Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O SOCIALISMO DEMOCRÁTICO DEMONSTRA SER O MELHOR REGIME.



Carlos Frederico Alverga

Ao contrário do que afirmam os porta-vozes da direita, o socialismo democrático não fracassou. O que malogrou foi o socialismo real de inspiração soviética, que terminou com a queda do Muro de Berlim. Não significou o “fim da história” propagado por Fukuyama, com a vitória definitiva do liberalismo econômico.

O socialismo democrático, tal como é praticado principalmente nos países escandinavos (Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia), continua extremamente vigoroso e é representado pelo conjunto dos governos de natureza social democrática que vêm ocupando o poder nesses países, de forma não ininterrupta.

Os sistemas sociais dessas nações se caracterizam pelo fato de haver uma carga tributária extremamente elevada, girando em torno de 50 a 60% do PIB, mas, em compensação, os referidos Estados proporcionam a suas populações serviços públicos de qualidade, principalmente nas áreas de saúde, educação, previdência e assistência social, amparo aos idosos e outros benefícios.

Relativamente a esses países, diz-se que eles garantem o bem estar dos seus cidadãos do “berço ao túmulo”. São nações que, ainda nos anos 30 do século passado, concluíram que o capitalismo não era perfeito, e que apresentava deficiências, mormente no que concerne à injustiça da distribuição social da riqueza. Desta forma, as nações escandinavas estruturaram um regime avançado em termos políticos e sociais.

OBJETIVOS ALCANÇADOS

Por intermédio da social democracia e de um pacto entre os fatores capital e trabalho, este último representado pelos sindicatos, este regime proporcionou justiça social e desenvolvimento econômico para as populações. A evidência concreta e palpável de que essa modalidade de socialismo democrático deu certo, sob o ponto de vista econômico e social, é o fato de que esses países apresentam os melhores Índices de Desenvolvimento Humano do planeta, mensurados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que levam em conta indicadores tais como a expectativa de vida dos cidadãos, a taxa de escolaridade da população, a qualidade de vida e a renda per capita.

Na Europa Ocidental, a despeito da alternância no poder entre os sociais-democratas, trabalhistas e conservadores mais à direita em países como Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e Portugal, pode-se considerar que nesses países houve a instituição de sistemas de proteção social que atenuaram significativamente as distorções distributivas do capitalismo neoliberal, reduzindo as desigualdades sociais e contribuindo para o nivelamento e equilíbrio sociais desses países. Na Alemanha, o modelo de capitalismo com responsabilidade social foi denominado de “economia social de mercado”.

CONQUISTAS PERENES

Instituições relevantes, tais como o sistema nacional de saúde britânico, que nem Margaret Thatcher conseguiu privatizar, e a participação dos trabalhadores nos lucros das empresas, própria do capitalismo alemão, inclusive com intensa participação dos sindicatos, dentre os quais se destaca o IG Metall, foram conquistas importantes e perenes das quais a população europeia não abre mão.

Exceção nesse panorama são os Estados Unidos, no qual subsiste um capitalismo liberal que até pouco tempo atrás era extremamente desregulamentado, o que redundou na crise econômica de 2008. O presidente Barack Obama enfrentou sérias resistências para implantar o seguro social de saúde, conhecido como “Obamacare”, o qual ainda corre o risco de ser inviabilizado pelo Judiciário estadunidense, em virtude de ações judiciais movidas por grupos reacionários vinculados ao Partido Republicano.

Diante desse quadro, como dizer que o socialismo fracassou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.