Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

A ENCRUZILHADA DA EXTREMA DIREITA.

A extrema direita encontra-se nesse momento em uma encruzilhada. Até o momento presente, seus êxitos eleitorais ficaram comprometidos pelo crônico fracasso de suas políticas econômicas e sociais, e em contraposição as políticas socialistas tiveram resultados muito mais auspiciosos no que tange a resultados no campo social e até econômico. Aqui no Brasil é notório o êxito dos governos do PT que conseguiram projetar o Brasil no seleto clube dos países emergentes e que foram inclusive identificados pela sigla BRIC (Brasil, Russia India e China). Já os governos de direita não tiveram bons resultados com Collor, Fernando Henrique Cardoso e mais recentemente, Jair Bolsonaro.

Evidentemente a direita tem a seu favor o apoio dos empresários, porque seria de se esperar que os empresários não gostassem do poder do estado fiscalizando-os e coletando tributos a serem absorvidos dos seus lucros. Na visão dos empresários, um estado mínimo que recolhesse o mínimo de impostos seria o ideal para que a economia deslanchasse. Na visão da teoria de direita que é o LIBERALISMO, o governo só deveria cuidar da segurança e dos trabalhos burocráticos como emissão de passaporte, documentos para o cidadão e serviços essenciais que são da competência do estado. O resto os próprios empresários se encarregariam de cuidar, como uma saúde paga e uma educação também paga por exemplo, como já é o que existe no Brasil e nos Estados Unidos do ensino superior em diante.

Some-se a isso que a direita tem a seu favor a simpatia dos Estados Unidos da América que é a potência econômica e militar dominante no planeta e que evidentemente tem interesse em que as políticas de direita tenham prevalência principalmente nos países que estão sob a sua zona de influência e que eles denominam o seu quintal. Para que tudo siga de acordo com esse interesse, uma série de artifícios foram implementados. Um desses artifícios é a demonização da esquerda, que é pintada com fortes cores e classificada como regime onde o ser humano é praticamente um escravo do estado. Países que não rezam na sua cartilha sofrem boicote como é o caso de Cuba, Nicarágua, etc...

Entretanto os regimes de direita tem fracassado em todos os sentidos quando se olha para a questão do ser humano, já que não conseguem prover os níveis mínimos de conforto e bem estar para toda a população, só o conseguindo para uma parcela que são os privilegiados, ou seja os "incluídos". Os outros são os "excluídos" que acabarão por ser praticamente escravos dentro de uma sociedade em que tudo se encaminha para atender os caprichos de uma elite que tende a ser cada vez mais restrita.

O grande problema é que a sociedade é formada por seres humanos que precisam se alimentar, vestir, estudar e viver em sociedade. Quando esses seres humanos começam a ser excluídos, a economia vai mal, e o país como um todo vai mal. A inflação começa a subir, a criminalidade a aflorar, o comercio que necessita de consumidores para existir começa a reduzir os seus lucros e até a quebrar, e a economia como um todo começa a afundar, junto com o país.

Isso acontece porque há uma lei natural que não consegue conviver em harmonia com o LIBERALISMO ECONÔMICO e essa lei é a seguinte. "SÓ SOMOS FELIZES QUANDO TODOS SÃO FELIZES". Não dá para ser feliz sozinho, ou não dá para que uma elite apenas seja feliz. Todos precisam ser felizes. Se é verdade que devem existir ricos e pobres também é verdade que os pobres precisam ter o mínimo para viver com dignidade. conseguido isso os ricos tem o seu direito de também serem felizes, mas não conseguido isso, os ricos não conseguirão ser felizes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.