaveis_historia.htm
Ligações externas
The Untouchables (telessérie) (em inglês) no Internet Movie Database
Encyclopedia of Television
The Untouchables, Then and Now by Ed Robertson, an article about the show
The Untouchables website from Vintage TV & Movies


Um dos episódios mais notórios da série, que conta um caso real a respeito de uma família de criminosos, foi a história de Mama Barker. (Segundo episódio da primeira temporada). Ma Barker e seus meninos.
"Ma Barker and Her Boys" Ness e seus homens vão atrás de Ma Barker e dois dos seus filhos que estão num esconderijo na Flórida, o que resultará numa longa e sangrenta batalha.

Kate "Ma" Barker (8 de outubro de 1873 - 16 de janeiro de 1935) foi uma notória criminosa norte americana que viveu na época da chamada "Era dos Inimigos Públicos", fenômeno da Depressão e que teve lugar na região do Meio-Oeste do país. Com a sua morte sendo bastante explorada pela imprensa sensacionalista, Ma Barker tornou-se "lenda" da crônica policial, se juntando nisso a Bonnie e Clyde e John Dillinger, outros malfeitores conhecidos da época.




Biografia

Kate Barker nasceu em Ash Grove (Missouri), perto de Springfield e recebeu o nome de Arizona Donnie Clark. Seus pais eram cristãos conservadores que criaram os filhos respeitando os valores tradicionais e o trabalho duro. Em 1884 ela se casou com George Barker, com quem teve quatro filhos: Herman, Lloyd, Arthur e Fred. George Barker abandonou a família, logo após o nascimento do quarto filho. Kate Barker o considerava um "bêbado" que não trabalhava e que a abandonou. Kate teve que educar seus filhos sozinha. Mas, aos poucos, sem a presença paterna, eles se tornaram delinquentes juvenis. Ma Barker frequentemente livrava seus filhos das condenações, intercedendo por eles junto a policiais e delegados.

Os filhos de Kate Barker formaram a quadrilha Barker-Karpis, foram autores de vários roubos, sequestros e outros crimes, cometidos entre 1931 e 1935. Kate Barker ajudou nas atividades do bando, mas sua imagem de líder e estrategista das ações criminosas parecem ser mito. Não existem provas da participação ativa de Kate em nenhum dos crimes da quadrilha. Sua ação consistia em oferecer abrigo aos quadrilheiros e disfarçar-se como uma inocente "mãe" com seus filhos.

Ma Barker era uma anciã com 63 anos
quando foi morta pela ação do FBI.
Muitos, inclusive o quadrilheiro Alvin Karpis, levantaram a hipótese de que o mito da "mãe criminosa" fora engedrado por J. Edgar Hoover e o FBI, para justificar a morte da anciã. Ma Barker morreu no tiroteio que aconteceu quando o FBI cercou a cabana em que ela e seu filho Fred se escondiam, localizada no Lago Weir, na região de Ocklawaha (Flórida), em 16 de janeiro de 1935. Fred Barker, que também morreu com os disparos, seria verdadeiramente o alvo do FBI.



O lago Florida, o retiro onde o FBI exterminou a família de Ma Barker , em 1935, esteve à venda. Buracos de bala e tudo.

A casa de madeira de dois andares na rural Ocklawaha , 62 milhas a noroeste de Orlando, é o local de um dos ataques mais célebres da história do FBI e a casa próximo a um lago deverá render até US $ 1 milhão.

Mantido na família desde que o famoso chefe do submundo do crime Fred Barker sucumbiu junto com sua mãe Ma Barker em um estande de tiro final, a casa ainda está repleta dos buracos de bala das armas da luta em que o FBI teria disparado 2.000 tiros durante as quatro horas de tiroteio.


É como entrar em uma cápsula do tempo em 1935. O fato de que o local tem essa história extra é um adicional muito interessante", disse Mark Arnold , um agente da International Realty da Sotheby Stirling, que estavam lidando com a venda.


Ele estava se referindo à forma como Kate 'Ma' Barker, conhecida como Inimiga Pública Nº 1 pelo governo federal, por causa de uma onda de assassinatos, seqüestros e roubos cometidos na década de 1930, foi morta na casa junto com um de seus filhos, Fred Barker em uma saraivada de balas de agentes federais.

Essa foto de Ma Barker segurando uma metralhadora parece-nos uma montagem.
Porque como já vimos Ma Barker era obesa e aqui ela aparece magra.

Nos anos seguintes, quatro gerações de Bradfords continuaram a usar a casa como um refúgio de verão. 

As únicas atualizações feitas para a casa estavam na cozinha. 

Gerações de crianças Bradford idled passaram verões na casa Ocklawaha e cavaram em torno da propriedade em uma caçada mal sucedida para descobrir o esconderijo da quadrilha onde estaria o dinheiro roubado, disse Arnold.

'O que é notável é que esta família preservou tudo isso através de quatro gerações, e ela ainda está lá e está em bom estado ". 

"A casa só tem alguns buracos de bala."

Ele disse que os potenciais compradores expressaram interesse em uma variedade de usos para a propriedade, incluindo um resort. Ofertas seriam analisadas até 05 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.