
Notebook Compaq Presario 1200 XL 101 / 125
AS VERDADES SOBRE ESTE COMPUTADOR
Matéria da Topsys Computadores e Eletrônica
Por que só encontramos na internet empresas que dizem que consertam apenas os Presarios 1200?
Por que só encontramos na internet empresas que dizem que consertam apenas os Presarios 1200?
A explicação é simples: Uma falha de hardware nestes computadores passou despercebida pelos engenheiros da Compaq. Simples, porém fatal para o sistema.
Em algum momento, desconhecido, uma instrução do chipset principal corrompe o arquivo da BIOS, impedindo que a máquina inicie novamente.
A solução: Um programa de BIOS corrigido. Não pensem que veio da Compaq, mas sim da persistência e conhecimentos profundos de alguns técnicos, que por programação, conseguiram contornar o defeito, evitando que aconteça novamente.
Algumas empresas gravam o arquivo original disponibilizado pela Compaq, o que resolve o problema por algum tempo, mas não definitivamente.
Por que então utilizamos outro chip (diferente do original) para se fazer a gravação, já que o defeito não esta no chip e sim no programa?
Porque os chips originais têm um encapsulamento raro de ser encontrado em distribuidores de componentes eletrônicos (TSOP32), nos obrigando a optar pelo PLCC32, mais comum e mais barato que o original e que, por sorte, a placa mãe aceita sem nenhum problema.
Apesar da aparência simples do serviço, ele deve ser feito por técnicos especializados e com equipamentos para solda SMD (Estações de retrabalho e estações de solda).
MENSAGEM NO FORUM INFO - ON LINE:
Enviado por: Júnior em 16/02/2005
Em 2002, a Compaq foi comprada pela HP, que parece não querer saber das falhas da antecesora. Sabe-se que foi uma transação milionária! Ocorre a série de Notebooks Presario 1200 XL-101, fabricada pela Compaq, saiu com um "erro de projeto", algo como incompatibilidade entre alguns componentes ou material que se desgasta prematuramente, não consegui ainda saber o que causa "tecnicamente" o referido defeito.
A HP nega veementemente este "erro" e não chamou os proprietários para o "recall" obrigatório.
Todos os computadores desta série, se não apresentaram este defeito irão apresentar em breve. Isso é caso para a Justiça resolver.
Trata-se de um "vício oculto", previsto no Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 26, parágrafo 3º. A solução é o ingressar com ação nos Juizados de Defesa do Consumidor contra a sucessora da Compaq, a HP, pedindo a devolução do dinheiro pago ou a substituição por outro modelo novo.
O prazo para reclamar é de 90 dias após o aparecimento do defeito, independente da garantia já ter acabado.
O problema é conseguir documentos que provem esse erro!! estamos a procura das provas! quem quiser ajudar pode indicar revistas especializadas, páginas na web e o que mais sirva de embasamento para a ação. Abraços a todos!
_______________________________________________
COMPAQ PRESARIO 1200 XL 101
MELHORIAS
1 resposta(s)
olá sera que alguem poderia me ajudar pois tenho um notebook e ele nao liga mais preciso de outra placa pra ele eu pago no maximo 260 reais se tiver alguem que tem me responde muito obrigadoMORO EM SAO PAULO
Enviado por: Júnior em 08/07/2005
Prezado, aconselho buscar a Justiça para solucionar o seu caso. Se seu computador tiver menos de 5 anos de comprado, dirija-se ao Juizado Especial Cível ou de Defesa do Consumidor. Esse problema é definido no direito como vício oculto. Foi um erro de projeto da Compaq e que a HP, sucessora, tem que corrigir. Existem diversas fontes de prova na internet, como páginas e páginas falando sobre o problema. Reúna tudo e siga para a Justiça. Não custa nada e várias pessoas já ganharam. Boa sorte.