Os séculos XIX e XX trouxeram grandes mudanças na vida das pessoas sob todos os pontos de vista. Desde as mudanças na política como nos costumes como nas facilidades. Grandes invenções vieram a tona, algumas já no final do século XIX. como a eletricidade
A eletricidade já vinha sendo estudada a pelo menos dois séculos mas sem efeitos práticos na vida das pessoas mas começou a produzir os primeiros efeitos em 1885. Nesse ano George Westinghouse Jr. compra os direitos da patente de Goulard-Gibbs para construir transformadores de corrente alternada e encarrega William Stanley dessa tarefa. Em 1886, já há cerca de 60 centrais de corrente contínua (Edison) com cerca de 150.000 lâmpadas. Na mesma época, Stanley coloca em operação a primeira central em corrente alternada (Westinghouse) em Great Barrington, Massachusetts. Os sistemas de corrente alternada se multiplicaram rapidamente e, já em 1887, existiam cerca de 121 sistemas desse tipo em funcionamento, com cerca de 325.000 lâmpadas. Entre as novas empresas, se destacam a empresa do próprio Westinghouse que cresce contabilizando 125.000 lâmpadas em corrente alternada.
AS GRANDES FERROVIAS QUE LEVARAM O DESENVOLVIMENTO AO INTERIOR
A eletricidade foi sem dúvida uma coisa que mudou para sempre a vida das pessoas no Globo e seria apenas o início de uma enxurrada de descobertas e inovações que viriam a seguir. destaco algumas como: A invenção do Livro impresso em grandes tiragens, a invenção do avião, a invenção do automóvel, a invenção da propulsão a vapor que impulsionava não só as locomotivas mas também as grandes fábricas, a descoberta do Petróleo e sua importância.
Chegou-se ao ponto de se dizer que tudo o que tinha para ser inventado já o tinha sido, não faltava mais nada.
O LIVRO EM LARGA ESCALA |
A FOTOGRAFIA |
AS FÁBRICAS MOVIDAS A VAPOR |
A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO |
PRIMEIRAS HIDRO ELÉTRICAS |
Charles H. Duell foi o diretor do Departamento de Patentes dos Estados Unidos em 1899 e ficou famoso por supostamente ter dito:“ Tudo que poderia ter sido inventado já foi inventado. ”
A FABRICAÇÃO DO AUTOMÓVEL EM SÉRIE |
De fato o século XX ficou meio que adormecido em termos de invenções, aperfeiçoando apenas aquelas que já existiam como o automóvel por exemplo. O automóvel movido por motor de combustão interna foi inventado no século XIX e até hoje é a mesma coisa aperfeiçoada obviamente mas o princípio de funcionamento é o mesmo e move até navios, que é o motor de combustão interna. Ocorreu a invenção da injeção eletrônica, e inúmeros outros aperfeiçoamentos em termos de suspensão, freios abs, e outras sofisticações, mas o princípio de funcionamento descoberto no século XIX e que é a ideia primordial, está lá.
A afirmação de Charles H. Duell de que tudo já tinha sido inventado pode ter durado até meados do século XX com relativo êxito, apesar da invenção da Televisão, outra grande invenção que se popularizou nos anos 1940 e 1950, quando uma nova e grandiosíssima invenção começou a tomar forma. Tratava-se do computador.
No final dos anos 1990, um outro grande pensador, BILL GATES DECLAROU.
Estamos no limiar de uma nova era tecnológica, era que vai transformar para sempre a natureza da existência humana. Trabalho, estudo, compras, escolhas e relacionamentos - com o mundo e com as pessoas, que nunca mais serão as mesmas. Bill Gates.
Bill Gates de Estagiário a um dos homens mais ricos do planeta demonstrou ser um grande pensador. De fato o computador mudou a vida planetária e vem mudando até hoje em uma velocidade estonteante.
Mas o século XXI chegou, e o que nos reserva esse século? Reserva-nos grandes possibilidades. Grandes mudanças e grandes inovações que estão nesse momento se operando e a maioria ainda não percebeu.
Citarei duas mudanças que irão causar grande impacto. Uma delas é a geração de energia solar.
No início essa forma de produção de energia era cara e só aplicável em locais onde não existisse outra fonte de energia, entretanto hoje ela ficou mais barata principalmente por causa da entrada da China na fabricação em massa de painéis solares que tornou muito mais competitivo o seu custo.
As pessoas não percebem, mas fariam grande economia se optassem pela geração solar, e ela irá ser a forma de geração mais popular nos próximos anos.
Nos EUA, 1 sistema de energia solar é instalado a cada 1 minuto. Chegou a hora do Brasil utilizar o seu enorme potencial, já que é um país tropical onde o sol tem grande incidência ao contrário de alguns países da europa que estão cobertos de painéis solares que geram energia mesmo em dias nublados.
É a forma de energia mais limpa, mais abundante, mais confiável e agora é também a mais acessível.
Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
CRESCIMENTO DO USO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA:
Com aproximadamente 95 GW instalados globalmente durante o ano de 2017, a Energia Solar teve mais um ano de crescimento impressionante devendo atingir um total global acumulado de 401.000GW. 2016 Foi marcado pelo crescimento massivo do mercado na China, EUA e Índia. Depois de anos de crescimento exponencial, o mercado europeu teve um crescimento mais modesto em 2017 . Esta desaceleração do mercado europeu pode em parte ser explicada pela mudança nos incentivos que agora já não são mais tantos.
Os mercados de energia solar fotovoltaica em 2017 mostraram um equilíbrio perfeito entre as instalações de grande porte (grandes usinas solares) e a geração distribuída (Sistemas instalados em telhados de casas e empresas). Demonstrando essa capacidade única que só a energia fotovoltaica tem de oferecer uma solução para diversas necessidades: desde ligar uma lâmpada de um poste de iluminação com alguns Watts, até oferecer uma alternativa de produção de energia para uma casa ou mesmo uma grande usina solar produzindo energia para milhares de famílias.
Um sistema de energia foto Voltaica tem previsão para 30 anos ou mais e se paga nos primeiros 4 anos, tem incentivo governamental, e gera uma quantidade substancial de energia mensalmente.
Atualmente no Brasil existe o sistema ONGRID em que não é necessário armazenar energia em bancos de baterias. A energia produzida que não é consumida é injetada na rede. Medidores especiais, medem a energia enviada para a rede e transformam em créditos que podem ser consumidos a noite quando não há geração de energia, ou em dias nublados e chuvosos quando a geração de energia diminui mas não cessa.
EFICIÊNCIA DA ENERGIA FOTOVOLTAICA:
A célula solar mais eficiente do mundo até agora é uma multi-junção concentradora com uma eficiência de 46% produzido por esforços de colaboração da Soitec, CEA-Leti, França, juntamente com Fraunhofer ISE, Alemanha em 2014.
O que são os Sistemas Conectados à rede (On-Grid)?
Energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão da luz solar em eletricidade através de células fotovoltaicas, contidas nos módulos fotovoltaicos. No caso dos sistemas conectados à rede elétrica, a energia gerada através dos módulos solares, representa uma fonte de energia complementar à energia da distribuidora ao qual o usuário está conectado são sistemas que geralmente não utilizam armazenamento de energia, pois toda energia gerada pelos módulos solares fotovoltaicos (durante o dia), é entregue à rede elétrica instantaneamente.
O Inversor solar, é instalado entre o sistema gerador fotovoltaico e o ponto de fornecimento à rede, ele recebe a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos em corrente contínua e converte em energia alternada, sincronizando e injetando na rede elétrica.
A energia solar fotovoltaica gerada não é destinada a uma carga específica,abastecendo toda a residência juntamente com a rede elétrica da distribuidora. Quando a geração solar fotovoltaica é superior à demanda, o sistema devolve a energia para rede, no sentido contrário, para ser utilizada por outros consumidores, automaticamente sem intervenção e seguindo normas de segurança.
Quando a geração solar fotovoltaica é inferior à demanda, ou no período noturno, a diferença de energia é suprida automaticamente pela energia elétrica da distribuidora.
O Sistema fotovoltaico conectado à rede é sincronizado com a energia elétrica da distribuidora, assim, quando falta energia da distribuidora, por questões de segurança, o sistema fotovoltaico se desliga automaticamente.
Objetivo: Redução da dependência e consumo da energia elétrica da distribuidora, substituindo-a por uma fonte de energia limpa, gratuita e inesgotável.
Sistema de compensação de energia elétrica – normativa ANEEL 482/12 - A energia ativa injetada no sistema de distribuição pela unidade consumidora, será cedida a título de empréstimo gratuito para a distribuidora, passando a unidade consumidora a ter um crédito em quantidade de energia ativa. O consumo de energia elétrica ativa a ser faturado é a diferença entre a energia consumida e a injetada, por posto tarifário, devendo a distribuidora utilizar o excedente que não tenha sido compensado no ciclo de faturamento corrente para abater o consumo medido em meses subsequentes, por até 36 meses.
Os montantes de energia ativa injetada não compensados na própria unidade consumidora poderão ser utilizados para compensar o consumo de outras unidades previamente cadastradas para esse fim e atendida pela mesma distribuidora, cujo titular seja o mesmo da unidade com sistema de compensação de energia, possuidor do mesmo cadastro de pessoa fisica (CPF) ou CNPJ.
O controle da geração é realizado pelo medidor bidirecional de energia do consumidor, este mede a entrada e a saída de energia, a troca do medidor corre por conta do consumidor que fará a instalação do sistema.
Para a instalação do sistema conectado, é necessário solicitar autorização da distribuidora, mediante a apresentação de um projeto elétrico , memorial descritivo, e outros documentos para aprovação, desde que sigam as normas
vigentes. Este projeto deve ser desenvolvido por um engenheiro responsável que emita uma ART junto ao CREA.
Sendo aceito, a distribuidora fará a troca do relógio medidor e o consumidor estará incluído no sistema de compensação de energia.
Outra grande modificação na vida das pessoas que já começou a se operar e que ninguém percebeu ainda é a fabricação dos carros elétricos.
Dentro de cinco anos os carros atualmente rodando em sua maioria pertencerão a uma categoria obsoleta e ficarão desvalorizados.
A grande coqueluxe serão os carros elétricos, que irão se tornar mais baratos a medida que forem aceitos, não precisarão dos caros combustíveis vendidos hoje nos postos de gasolina, darão menos defeitos porque o motor elétrico é mais confiável e livre de regulagens periódicas e de grande durabilidade além de ser menor e mais barato. Os carros terão a chance de se tornar mais populares.
Vários governos principalmente na Europa tem a intenção de proibir a fabricação de carros a diesel e a gasolina a partir de 2025.
Certas montadoras prometem lançar no futuro apenas carros elétricos ou híbridos. O Brasil também quer dar um passo nesse sentido: um projeto de lei proíbe a circulação de automóveis movidos a gasolina ou diesel até 2040.
O projeto de lei do Senado 304/2017, de autoria de Ciro Nogueira (PP-PI), muda o Código de Trânsito Brasileiro para vedar “a comercialização e a circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis”. Na justificativa, ele defende que “o setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, principal agente do efeito estufa”, e que já existem tecnologias para enfrentar a questão.
Carro Elétrico da montadora TESLA. Sucesso no salão do Automóvel.
Os veículos elétricos tem várias vantagens. A principal é não depender da gasolina que é no Brasil a mais cara do mundo, mas além disso tem outras vantagens. Uma delas é a rápida aceleração. São veículos que conseguem acelerar rápido em questão de segundos podem ir de zero a cem km/hora e atingem também grandes velocidades assim como desaceleram também muito rápido.
Os veículos Híbridos e alguns elétricos convertem a energia utilizada na desaceleração em energia utilizada para carregar as baterias. O princípio é simples. Quando o motor recebe energia da bateria ele é um motor. Quando desacelera, o motor gira ao contrário e se transforma em um gerador que irá carregar as baterias pelos mesmos conectores.
Dessa forma se você estiver em uma pista e não precisar correr, no momento que tira o pé do acelerador, o motor converte-se em gerador de energia elétrica e é impulsionado pelo movimento do carro.
Em geral são veículos que tem muita tecnologia embarcada e são carregados de facilidades e ítens de tecnologia como ar condicionado inteligente, computadores de bordo e toda sorte de facilidades.
No Brasil existe um Veículo Hibrido muito popular que também é muito popular no mundo inteiro inclusive nos Estados Unidos. É o carro mais vendido no Japão embora no Brasil amargue números ainda muito incipientes, que e o PRIUS. É fabricado pela Toyota e é um carro inteligente que só falta pensar.
O que são os Sistemas Conectados à rede (On-Grid)?
Energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão da luz solar em eletricidade através de células fotovoltaicas, contidas nos módulos fotovoltaicos. No caso dos sistemas conectados à rede elétrica, a energia gerada através dos módulos solares, representa uma fonte de energia complementar à energia da distribuidora ao qual o usuário está conectado são sistemas que geralmente não utilizam armazenamento de energia, pois toda energia gerada pelos módulos solares fotovoltaicos (durante o dia), é entregue à rede elétrica instantaneamente.
O Inversor solar, é instalado entre o sistema gerador fotovoltaico e o ponto de fornecimento à rede, ele recebe a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos em corrente contínua e converte em energia alternada, sincronizando e injetando na rede elétrica.
A energia solar fotovoltaica gerada não é destinada a uma carga específica,abastecendo toda a residência juntamente com a rede elétrica da distribuidora. Quando a geração solar fotovoltaica é superior à demanda, o sistema devolve a energia para rede, no sentido contrário, para ser utilizada por outros consumidores, automaticamente sem intervenção e seguindo normas de segurança.
Quando a geração solar fotovoltaica é inferior à demanda, ou no período noturno, a diferença de energia é suprida automaticamente pela energia elétrica da distribuidora.
O Sistema fotovoltaico conectado à rede é sincronizado com a energia elétrica da distribuidora, assim, quando falta energia da distribuidora, por questões de segurança, o sistema fotovoltaico se desliga automaticamente.
Objetivo: Redução da dependência e consumo da energia elétrica da distribuidora, substituindo-a por uma fonte de energia limpa, gratuita e inesgotável.
Sistema de compensação de energia elétrica – normativa ANEEL 482/12 - A energia ativa injetada no sistema de distribuição pela unidade consumidora, será cedida a título de empréstimo gratuito para a distribuidora, passando a unidade consumidora a ter um crédito em quantidade de energia ativa. O consumo de energia elétrica ativa a ser faturado é a diferença entre a energia consumida e a injetada, por posto tarifário, devendo a distribuidora utilizar o excedente que não tenha sido compensado no ciclo de faturamento corrente para abater o consumo medido em meses subsequentes, por até 36 meses.
Os montantes de energia ativa injetada não compensados na própria unidade consumidora poderão ser utilizados para compensar o consumo de outras unidades previamente cadastradas para esse fim e atendida pela mesma distribuidora, cujo titular seja o mesmo da unidade com sistema de compensação de energia, possuidor do mesmo cadastro de pessoa fisica (CPF) ou CNPJ.
O controle da geração é realizado pelo medidor bidirecional de energia do consumidor, este mede a entrada e a saída de energia, a troca do medidor corre por conta do consumidor que fará a instalação do sistema.
Para a instalação do sistema conectado, é necessário solicitar autorização da distribuidora, mediante a apresentação de um projeto elétrico , memorial descritivo, e outros documentos para aprovação, desde que sigam as normas
vigentes. Este projeto deve ser desenvolvido por um engenheiro responsável que emita uma ART junto ao CREA.
Sendo aceito, a distribuidora fará a troca do relógio medidor e o consumidor estará incluído no sistema de compensação de energia.
Outra grande modificação na vida das pessoas que já começou a se operar e que ninguém percebeu ainda é a fabricação dos carros elétricos.
Dentro de cinco anos os carros atualmente rodando em sua maioria pertencerão a uma categoria obsoleta e ficarão desvalorizados.
A grande coqueluxe serão os carros elétricos, que irão se tornar mais baratos a medida que forem aceitos, não precisarão dos caros combustíveis vendidos hoje nos postos de gasolina, darão menos defeitos porque o motor elétrico é mais confiável e livre de regulagens periódicas e de grande durabilidade além de ser menor e mais barato. Os carros terão a chance de se tornar mais populares.
Vários governos principalmente na Europa tem a intenção de proibir a fabricação de carros a diesel e a gasolina a partir de 2025.
Certas montadoras prometem lançar no futuro apenas carros elétricos ou híbridos. O Brasil também quer dar um passo nesse sentido: um projeto de lei proíbe a circulação de automóveis movidos a gasolina ou diesel até 2040.
O projeto de lei do Senado 304/2017, de autoria de Ciro Nogueira (PP-PI), muda o Código de Trânsito Brasileiro para vedar “a comercialização e a circulação de automóveis movidos a combustíveis fósseis”. Na justificativa, ele defende que “o setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, principal agente do efeito estufa”, e que já existem tecnologias para enfrentar a questão.
Carro Elétrico da montadora TESLA. Sucesso no salão do Automóvel. |
Os veículos elétricos tem várias vantagens. A principal é não depender da gasolina que é no Brasil a mais cara do mundo, mas além disso tem outras vantagens. Uma delas é a rápida aceleração. São veículos que conseguem acelerar rápido em questão de segundos podem ir de zero a cem km/hora e atingem também grandes velocidades assim como desaceleram também muito rápido.
Os veículos Híbridos e alguns elétricos convertem a energia utilizada na desaceleração em energia utilizada para carregar as baterias. O princípio é simples. Quando o motor recebe energia da bateria ele é um motor. Quando desacelera, o motor gira ao contrário e se transforma em um gerador que irá carregar as baterias pelos mesmos conectores.
Dessa forma se você estiver em uma pista e não precisar correr, no momento que tira o pé do acelerador, o motor converte-se em gerador de energia elétrica e é impulsionado pelo movimento do carro.
Em geral são veículos que tem muita tecnologia embarcada e são carregados de facilidades e ítens de tecnologia como ar condicionado inteligente, computadores de bordo e toda sorte de facilidades.
No Brasil existe um Veículo Hibrido muito popular que também é muito popular no mundo inteiro inclusive nos Estados Unidos. É o carro mais vendido no Japão embora no Brasil amargue números ainda muito incipientes, que e o PRIUS. É fabricado pela Toyota e é um carro inteligente que só falta pensar.
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