Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A FALTA DE VERBAS DA PEC DA MORTE LEVOU NOSSO MUSEU NACIONAL - OBRIGADO TEMER POR ESSA DESGRAÇA.




Olha o que tinha lá dentro

Preciosidades
Cronicas de Nuremberg

Pergaminho datado do século XI com manuscritos em grego sobre os quatro Evangelhos, o exemplar mais antigo da Biblioteca Nacional e da América Latina. 

Biblia de Moguncia
A Bíblia de Mogúncia, de 1462, primeira obra impressa a conter informações como data, lugar de impressão e os nomes dos impressores, os alemães Johann Fust e Peter Schoffer, ex-sócios de Gutemberg.

A crônica de Nuremberg, de 1493, considerado o livro mais ilustrado do século XV, com mapas xilogravados tidos como os mais antigos em livro impresso.

Bíblia Poliglota de Antuérpia, de 1569, Obra monumental do mais renomado impressor do século XVI: Cristóvão Plantin.

A primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572.

A primeira edição da “Arte da gramática da língua portuguesa”, escrita pelo Padre José de Anchieta em 1595.

Encyclopédie Française

O “Rerum per octennium...Brasília”, de Baerle (1647), com 55 pranchas a cores desenhadas por Frans Post.

Exemplar completo da famosa Encyclopédie Française, uma das obras de referência para a Revolução Francesa.

O primeiro jornal impresso do mundo, datado de 1601. 

Exemplar único e considerado raríssimo do livro publicado em 1605 pelo autor Hrabanus Maurus, que criou o caça-palavras em forma de poesia visual.



O prédio onde hoje funciona o Museu Nacional/UFRJ foi uma doação do comerciante Elias Antônio Lopes ao príncipe regente D. João, em 1808, ano da chegada da família real ao Rio. Após a morte de dona Maria I, em 1816, D. João mudou-se definitivamente para o Paço de São Cristóvão, onde permaneceu até 1821. D. Pedro I e D. Pedro II também moraram por lá. Com o fim do Império, em 1889, toda a família se exilou na França. O palácio foi, então, palco da plenária da primeira Assembleia Constituinte da República, entre novembro de 1890 e fevereiro de 1891. O Museu Nacional se mudou para o palácio no ano seguinte, 1892. “Acho que o palácio em si é o item individual mais importante da coleção porque conta boa parte da história do nosso País”, diz Alex Kellner.





Meteorito Bendegó 


Também exposto no saguão do museu está o maior meteorito já encontrado no Brasil, o Bendegó, com 5,36 toneladas. A rocha é oriunda de uma região do Sistema Solar entre os planetas Marte e Júpiter e tem cerca de 4,56 bilhões de anos. O meteorito foi achado em 1784, em Monte Santo, no Sertão da Bahia. Na época do achado era o segundo maior do mundo. Atualmente, ocupa a 16ª posição. A pedra espacial integra a coleção do Museu Nacional desde 1888.

A primeira réplica de um dinossauro de grande porte já montada no Brasil é outra das maiores atrações do Museu Nacional. Tanto assim que o Maxakalisaurus topai, um herbívoro de 9 toneladas e 13 metros de comprimento, tem uma sala só para ele. O dinossauro viveu há cerca de 80 milhões de anos na região do Triângulo Mineiro. “Sem dúvida, ele é o preferido do público”, sustenta Alex Kellner. “É o meu preferido também”, confessa o diretor, que é paleontólogo.



As múmias também estão entre os grandes destaques do acervo. O corpo mumificado de um índio Aymara, grupo pré-colombiano que vivia junto ao Lago Titicaca, entre o Peru e a Bolívia, abre a série de múmias andinas do Museu Nacional. Trata-se de um homem, de idade entre os 30 e os 40 anos, cuja cabeça foi artificialmente deformada, uma prática comum entre alguns povos daquela região. Os mortos Aymara eram sepultados sentados, com o queixo nos joelhos e amarrados. Uma cesta era tecida em volta do defunto, deixando de fora apenas as pontas dos pés e a cabeça.



KHERIMA – Múmia feminina do Período Romano, Século I-III d.C. Tratada com cuidado para produzir naturalidade. Seus membros foram enfaixados separadamente, bem como cada dedo das mãos. Sobre o abdômen está pintada a figura do deus Imset, um dos quatro filhos de Hórus, o guardião dos mortos. Exemplar raro, pois existem apenas nove em todo o mundo em exposição. Origem provável: Tebas Ocidental. Em exposição no Museu Nacional/UFRJ. — em Museu Nacional/UFRJ.
O Museu Nacional tem a maior coleção de múmias egípcias da América Latina. A maior parte das peças foi arrematada por D. Pedro I, em 1826. São múmias de adultos, crianças e também de animais, como gatos e crocodilos. A maioria é proveniente da região de Tebas. Lápides com inscrições em hieróglifos também fazem parte da coleção.

Os fósseis da preguiça-gigante e do tigre-de-dente-de-sabre que viveram há mais de 11 mil anos são dois expoentes do período da megafauna brasileira e encantam as crianças há décadas, muito antes das primeiras réplicas de dinossauros serem montadas no museu. Diferentemente dos dinossauros, os animais da megafauna conviveram com os homens pré-históricos. A preguiça-gigante chegava a ter o tamanho de um carro como o Fusca. “A preguiça foi, durante muito tempo, o maior organismo fóssil montado”, conta Alex Kellner. “Fiquei com o coração partido, ainda criança, quando descobri que não era um dinossauro.”

O trono do rei de Daomé está na coleção do Museu Nacional desde 1818. O reino da África, criado no século 17, se situava onde hoje está o Benin e durou até o fim do século 19. A peça foi uma doação dos embaixadores do Rei Adandozan (1797-1818) ao príncipe regente D. João VI. O reino ficou conhecido por ter um exército formado por mulheres guerreiras.

O Museu Nacional tem uma coleção significativa de peças indígenas, mostrando a importância desses povos na formação do País. Um dos maiores destaques são as máscaras feitas pelos índios Ticuna, que representam entidades sobrenaturais e são usados no “ritual da moça nova”, que marca a primeira menstruação das meninas e sua entrada na vida adulta.

A Biblioteca Central do Museu Nacional foi criada em julho de 1863 e uma das maiores da América Latina na área de ciências antropológicas e naturais. São mais de 500 mil títulos, entre eles obras raras, como a publicação “Historia naturale”, de autoria de Plínio, o Velho, datada de 1481 – a obra mais antiga da coleção.


Na época da minha graduação não era incomum encontrarmos referências ao Museu Nacional da Quinta da Boa Vista (RJ) enquanto estudávamos sobre a história da Arqueologia Brasileira. O Museu Nacional é uma das instituições cientificas mais antigas do Brasil. Seu acervo é composto por peças de diferentes culturas que foram coletadas pelos antigos imperadores, D. Pedro I e D. Pedro II, ou presenteadas por outros colecionistas e frutos de escavações arqueológicas no país.





A priori a área do prédio pertencia ao comerciante Elias Antônio Lopes e era composta por um casarão. A propriedade, porém, foi “presenteada” ao rei D. Joaõ VI em março de 1808 e a partir de 1817 tornou-se oficialmente a morada da Família Real (BAKOS, 2004; ECHEVERRIA, 2014). O nome Quinta da Boa Vista se deu pelo fato de que naquela época era possível ver o mar de um dos seus ângulos, do outro a floresta da Tijuca e o Corcovado (ECHEVERRIA, 2014). Foi lá onde viveu D. Pedro I e nasceu D. Pedro II e a sua herdeira, a princesa Isabel (ECHEVERRIA, 2014). Essa última no exílio descreveu como era esta região:


O palácio de S. Cristóvão fica situado num arrabalde do Rio, numa pequena elevação, ao centro de grande e belo parque, que durante minha infância se destacava pelas alamedas ensobradas de mangueiras, tamarineiros e outras árvores. (…) Mais tarde, por inspiração de meu pai, traçou Glaziou a grande avenida em linha reta, margeada de árvores, conduzindo ao pátio fronteiro à bela fachada do Palácio. Dos andares superiores desse paço avista-se um trecho de mar do lado do Caju: de dois outros lados, descobre-se o esplêndido panorama que tem por fundo a Tijuca e o Corcovado. (A vista do alto desta montanha é uma das mais belas que conheço.) (ECHEVERRIA, 2014; pág. 26, 27)


Um jornalista alemão chamado Carl von Koseritz igualmente comentou como era o lugar neste período:


O parque, muito grande, oferece à vista de quem chega bonitas perspectivas de paisagem, mas está malcuidado, primeiro pelas circunstâncias de penúria da Corte e depois porque é público o que faz com que centenas de famílias — que gozam da generosidade e da bondosa permissão do casal imperial — se tenham nele estabelecido e o ocupem na plantação de suas couves. Existem assim numerosas casas, grandes e pequenas, com suas cercas, jardins, etc. que se espalham por toda a Quinta, assim como escolas e estabelecimentos industriais — enfim, uma espécie de pequeno mundo, que a ilimitada inclinação para fazer o bem do casal imperial ali criou, talvez nem sempre para a segurança da propriedade imperial, como certos episódios ainda há pouco mostram. No palácio propriamente não existem guardas; estes se encontram em uma casa guarda, que fica do lado direito, a alguma distância. (ECHEVERRIA, 2014; pág. 204)

Também era lá onde foram realizados os festejos da família. Em época de São João, por exemplo, D. Pedro II armava no parque grandes fogueiras e brincava com as suas filhas e as amigas delas. As crianças do bairro e os filhos dos criados igualmente eram convidados, criando uma grande festa (ECHEVERRIA, 2014).


Estátua da imperatriz D. Teresa e as princesas Leopoldina e Isabel.

Os imperadores e o Egito Antigo:

Paralelamente a vida pacata no palácio e sem muitas frivolidades, como relatam os visitantes da época, D. Pedro II se prestava como mecenas, realizando doações para ações culturais e era muito curioso em relação aos avanços tecnológicos e às histórias advindas da Antiguidade. Sua esposa, D. Teresa, embora mais introspectiva que o marido e tida por muitos historiadores equivocadamente como “invisível” e “sem muitas qualidades”, possuía bastante interesse pelo antiquarismo e Arqueologia. Sabia, por exemplo, da importância do artesanato indígena e importou para o Brasil artefatos clássicos (ECHEVERRIA, 2014).

O casal imperial fez três viagens ao exterior (abrindo espaço para a Primeira, a Segunda e a Terceira Regência da Princesa Isabel). A primeira em 1871, ocasião em que além de conhecer alguns países europeus tiveram a oportunidade de ir ao Egito; e a segunda teve início em 1876 (BAKOS, 2004), cuja turnê mais uma vez foi até este país africano.


Estátua de D.Pedro II
Sabe-se que ao menos na segunda viagem D. Pedro II cultivou um diário onde se mostrava bastante encantado com a nação que outrora foi comandada por faraós. Seu interesse o fez se corresponder com famosos egiptólogos da época. Foi desta segunda viagem que ele trouxe ao Brasil um sarcófago lacrado como souvenir (BAKOS, 2004). A prática da compra ou o oferecimento de artefatos era comum nesta época, além de vista como uma atividade diplomática admirável. Neste período era comum também que reis ou as pessoas necessariamente ricas possuíssem em seus palácios, palacetes ou mansões um gabinete para curiosidades, criados não somente para o deleite pessoal, mas para demonstrar o poder aquisitivo e influência cultural do seu dono.

Família imperial no Egito.

Mas o sarcófago trazido por D. Pedro II não foi o primeiro artefato adquirido para ser exposto em solo brasileiro: o seu pai, D. Pedro I, comprou no Brasil, em 1827, a coleção de um estrangeiro que estava em passagem pelo país. Ainda na época os artefatos foram doados para o Museu Real, que tinha sido fundado anos antes, em 6 de junho de 1818 e que no reinado de D. Pedro II, em 1842, passou a ser chamado de Museu Nacional (BRANCAGLION JR., 2004).

Em 1889, quando a Famíla Imperial sofreu o golpe que veio a se converter em Proclamação da República, após sofrer um golpe por parte dos militares, o casal imperial e a princesa regente foram mantidos sob cerco no Paço Imperial e em meio a surdina da madrugada deportados pelo poder provisório. Não tiveram a oportunidade de visitar pela última vez o Palácio da Quinta da Boa Vista, que passou então a ser a cede da Assembleia Constituinte e em 25 de junho de 1892 torna-se o Museu Nacional. Durante estes mais de 100 anos o interior do edifício foi desfigurado, não permitindo saber com certeza absoluta a antiga serventia de cada cômodo ainda existente.

Família imperial no Egito

Em seu papel como museu parte da coleção egípcia dos imperadores — inclusive a que estava no Museu Real — hoje está disponível para a visitação, com destaques para uma múmia de uma mulher de procedência desconhecida, datada do Período Greco-Romano, o ataúde selado da cantora Shaamonemsu, o sarcófago de um homem chamado Hori, múmias de animais e algumas estelas funerárias (BRANCAGLION JR., 2004).

O primeiro pesquisador a tentar fazer um catálogo das peças e um levantamento histórico das mesmas foi o russo Alberto Childe, então em seu papel de curador do museu entre os anos de 1912 e 1938 (BRANCAGLION JR., 2004). Depois temos o egiptólogo inglês Kenneth Kitchen, que em 1990, ao lado da arqueóloga brasileira Maria Beltrão, lançou um catálogo da coleção intitulado “Catálogo da coleção do Egito Antigo existente no Museu Nacional, Rio de Janeiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.