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JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

domingo, 21 de junho de 2020

QUAL A MELHOR E QUAL A PIOR EMPRESA DE TELEFONIA E INTERNET NO RIO DE JANEIRO


Fazendo uma pesquisa no site Reclame Aqui, ao colocar as melhores empresas, tanto as que mais resolvem problemas quanto as que foram mais reclamadas nos últimos 30 dias, ou as piores empresas nos últimos 30 dias, concluímos que nenhuma das empresas de telefonia e fornecimento de internet estão relacionadas entre as 20 melhores em nenhum quesito. Tanto no quesito "MELHOR ÍNDICE DE SOLUÇÕES, quanto no quesito VOLTARIA A FAZER NEGÓCIO como no quesito MELHORES NOTAS MÉDIAS.


VEJA AS CONSULTAS EM 21/06/2020











































































































































Essas empresas começam a aparecer quando relacionamos as piores nos diversos quesitos. Na relação das piores empresas nos ultimos 30 dias aparece em primeiro lugas a VIVO, logo a seguir a CLARO, a NET, a TIM e a seguir a OI. A OI teve 4.412 reclamações, contra 9.489 reclamações contra a empresa VIVO. Isso no entanto não deve a princípio servir de parâmetro porque a empresa OI atende muito menos clientes do que a empresa VIVO. 

As reclamações sobre o serviço de banda larga fixa foram as que mais cresceram no último ano na ANATEL atingindo o volume total de 580,7 mil demandas. Em volume absoluto de reclamações, o serviço já se encontra em patamares próximos aos da telefonia fixa - e chegou a superá-lo nos últimos meses de 2019. Se as tendências atuais forem mantidas, a banda larga fixa possivelmente se tornará o segundo serviço mais reclamado em volumes absolutos na Anatel, ficando atrás apenas do celular pós-pago. O desempenho negativo da banda larga fixa se concentra em três prestadoras: CLARO/NET, VIVO e TIM


Piores empresas nos últimos 30 dias

20/06/2020

  1. não recomendada
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  2. não recomendada
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  3. não recomendada
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  4. não recomendada
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  5. não recomendada
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  6. não recomendada
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  7. não recomendada
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  8. ruim
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  9. ruim
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  10. não recomendada
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  11. não recomendada
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  12. não recomendada
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  13. não recomendada
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  14. em análise
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  15. ruim
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  16. ruim
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  17. não recomendada
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  18. ruim
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  19. ruim
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  20. ruim
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Se fizermos uma relação do número de reclamações comparativamente ao número de acessos, teremos uma medida mais precisa da qualidade das empresas de provimento de serviço de Internet no Brasil.

Dentro dessa proporção a melhor empresa nesse quesito foi a CLARO/NET que registrou 1 reclamação a cada 1172,12 clientes.
De fato eu como usuário da NET tenho a dizer que trata-se de uma empresa que zela pelo atendimento rápido ao cliente. Tem como ponto fraco o preço dos serviços que é relativamente elevado.

A seguir registramos a empresa OI que registrou uma reclamação a cada 1.139,52 clientes. 

A nossa experiência com a empresa OI é muito ruim. Inclusive no momento estamos com um processo na justiça por ter essa empresa descumprido seu contrato não prestando o serviço de telefonia fixa, e feito cobranças recorrentes que foram quitadas mediante a interrupção do serviço. Como o serviço não foi interrompido e retomado sem comunicação, acabaram por gerar cobranças indevidas que levaram a empresa a colocar nosso nome nos serviços de proteção ao crédito. É importante notar que os canais de reclamação à época não funcionaram e se tornaram inviáveis. A empresa simplesmente não disponibilizou atendimento. Foi desde sempre uma empresa péssima na questão do atendimento, o que só foi conseguido na maioria das vezes anteriores com reclamações recorrentes feitas à ANATEL. Entendemos que no momento em face dos resultados muito ruins dessa empresa ela esteja a reestruturar-se e deve ter melhorado seus serviços.


A próxima empresa nesse ranking das menos piores é a VIVO que registrou uma reclamação a cada 712 clientes.

A nossa experiência com essa empresa tem altos e baixos. Já movemos dois processos contra essa empresa, ambos vitoriosos. Sempre por violação escandalosa de contrato sem motivo e por cobranças indevidas. No momento continuamos clientes da VIVO FIBRA e reconhecemos que oferece um serviço de qualidade, embora não perfeito como a NET, mas a relação custo benefício compensa bastante.

E a pior empresa de prestação de serviços de Internet segundo o resultado apurado é a TIM que registra uma reclamação a cada 91,91 clientes. 

A nossa experiência com essa empresa é péssima, tanto que a cortamos em definitivo das opções viáveis. Nas vezes em que fizemos uso de seu serviço, registramos péssimo atendimento e corte inesperado de serviço além de uma dificuldade crônica de atender o cliente. Definitivamente essa está fora.

sábado, 13 de junho de 2020

MELHORE SUA INTERNET.


Estamos chegando a um ponto da nossa história social em que a tecnologia que já avançava a passos largos está afinal se consolidando. Um exemplo disso é o trabalho a distância. Convenhamos. Trabalhar em escritórios hoje em dia fazendo deslocamentos diários em trânsito pesado nas grandes cidades não é mais necessário a muito tempo. Faltava o entendimento dessa realidade a que agora estamos sendo forçados a adotar. 


Qualquer pessoa pode da sua casa executar trabalhos burocráticos tendo acesso à documentação que fique disponível on-line, atender pessoas por meio de acesso visual, participar de reuniões virtuais com a participação de outras pessoas como se estivessem em uma sala. Definitivamente não é necessário mais que tenhamos escritórios onde as pessoas tenham que se deslocar diariamente perdendo 4 horas (2 horas para ir e 2 horas para vir) em deslocamentos em trânsito congestionado.



O ensino à distância é outro ramo que já bem desenvolvido permite que se estude de casa na hora que mais for conveniente e que a aula possa ser repetida à exaustão fixando conhecimentos que não ficaram bem claros, e que podem afinal ser assimilados pela repetição das aulas. Por outro lado os recursos áudio visuais permitem às escolas e universidades, elaborar aulas melhores que podem ser aperfeiçoadas e ficar disponíveis para que possam ser revistas inclusive nas futuras turmas.


É uma miríade de facilidades. Os livros podem ser adquiridos de forma digital e acumulados em um dispositivo de leitura que pode acumular uma biblioteca com centenas de volumes. É tanta informação que temos que ser seletivos, já que o ser humano normal não está dando conta de tanta informação.



Os Supermercados, lojas, lanchonetes, tem que nesse momento se reinventar e adotar o sistema que vulgarmente passou a chamar-se "Delivery" e que é nada mais nada menos do que um sistema que permite atender uma clientela virtual que irá acessar um site onde fiquem ali disponível um cardápio de produtos que podem ser escolhidos, comprados por meio de cartões de crédito ou cartões de débito e assim tendo sido encomendados, serem entregues em domicílio. Alguns supermercados permitem o pagamento em loco em dinheiro ou cartão de débito ou crédito no local da entrega.


O mesmo se dá em relação às lojas de departamentos e também aos sites de leilões e vendas on-line que já a algum tempo desenvolveram mecanismos de compra, pagamento e entrega em domicílio, inteiramente seguros e confiáveis.


Uma das inovações que chamam a atenção pela criatividade, é o sistem IFood, em que se alguém produz algum tipo de comida, como uma macarronada, ou um bolo ou algum petisco, pode cadastrar-se, e o sistema irá vender esse produto que será produzido muitas vezes na casa da pessoa que se irá dispor a produzi-lo. Embalagens convenientemente personalizadas são disponibilizadas, e um exército de motoqueiros contratados irão pegar esse alimento na casa já devidamente embalado e entrega-lo onde for pedido. Esse sistema permite que muitas pessoas possam ter um trabalho estando na sua casa, e assim desenvolver uma forma de renda.


A sociedade está se reinventando e quem não aderir a essa tendência ficará superado em futuro breve. Um futuro que já estava mostrando a sua face, levando alguns tipos de negócios tradicionais a dificuldades, decorrentes da concorrência com os sistemas on-line mais práticos e mais eficientes.

Dentro desse panorama, ficamos dependentes da INTERNET e aqui eu preparei algumas dicas para tornar a sua internet mais eficiente e melhor.


Hoje em dia com o advento da fibra ótica, os serviços de Internet ficaram mais rápidos e mais confiáveis além de terem as suas velocidades aumentadas. Hoje é comum oferta de velocidades de 200 Megabytes por segundo (200 Mbps), 300 Mbps e até 500 Mbps. Essas velocidades antes da fibra ótica eram inviáveis ou muito caras.


A fibra ótica é uma forma de enviar informação por meio ótico e não por meio de condutores elétricos como era feito antes. 

O sinal de internet é uma onda elétrica normalmente quadrada formada por bits. Os BITS são sinais que tem apenas duas formas ou a forma "1" correspondente ao dígito "1" ou "zero" correspondente ao dígito "zero". Há um protocolo que informa que de oito em oito BITS enviados tem-se exatamente um BYTE que é um conjunto de sete BITS formando um dígito e um BIT de controle. No total a cada oito BITS temos um Dígito ou um BYTE. Então em um conjunto de vários sinais ZERO e UM temos um conjunto infinito de BITS que transportam desde palavras, até fotos e videos que são várias fotos em sequência formando imagens em movimento. 


Há vários protocolos que informam quando começa a ser enviada uma imagem, quando termina, o que é imagem, o que é video, o que é palavra etc... Isso dá uma enxurrada de bits formando uma onda elétrica com uma enxurrada de informações que é tratada tanto no receptor como no transmissor. Há também vários protocolos de roteamento que é o  direcionamento dos diversos pacotes, que tem que ser entregues nos endereços certos, sem que haja colisão ou embaralhamento de dados.


Esses protocolos são o que se chama de TCP/IP ou de uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet).

Para quem não sabe, protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar. Por mais que duas máquinas estejam conectadas à mesma rede, se não “falarem” a mesma língua, não há como estabelecer uma comunicação. Então, o TCP/IP é uma espécie de idioma que permite às aplicações conversarem entre si.


Há de se convir que com uma quantidade tão grande de dados, essa frequência que carrega esses dados é uma onda com uma frequência absurdamente grande, e já se descobriu a muito tempo que quando em um condutor elétrico, passa uma onda elétrica com uma frequência muito grande, ele tende a se comportar como um curto. Isso ocorre porque a variação da tensão elétrica em um condutor produz um campo magnético variável que induz em outro condutor próximo uma corrente elétrica na mesma frequência. É por esse motivo que uma onda elétrica com uma frequência relativamente alta passa por um capacitor, porque um capacitor são dois condutores bem próximos, separados por um isolante bem fino que é o dielétrico.


Esse efeito capacitivo em transmissão de dados foi que levou a indústria a desenvolver a tecnologia que hoje tem o nome de SERIAL ATA. Isso ocorreu porque a antiga tecnologia que era o PARALEL ATA ou "PATA" em oposição a atual tecnologia que é "SATA", usava condutores paralelos nos chamados FLAT CABLES. Como a transmissão de dados entre os computadores e os Hard Disks estava aumentando continuamente, chegou a um tal ponto que a velocidade dos dados começou a induzir nos condutores vizinhos o efeito capacitivo já que eram condutores muito próximos em feixes que correspondiam ao barramento de transmissão. 


Hoje os dados não são mais transmitidos como antes em um barramento em que cada barra ou condutor do flatcable recebia um bit por vez, mas os dados a serem transmitidos entre o computador e o HD são codificados em uma frequência e transmitidos em apenas um condutor, e depois decodificados no HD. É um novo protocolo de transmissão de dados entre o HD e o computador.

Os cabos de transmissão de TV por exemplo são dois condutores separados ou um condutor único com um isolamento grosso em volta do condutor (Cabos coaxiais) e uma blindagem externa, o shield. Em ambos os caso preserva-se um distância entre os dois condutores que levam o sinal que por ser um sinal de TV é também um sinal de elevada frequência. Se fossem dois condutores juntos mesmo que isolados por um isolamento mais fino o efeito capacitivo os levaria a interferirem demasiadamente entre si o que inviabilizaria a transmissão. 

No caso da transmissão de dados de Internet, com as velocidades atuais de 300 Megabits por segundo, precisaríamos de uma forma de transmissão que em primeiro lugar não levasse a perda de sinal, e é óbvio que em longas extensões de cabos o sinal precisaria de reforço para não se perder. 



A fibra ótica veio a resolver esse problema, porque a fibra ótica é nada mais nada menos do que vários filetes de material vítreo que transportam luz, e a luz pode vibrar em uma frequência elevada, ser transmitida por meio desses filetes, ser captada na outra extremidade e decodificada sendo reconvertida para sinal elétrico com exatamente a mesma frequência. Por se tratar de informação luminosa e não elétrica, elimina-se o efeito capacitivo e assim a limitação de elevação da frequência que ficaria restrita por razão do efeito capacitivo deixa de existir. O aumento de frequência torna-se então possível e desejável. 


Essa luz que viaja pelos filetes do cabo de fibra ótica não precisam necessariamente ser uma luz visível, porque a luz é nada mais nada menos do que uma frequência eletromagnética. Ela pode estar em um espectro luminoso que não seja visível para os nossos olhos, como por exemplo a radiação luminosa emitida pelos controles remotos. Normalmente estão no espectro da radiação infra vermelha, que é uma frequência da onda luminosa que se situa abaixo da cor vermelha que é a frequência mais baixa que a visão humana é capaz de detectar. 




Além do mais um único cabo de fibra ótica pode levar não um mas uma miríade de vários filetes, cada um com um ou vários sinais sobrepostos. Dessa forma as empresas de fornecimento de serviços de internet, fornecem com apenas um cabo de fibra ótica, sinal de TV, telefone e Internet de alta velocidade utilizando apenas um cabo de fibra ótica, e todos com excelente estabilidade, confiabilidade e velocidade.


DICAS PARA TER INTERNET DE QUALIDADE EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS.

1 - Contrate um bom serviço de Internet e que de preferência utilize a tecnologia de fibra ótica. Sua velocidade não deve ser inferior a 100 MBPS.




























2 - Os roteadores de Internet atualmente instalados pelas empresas fornecedoras do serviço já dispõem de transmissão via WIFI que é a transmissão via rádio e que atua dentro de um espaço limitado ao interior da sua casa. Essa conexão via WIFI funciona muito bem para conexão a TVs modernas, na sua maioria que já se conectam a Internet automaticamente via WIFI. Dessa forma é possível pela TV assistir os canais de YOUTUBE, e alguns serviços de fornecimento de Filmes como NETFLIX, GLOBOPLAY, canais de notícia e até navegar na Internet pela TV. Alguns desses serviços  são serviços pagos, mas alguns como o GLOBOPLAY são tão baratos que compensa pagar. O Globo Play custa R$20,00 por mês e dá acesso a programação da globo para se assistir on-line a qualquer hora, disponibiliza Email do servidor Globo e dá acesso a um extenso canal de filmes. O serviço de WIFI serve também para conectar celulares à Internet quando se está em casa e desfrutar da velocidade de sua conexão pelo celular. Pode ser usado também para conectar computadores principalmente notebooks, entretanto os computadores de mesa, os chamados DESKTOPS, funcionam com mais velocidade e estabilidade se a conexão for CABEADA em vez de ser por WIFI, por isso recomendo que os DESKTOPS tenham uma instalação cabeada por meio da conexão do roteador ao DESKTOP feita por meio de um cabo de rede com conectores RJ-45 colocados nas extremidades desse cabo. Meça a distância entre o Roteador e o computador e depois compre um cabo já pronto com o comprimento ideal em uma loja de Cabos e acessórios, que normalmente existe nos INFO-SHOPPINGS ou lojas especializadas de informática. Isso trará mais estabilidade e velocidade ao seu desktop. Peça ao instalador que for instalar o seu roteador que o instrua como configurar a rede WIFI na sua TV e nos celulares. Peça  senha de acesso da rede WiFi. Normalmente essa senha está escrita no verso do roteador em uma etiqueta específica. Os manuais da TV e do roteador também devem ter essas informações.

3 - Recomendamos vivamente que V.S. compre um  NO-BREAK para ligar o seu roteador. Isso lhe proporcionará internet via WIFI no seu celular e notebook, quando faltar energia, já que o NoBreak irá alimentar o roteador. Como o roteador é um equipamento que não consome muita energia como consumiria por exemplo um computador, o NoBreak irá lhe proporcionar horas de internet quando sua energia faltar, para seus celulares e Notebook.




4 - Caso a sua casa precise de várias conexões cabeadas, recomendamos vivamente que V.S. compre um SWITH. 



SWITHs são equipamentos que multiplicam as portas de saída do roteador. Normalmente eles são uma caixinha com várias saídas para plug RJ-45 e tem uma alimentação que é feita com uma fonte que acompanha o equipamento. Como essa que aparece na foto. A maioria tem oito portas em vez dessas cinco que aqui aparecem.

O seu uso é feito da seguinte forma: liga-se uma das portas do SWITH depois de devidamente ligado a energia por meio de sua fonte,  a uma das portas de saída LAN (LOCAL AREA NETWORK) do roteador. A partir dai todas as outras portas estarão prontas para conexão com outros equipamentos.

O Roteador normalmente tem entre uma a quatro portas LAN que são exatamente como essas que aparecem aqui na foto, mas terá sempre uma e sómente uma porta WAN. A porta WAN (COR AZUL) recebe a conexão que vem da Internet e as portas LAN (COR AMARELA) são para serem conectadas aos computadores existentes na sua residência por meio de conexão cabeada. 

Entretanto se você ocupar todas as portas LAN do seu roteador e precisar de mais alguma, precisará então de um SWITH como o que aparece na foto anterior. Obviamente para cada conexão você precisará de um cabo RJ-45 com o comprimento ideal que pode ser adquirido sob medida em uma loja especializada.

Se você tiver uma conexão com a Internet com velocidade superior a 100 Mbps, deve ter cuidado quando escolher o SWITH, porque existem duas especificações desse equipamento. Um para velocidades até 100 MBPS que são os SWITHs com a especificação 10/100. Isso significa que as portas de saída desse swith poderão ter no máximo 100 MBPS. Mesmo que sua conexão com a internet seja de 500 MBPS, todo o equipamento que for conectado ao SWITH terá a sua velocidade limitada em 100 MBPS. Portanto é necessário nesses casos adquirir um SWITH com a especificação 10/100/1000. Pois nesse caso a velocidade limite será de 1000 Mbps, e assim V.S. conseguirá conectar outros equipamentos com velocidade superior a 100 Mbps.

quinta-feira, 4 de junho de 2020

AGRAVAMENTO DA DOENÇA DO CORONAVÍRUS PODE TER RELAÇÃO COM O TIPO SANGUÍNEO.


Entre 206 pacientes que haviam morrido de Covid-19, a proporção foi de 41,26% do tipo A, 24,27% do tipo B, 9,22% do tipo AB e 25,24% do tipo O. “O grupo sanguíneo A foi associado a um maior risco de morte em comparação aos grupos não A. Pelo contrário, o grupo sanguíneo O foi associado a um menor risco de morte em comparação aos grupos não O”.


Uma análise do genoma de mais de 1.600 pacientes graves com covid-19 e 2.205 pessoas saudáveis ​​da Itália e da Espanha constatou que aqueles com uma variante de gene que codifica para o sangue tipo A tinham 50% mais chances de ter a forma crítica da doença e precisar de suporte de oxigênio.


O estudo, feito por pesquisadores alemães da Universidade de Kiel, é o segundo a identificar no genoma humano traços de DNA que podem predispor as pessoas a complicações causadas pelo novo coronavírus. A primeira vez que isso foi observado foi na China. Os pesquisadores descobriram uma raiz genética comum compartilhada por muitas dessas pessoas com sangue tipo A.

O sangue tipo O, por outro lado, estava associado a uma menor probabilidade de doença grave.

Os pesquisadores não sabem explicar por que essa variante genética que leva ao sangue tipo A tornaria alguém mais suscetível ao coronavírus, mas eles suspeitam que isso possa ter relação com o sistema imunológico.

O método utilizado pelos pesquisadores, membros de cinco universidades chinesas, comparou a distribuição dos tipos sanguíneos entre a população das regiões de Wuhan e Shenzen, na China, com a distribuição por tipo sanguíneo entre 2.173 pessoas infectadas com Covid-19 nestas localidades.

Muitas vezes, pode acontecer uma reação exagerada do sistema de defesa, causando o que é conhecida como tempestade de citocina, um dos motivos que leva os pacientes com covid-19 a óbito.

Há 1 padrão nos países com mais casos de covid-19 e dados confiáveis à disposição: a maior parte das mortes causadas pela doença é de pessoas acima de 60 anos. Nas internações, porém, é alta a proporção dos mais jovens.

No Brasil, pessoas com mais de 60 anos representam 69,4% das mortes. Os que tinham pelo menos uma comorbidade são quase ⅔ dos óbitos. As estatísticas de casos escondem grande subnotificação, como já admitiu o Ministério da Saúde.


Pesquisa Datafolha mostra que o medo de ser infectado pelo coronavírus cresceu, no levantamento atual 45% declararam ter muito medo (38% em abril e 36% em março). No período, os demais índices recuaram: a parcela que declarou que tem um pouco de medo é de 34% (39% em abril e 38% em março) e a parcela que declarou não ter medo da doença, em 21% (23% em abril e 26% em março).

Observam-se diferenças significativas na taxa de muito medo em contrair a doença por gênero e renda: entre os homens, 38% têm muito medo de ser infectado pelo coronavírus, ante 51% entre as mulheres; já, entre os mais pobres, 50% têm muito medo de pegar o coronavírus, ante 35% entre os mais ricos. Também se observa diferença significativa por região: o índice de muito medo de ser infectado pelo coronavírus é mais alto entre os moradores da região Nordeste (51%) do que entre os moradores da região Sul (35%).

Nesse levantamento, nos dias 25 e 26 de maio de 2020, foram realizadas 2.069 entrevistas por telefone, com brasileiros de 16 anos ou mais, que possuem celulares, de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.

Declararam ter pego o coronavírus, 5% dos brasileiros adultos que possuem celular. Desses, 2% disseram que fizeram o teste para confirmação do diagnóstico e 3% que não fizeram o teste. A maior parcela (93%) declarou que não pegou o coronavírus e 2% opinaram. O Datafolha não aferiu nenhum teste, apenas perguntou aos entrevistados se tinham ou não contraído a doença.