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JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sábado, 9 de abril de 2011

O seguro de automóveis.

“60% da frota brasileira é segurada.”

Há algumas décadas acreditava-se que apenas 20% da frota brasileira de veículos era segurada. Na pesquisa efetuada pela CORRECTA SEGUROS percebemos que o volume de veículos segurados é muito maior, oscilando em torno de 60% da frota no Brasil.

Em 2007, segundo dados da ANFAVEA, houve um acréscimo de 2.220.488 nos licenciamentos de veículos novos no mercado interno, indicando um crescimento estimado da frota em 9,2% (excelente crescimento se compararmos aos últimos anos onde a frota cresceu respectivamente 5%, 4% e 4% nos anos de 2006 e 2005 e 2004) já o mercado de seguros de automóveis cresceu 6% neste mesmo período. Assim sendo, teremos em 2007 aproximadamente 58,64% da frota segurada.

2006 2005 2004 2003
Frota estimada: 24.069.000 23.023.000 22.172.000 21.357.000
Veículos segurados: 14.543.819 14.467.211 12.668.033 12.955.425
%* 60% 63% 57% 61%
Fontes: Anfavea, Susep, Pesquisa própria. 
*Cálculo utilizando o número de expostos, prêmio total e prêmio médio.

“Da frota de veículos rodando nas regiões
metropolitanas de Rio e São Paulo,
poucos são roubados.”

Outro paradigma quebrado na pesquisa da CORRECTA SEGUROS é de que o Rio de Janeiro e São Paulo têm os maiores índices de veículos roubados. Talvez sim em termos absolutos, pois as maiores frotas estão localizadas nessas praças. Segundo a ANFAVEA o ranking de licenciamento dos veículos é o seguinte: 35,77% dos veículos rodam em São Paulo, seguido por Minas Gerais com 10,36% e do Rio de Janeiro com 8,48%. Ou seja, mais da metade dos veículos do Brasil estão rodando apenas nesses 3 Estados.

Mas na verdade, em termos relativos, eles estão muito abaixo da média nacional. Apenas 1,45% dos veículos segurados nas regiões metropolitanas de Rio de Janeiro e São Paulo apresentam reclamação (sinistro) de roubo às seguradoras. Enquanto a média nacional é de que 6,3% dos veículos segurados reclamam sinistro de roubo às companhias seguradoras.
Uma boa notícia para quem se preocupa com o roubo de carro: está cada vez mais difícil ver seu automóvel sumir na rua. "Aquela figura 'romântica' do ladrão que entrava no carro usando uma mixa (chave falsa), puxava alguns fios e fazia ligação direta está cada vez mais rara", afirma o delegado de furto e roubo de veículos do Rio Grande do Sul, Eduardo de Oliveira. Ele diz que a evolução do aparato antifurto - chaves codificadas, alarmes sofisticados e bloqueadores - tornou a vida dos ladrões mais difícil. Mas, agora, a má notícia: Oliveira explica que isso provocou um crescimento do número de assaltos, colaborando para o aumento da violência nas cidades.

Embora sejam usados como sinônimos, pela letra da lei o furto e o roubo de veículos são crimes bem diferentes. De acordo com o Código Penal, roubo acontece "mediante grave ameaça ou violência a pessoa", quase sempre a mão armada. Já o furto ocorre sem ação violenta - ou seja, na ausência do dono. Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, de cada dez ocorrências registradas em 2005, quatro eram de roubo e seis de furto. Mas Oliveira explica que a tendência é que o número de roubos a mão armada logo ultrapasse o de furtos.

O domínio do desmanche

Os dados assustam: em 2005, foram levados 357 855 veículos no país - um a cada 90 segundos. Na frota segurada, de 2001 a 2005 o total de roubos/furtos subiu 41%, enquanto essa frota cresceu só 25%. O destino da maior parte deles continuam sendo os desmanches ilegais, onde são retiradas as peças de maior procura para abastecer o mercado paralelo. "O índice de roubos de cada modelo está relacionado à procura dessas peças, levando-se em conta preço, grau de uso e escassez delas no mercado original", diz Marcelo Goldman, diretor da AGF Seguros. É só olhar o ranking abaixo para confirmar que a maioria dos modelos é roubada para ter as peças revendidas. Os outros dois destinos são o uso em outras atividades criminosas (transporte em assalto, fuga etc.) e, em menor escala, a revenda no país (como "dublês") ou no exterior.

Hoje o líder do ranking dos mais roubados do país é a Parati. E o Gol? Bem, em números absolutos, ele é o mais roubado (12 256 unidades no primeiro semestre de 2005), mas a chance de um dono de Parati ficar a pé é maior. De cada 100 Gol, só 1,7 é roubado; de cada 100 Parati, três vão desaparecer. Isso também não quer dizer que ela seja a mais roubada em seu estado. Mais abaixo, no "Mapa do roubo", você verá quais são os preferidos pelos ladrões em dez estados, com base em dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão que centraliza os dados de todas as seguradoras do país.

Mas, se a Parati é a bola da vez, é provável que em breve deixe de ser. "O ranking muda constantemente, porque a procura de peças varia de tempos em tempos. Há alguns anos, as picapes eram bastante visadas. Atualmente os bicombustíveis são bem mais roubados", diz Goldman. O Golf, por exemplo, que até três anos atrás era o dono do posto de mais roubado, hoje não aparece nem entre os dez mais.
Do outro lado da lista, entre os preteridos pelos ladrões, estão modelos mais luxuosos, como Civic, Corolla e Scénic, que não servem para fugas (os ladrões preferem carros menores e mais potentes) nem têm um vasto mercado de reposição de peças.
Segundo a SulAmérica, o perfil dos mais visados também varia com o tipo de delito. O Uno, por exemplo, tem só 8% dos carros levados em assaltos. Outros são mais expostos a roubos, como CrossFox e Brava (83% cada). "A tendência é que os mais velhos ou mais populares, mais fáceis de abrir, liderem as estatísticas de furtos, enquanto os mais novos sejam alvo de roubos", explica Milena Gomes, delegada adjunta de furtos e roubos de veículos do Ceará.
Independentemente do estado em que você mora ou do modelo que possui, nunca é demais usar a velha e boa cautela para proteger seu veículo. Mas o delegado Eduardo de Oliveira ressalta um ponto fundamental, que diz respeito à responsabilidade de todos com a diminuição desses índices: "É sempre importante lembrar que quem compra peças roubadas ajuda a alimentar essa indústria de roubos. Quem pensa estar levando vantagem hoje pode tomar prejuízo amanhã".
No Estado do Rio tivemos até novembro de 2007, segundo a Delegacia de Roubos e Furtos, 41.212 veículos furtados ou roubados no Estado, 7.166 a menos do que em 2006. É uma redução de 14,81% nestes crimes.

“Aproximadamente 1 em cada 3
motoristas segurados, carioca ou
paulista, bate com o carro.”

A explicação do porquê a sinistralidade – o uso do seguro – é muito elevada nas regiões metropolitanas de Rio de Janeiro e São Paulo, justificando o maior custo dos seguros de automóveis não está no roubo de veículos, mas no elevado índice de reclamações por colisões, muitas das quais com perda total do veículo.

Na nossa pesquisa percebemos que a média nacional de veículos segurados que se envolvem em colisões é de 12%, enquanto o mesmo índice mais que dobra nas regiões metropolitanas de Rio de Janeiro e São Paulo, alcançando 26,57%.

A taxa média cobrada no seguro de automóvel varia conforme a região de circulação do país, a média nacional é de 3,84%. Já nas regiões metropolitanas de Rio de Janeiro e São Paulo, temos respectivamente 5,54% e 4,68%, as maiores do país. Em seguida vem os Estados do Pará com 4,49%, Tocantins com 4,45% e Bahia com 4,21%.

“Carro velho dá menos prejuízo às seguradoras.”

Outra falácia derrubada em nossa pesquisa foi que os veículos mais velhos oferecem mais risco às seguradoras. A grande maioria das companhias não aceita veículos com mais de 10 anos de uso, e após 5 anos de idade do carro as taxas de seguro são muito agravadas.

Percebemos que pouco mais da metade, 51%, dos veículos segurados, têm menos de 5 anos, foram fabricados de 2003 para cá. Contudo, essa metade representa 73% dos sinistros. Por diversos motivos: os veículos mais novos tem peças mais caras, consertos mais caros, custam mais na reposição de perdas totais, exigem oficinas mais caras por causa da garantia de fábrica, etc.
Ainda segundo as estatísticas da SUSEP os veículos mais roubados são as motos, em seguida temos os carros de luxo.

“O preço do seguro de carro subiu 70,13% acima da inflação nos últimos 4 anos.”

O custo das seguradoras com oficinas e peças de reposição para veículos sinistrados – em termos nominais - elevou-se em 6% no ano de 2007 (dados até outubro), quando vinham de queda de 2,54% em 2005, e de uma forte elevação de 10,38% em 2004. Considerando-se os últimos 4 anos tivemos um acréscimo nominal de 11,66% nos custos com consertos de veículos, que não cobre a inflação do mesmo período de 21,16% do IPCA acumulado.

As seguradoras reajustaram seus preços em aproximadamente 36% no período de 4 anos, acima dos 21,16% do IPCA do período. E com isso conseguiram elevar sua margem de lucro em 7,22% no período, representados por uma sinistralidade menor.
2004 2005 2006 2007*
Crescimento da carteira de seguros de automóveis 16.44% 16.23% 15.50% 6%
Sinistralidade 73.22% 69.15% 66% 66%
Reajuste de preços 19% 2% 15% -
Custos com sinistros -2.18% 10.38% -2.54% 6%
Fonte: SUSEP e desenvolvimento próprio
* Para o ano de 2007 usamos os dados até outubro, comparando com mesmo período de 2006.

Em nossa pesquisa, consultando a SUSEP, analisamos uma amostra dos veículos mais freqüentes nas carteiras de seguros de automóveis, a saber: Celta 1.0 MPFI 2P, Gol Special 1.0, Corsa Wind 1.0 MPFI e Palio EX 1.0 ie. O comportamento dos custos dos seguros desses veículos foi o seguinte:
2003 2004 2005 2006 2007
Custo Médio Anual do Seguro R$ 803.37 R$ 956.66 R$ 973.65 R$ 1,118.66 R$ 1,117.33
Reajuste - 19% 2% 15% 0%
Fonte: SUSEP

Portanto, não houve aumento de custos em 2007 para o consumidor, mas nos últimos 4 anos, sobretudo nos anos de 2006 e 2004, o reajuste foi muito mais alto que a inflação.
“Crescimento de 6% é considerado medíocre deste ramo de seguros em 2007.”

O mercado de seguros de automóveis movimentou em 2007 aproximadamente R$ 14,5 bilhões, de janeiro à outubro, estimamos alcançar R$ 17,3 bilhões em prêmios de seguros de veículos ao final de dezembro daquele ano. Em 2006 o mercado acumulou R$ 16,3 bilhões em prêmios. O crescimento de 6% será medíocre para o ramo de seguros de automóveis, pois o crescimento no volume de prêmios do mercado de seguros como um todo é estimado em 18%. Além disso a indústria automobilística lançou quase 10% a mais de veículos novos na frota nacional.

O crescimento de aproximadamente 6% fica abaixo do patamar de 16% de crescimento observado nos últimos 3 anos. O IPCA acumulado de janeiro de 2003 até dezembro de 2006 foi de 28,20%, e o crescimento do volume de prêmios arrecadados com seguros de automóveis neste mesmo período foi de 48,17%. Ou seja, o setor de seguros, no ramo de automóveis, vem obtendo um crescimento real de extraordinários 19,97%. Agora, em 2007, teremos um crescimento de aproximadamente 6% contra um IPCA de 3,69%, ficando com apenas 2,31% de crescimento real.

O ranking das líderes de mercado não foi alterado de 2006 para 2007. As 5 maiores seguradoras continuam com 45% - market-share - do mercado de seguros de automóveis.
A sinistralidade da carteira de seguros de automóveis não foi alterada, 66% de sinistros, que é a relação de prêmios e indenizações pagas. Enquanto a sinistralidade do mercado caiu de 56,7% para 54,5%.

O crescimento de 6% no volume de prêmios indica maior número de apólices vendidas, pois não houve elevação nos preços de 2006 para 2007. Outro resultado da nossa pesquisa foi perceber que o crescimento de 6% no volume de prêmios não elevou a rentabilidade das seguradoras, pois a sinistralidade permaneceu a mesma de 2006, em 66%, a despeito de mais vendas.

No Brasil, em média, 6,3% dos veículos segurados são roubados, enquanto 12% se envolvem em colisões. No Rio, 1,45% dos veículos segurados são roubados e 26,57% se envolvem em colisões.

A pesquisa feita pelo Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro não indica um bom futuro no que diz respeito ao trânsito: “nossos dados mostram que a lesão culposa de trânsito foi um dos delitos que registraram maior aumento percentual no acumulado de janeiro a junho de 2007 em relação ao mesmo período de 2006, com mais 11,6% ou 1.951 vítimas. Com base nos resultados acima, foi feita uma nova análise que mostra que enquanto os homicídios dolosos por projétil de arma de fogo (PAF) apresentaram redução, os homicídios culposos de trânsito aumentaram. Ao se comparar os primeiros semestres de 2007 e 2006, observamos que o homicídio doloso teve menos 51 vítimas ou 2,2%, e homicídio culposo de trânsito teve um aumento de 63 vítimas ou 4,9%.”

Segundo o Prof. Gustavo Cunha Mello, sócio da CORRECTA SEGUROS, “o volume elevado de acidentes indica uma falta de punição aos envolvidos em acidentes graves, a falta de fiscalização no trânsito, a falta de educação dos motoristas, as estradas sem conservação, a falta de sinalização adequada nas estradas e nas cidades, entre outros fatores contribuintes para nosso triste recorde de acidentes e vítimas de trânsito nas cidades e nas estradas. A indústria automobilística estuda e pesquisa novas tecnologias para evitar acidentes ou minorar sua severidade, contudo, seria muito simples e resolveria muitos problemas salvando milhares de vítimas fatais, se os carros fossem fabricados com limite máximo de velocidade dentro das leis de trânsito.”

MAPA DO ROUBO

Agenda do ladrão
O dia preferido dos ladrões é a quarta-feira, com 16% dos roubos, segundo números da SulAmérica, enquanto o domingo é o dia de menor índice, com 12%. Já o horário mais perigoso é entre 18h e 22h, com 41% das ocorrências. O período entre 0h e 6h fica só com 11% dos roubos.

Mesmo carro, preços diferentes
A maioria dos consumidores não entende por que numa seguradora seu automóvel pode ter um seguro caríssimo enquanto em outra o mesmo modelo com o mesmo perfil de segurado pode custar menos da metade. O motivo é que cada seguradora formula sua política de preços em sua própria base de dados, que sempre difere de companhia para companhia. Se na seguradora 1, num determinado período, o carro X foi mais roubado que na seguradora 2, obrigatoriamente o valor da apólice desse carro na seguradora 1 será maior. A lista da Susep só consolida os dados de todas as seguradoras, mas não é usada por nenhuma delas para definir o valor dos prêmios.
Confira os 10 carros mais roubados do Brasil

Em 2010, 264.381 carros foram roubados no Brasil

Muita gente acredita que os carros populares estão sempre no topo do ranking de carros roubados no Brasil. E estão mesmo, quando considerados apenas o número de ocorrências, já que, em números absolutos, os populares são mais visados porque também são os mais vendidos. Juntos, Gol, Palio, Uno e Corsa responderam por nada menos que 35% dos registros em 2010.

No entanto, a realidade é outra quando analisada a quantidade de roubos em relação à frota circulante. Nesse caso, os automóveis mais baratos sequer aparecem no ranking dos carros mais visados por ladrões e quadrilhas especializadas.

Um levantamento realizado pela CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), a pedido do portal Exame.com, aponta que os hatches médios da Fiat, Stilo e Punto, são os carros mais visados pelos bandidos, se analisados os números proporcionamente à frota.

Em 2010, no total, 264.381 carros foram roubados no Brasil. Se o resultado mostra que em média 6 em cada 1.000 carros brasileiros foram roubados no ano passado, alguns modelos chegaram a dobrar essa proporção. Confira os campeões da lista:

1. Fiat Stilo

Apesar de ter saído de linha em 2010, o hatch médio foi o carro mais roubado do país: 14 ocorrências para cada 1.000 veículos circulando nas ruas. “Carros que deixam de ser produzidos tendem a ser mais vantajosos para o desmanche pelo fato das peças de reposição ficarem mais difíceis e caras”, afirmou Neival Freitas, da Federação Nacional de Seguros Gerais, ao site da revista Exame.

2. Fiat Punto

Situando-se entre o segmento dos hatches e dos compactos premium, o Punto foi lançado no Brasil em 2007. No ano passado, foram 13 roubos para cada 1.000 veículos existentes. Na Europa, o Punto foi o grande responsável por alavancar as vendas da Fiat depois de uma virada de século nada animadora. Por aqui, ele chegou com o objetivo de competir com o Volkswagen Polo e com o Citröen C3. Em 2010, foram vendidos mais de 35.000 unidades do carro.

3. Volkswage Spacefox

A SpaceFox começou a ser vendida no Brasil em 2006, com a proposta de aproveitar as características do Fox em um carro mais espaçoso, com características de van. Além de amplo espaço interno, a perua também tem peças baratas. Terceiro carro mais roubado do país, a SpaceFox apresentou uma frequência de 12 roubos para cada 1.000 veículos em 2010.

4. Volkswagen CrossFox

Com pneus mais altos e calços na suspensão, o CrossFox foi feito para ganhar os aventureiros da cidade e começou a ser vendido no Brasil a partir de 2005. Em 2010, ele ganhou a quarta posição no ranking dos carros mais roubados, com 11 ocorrências para cada 1.000 caros.

5. Peugeot 307

A frequência de roubos do Peugeot 307 empatou com a do CrossFox. A diferença é que o carro da montadora francesa levou a melhor no número absoluto de veículos roubados: 962 contra 1.330 do compacto off-road. No Brasil, o carro foi lançado em 2002 e só ganhou a primeira plástica em 2007. Essa constância pode estar entre as explicações para ele figurar no ranking, já que veículos mantidos em linha por muito tempo, com modelos que se repetem por anos, acabam sendo mais visados porque as mesmas peças podem ser usadas em diferentes carros.

6. Fiat Fiorino

Veículo mais antigo da lista, a picape Fiorino começou a ser produzida em 1980. Líder no segmento de veículos comerciais, o Fiorino Furgão é o modelo do carro que continua a ser produzido, com capacidade de carga para 3.200 litros. Em 2010, foram 10 roubos para cada 1.000 carros.

7. Volkswagen Voyage

O sedã começou a ser vendido em 81 e saiu de linha 14 anos depois. Em 2008, a Volkswagen anunciou a volta da segunda geração do Voyage, completamente remodelada. Segundo a revista Quatro Rodas, 87% das 1.944 peças do Voyage são comuns ao Gol. Para muitos, ele é mesmo uma versão alongada do primo. Em 2010, os 3.879 roubos do carro (9 em cada 1.000 unidades) foram responsáveis por colocá-lo no sétimo lugar da lista.

8. Fiat Idea

No Brasil a Idea aproveitou a plataforma do Palio, com quem a minivan da Fiat também divide peças. O carro chegou ao mercado brasileiro em 2005, travando uma briga com o Meriva e o Fit. Em matéria de vendas, a Idea ficou abaixo da concorrente japonesa, mas conseguiu bater o Meriva, com 25.819 unidades comercializadas em 2010. No ranking dos carros mais roubados, a minivan aparece com 9 ocorrências para cada 1.000 veículos.

9. Honda Civic

O Civic já passou por muitas reformas até ganhar a cara atual: foram nada menos do que oito gerações. O sedã começou a ser importado para o Brasil em 1992, em sua quinta versão. A produção foi nacionalizada em 1997. Em 2010, mais de 31.000 carros somaram-se à frota já existente. Assim como Fiat Idea, o Civic registrou 9 roubos para cada 1.000 veículos.

10. Volkswagen Fox

Com seus irmãos marcando presença na lista, o Fox fecha o ranking dos carros mais roubados, repetindo a frequência de 9 roubos para cada 1.000 carros. O veículo foi lançado em 2003 e logo caiu no gosto dos brasileiros. Em 2010, ele foi o sexto carro mais vendido do país, com mais de 124.000 unidades deixando as concessionárias.

Fonte: Equipe Click21


Veja a lista feita pela Cnseg, com base nos dados fornecidos pelo Denatran:

1º – Volkswagen Gol
2º – Honda CG 125
3º – Fiat Uno
4º – Fiat Pálio
5º – Honda CG 150
6º – GM Corsa
7º – GM Celta
8º – Honda CBX
9º – Fusca
10º- Volkswagen Parati


O melhor ainda é fazermos seguro dos nossos automóveis e sempre colocá-los num estacionamento.

Assim evitamos o desastre de voltarmos e percebermos que levaram nosso bem e que muitas vezes nem pago integralmente está.
Muita atenção quando estiverem dirigindo e principalmente a noite para evitar danos piores do que o roubo do seu carro!


5 carros mais roubados (porcentagem da frota circulando)

  1. Fiat Uno/Mille/Mille EX/Smart 4p – 3,67% dos roubos
  2. Volkswagen Gol 1.0 Power 16v 76cv 4p – 3,47%
  3. Volkswagen Santana 1.8 Mi – 2,57%
  4. Volkswagen Parati 1.6Mi/1.6Mi City/T.Field T.Flex – 2,47%
  5. Volkswagen Gol 1.6 Mi Power Total Flex 8V 4p – 2,45%

5 carros mais roubados (em números absolutos de roubo)

  1. Volkswagen Gol City 1.0 Mi Total Flex 8V 4p – 1’702
  2. Fiat Palio 1.0/Trofeo 1.0 Fire/Fire Flex 4p – 1353
  3. Volkswagen Gol Special Xtreme 1.0 Mi 2p – 1236
  4. Fiat Uno Mille 1.0 8v Fire/Fire Flex 4p – 1098
  5. Fiat Uno Mille 1.0 8v Fire/Fire Flex 2p – 896

5 regiões onde mais se rouba carros (porcentagem da frota circulando)

  1. Região Metropolitana do Rio de Janeiro – 2,47%
  2. Grande Campinas – 1,94%
  3. Região Metropolitana de São Paulo – 1,81%
  4. Região Metropolitana de Porto Alegre e Caxias do Sul – 1,64%
  5. Litoral Norte de São Paulo e Baixada Santista – 1,44%

Número absoluto de roubos nas 5 regiões acima

  1. Região Metropolitana de São Paulo – 20460
  2. Região Metropolitana do Rio de Janeiro – 8741
  3. Grande Campinas – 3518
  4. Região Metropolitana de Porto Alegre e Caxias do Sul – 3377
  5. Litoral Norte de São Paulo e Baixada Santista – 831

quinta-feira, 31 de março de 2011

UM PARALELO ENTRE PALAVRAS DO VICE JOSÉ ALENCAR E PALAVRAS DE JESUS

Ao falecer, o Ex vice presidente da República José Alencar teve suas palavras veiculadas pela imprensa e pela TV. 

Chamou-nos a atenção então algumas de suas palavras que revelam além de um batalhador, um homem de muita sabedoria. Veja-se portanto algumas palavras que eu gostaria de comentar tecendo um paralelo com algumas palavras do mestre Jesus.

Disse ele: "Eu não temo a morte, e sim a desonra, porque um homem honrado nunca morre e um homem desonrado já está morto." 

Essa honra a que ele se referiu com certeza não é aquela honra que o mundo dá mas é a verdadeira honra. O sentimento do dever cumprido e bem cumprido. A paz com a própria consciência.

De fato José Alencar teve um papel importante nos destinos de um país chamado Brasil. Ele tinha uma missão e cumpriu essa missão. Sua Missão foi cumprida e terminada, e depois disso ele deixou o nosso convívio, cumprindo a vontade de Deus que segundo ele não precisaria de um câncer para leva-lo. 

O seu apoio ao Ex Presidente Lula foi fundamental, tendo em vista que LULA precisou do apoio financeiro inclusive de José Alencar para chegar ao poder.

Em suas poucas mas sábias palavras, José Alencar marcou por um certo viés espiritual que revela uma fé que com certeza era o que respaldava seu otimismo e sua forma dinâmica de enfrentar a vida e as dificuldades que não foram poucas.

De fato as palavras de José Alencar são sábias porque A vida e a morte na visão espiritual tem um significado diferente da que tem para nós reles mortais. 

Para o Cristão a morte física nada significa. É importante não morrer a morte espiritual. Aquela a que Jesus se referiu nas seguintes palavras:

MATEUS 8 - 21 a 23
21 - E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai.

22 - Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.

23 - E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram;

Certamente essa era a morte a qual o Ex presidente José Alencar se referia. A morte espiritual. A única e verdadeira morte. A morte que se morre em vida física.


Mas e a vida? Qual era essa vida a qual José Alencar se referia que os homens honrados não morrem, ou seja vivem para sempre? Encontramos também paralelo nas palavras de Jesus quando diz:


João 11:25 e 26



25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
26 - E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
 É preciso que se entenda bem as palavras do mestre Jesus. Ele disse: "AQUELE QUE VIVE, E CRÊ EM MIM NUNCA MORRERÁ". Portanto essa morte e essa vida a que Jesus se referia não eram a vida e a morte física. Ele falava de uma vida espiritual e uma morte também espiritual.

Ele não estava se referindo à ressurreição no dia do juízo final. Ele disse textualmente NUNCA MORRERÁ. Então NUNCA é NUNCA. Não há morte para quem VIVE a vida espiritual (HONRADA) e crê em Jesus.

Talvez por isso os mártires cristãos iam para as arenas ser devorados pelos leões e cantavam antes de serem devorados. Eles não sentiam dor, nem pavor, porque ali na arena podiam ver os anjos que vinham para leva-los para o reino dos céus e ali mesmo podiam antever os gozos celestiais. tinham motivos para cantar, o que irritava o Imperador Nero, que inconformado mandava que deixassem os corpos nas arenas para verificar os rostos dos mártires e perceber que morreram sorrindo com expressão de indizível felicidade.

O imperador Nero podia matar-lhes o corpo físico, mas não podia matar-lhes a alma.


Mateus 10 - 28
28 - E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.








terça-feira, 29 de março de 2011

LÍBIA É A BOLA DA VEZ



Como já escrevemos em matérias anteriores, os Estados Unidos da América debatem-se no presente início de milênio com a quebra do seu "esquema econômico", que está  falido, pois depois que o dólar perdeu sua paridade com o ouro do forte Knox, o dólar passou a ser apenas um papel que os Estados Unidos despejam no mundo inteiro, mas que nem tem a correspondência em valores reais e nem em serviços. Se hoje os Estados Unidos resolvessem recolher todo o dolar do mundo e o devolver em bens e serviços, não conseguiriam resgatar nem 10%. Donos da maior dívida externa do mundo que não para de crescer, dependem dos países exportadores de petróleo para continuarem a transacionar o dolar que assim continua a ter um valor artificial.  


Depois que invadiram o Iraque para força-lo a aceitar o dolar em vez de Euro ou qualquer outra moeda, agora é a vez da Líbia. O Irã está na mira. E o Brasil? Será o caso de se perguntar. Será que a Líbia não é o Brasil amanhã????
Veja matéria de Ernesto Germano, é jornalista



Tenho acompanhado atentamente o noticiário sobre os acontecimentos na Líbia e, cada vez mais, impressiono-me com a capacidade da nossa imprensa “tão livre” para deturpar fatos, esconder dados e reproduzir apenas aquilo que os donos da informação desejam que seja divulgado.

Não há isenção ou mesmo equilíbrio nas matérias. A velha regra de “ouvir as duas partes” parece ter sido esquecida pelos nossos jornalistas.


Em alguns jornais de hoje (02/03), as notícias procuram mostrar o povo líbio como pobre e igualam as condições de vida às encontradas no Egito ou na Tunísia, países onde o povo foi para as ruas para derrubar o regime. Mas esta é uma comparação mentirosa!
TRIPOLI


A Líbia tem uma balança comercial superavitária, superando 27 bilhões de dólares por ano, e uma renda “per cápita” média da população equivalente a 12 mil dólares. Isto significa seis vezes a renda média do Egito, por exemplo!


O país tem 6,5 milhões de habitantes, com um padrão de vida elevado para a região.

Comprova isto o fato de cerca de 1,5 milhão de imigrantes viverem na Líbia, onde encontram trabalho e salário digno.



COMENTARIOS DE QUEM FOI LÁ
Aparentemente, e ao contrário do que se passa nos paises vizinhos, na Libia parece viver-se sem grandes preocupações. Não posso dizer que tenha visto gente realmente pobre e que as infra-estruturas não estejam a ser melhoradas. O clima geral é aliás de contentamento. No entanto, há algo que parece... errado. Consta que o actual governo quase que assume a satisfação das principais necessidades dos seus habitantes e, por isso, é-me dito que estes não precisam de trabalhar muito para ter uma vida razoável. Se calhar a atitude desplicente e diletante que vejo nas pessoas também vem daqui. A vida de muitos parece ser feita nos cafés à conversa. Todos tem televisão por satélite e bebem coca-cola mas parece tudo um pouco ilusório. Ė como se tentassem copiar alguns hábitos mas sem saberem exactamente o porque deles existirem e simplesmente tomam por certo o que já viram alguém fazer. Sem ser crítico quanto a sua fé, parece-me que também aqui há algo mal interpretado. Em Tripoli é possível acordar às quatro da manhã e pensar que raio se passa com esta gente que é convocada para rezar a estas horas por sacerdotes de megafone em riste no topo das mesquitas. Como este chamamento há outros quatro durante o dia. À partida isto até revela carácter e dedicação, que só pode merecer o meu imenso respeito. Ou pelo menos foi esse o meu primeiro pensamento. Depois comecei a associar isso ao facto de encontrar as pessoas meio ensonadas durante o dia e a dormitar depois de almoço. Outro facto interessante: durante o ramadão e proibido comer enquanto há luz do sol, o que acaba por se traduzir em completos excessos de sobrealimentação nocturna ou, indo mais longe, em periodos de engorda quando a ideia original me parece que fosse um pouco diferente. Há assim uma série de contradições e equivocos bem marcados nesta terra de abundãncia. Se calhar há a mais. 

Muitas casas, antigas ou recentes, são envolvidas em altos muros que muitas vezes ficam em tijolo nu, dando-lhe um aspecto de bunker. A gasolina é queimada a cerca de 0.15 euro/L por isso o carro e usado para qualquer deslocacão e acima dos limites de velocidade. Não os legais mas os de segurança do veiculo. Isto deixa antever que a preocupação acerca da integridade do veiculo não representa um problema e explica o porquê de ser dificil encontrar um que não esteja todo amassado. A recolha de lixo não é regular. Há sacos de plástico a voar na cidade e no deserto onde, por vezes, representam o único movimento até onde o nosso olhar alcança. Na retina de um ocidental ficam retidos estes e outros detalhes que reflectem uma grande falta do nosso civismo e da nossa pro-actividade.






Aliás, este é um ponto curioso para analisarmos. Nos jornais de ontem, principalmente no Globo, vimos uma manchete dizendo que “milhares de imigrantes fogem da Líbia”. Ora, a notícia até seria interessante, para quem não tem um dado comparativo. Mas, se “milhares” fogem do país, o que significa isto se lá residem quase dois milhões de imigrantes?



Ainda tratando da economia líbia, os nossos jornais (tão preocupados com os leitores e a qualidade da informação) esquecem de dizer que a Líbia é um país de economia aberta. A empresa petrolífera italiana ENI realiza cerca de 15% das suas vendas a partir da Líbia, mas não é a única. Lá também operam outras “gigantes” como a BP, a Royal Dutch Shell, a Total, a Basf, a Statoil, a Repsol e muitas outras. A Gazprom (russa) também opera no país, com centenas de trabalhadores, e a empresa de petróleo chinesa tem mais de 30 mil funcionários trabalhando lá!

É verdade que Muamar Kadhafi já abandonou suas posições que o tornaram conhecido pela resistência ao imperialismo. Em 1969, quando assumiu o poder, iniciou uma política independente e nacionalizou o petróleo. Depois da guerra entre árabes e israelenses, ele liderou um boicote entre os países exportadores de petróleo contra os países que haviam apoiado Israel.

Kadhafi modernizou seu país, criando universidades e novas indústrias, além de realizar um incrível projeto de irrigação fazendo surgir uma agricultura desenvolvida onde havia apenas areias do deserto.

Em 1986 Ronald Reagan mandou bombardear a capital líbia. Em 15 de abril de 1986, Trípoli foi bombardeada por 13 modernos aviões dos EUA. O bombardeio terminou com a morte de Hanna, filha de Gaddafi, de 1 ano e 3 meses, e com outros dois filhos feridos. Hoje, o local ainda exibe os danos do bombardeio e a estátua foi erguida para relembrar o episódio.

Depois da Segunda Guerra do Golfo, Kadhafi começou a mudar sua política. Privatizou dezenas de empresas, aceitou a “receita” do FMI e abriu as fronteiras para as grandes empresas multinacionais. Começou neste momento a queda do país e a corrupção se alastrou!

Mas é preciso deixar de lado as notícias falsas da nossa imprensa e fazer uma reflexão sobre os acontecimentos na Líbia. Comparar a crise atual e o movimento oposicionista com o que aconteceu no Egito ou na Tunísia é desconhecer a realidade.

O que sabemos de concreto é que a oposição líbia surgiu em uma região onde há uma resistência muito grande ao clã Kadhafi. Mais do que isto, a Cirenaica é também a região onde operam as principais empresas multinacionais e onde estão os terminais de oleodutos e gasodutos do país. Ou seja, uma região que foi escolhida “a dedo” para ser o berço da “oposição”.


E esta informação tem ainda mais valor se ligarmos ao fato de que a chamada ?Frente Nacional de Salvação da Líbia? é uma entidade financiada pela CIA (basta conferir no site do Congresso dos EUA e constatar que está na ?folha de pagamentos? da Central).

No dia 23 de fevereiro, o poderoso “Wall Street Journal” já tocava as trombetas da guerra ao estampar em suas matérias que ?os EUA e a Europa deveriam ajudar os líbios a derrubar o regime de Kadhafi?. É preciso dizer mais?

Vou completar este texto com algumas informações que já passei em outras participações sobre o tema.

Por que os nossos jornais tão “independentes” pararam de falar de outras revoltas populares (Bahrein, Iêmen, Argélia, etc.) e só comentam o que acontece na Líbia? Qual o interesse dos EUA nesta mudança, a ponto de seu governo anunciar, oficialmente, que está deslocando suas forças militares para a região e a secretária de Estado não descartar uma intervenção?

As revoltas populares na Tunísia e no Egito, derrubando governantes “capachos” dos EUA, foram duras, mas o governo de Washington parece suportar e preparar uma “volta ao poder” por outros meios. Mas os dois países não afetavam o principal neste momento: a questão do petróleo!

A Tunísia nunca exportou petróleo e o Egito parou de exportar há alguns anos (seus poços “secaram”).

Aqui está a diferença, pois a Líbia exporta atualmente 1,6 milhão de barris por dia! E a “urgência” dos EUA para resolver a questão líbia é que as empresas petrolíferas que operam no país estão retirando seu pessoal técnico. Isto pode provocar uma nova crise de petróleo.

É verdade que os países europeus estocaram petróleo para o inverno. Mas... e se os estoques diminuírem? Lembrem-se que a Arábia Saudita também está passando por revoltas populares e em uma crise política séria.

Em julho de 2008, antes da crise se espalhar pelo mundo, o barril de petróleo chegou a valer pouco mais de 147 dólares! Se o petróleo voltar a subir, na atual crise financeira mundial, o que restará aos EUA?

Os EUA, com apenas 5% da população mundial, consomem 25% de todo o petróleo produzido no planeta e metade deste total é importado. As importações estadunidenses alcançam 11 milhões de barris diários, dos quais: 1,6 milhão do México; 2 milhões da Venezuela e o restante do mundo árabe. Pelo que, podemos ver, o país é fortemente dependente da importação do petróleo, seja lá de onde ele estiver, o que justifica as intervenções militares no Oriente Médio e em outras regiões do planeta. (Os dados são de 2008, quando escrevi um artigo sobre o tema, mas creio não estarem muito desatualizados).

Devemos assinalar que o dado mais importante, recentemente divulgado e confirmado pelas organizações internacionais que tratam do assunto, é que as reservas totais de petróleo do planeta chegam, atualmente, a 1 trilhão e 200 bilhões de barris. Ou seja, isto representa, neste momento, pouco mais da metade de todo o petróleo que a natureza produziu em milhões de anos e guardou no subsolo. E, obviamente, este petróleo vai se tornando cada vez mais caro, uma vez que as jazidas em locais de fácil exploração vão se esgotando. E, devemos ressaltar, os institutos e organismos internacionais mostram que 62% do petróleo que resta no planeta está no Oriente Médio.

Para encerrar, uma notícia do jornal Brasil Econômico:

“Estoques de petróleo dos EUA recuam em 400 mil barris! As reservas da commodity atingiram 346,4 milhões de barris. Já os estoques de gasolina caíram em 3,6 milhões de barris na mesma base de comparação, ficando em 234,7 milhões. A utilização da capacidade das refinarias recuou para 80,9% nesta semana, face aos 79,4% na semana anterior. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (2/3) pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE, na sigla em inglês)”.

É, parece que Obama & Cia estão com urgência em resolver o problema de “direitos humanos” na Líbia!

O regime de Muamar Kadafi convidou formalmente o Brasil a integrar uma missão de observadores que acompanharia a crise entre opositores e o governo da Líbia. A proposta foi feita por autoridades do governo diretamente ao embaixador brasileiro em Trípoli, George Fernandes, durante um encontro para celebrar o “Dia do Povo” – data de refundação da Líbia, há 34 anos.




O convite ao Brasil foi estendido à União Africana e ao bloco da Conferência Islâmica. Mas dificilmente a missão de observadores, conforme os planos de Kadafi, será levada adiante. As relações entre Kadafi e o Brasil ganharam impulso com o governo Lula, que visitou o país em 2003.

Pouco antes, desembarcara no Brasil Saadi Kadafi, um dos oito filhos do ditador, que comandava a seleção de futebol da Líbia. “Lula esteve várias vezes com meu pai nos últimos anos e eles têm simpatia um pelo outro”, disse à época o filho do ditador.

Na ONU, o governo Lula esteve ao lado da Líbia em votações polêmicas. Em 2003, os dois países apoiaram uma resolução da extinta Comissão de Direitos Humanos que determinou a expulsão da ONG Repórteres Sem Fronteiras, que luta pela liberdade de imprensa no mundo. O texto havia sido proposto pelo governo Kadafi após ativistas realizarem protesto contra a presença da Líbia na presidência do órgão de direitos humanos. Em novembro de 2003, Lula esteve na Síria, Líbia, Egito e Emirados Árabes.



Andrei Netto, da Líbia



segunda-feira, 28 de março de 2011

O QUE É A AURA.


Na matéria anterior falamos sobre uma questão que pode provocar um certo furor em quem não conhece tal coisa. referimo-nos a AURA, que no caso das crianças INDIGO teria a cor azul indigo.

A representação de santos e figuras celestiais que revestem as pinturas de MICHEL ANGELO na Capela Sistina da Catedral de São Pedro e em vários templos católicos, mostram uma auréola em volta de suas cabeças. 

Porque existe essa aureola? Na verdade ela representa a AURA. Uma radiação que envolve os seres vivos e até os não vivos, consequência da atividade eletro-magnética do ser vivo. O curioso é que a côr e a intensidade da aura varia de acordo com o estado de espírito de quem está irradiando-a. Uma pessoa que eventualmente encontre-se com sentimentos negativos como raiva, medo, odio ou ansiedade, apresentará um tipo de aura que tende a ter pouca intensidade e cores mais escuras. As pessoas que eventualmente estejam amando, alegres felizes e com sentimentos positivos apresentarão auras mais intensas e com cores mais claras.

No caso dos santos e das figuras celestiais, como se supõe que sejam criaturas que estejam sintonizadas com o alto,  elas deveriam ter auras luminosas e claras.

Talvez V.S. que lê essas linhas possa pensar que eu provávelmente não teria base para esse tipo de argumento, mas nas próximas linhas irei procurar demonstrar que sei do que estou falando.

aura, é um elemento etéreo, imaterial, que emana e envolve seres ou objetos; é, por vezes, também considerada como um atributo inerente aos seres vivos.

Fotografia Kirlian da ponta de um dedo.
A forma e a cor da aura refletem o estado físico, mental e emocional da pessoa. Problemas de ordem física e/ou psicológica, ao alimentar sentimentos negativos, dariam à aura uma cor escura, como o marrom; cores claras significariam que a pessoa goza de boa saúde emocional. A aura é visualizável quando a vibração está dentro do espectro da luz entre o vermelho e o violeta. Emoções conscientes tendem a modificar a cor da pele da pessoa observada, dando às vezes uma impressão de alteração da sua textura. Estados emocionais semi-conscientes teriam maior propensão a projetar um halo luminoso, de uma distância de alguns centímetros até um metro do corpo, o que cria um efeito de campo detectável por quem esteja próximo, uma explicação para produção de simpatias ou antipatias, aparentemente gratuitas, mas que são efeitos de um fenômeno similar à influência de um campo magnético.

A aura é um campo energético que envolve o nosso corpo físico e nos dá toda a leitura emocional do nosso corpo físico. Nossos medos, nossas angústias, nossas raivas, enfim, todo o emocional. Nossa aura tem 7 faixas, cada faixa tem uma cor, cada cor está relacionada com a cor dos nossos centros de força. Assim, quando você está de bem com a vida,num estado de espírito muito bom, as cores da aura são bem vivas e bem fortes.

rabilidade. E, nos objetos, a aura cristal, expressa o poder de receber e emanar energias.

AURA DE UMA FOLHA.
Fica visível enquanto a folha está viva.
Depois que a folha é retirada do pé,
A aura vai esmaecendo até desaparecer.
A aura dos seres vivos, inclusive das plantas sempre foi visível para poucas pessoas que tem a capacidade de vê-las, e isso é tão verdade que foram representadas nas figuras dos santos católicos, entretanto a poucos anos ela foi detectada por um aparelho inventado ma Russia e depois aperfeiçoada.

Em 1939, a técnica viria a ser conhecida, na União Soviética, sob a denominação de "efeito Kirlian", em homenagem a Semyon Davidovich Kirlian, re-descobridor da mesma. O método consiste em fotografar um objeto com uma chapa fotográfica, submetida a campos elétricos de alta-voltagem e alta-frequência, porém baixa intensidade de corrente. O resultado é o aparecimento de uma aura, ou melhor, um "halo luminoso" em torno dos objetos, seja ele qual for, independente de ser orgânico ou inorgânico. A história da Kirliangrafia diz que o efeito foi re-descoberto "acidentalmente", não sendo resultado de nenhum tipo de pesquisa sistemática desenvolvida por Kirlian, que nem cientista era, e sim eletricista, porém, vários experimentos estavam sendo realizados na época, muitos dos quais eram pesquisas sobre as influências dos campos elétricos e eletromagnéticos nos seres humanos e suas possíveis aplicabilidades práticas (possivelmente militar).





A utilização da fotografia Kirlian foi aprovada em 1999 pelo Ministério da Saúde da Federação Russa para uso como ferramenta auxiliar de diagnóstico médico, na sequência de um estudo realizado na Universidade Governamental de Medicina de São Petersburgo  que sugere alterações significativas no padrão observado na bioeletrografia em portadores de asma antes e após tratamento, e correlação com o estado emocional dos mesmos. Existem atualmente diversas publicações científicas internacionais sobre o assunto, inclusive sobre diagnóstico de doenças, como o câncer.




Uma Foto Kirlian é a fotografia da ionização dos gases e vapores emanados pelo corpo, através dos poros da pele. As cores e as estruturas fractais que aparecem nas fotos nos permitem diagnosticar problemas de saúde orgânica ou psíquica.


Aura é a energia que emana de todo ser vivo. Esta energia é composta de fatores eletromagnéticos, portanto é variável.  Depressão, angústia, conflitos emocionais,  sentimento de culpa, sexualidade, entre outros, podem ser visualizados por uma foto kirlian.

Esquema que mostra a produção da fotografia Kirlian.
Geralmente coloca-se a ponta do dedo e a foto é feita.


EVIDENCIAS BÍBLICA

A Transfiguração.
Mateus 17:2
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.


Significado das cores
Aura verde: Autoconfiança, capacidade de resolver problemas e de perdoar e de amar a paz; sensibilidade. É organizador, planejador e estrategista. A predominância da cor verde na aura das pessoas indica saúde e vigor. Esse tom costuma aparecer com grande intensidade na região da cabeça, pois está associado á atividade mental. Nos animais, a aura verde indica mansidão. Nas plantas, demonstra a emissão de fortes ondas de energia positiva, sendo muito comum nos vegetais dotados de propriedades curativas. Os objetos de aura verde são de uma autêntica fonte de positividade. Costumam apresentar esse tom depois de terem sido tocados por pessoas que estão de bem com a vida.
Aura amarela: Capacidade de dar e receber; ter esperanças; a saúde e a família desempenham um papel importante. Tem o dom de trabalhar em grupo harmoniosamente. O amarelo é uma das cores cinestésicas do espectro; isso significa que uma pessoa com aura desta cor tem uma reação física antes de ter uma resposta emocional ou intelectual. Quando ele entra numa sala cheia de gente, sabe de imediato se quer permanecer ou não. A predominância da cor amarela na aura das pessoas indica inteligência, facilidade para se comunicar e para aprender e supremacia da razão sobre a emoção. Nos animais, pode ser sinal de doença, debilidade física ou tristeza. Nas plantas significa falta de vitalidade, especialmente se a tonalidade do amarelo for muito fraca. Já os objetos de aura amarela costumam ser dotados de pouca energia ou emitir vibrações ruins.
Aura azul:Capacidade de cura através das próprias energias mentais e espirituais; age sobre os outros de modo agradável e calmante; altos ideais de vida; sinceridade. O Azul personifica as características do cuidado e do carinho. É a cor da aura que mais se preocupa em ajudar os outros. Predominância da cor azul na aura das pessoas indica paz interior, harmonia, saúde equilibrada. Bem estar, descanso e autoconfiança. Geralmente se manifesta com maior intensidade após um ato sexual satisfatório e durante o sono. Nos animais, a aura azul é sinal de felicidade e de satisfação com o tratamento que vêm recebendo do dono. Nas plantas, indica propriedades tranqüilizantes e analgésicas. Nos objetos, pode ser interpretadas como uma emanação de fluidos positivos.
Aura laranja: Sua busca espiritual é, na verdade, uma busca de um sentido de vida além de si mesmo. A predominância da cor laranja na aura das pessoas indica capacidade de realização, sensualidade, boa saúde, versatilidade e dinamismo. Nos animais é sinal de manifestação dos instintos (fome, sede, desejo sexual). Nas plantas, indica a produção de sementes ou o nascer das flores. Nos objetos, expressa um grande potencial energético (é comum na aura de sinos e de objetos religiosos em geral).
Aura dourada: Adora saber como e por que uma determinada coisa funciona, e lança mão de uma paciência infinita. A espiritualidade, para a pessoa de aura dourada, é o estudo da ordem superior do universo e de leis e princípios que o governam. Ele quer entender a organização mental, as leis ou as probabilidades que geraram a ordem no interior do caos espiritual. A predominância da cor dourada na aura das pessoas indica espiritualidade elevada e prosperidade. Ela surge com mais intensidade na região do tórax, pois está associada ao amor, qualidade inerente ao centro energético do coração. Nos animais, o dourado expressa felicidade. Nas plantas, simboliza suavidade e fluidos positivos. Nos objetos, mostra que foram tocados por uma pessoa bem intencionada.
Aura Vermelha: Ênfase no modo de vida material; sucesso alcançado através da dedicação pessoal completa; saúde física estável; tendência à irritabilidade quando contrariada. A predominância da cor vermelha na aura das pessoas indica vitalidade, excitação coragem e forte energia sexual. Porém se estiver muito concentrada num determinado ponto, pode ser sinal de um distúrbio. Nos animais, exprime instinto e vigor, ao passo que nas plantas está associado ao crescimento. Nos objetos, indica que eles foram tocados por alguém que estava entusiasmado ou ansioso e que os deixou impregnado dessa energia.
Aura violeta: Espiritualidade bem desenvolvida; inspirações criativas; capacidade de transformar os sofrimentos pessoais em fatores positivos para o próprio destino. O violeta é a cor do espectro mais próxima do equilíbrio psíquico, emocional e espiritual em vigor no planeta neste momento. A predominância dessa cor na aura das pessoas é expressão de poderes mediúnicos, capacidade de compreensão, saúde e mentes equilibradas.Quando surge nos animais, a aura violeta significa satisfação e fidelidade. Nas plantas, é sinal de uma força positiva tanto que as violetas e as flores de lótus que simbolizam a espiritualidade, costumam ter a aura dessa cor. Nos objetos, indica uma forte concentração energética, e, geralmente se manifesta depois que o objeto foi tocado por uma pessoa espiritualmente evoluída.
Aura prateada: Um curandeiro natural. Utiliza energia para transformar luz em energia que cura, seu maior desafio é aprender a se conhecer e descobrir seus dons especiais.
Aura Anil Índigo: A aguda perspicácia intelectual é um dos aspectos mais gratificantes e mais exasperantes, é brilhante e inquiridor, com uma inteligência que vai muito além dos conceitos mais tradicionais.
Aura cristal: A predominância dessa cor (uma espécie de névoa brilhante e branca) na aura das pessoas indica dons telepáticos, poder de cura, para normalidade, pureza e bondade. Costuma se manifestar com maior força nas mãos de massagistas e outras pessoas que lidam com cura. Nos animais é sinal de capacidade de adaptação. Nas plantas, a aura cristal tanto pode significar positividade quanto falta de vigor e vulne