Menu

FILOSTEC
POLITICA FILOSOFIA SAUDE TECNOLOGIA ARTE ECONOMIA COMPORTAMENTO LIVROS COMUNS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FILOSTEC.COM.BR

JORNAIS QUE TEM INFORMAÇÃO REAL.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FORMIGAMENTO OU DORMÊNCIA NAS MÃOS (PRINCIPALMENTE A NOITE)

Formigamento nas mãos
PDFImprimirE-mail
STC

  • Você acorda com a mão formigando no meio da noite?
  • Tem a sensação de dormência na ponta dos dedos?
  • Sente uma dor que sobe pelo braço?
  • Chega a deixar os objetos caírem da sua mão?
Se respondeu afirmativo a qualquer das questões acima, você pode estar com a Síndrome do Túnel do Carpo. 
É causada pela compressão de um nervo na região do punho.


INCIDÊNCIA

 Estima-se que, a incidência na população em geral varia entre 3-10%, sendo mais comum em mulheres com idade entre 40 e 60 anos. Porém, com a disseminação do uso dos computadores passou a ser encontrado em adultos jovens de ambos os sexos.


EXPLICAÇÃO ANATÔMICA

Na região do punho (chamada também de carpo) existe um verdadeiro túnel por onde passam do antebraço para a mão, o nervo Mediano junto com nove tendões. O assoalho deste túnel é formado por pequenos ossos e o teto consiste em um tecido fibroso.
O nervo Mediano controla a sensibilidade da palma dos dedos da mão (exceto do dedo mínimo) e também manda impulsos para os músculos que mexem o polegar.


CAUSAS


A Síndrome do Túnel do Carpo ocorre quando o nervo Mediano é comprimido dentro do túnel, e isto pode ocorrer em qualquer situação que diminua o tamanho do túnel ou aumente o volume dos tecidos que passam no seu interior.
Quando ficamos muito tempo com o punho dobrado diminuímos o espaço para o nervo, como, por exemplo em situações tais como: ler o jornal, dirigir e dormir com o punho fletido.


FATORES ASSOCIADOS

• Menopausa (em razão de alterações hormonais) • Gravidez (retenção de líquido nos tendões)
• Ovário policístico / Endometriose
• Má postura • Diabetes • Artrose • Artrite Reumatóide • Hipotireoidismo. • Pós-fratura do punho
• movimentos repetitivos / uso do computador

SINTOMAS
 O paciente pode sentir dor, sensação de formigamento, choque, peso ou cansaço do antebraço falta de sensibilidade nos dedos inervados pelo nervo Mediano e em casos mais graves, atrofia da musculatura, acarretando fraqueza e queda dos objetos da mão. Em cerca de 50% dos casos pode acometer os dois lados. 

O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para evitar lesão permanente do nervo e conseqüente anestesia e atrofia da mão, fato que pode tornar a pessoa acometida dependente dos outros.

É necessária uma avaliação médica para descartar outros problemas que podem simular estes sintomas,
Assim como a compressão do nervo em outros locais desde a sua saída do pescoço (hérnia de disco), e na passagem pelo ombro e cotovelo.

TRATAMENTO

O
tratamento varia desde o uso de medicamentos à imobilização temporária do punho com talas, associado à fisioterapia para correção postural e alongamento muscular.

Em casos resistentes é necessário tratamento cirúrgico para evitar a progressão da doença.

A cirurgia consiste em “abrir” o teto do túnel, libertando o nervo comprimido. Isto pode ser realizado através de uma mini-incisão na palma da mão.

O paciente recebe uma sedação (dorme e não vê ou sente nada) e a cirurgia é feita com anestesia local ao nível do punho.

Algumas horas depois o paciente retorna para casa com uma tala imobilizando o punho, utilizando tipóia para evitar o inchaço da mão e movimentando os dedos.

A sensação de formigamento já costuma desaparecer no pós-operatório imediato.
VEJA AQUI A SOLUÇÃO DA FITA. VEJA O VIDEO CLICANDO AQUI


EVITE ADOÇANTES COM EXCESSÃO DA STEVITA (ALGUNS ADOÇANTES QUE ESTAMPAM O NOME "STEVIA" CONTÉM APENAS UM PERCENTUAL DE STEVIA) Eles podem causar formigamento nos membros inferiores. PÉS e Mãos

O ASPARTAME

Uma especialista no assunto a
Dra. NANCI MARCKLE tem a palavra
:

'Passei alguns dias falando na CONFERÊNCIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE a respeito do ASPARTAME , conhecido como Nutrasweet, Equal,  Zerocal, Finn e Spoonful'

Eles anunciaram que existia uma epidemia de Esclerose Múltipla e Lúpus Sistêmico , e não entendiam que toxina estava fazendo com que essas doenças assolassem os Estados Unidos tão rapidamente . 


Eu expliquei que estava lá para falar exatamente sobre este assunto.

Quando a temperatura do ASPARTAME excede 30º C, o álcool contido no ASPARTAME se converte em formaldeído e daí para ácido fórmico , que provoca acidose metabólica (o ácido fórmico é o veneno das formigas). 

A toxicidade do metanol imita a Esclerose Múltipla e as pessoas recebem diagnóstico errado de Esclerose Múltipla .

A Esclerose Múltipla não se constitui em sentença de morte, mas a toxicidade do metanol sim ..                 No caso do Lúpus Sistêmico , estamos percebendo que é quase tão grave quanto a Esclerose Múltipla , especialmente em usuários de Diet Coke e Diet Pepsi por razão da toxicidade do metanol. 
(as vítimas geralmente bebem de 3 a 4 latas destes refrigerantes por dia,ou mais).

Nos casos de Lúpus Sistêmico causado pelo ASPARTAME , a vítima geralmente não sabe que o ASPARTAME é a causa de sua doença e continua com seu uso, agravando o lúpus a um grau tão intenso que algumas vezes ameaça a vida.

Quando interrompemos o uso do ASPARTAME , as pessoas que tinham lúpus ficam assintomáticas.

Infelizmente, não podemos reverter esta doença. Por outro lado, nos casos diagnosticados como Esclerose Múltipla (quando, na realidade, a doença é devida à toxicidade do metanol) a maioria dos sintomas desaparece. Nós temos visto casos em que a visão retornou e mesmo a audição foi recuperada.                          

Isto também se aplica aos casos de tinnitus (zumbido no ouvido).

Em uma Conferência eu disse:  ‘Se você está usando ASPARTAME (Nutrasweet, Equal, e Spoonful, etc.) e sofre de sintomas como fibromialgia , espasmos, dores , formigamento nas pernas e mãos, câimbras , vertigem, tontura , dor de cabeça , zumbido no ouvido , dores articulares , depressão , ataques de ansiedade, fala atrapalhada , visão borrada ou perda de memória - você provavelmente tem a DOENÇA DO ASPARTAME!’


  Convém portanto evitar o aspartame (adoçantes) preventivamente, bem como os refrigerantes, principalmente os diet, zero e light.


Síndrome do Túnel do Carpo

Dr. JoãoAris Kouyoumdjian

Síndrome do túnel do carpo é o nome referido a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido a compressão, originando sintomas característicos que serão descritos adiante.

Representa doença muito comum entre mulheres na faixa de 35 a 60 anos; pode ocorrer com menor frequência fora dessas faixas de idade e também ocasionalmente em homens.

Os sintomas típicos são representados por dormência e formigamento nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos indicador, médio e anular; em quase 2/3 dos casos é bilateral


 Caracteristicamente esses sintomas ocorrem durante a noite, fazendo com que as pessoas tenham que levantar, movimentar as mãos ou mesmo coloca-las em imersão de água quente; algumas vezes pode surgir dor em todo membro superior (mão, antebraço e braço); também são frequentes as sensações de choques em determinadas posições da mão como segurar um objeto com força, segurar volante do carro ou descascar frutas e legumes.

 Com muita frequência as pessoas imaginam que estão tendo "derrame" ou "problemas de circulação" procurando assistência médica especializada nessa área. Esses sintomas de dormência e formigamento podem melhorar e piorar ao longo de meses ou até anos, fazendo com que o diagnóstico preciso e correto seja retardado.

Na maioria dos casos essa compressão do nervo na região do punho ("nervo preso") deve-se a estreitamento no seu canal de passagem por inflamação crônica não específicados tendões que também passam por esse canal. 


Em outros casos com menor frequência podem exister doenças associadas comprimindo o nervo. 

É importante ressaltar que mulheres grávidas podem ter sintomas da doença ocasionados por edema ("inchaço") próprio da gravidez; na maioria dos casos os sintomas desaparecem após o parto podendo reaparecer muitos anos mais tarde. Algumas atividades profissionais que envolvem flexão contínua dos dedos (exemplo ordenha de leite) podem desencadear sintomas de compressão do nervo.

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é baseado nos sintomas característicos e na comprovação da compressão do nervo por um exame chamado eletroneuromiografia; nesse exame os nervos do antebraço, punho e dedos são estimulados por choques de pequena intensidade sendo o resultado medido na tela do aparelho.

O tratamento para os casos de compressão leve (critério baseado no exame eletroneuromiográfico) pode ser inicialmente feito imobilizando-se o punho por "splints"; jamais o punho deve ser enfaixado pois pode piorar a compressão; também deve ser evitada qualquer medida fisioterápica nessa fase. Os "splints" são pequenas talas de material duro porém flexível que são colocados desde a mão até o antebraço e fixados com velcro, podendo ser facilmente retirados e colocados. Os remédios ou infiltrações no local podem ser utilizados, porém são sempre paliativos ou seja não resolvem o problema definitivamente.

Nos casos em que o tratamento por imobilização falha ou naqueles nos quais o exame eletroneuromiográfico revela compressão mais grave do nervo devem ser submetidos à cirurgia. O objetivo da cirurgia é abrir o canal por onde o nervo passa, resolvendo o problema definitivamente na maioria dos casos. Quando o nervo fica comprimido muito tempo pode haver atrofia definitiva ("nervo atrofiado ou seco") com pouca recuperação mesmo após a cirurgia.
Dr. JoãoAris Kouyoumdjian
Professor-Assistentede Neurologia e
Chefe do Setorde Eletroneuromiografia
Faculdade de Medicinade São José do Rio Preto.
Av. Bady Bassitt,3896.
15025-000 - SãoJosé do Rio Preto, SP.

Onde Encontrar Mais Sobre o Assunto.
Carpal Tunnel Syndrome
Carpal Tunnel Syndrome. Defines carpal tunnel syndrome (CTS),its causes, and treatments. This illustrated brochure addressesmany common questions about..
http://www.apta.org/resource/pr39.html

Biomet®, Inc.: Carpal Tunnel Menu
as presented by James W. Strickland, M.D. and the IndianaHand Center. Pictured Above: The Indiana Tome. Carpal tunnel syndromeis one of the most common..
http://www.biomet.com/carpal-tunnel/carmenu.html

Carpal Tunnel Syndrome - Introduction
Carpal Tunnel Syndrome - Introduction. "A new power wheelchairuser developed carpal tunnel syndrome soon after purchasing herwheelchair. Her power...
http://www.ccsd.k12.wy.us/cchs_web/sptmed/cts1.htm

CyberHealth 2000: Carpal Tunnel Syndrome Prevention Video
Carpal Tunnel Syndrome, Will You Be Affected? Welcome to CyberHealth2000's Carpal Tunnel Syndrome/Repetitive Strain Disorder informationcenter. We offer.
http://onestop.directory.com/video/

Overview of Carpal Tunnel Syndrome
Overview of Carpal Tunnel Syndrome. Anatomy. The carpal tunnelis a rigid osteoligamentous canal beneath the proximal one-thirdof the palm and the wrist..
http://www.biomet.com/carpal-tunnel/carpal.html

Classification of carpal tunnel syndrome cases.
Classification of carpal tunnel syndrome cases. Record Type:Interpretation. Standard Number: 1904. Subject: Classificationof carpal tunnel syndrome...
http://gabby.osha-slc.gov/OshDoc/Interp_data/INTERP_19930621.html

Conditions Which Contribute to Carpal Tunnel Syndrome
Conditions Which Contribute to Carpal Tunnel Syndrome. Thereare also many conditions that will eventually cause Carpal TunnelSyndrome if they are not...
http://www.ccsd.k12.wy.us/cchs_web/sptmed/cts2.htm

O que é a Síndrome do Túnel Carpal ? 

Você geralmente sente uma dormência ou formigamento na sua mão, especialmente à noite? Talvez você experimente dificuldades em manusear objetos e as vezes você sente uma dor que sobe pelo braço até a altura do ombro.
    Esses podem ser os sintomas da Síndrome do Túnel Carpal. 

    O nervo mediano viaja do antebraço para a sua mão através de um túnel no seu pulso. A parte inferior e os lados desse túnel são formados por ossos do pulso e, o topo do túnel, é coberto por uma forte massa de tecido conectivo chamado ligamento.
      
    Esse túnel também possui nove tendões que conectam músculos a ossos e movimentam seus dedos e dedão. Esses tendões são cobertos por uma membrana lubrificante chamada de Membrana Sinovial, a qual pode aumentar e diminuir dependendo das circunstâncias.
      
    Se o inchaço for o bastante, pode fazer com que o nervo mediano fique pressionado contra esse forte ligamento. Isso pode resultar em dormência, formigamento na sua mão e dificuldade em manusear objetos ou dor, como descrito acima. 

    Início

    O que causa isso ? 

    Qualquer coisa que cause inchaço, expeçamento ou irritação da membrana Sinovial que rodeia os tendões no Túnel Carpal, pode resultar em pressão sobre o nervo mediano. 

    Alguns dos casos comuns e condições associadas são: 

    * esfregação repetitiva e forçada com as mãos 
    * ossos deslocados ou quebrados no pulso, os quais causam inchamento. 
    * artrite, especialmente a reumática. 
    * desequilíbrio da glândula tireóide 
    * mudança hormonal associada com menopausa 
    * diabete e gravidez 

    Embora qualquer uma dessas condições possam estar presentes, a maioria dos casos não possuem causas definidas. 

    Início

    Como ela é Diagnosticada ? 

    O seu médico pode diagnosticar essa condição através dos seguintes sintomas e sinais: 

    * dormência e formigamento nas mãos, especialmente quando esses sintomas ocorrem a noite e após a utilização da mão. 
    * sentido diminuído em seu dedão, dedo indicador e dedo anular. 
    * a presença de um choque tipo elétrico ou formigamento ( tipo quando bate-se o "osso de sogra" ) , quando o seu médico toca no seu nervo mediano no pulso. 
    * a reprodução desses sintomas por segurar o pulso flexionado para baixo por 1 minuto. 

    Em alguns casos seu médico pode recomendar um teste especial chamado de " Estudo Condutor do Nervo". Esse teste, feito por um especialista, determina a segurança da pressão do nervo mediano e pode ajudar o seu cirurgião ortopedista a fazer um diagnóstico e delinear um plano de tratamento. 

    Início

    Como é Tratada ? 

    Casos simples devem ser tratados pela colocação de uma tala ou braçadeira , a qual é geralmente usada a noite e, mantém o seu pulso firme sem deixá-lo dobrar. Repousando o seu pulso permite-se que a membrana Sinovial inchada e inflamada diminua, isso alivia a pressão no nervo.

    Essas membranas inchadas também podem ter seu tamanho reduzido através de medicamentos oraischamados de anti- inflamatórios não -esteróides. Esse medicamento se espalha pelas membranas Sinoviais inchadas que rodeiam os tendões e diminuindo o inchaço, e assim, aliviando a pressão no nervo mediano. 

    A dosagem de cortisona é pequena e quando usado dessa maneira geralmente não possui nenhum efeito colateral. 

    A eficiência do tratamento não cirúrgico é freqüentemente dependente de diagnósticos e tratamentos 

    Desses pacientes, aqueles que não obtiverem alivio com essas medidas não cirúrgicas, pode ser necessário que se faça uma cirurgia.

    O local da operação é anestesiado, com anestesia local injetada no pulso, mão ou mais acima no braço. 

    Isso pode ser feito pelo seu cirurgião ortopedista ou por um médico anestesista. A cirurgia é chamada de "Libertadora" - cortando o ligamento que forma o topo do Túnel Carpal para aliviar a pressão do nervo mediano.

     A cirurgia é normalmente feita em ambulatório e o paciente não precisa passar a noite. 

    O seu doutor pode explicar a você a necessidade de um tratamento não-cirúrgico, ou de um tratamento cirúrgico, baseado em suas circunstâncias individuais. 

    Início

    Após a Cirurgia 

    Após a cirurgia, os seus sintomas podem ser aliviados imediatamente ou em um curto período de tempo. 

    A sensibilidade no ponto de incisão pode persistir até que a cicatrização esteja completada. 

    A dormência pode permanecer por um certo período de tempo, particularmente em pessoas mais velhas ou em casos mais severos. 

    Podem passar várias semanas antes que você esteja apto a voltar ao seu nível normal de atividades físicas. 

    Provavelmente será dado a você exercícios para reativar a circulação, para reconstituir a força muscular e flexibilidade da junta na sua mão e pulso. 

    Dr.Paulo David Gusmão 
    Medico Ortopedista Diretor do Inst.Ortopedia e Fisioterapia 


    NA GRAVIDEZ
     Quando a síndrome do túnel do carpo aparece? 
    Os sintomas podem surgir a qualquer momento da gravidez, mas normalmente se apresentam no começo do quinto ou do sexto mês, junto com o leve inchaço dos tornozelos e dos pés. 
    O que posso fazer para aliviar a dor? 
    Os sintomas podem se agravar à noite. Sempre que sentir as fisgadas, mude de posição na cama -- só isso já alivia boa parte do incômodo. 
    Tente não dormir em cima das mãos.
     
    Outro truque é sacudir as mãos até que a dor e a dormência diminuam. 



    Flexionar os dedos e as mãos várias vezes durante o dia também é positivo. Se estiver com muita dor, evite movimentos repetitivos como digitar e fazer trabalhos manuais, que podem agravar os sintomas. Manter as mãos elevadas quando sentada, por exemplo sobre o encosto do sofá, enquanto você assiste à TV, também pode ajudar. 



    Caso trabalhe com computadores, ajuste a altura de sua cadeira para que os punhos não fiquem flexionados para baixo quando você digita. Teclados ergonômicos também podem ajudar. Lembre-se de fazer pausas para esticar as mãos e os dedos. 



    Os sintomas da síndrome do túnel do carpo normalmente desaparecem um pouco depois que o bebê nasce, junto com o inchaço. O sumiço da dor, no entanto, não é imediato -- você ainda ficará inchada por alguns dias após o parto. 



    Se a dor persistir por muito tempo após o parto, você pode precisar de um tratamento especial para aliviar a pressão sobre o nervo mediano, primeiro com remédios antiinflamatórios, depois com injeções de cortisona ou, nos casos muito graves, até cirurgia, tudo dependendo da recomendação médica. 


    O procedimento é feito através de uma pequena incisão na palma da mão, para que o médico possa fazer um corte no ligamento carpal transverso, uma das paredes do túnel do carpo, liberando assim o nervo. Com a incisão, o nervo mediano volta a funcionar normalmente. 


Em que situação preciso falar com o médico? 



Converse com o médico se a dor e o formigamento estiverem interferindo no seu sono e na sua rotina. Não tome nenhum analgésico sem a autorização do seu obstetra. O uso de talas removíveis para o pulso, para os períodos de repouso, também pode ser benéfico.


FORMIGAMENTO NEM SEMPRE É SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO.

Não é só a síndrome do túnel do carpo que pode causar dormência nas extremidades dos membros, incluindo ai pés e mãos.

O formigamento acontece quando um nervo é pressionado ou falta sangue em alguma região do corpo – essa sensação pode ser apenas reação momentânea do corpo, geralmente por causa de um erro de postura, mas também sintoma de doenças graves, como a diabetes e a hipertensão ou até mesmo infarto ou AVC(Acidente Vascular Cerebral).

Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o corpo dá para, se for o caso, procurar um médico. Por exemplo, quando apenas um lado do corpo formiga, geralmente o rosto e braço ou perna e braço, pode ser um sinal de AVC, resultado da falta de sangue no cérebro, o que pode levar ao entupimento ou vazamento de uma veia. Caso a pessoa sinta esse sintoma, deve ir imediatamente ao hospital para evitar que ela tenha complicações maiores.

As doenças cardio vasculares são responsáveis por mais do que 50% dos óbitos no mundo atual. Esse perfil mudou muito dos anos 20 para cá com o advento dos óleos de cozinha hidrogenados. Isso significa que uma grande parcela dos que lêem essa matéria provávelmente a metade irá sucumbir de uma doença cardio vascular que são os infartos e os AVCs.





Como reconhecer um AVC

Os acidentes vasculares cerebrais são emergências médicas, e o tempo é o fator crucial para permitir um atendimento adequado e melhores chances de recuperação, além de menos sequelas posteriores.

Portanto, é importante lembrar que qualquer pessoa que apresente uma alteração que possa significar uma mudança do funcionamento cerebral deve ser levada a um serviço de emergência para avaliação. Quais os sinais que devem ser observados?

Perda súbita da força ou dos movimentos em um dos membros ou face, geralmente atingindo um dos lados do corpo; perda da visão de um dos olhos de forma súbita; dificuldade de equilíbrio do corpo para caminhar ou mesmo se manter de pé; dor de cabeça súbita e muito intensa inesperada.

Uma observação importante: todos esses sinais podem ocorrer de forma fugaz com recuperação espontânea, mas mesmo assim a avaliação especializada é indispensável.

A prevenção, como sempre, é a melhor opção. Para isso, é preciso conhecer os principais fatores de risco para a ocorrência de um AVC. A hipertensão arterial é a principal causa associada aos derrames. Os hipertensos, se não tratados adequadamente, têm de quatro a seis vezes mais chances de sofrer um AVC. Estudos científicos mostram que, apesar do diagnóstico de hipertensão ser feito com frequência, o tratamento não é seguido na maioria dos casos.

Além da hipertensão, outros fatores contribuem para tornar o acidente vascular cerebral uma epidemia real em nossa sociedade. A fibrilação atrial, uma alteração do ritmo do coração, aumenta o risco de derrames. O diabetes e o tabagismo também são vilões para a ocorrência de um AVC.

As opções de tratamento

O cérebro humano, quando atingido por um acidente vascular, pode ser salvo se receber tratamento adequado e em tempo. Os acidentes isquêmicos são os mais freqüentes, respondendo por mais de 85% dos “derrames” — aqueles causados quando uma artéria fica obstruída por um coágulo, impedindo o sangue de alimentar as células.

Existe um tratamento para desobstruir as artérias: trata-se da injeção de uma substância capaz de dissolver esses coágulos – os trombolíticos. Ela atua sobre o coágulo e pode restaurar o fluxo natural de sangue. Infelizmente, poucos pacientes recebem esse tratamento. (O tempo que  decorre entre o acidente e o atendimento em uma emergência é fator crucial para a recuperação e a redução de sequelas, bem como para evitar a morte.) Mesmo depois que se dá entrada na emergência ainda leva um tempo para que os médicos diagnostiquem o problema. Esse tempo conspira conta contra a vida e aumenta as chances em caso de sobrevida de posteriores sequelas.

Mesmo nos Estados Unidos, segundo um trabalho realizado pela Cleveland Clinic de Ohio, somente 2% das vítimas de acidentes vasculares cerebrais recebem o tratamento com trombolíticos. A principal causa para essa pequena utilização está no fato de que o tratamento só é efetivo se for administrado nas primeiras três horas após o início dos sintomas.

Além dessa razão, existem contra-indicações ao método que devem ser respeitadas pela equipe que está tratando da vítima do derrame. Um paciente tratado a tempo pode ficar sem déficits neurológicos ou ter as conseqüências do problema bastante diminuídas.


O que deve ser feito


É muito importante prevenir a ocorrência dos AVCs através do controle dos fatores de risco. Além disso, é fundamental que a população reconheça os sintomas dos derrames a tempo e que o tratamento esteja disponível para todos que precisarem.


Alguns conselhos que os médicos nem sempre dão, do nosso blog para prevenir doenças cardio vasculares, e manter sua circulação sanguínea sempre em dia.

1 - Faça exercícios pelo menos três vezes por semana. Dos exercícios, uma caminhada por 40 minutos é um excelente aliado.

2 - Habitue-se a comer pelo menos uma castanha do pará todos os dias. Não coma mais do que três pois pode provocar desarranjo intestinal.

3 - Faça uso de complementos vitamínicos ou multivitamínicos. Doenças são causadas normalmente por deficiência de alguns sais minerais ou vitaminas. Umas das deficiências que causa principalmente inflamações em juntas e articulações bem como nos ossos é a deficiência de magnésio e um multivitamínico incluirá esse precioso sal mineral.

4 - Tome pelo menos dois litros de água todos os dias, e procure observar o ph da sua água. Se o ph for abaixo de 7,5 essa água poderá estar lhe fazendo mal. Se possível use uma garrafinha de água com você e vá tomando goles durante todo o dia evitando deixar seu corpo desidratado. Se for possível acrescente gotas de limão a essa água e coloque uma colherinha de chá de bicabornato de sódio para tornar a água alcalina.

5 - Evite terminantemente REFRIGERANTES. Tire-os da sua vida. São venenos. Principalmente a Coca Cola, e principalmente os refrigerantes diet. Contém porções significativas de sal (O que aumenta a pressão) e porções generosas de açucar concentrado. Se forem diet contém outro veneno chamado aspartame, que se transforma em ácido fórmico dentro do seu corpo. O ácido fórmico é veneno de matar formiga. Ele vai lesando seu sistema nervoso lenta e progressivamente predispondo-o ao mal de alzeimer.

6 - Você é o que você come, pois seu corpo é formado do que você come, portanto evite comer o que os macrobióticos chamam de "PORCARIAS". "Que o seu alimento seja o seu remédio e que o seu remédio seja o seu alimento". Evite portanto carnes de frango (Porque tem hormônios demais (Excessão das galinhas caipiras)), evite carnes vermelhas porque são estimuladoras de câncer entre outras doenças, e se tiver que comer carne, coma frutos do mar de preferência sardinha e salmão, ricos em gorduras benéficas. Evite açucar. Você pode até consumir, mas o mínimo possível, e abuse de frutas e legumes e verduras.
Coma arroz integral e alimentos integrais, e não abuse da comida. Coma o suficiente para não ficar com fome mas evite a saciedade. Evite refeições fartas demais. Faça pequenas refeições em maior número durante o dia e que não te deixem muito saciado, mas também não te deixem com fome.


Poderíamos aqui ficar recomendando uma série de alimentos que já foram alvo de matérias no nosso blog, mas ai a lista ficaria muito longa e entediante. Aqui são conselhos simples e fáceis de seguir, mas não deixe de se instruir sobre isso. Ame-se amando o corpo que você recebeu de Deus. Ele é o templo. Deixe-o limpo e saudável para que o espírito de Deus se mova em você em um corpo saudável e cuidado.

ABRAÇOS


110 comentários:

  1. Ótimo post!! De vez em qdo tenho dormência nas mãos, e este texto foi muito esclarecedor.

    bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. eu tambem tenho acordado assim, acredito que seja porque tenho hipotiroidismo,ma postura ou stress, não sei bem

    ResponderExcluir
  3. Esse post é resultado de um estudo que fiz sobre o assunto porque comecei a sentir esses sintomas a tal ponto que não conseguia dormir. Entretanto isso foi passageiro, provável mente por causa de um esforço que estava fazendo na época. Posteriormente passei a fazer dieta ingerindo salada e carne branca apenas e além de emagrecer, passei a sentir uma expressiva melhora nesses sintomas. Por exemplo, tinha dificuldade para fechar a mão e agora isso desapareceu. Consigo articular bem a mão sem problema. Tive, além disso, uma melhora geral em vários sintomas desagradáveis. Por isso recomendo a seguinte dieta que será alvo de um post no futuro. Pela manhã em vez de café com pão, coma um iogurte natural desnatado, com duas colheres de sopa de aveia, mais duas colheres de farinha de linhaça (A dourada é melhor). Para adoçar use STEVIA comprada em loja de produto natural. Certifique-se que é stevia pura.

    No almoço coma uma salada que inclua muita cebola picada, alho picado, tomate seco, pimentão, tomate, rúcula, alface, agrião, couve, beterraba, cenoura, ameixa, passas, palmito, azeitona, e coloque como complemento um atum ou sardinha ou salmão. Coloque azeite extra virgem e bastante alho picado como tempero. Verás que ficarás saciado. Evite arroz e feijão, bem como batata e raízes, pois engordam.

    Essa salada terá digestão rápida, portanto para matar a fome nos intervalos coma frutas como maçã e pêra de hora em hora. Não coma banana, pois engorda.

    Na janta coma uns três sanduíches de pão integral contendo uma pasta a base de alho e azeite. Você poderá fazer um molho com tomate e alho e cebola. Ficará saboroso. Depois de pronto coloque azeite. Coloque nas fatias de pão integral. Se der fome antes de deitar já sabe. Frutas. Uvas, maçã, pêra, ameixa, etc...

    Comer em intervalos curtos de tempo acelera o metabolismo, por isso de hora em hora é bom comer uma fruta.

    Evite açúcar. Cafés, doces, pão, pizza, arroz, feijão, macarrão, massas em geral.

    Nos finais de semana ou em festa permita fugir as regras, mas depois retome mais rigorosamente para repor os quilinhos adquiridos a mais.

    Faça isso e verás.

    Quanto à síndrome acima se não melhorar, procure um medico, pois a solução como diz a matéria é cirúrgica.

    ResponderExcluir
  4. na minha familha já houve tres caso de tunel do carpo, e creio que chegou a minaha vez, vou procurar um medico urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o melhor caminho a seguir. Procure um ortopedista, faça os exames e ele irá lhe indicar o melhor caminho a seguir. Aqui podemos apenas lhe dizer que não é tão grave como a maioria das pessoas pensam.

      Excluir
  5. no momento estou sentindo dormências nas pontas dos dedos, algo que fico segurando por pouco tempo
    dependendo da posição da mão, sinto os mesmo cansados e pesados.
    o que ocasiona isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dormência pode também ser causada por uma questão vascular. (Dificuldade do sangue chegar a ponta dos dedos). Isso ocorre muito quando se fica com a mão elevada para cima, como nos ônibus coletivos e pode ter várias causas. Estreitamento dos vasos sanguíneos, insuficiência cardiaca, entre outros... A procura do médico será o caminho certo pois ele irá avaliar, examinar e concluir com maischance de certeza.

      Excluir
    2. Caro amigo, estou com 98% dos sintomas acima, faço academia diariamente e trabalho muito digitando, a noite ta orrivel pra durmir, acordo direto com a mao e os braços dormentes, pensei que era a circulação e vo fazer exame na segunda que vem, o sr. pode mim passar seu msn pra gente converssar??

      Excluir
    3. Se você faz exercícios, provávelmente não é insuficiência circulatória, mas sim a própria síndrome. Nesse caso o médico é o mais indicado.
      Não costumo usar o MSN e trabalho em plataformas marítimas o que dificulta muito a comunicação, mas terei prazer em responder qualquer Email. Meu endereço é: crrob2006@gmail.com

      Excluir
  6. Fiquei muito chateada ,porque comecei sentir adormecer minhas mãos quando estava dirigindo ...agora sinto sempre , guando escrevo ou faço serviços de casa .Durante anoite acordo com o antebraço doendo muito, fiquei apavorada. Fui ao médico ele passou rémedio ,cardiologista,ortorpedista agora vou fazer exames ....tenho 54 anos .

    ResponderExcluir
  7. Tenho STC há 3 anos, já passei por 4 médicos que só me enrolam prescrevendo os mesmos medicamentos e fisioterapia. Não aguento mais, quero muito fazer cirurgia. Vi em alguns sites que o limite para se fazer a cirurgia é de um mês sem resposta ao tratamento convencional. Estou muito preocupada, pois tenho 30 anos e temo por ficar com uma atrofia e não ter mais tratamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, o médico nesse caso é a pessoa indicada.
      Saudações

      Excluir
    2. mas qual especialidades procurar, sinto esta dormencia de forma constante e os medicos pelos quais passei disseram que nao é nada !! clinica, cardiologisa, reunatologia estes eu ja fui... por favor me responda pra me ajudar sjohnston0781@hotmail.com

      Excluir
    3. a minha sogra tem queimação na palma da mao todas as noite como tratar

      Excluir
    4. Prezado amigo. O especialista certo é o ortopedista e vou te ser sincero. Queimação na palma da mão eu não sei o que é, porque se fosse STC teríamos dormência, formigamento e até dor, mas não especificamente na palma das mãos. Então aconselho um clínico geral para avaliar.

      Excluir
  8. após + ou menos 4 meses depois de uma cirurgia no pulso( quebrei o radio) estou sentido meus dedos dormentes, já fiz uma eletroneuromiografia e deu sindrome tunel carpo bilateral. que tipo de tratamento devo fazer? essa dormencia pode passar? não gostaria de passr por outra cirurgia o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é que V.S. procure um ortopedista, pois ele é a pessoa que deveria estar mais atualizada sobre o assunto e conhece todas as opções possíveis. Recomendo apenas como medida terapeutica, o uso de Cloreto de magnésio. V.S. compra em farmácias e dissolve o conteúdo em um litro de água. Toma dois copinhos de café por dia. Não é a cura mas pode ajudar. Saudações

      Excluir
  9. sinto dormeça nas maos nos cotovelos cai as coisas das minhas maos e como se a circulaçao do meu sangue fosse ate o cotovelo e voltasse sinto uma sessaçao ruim como se meu braço nao obedecesse meu meu celebro tenho STC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar o médico, mas fazer dietas e exercícios é sempre bom. Desejo-te boa sorte.

      Excluir
  10. estou com anemia,e por causa disso minhas mãos,pés e tornozelos incharam e agora sinto esses formigamentos e umas dores nas mãos,não consigo fechar as mãos como antes,acordo durante a noite e não consigo mais dormir.será que estou com essa doença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas informações que você está passando, pode ser um caso de insuficiência circulatória. Mas não forme nenhuma conclusão antes da consulta médica. Boa sorte.

      Excluir
  11. estou sentindo minhas maos formigando, é horrivel, parece que não vai parar d formigar, e o pior são as duas mãos de uma so vez.´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica difícil fazer um diagnóstico apenas com essas informações. Experimente tomar uma aspirina, de vez em quando caso não tenha reação nenhuma a tal medicamento. A aspirina tende a dissolver os coágulos que por ventura possam existir na corrente sanguínea facilitando o fluxo de sangue. E lógicamente não deixe de procurar o seu médico. Boa sorte!!

      Excluir
  12. amanheço com a mão direita inchada, nao comsigo escovar os dentes. Por que isso acontece?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inchaços podem ser decorrentes de pressão alta. Verifique se quando você pressiona com o dedo a canela, fica uma marca da pressão do dedo. Caso isso ocorra, é um sinal de acumulo de fluidos linfáticos. Isso pode ser melhorado com dieta, controle da pressão, emagrecimento e outras providências que seu médico deve prescrever. Procure ademais fazer um programa de exercícios, mesmo que leves. Os exercícios normalmente diminuem expressivamente as taxas de colesterol e triglicerídeos a menos que você tenha uma crônica tendencia a te-las altas. Procure um alimentação rica em carnes de peixe, mais específicamente a sardinha e o salmão que são ricos em óleo ômega 3. Evite o consumo exagerado de carnes vermelhas, carnes com alto teor de gordura, etc... Evite alimentos que tem gordura polisaturada como queijos amarelos, biscoitos, chocolates, doces etc... Diminua o consumo de açucar. Você tem o costume de tomar cafésinho com açucar? Quantas vezes por dia? O consumo de açucar deve sempre ser moderado. Procure colocar em seu prato sempre fartura de legumes, folhas, brotos. Não exagere no arroz, feijão e macarrão. Se possível o ideal é que seu arroz seja arroz integral. São receitas para dar saúde. Tome diariamente um copinho de café de cloreto de magnésio dissolvido em um litro de água. O cloreto de magnésio você compra nas farmácias e dissolve o conteúdo da embalagem em um litro de água, mas faça-o em uma jarra de vidro. Tome um daqueles complementos vitamínicos com vitaminas e sais minerais de "A" a "Z". Evite enlatados, e o mais possível de alimentos feitos por você mesmo. Sentirás com essas providências melhorar sua disposição e todos esses sintomas desagradáveis. Boa sorte !!

      Excluir
  13. todos os dias acordo no meio da noite com as maos dormente as vezes tenho que levantar e fazer movimentos para aliviar a dormencia é horrivél, ultimamente sinto como se a dormencia estivesse passando para os ombros.estou usando sedilax o meu medico disse que é problema de coluna, e mandou fazer fisioterapia sera que isso vai resolver.nesta época de frio semple piora, estou sofrendo bastante as vezes penso em parar de trabablhar,pois o serviço de faxina na escola e muito pesado ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problemas de coluna, articulações, artrites artroses etc... podem sofrer uma melhora substancial com a ingestão diária de cloreto de magnésio. Recomendo que V.S. leia atentamente a matéria seguinte:

      http://filosofiaetecnologia.blogspot.com.br/2011/04/magnesio-previne-cancer-calculos-renais.html

      Basta copiar o link acima e colar no seu navegador. Veja os casos de pessoas que sofriam com calcificação na coluna e tiveram melhora expressiva com a ingestão de cloreto de magnésio. Boasorte!!

      Excluir
  14. Agradeço por todas informações, pois já acordei 2 noites com esses formigamentos, dormencias e dores nas pontas dos dedos e realmente o dedo mínimo não dói.Estou na menopausa, dirijo muito e ainda estou aprendendo tocar teclado; coloquei uma munhequeira no braço e já melhorou um pouco, mas o braço está começando a doer, vou ter que procurar ajuda médica, quanto ao cloreto de magnésio já ouví falar muito bem.Grato-

    ResponderExcluir
  15. Estou grávida de 39 semanas e à três semanas não estou conseguindo dormir por causa dessa dor... As mãos e o antebraço doem muito, os dedos ficam dormente e formigando principalmente a noite e pela manhã... Às vezes não consigo segurar nem um copo com água... O que posso fazer para aliviar o problema durante a gravidez? É normal na gravidez? Tenho medo de não conseguir cuidar do meu filho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz a matéria, durante a gravidez, costuma haver incidência desse sintoma. O melhor é procurar ajuda especializada. Boa Sorte!!

      Excluir
  16. Estou com esses sintomas há uma semana e nesse momento acordada as 3h da madrugada com dores nas duas mãos (embora mais intensa na mão direita), descubro que posso estar com STC. Há tres dias atrás um reumatologista me receitou o exame eletroneuromiográfico que farei ainda esta semana, contudo, ele não mencionou a possibilidade de eu ter essa sindrome. No meu caso pode haver associação aos seguintes fatores: Menopausa (tenho 53 anos), má postura e movimentos repetitivos (sou dentista) e por artrose ou artrite reumatóide, já que também vou fazer exames para diagnosticar uma dor forte na coluna do lado esquerdo. Estou bastante assustada, pois tenho as mãos como instrumento de trabalho. Meu caso é bem complicado não? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for STC, não adianta exercícios. Recomendo a ingestão de cloreto de magnésio e porque não usar um complemento vitaminico que irá repor todas as vitaminas e sais minerais que por ventura a alimentação não esteja repondo adequadamente. Consulte um ortopedista para verificar se há STC já que a solução as vezes é cirúrgica. Boa sorte!!!

      Excluir
  17. Ola estou tendo estes sintomas tb estou 38 semanas gestacao nao sinto minhas maos eles adormecem queima muito sem contar os formigamento e terrivel minha go disse que normal mas estou com medo ..pq doem muito posso fazer de tdo que a dor nao passa .me ajude ..mas alguem .daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso é a gravidez. Não me arriscaria a recomendar nada. Você deve procurar o médico especialista. Boa sorte.

      Excluir
  18. Há mais ou menos um mês comecei a sentir formigamento e dormência nas duas mãos e quando acordava elas estavam inchadas, só melhorando um tempo depois. Tenho 54 anos, faço atividade física regularmente (pilates e caminhada), não como gordura, evito açúcar e trabalho digitando ou escrevendo, o que me identifica no grupo de risco. Andei fazendo alguns serviços domésticos tipo faxina e acho que exagerei um pouco, pois foi a partir daí que comecei a ter tais sintomas. A mão direita deu uma melhorada e estou sentindo mais na esquerda. Quero agradecer pela informação pois agora sei que devo procurar um ortopedista e também vou tomar o cloreto de magnésio, já que ele não tem contra indicação. A pesquisa foi muito esclarecedora, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Comigo também ocorreu exatamente isso. Comecei a fazer um trabalho que me exigiu um certo esforço acima do normal, e era um trabalho com as mãos que me levava a fazer força. Na ocasião estava fazendo um telhado com telhas de fibra e estava parafusando as telhas em madeira. Dessa forma eu fazia um furo e colocava parafusos na madeira, apertando-os com uma chave de boca. Comecei a sentir formigamento e as mãos dormentes o que me impedia até de dormir. Depois de certo tempo, não sei se pela ação também do cloreto de magnésio e dietas e depois que o trabalho acabou, os sintomas desapareceram. Hoje não sinto mais nada. Experimente dar um tempo nas atividades que podem ter levado a esse estado.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  20. Ola. Estou com muita dormencia nas 2 mãos, principalmente a noite. Hoje fiz fiz o exame de eletroneuromigrafia, solicitado pelo medico e não estou com STC. Mas o medico não soube informar o que tenho, pediu para voltar ao medico e pedir outros exames.
    Estou preocupada, o que posso ter nas mãos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser um problema circulatório ou de nervos. Deve ser analisado. Nesse caso exames mais acurados poderão atestar a causa.

      Excluir
  21. Muito obrigada pelo post, foi bem esclarededor, comecei a sentir todos os sintomas citados no final da minha gestacao, meu filho está com 2 semanas e nao melhorou nada, gostaria de saber qdo o post diz q normalmente desaparecem um pouco depois do parto, este um pouco depois eh mais ou menos quanto tempo? Uma semana, um mes, alguns meses, um ano? Estou bem desesperada, ja q esta me atrapalhando e dificultado para cuidar do meu filho recem nascido. Fico no aguardo, muito obrigada, Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso tudo indica que trata-se de um problema relacionado à gravidez, mas nada melhor do que consultar o médico. No caso da sindrome do Túnel carpal, muitas das vezes há uma inflamação no local o que leva à compressão. Nesse caso o uso de um antiinflamatório poderia ser receitado pelo médico, mas com certeza é ele quem dirá qual o melhor caminho a seguir.

      Excluir
  22. Há uma solução que no momento estamos indicando na matéria que trata-se da colocação de fitas adesivas que poderiam aliviar os sintomas por provocar uma leve abertura do pulso. Vejam um video demonstrativo em: http://filosofiaetecnologia.blog.br/CARPO/index.html

    Bastacopiar o endereço acima e colar no navegador.
    Abraço

    ResponderExcluir
  23. Sônia.tenho dormencias nas mãos faz algum tempo,mas depois que cai e bati meu cotovelo esquerdo na escada,tenho dormencias direto tanto a noite como durante o dia,ja não dei mais o que vou fazer,quando levanto os braços me corre uma dor, que sou obrigada a baixar,espero resposta,desde ja muito obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Pode estar havendo uma compressão ou comprometimento do feixe nervoso em algum ponto. Seria necessário fazer uma tomografia computadorizada para verificar. O lugar onde o feixe nervoso é mais comprimido é na região do pulso. Se ocorrer um estreitamento dessa região pode ocorrer esses sintomas. A assistência de um ortopedista seria no caso o mais indicado.

    ResponderExcluir
  25. olá amigos bom dia,devido já 3 dias seguidos e sem o desaparecimento de formigamento(dormências)nos dedos mindinho e anelar junto com a palma parte baixa da mão resolvi saber o q poderia ser e encontrei esse seu blog com as causas,costumei ficar em muitas noites no notebook apenas apoiando o cotovelo sobre o colchão e a 3 dias comecei a sentir essas dormências,percebi olhada ao espelho q meu cotovelo tem uma leve parte escura porem não levei pancadas nem nada,me sinto um pouco angustiado com essa sensação q não desaparece como na maioria das vezes.estou tomando alguns chás como de alecrim e gemgibre,e medicamento paracetamol.sei q irá recomendar o medico porem esses pequenos métodos de tratamento podem surtir efeito? agradeço a atenção {THONY- TUCURUÍ-PARÁ}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provávelmente a causa pode estar relacionada com essa postura indevida. Experimente mudar a postura. Procure sentar-se para uso do seu computador em uma cadeira confortável seguindo as recomendações de ergometria, ou seja monitor com a parte superior na linha dos olhos, teclado ergonômico, apoio para o pulso, no caso do mouse e do teclado, e descansar as mãos. Evite exagerar no esforço. Não permaneça mais do que duas horas sentado no computador. Depois de duas horas dê uma esticada em todo o corpo, espreguiçando-se. Ative a circulação nas mãos abrindo e fechando a mão por 40 vezes. Massageie os pulsos, e as mãos, além dos braços, e a base da cabeça, principalmente nas dobras da cabeça. Faça isso ao levantar-se também. ABRAÇO

      Excluir
  26. meu problema e que meu dedo mindinho esta dormente estou com medo ,acho nao sei se pode ser por isso pego meu cachorro para colocar ele em cima do murro da minha varanda e ele deita em cima do meu punho e sinto que começa a formigar sera que pode ser por isso volta ao normal meu dedo e um pouco a parte de baixo da palma da mao e a mao esquerda.obrigada .minas gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solução pode ser cirurgica, caso o estreitamento do tunel carpal esteja comprometendo o feixe nervoso. Convém consultar um ortopedista. Entretanto existem medidas paliativas que podem diminuir ou reduzir o sintoma. Uma delas é com o uso de fitas tensoras que abrem um pouco mais o túnel carpal de forma a aliviar o sintoma(Veja o video nesa matéria). Caso você esteja fazendo algum esforço repetitivo ou fazendo algo que exija força, convém descansar desse esforço por alguns dias mantendo o pulso o mais imobilizado possível. (Em torno de duas semanas.) Há também a hipótese de que a dormência ocorra por deficiência de circulação sanguínea. Nesse caso urge desobstruir a artéria que causa a deficiência, ou melhorar a vascularização. Evite alimentos gordurosos, ricos em gordura trans. Cozinhe com óleo de côco ou na falta deste, com azeite de oliva extra virgem. Não reaproveite o óleo de forma nenhuma. Evite farinhas a base de trigo, use pão integral, tome um suplemento vitamínico daqueles que contém todas as vitaminas de "A" a "Z" e todos os sais minerais, (Uma cápsula por dia). Coma todos os dias pelo menos umacastanha do pará e no máximo três. Pode comer ovo a vontade de preferência cozido ou frito em óleo de côco ou azeite de oliva. Faça uso de farinha de linhaça moida (A dourada é melhor). Pode ser misturada a um suco, de preferência duas vezes ao dia. Procure consumir bastante frutas (Se conseguir sete tipos de frutas ao dia), tenha um sono reparador em ambiente totalmente escuro. Procure tomar pelo menos meia hora de sol todos os dias. Evite carnes, principalmente as gordas. Faça uma exceção para peixes preferencialmente sardinha e salmão que você pode e deve consumir a vontade. Tome agua com PH acima de 8 (Exemplo: MINALBA e IBIRÁ (São Paulo)) Coloque na água um pouco de limão espremido e umas duas colherinhas de bicabornato de sódio. Faça exercícios leves a moderados todos os dias, pelo menos 40 minutos de caminhada em esteira ou a pé. Tome sol por meia hora todos os dias. (Tudo isso deverá melhorar sua vascularização. Tenha paciência e perseverança).

      Excluir
  27. Acho que estou com esse problema, pois tenho sempre acordado com as mãos dormentes e, muitas vezes, uma ardência na extensão de todo o braço. Chego a acordar no meio da noite com essa dor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode ocorrer porque você pode estar fazendo algum tipo de esforço. Ocorreu comigo também por mais de uma vez. Quando faço um tipo de trabalho que exige força esse sintoma ocorre. Nesse caso deve-se dar um descanso que o sintoma irá aliviar em torno de uma semana. Caso persista, você pode usar as fitas tensoras. Vide o video na matéria. Caso persista, o ortopedista deverá ser consultado. Saudações

      Excluir
  28. olá já não sei o k fazer com as minhas mãos para além do formigueiro,dormencia,choques dor já não sei o k é dormir.Estou desesperada porque só tenho consulta em Janeiro.Neste momnto ando a tomar Magnésiocard e não vejo melhoras.Estive a ver o video e gostava de saber se alguem experimentou esses pensos se existe em Portugal e como eu posso encomendar.Aguardo resposta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sintoma é esse mesmo. Chega até a impedir o sono. Tente manter o pulso imóvel. Se necessário faça uma tala. Evite fazer esforço com esse pulso por alguns dias. Se você usa o computador, faça uma tala que mantenha seu pulso imobilizado. Pode mover os dedos sem problemas. Óbviamente tente usar os tensores para aliviar a pressão sobre os nervos do pulso.

      Saudações

      Excluir
    2. Boa noite
      De várias pesquisas que fiz cheguei a conclusão de que o sintoma era mesmo este obridada.Agora não me foi informado como terei acesso a esses tensores (PENSOS) e onde posso comprar,se existe a venda em Portugal?Como posso fazer uma tala para as duas mãos?
      Muito obrigada

      Excluir
  29. Jiumario

    Olá. Sinto dormencia nas pontas dos dedos, caimbras seguindo pro antibraço principalmente a noite. Ocorre muito quando trabalho com grampeadores manuais, martelo ou esforço grande com o uso das mãos, e formigamentos durante a noite quando estou repousando. Qual as medidas que devo tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você mesmo informa, esse sintoma ocorre exatamente quando você faz algum tipo de esforço que não é habitual. É o clássico caso da sindrome do Túnel Carpal. Você terá que consultar um ortopedista que irá avaliar se é necessário uma cirurgia e propor soluções, mas você também pode parar de fazer esse trabalho, se ele for a causa.

      SAUDAÇÕES

      Excluir
  30. E verdade que dormência no polegar,indicador e anular são sintomas da síndrome do túnel do carpo?eu tenho dormência no médio e no mindinho,seria o mesmo diagnostico ou uma outra causa?Poderia esclarecer-me?Agradeco.Wilma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dormência que V.S. descreve pode ser ocasionada por algum tipo de comprometimento nervoso (Dos nervos que atuam sobre essas partes de seu corpo.). Pode ser ocasionada também por deficiência de circulação, mas nesse caso com um exercício de abrir e fechar a mão para bombear sangue para as extremidades, ele seria amenizado a não ser que haja uma obstrução mais severa dosvasos que irrigam essa parte do seu corpo. Pode ser ocasionada também pela síndrome do Túnel do Carpo, mas nesse caso adormência não costuma atuar sómente sobre esses dedos que V.S. informa. De qualquer forma o ideal é procurar a assistência médica especializada. (Um ortopedista).

      Excluir
  31. oi só operadora de caixa tenho tendinite nos braços pois já estou sofrendo com isso tem 3 ano mias descobri que também tava com a Síndrome do Túnel do Carpo. pois sinto muita dor e dormência nas mão já fiz duas cirurgia não sei mais como fazer.doe tudo mesmo chego a acorda anoite,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficadifícil daqui podermos dar uma solução, entretanto irei pesquisar um especialista que possa te dar um diagnóstico o melhor possível. Você está onde? Qual cidade?

      Excluir
  32. OI twnho 15 anos e minha mão esta com esses sintomas passo muito tempo em frenté ao computador sera qeu e por isso ?? Sou musico e toco violão .depois desses sintomas perdi agilidade com os dedos e nao consigo tocar como antes minha mão formiga muito sera qeu vou ter qeu amputar ? por favor meu deus não qeuro parar de tocar violão e oq eu mais gosto sera qeu recupero os movimentos da minhas mão ??/ obrigado me reponda por favor >. ,.....!!! obs somente mão esqerda ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante que você procurasse um ortopedista. Possivelmente uma solução cirúrgica irá restaurar a sua condição normal. A cirurgia para restauração do túnel do carpo é simples e muito rápida. Com certeza não vai precisar amputar sua mão. Pode ficar descansado. Isso só ocorreria se sua mão ficasse por mais de quatro horas sem circulação sanguínea nenhuma, e isso iria mudar a cor do membro tornando-o escuro. É obvio que você não permitiria isso e correria para um médico rapidamente se percebesse essa possibilidade.

      Excluir
  33. Marco Aurelio
    Eu aconselho-o a ir a sua médica de família e expor o seu problema,ai a médica pode entender k deve de ir a um ortopedista.Esses sintomas não quer dizer k tenha k amputar a mão já mais em tempo algum.Esta não é a melhor página para obter uma resposta pois fiz várias perguntas e ainda aguardo resposta.

    SAUDAÇÕES

    ResponderExcluir
  34. Acontece que quero saber porque tenho dormencia somente na ponta dos dedos não consigo pegar nada ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a dormência é só na ponta do dedo a possibilidade de ser a SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO é remota, mas não pode ser descartada. Problemas com os nervos, e com a circulação sanguínea apresentam sintomas semelhantes. Em todos os casos é sempre recomendável a consulta a um médico especializado. Seríamos criminosos se emitissemos daqui qualquer diagnóstico ou prescrição. Essas sómente podem ser emitidas por profissionais habilitados para isso.

      Excluir
  35. oi toda noite quando deito... tenho q dormir só do lado esquerdo porque o direto dói do ombro ate a mão depois começa a formigar acompanhado com dor, tenho que levantar movimentar o braço para poder voltar a dormir, ates o medico dizia que era gravidez sim era mesmo ate nos dois dava tinha que dormi sentada mas já ganhei minha filha faz 1 ano e só piorou só que ficou do lado direito começa da parte do pescoço ate o dedo mas dói muito se fosse formigamento ate dava pra relevar o que será que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das coisas que eu recomendo e que pode ajudar, (Caso seja algum problema de articulação ou ossos) é tomar CLORETO DE MAGNÉSIO. Vá a uma farmácia, compre um potinho de cloreto de magnésio, dissolva seu conteúdo em um litro e meio de água e tome duas chicaras de café dele todos os dias. Uma de manhã outra a noite. Cuidado que se tomar em excesso pode dar desarranjo intestinal. Se isso ocorrer diminua a dose. Isso irá lhe fazer muito bem e não irá lhe fazer mal, embora eu não possa afiançar que isso irá resolver seu problema porque a rigor eu não sei do que se trata. O único jeito de saber é ir a um médico especializado que esse sim irá prescrever exames que possam diagnosticar o problema. Você pode também tentar fazer exercícios leves como caminhar ou alongamentos, e tomar um multivitamínico. (Aqueles que tem vitaminas e sais minerais de "A" a "Z".

      Excluir
  36. dirrepente, do nada meu dedo polegar adormesel a dois dias atras e ate hoje nao voltou ao normal. pode ser sindrome do tunil do corpo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio, porque a STC afeta a mão e os braços. Isso pode ser uma trombose (Entupimento de um vaso que irriga o dedo) ou uma compressão do nervo. Experimente tomar aspirinas porque se ocorreu um entupimento por um coágulo a aspirina tentará dissolve-lo. Tente abrir e fechar as mãos, pois isso irá bombear sangue para as extremidades da sua mão. (Você tem pressão alta?) Verifique por meio de um médico se seu colesterol, triglicerídeos está com taxa elevada. Experimente colocar a mão em água quente/morna, pois a água morna tem ação estimuladora da circulação, e observe se melhora. Por fim consulte um médico.

      Excluir
  37. Oi..toda noite acordo no meio da noite com formigamento nas mãos.. principalmente a direira..faço exercicios e academia sempre.. não trabalho com movimentos repetitivos..tenho tireóide mas vou ao médico regularmente e trato. o que poderia ser no meu caso>>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exercício pode ser a causa. Experimente ficar algum tempo sem pratica-lo e veja se diminui. No meu caso por exemplo, tive a Síndrome quando comecei a fazer um tipo de trabalho que exigia certo esforço que era práticamente uma musculação. Depois de algum tempo sem fazer esse trabalho a Síndrome diminuiu até acabar.

      Excluir
  38. Muito esclarecedora a matéria sobre dormência nas mãos (Síndrome do Túnel do Carpo). Pesquisei preocupada que fosse algum motivo cardíaco, mas o que li é exatamente o que sinto. Começou adormecendo de vez em quando e agora é corriqueiro acordar à noite com dormência e dor nas mãos. Durante o dia ,agora, com mais frequência. Quando faço trico, quando dirijo. Neste momento que aqui escrevo estou com as mãos doendo e dormentes. Até a sensação de choque que estava me fazendo achar que estava maluca. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso todas as sensações recomendam a Sindrome do Túnel Carpal, SCT. O melhor é procurar um ortopedista, pois ele irá prescrever o tratamento adequado. Não deixe de procurar o ortopedista, porque o SCT por longos períodos pode levar a sequelas irreparáveis no futuro.

      Excluir
  39. exceção. é assim que se escreve...

    ResponderExcluir
  40. Pessoal depois de 8 anos do diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo e de muito remédio e tratamento com fisioterapeutas, resolvi fazer a cirurgia na mão direita. A Cirurgia em si foi traquila, o problema é a recuperação e os traumas. Foram vinte dias precisando de ajuda para me vestir e outras atividades. Teve uma fibrose na mão e toda a palma ficou dura. Faz quatro meses que fiz a cirurgia e a fibrose ainda não foi totalmente eliminada, está duro em volta da cirurgia e faço fisioterapia quase todos os dias. Também desenvolveu uma sindrome de guyon e o dedinho ainda está dolorido e meio torto. Para piorar, a mão esquerda esta semana está apresentando dormencia, especificamente nos dedos (em todos), piorando à noite. Esta noite acordei umas 10 vezes com os dedos dormentes, isso é ruim, pois tenho que levantar e andar para passar um pouco da dormência. Por causa desta dormência o médico disse que posso estar com Distrofia Simpatica reflexa, desenvolvida por causa do trauma da cirurgia do STC... Resumindo, fiz a cirurgia do STC para melhorar minha vida e acabei complicando, pois ganhei uma sindrome de guyon e uma DSR... E olha que estou sendo acompanha por dois médicos e dois fisioterapeutas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo no seu caso fazer uso de acupuntura. Experimente e depois me informe.

      Excluir
  41. hola vivia no brasil ate meus 19 anos quando deixei meu pais para estudar medicina na bolivia so que mesmo quando vivia no brasil comecei a ver uma bolinha no meu parpado e meu olho começo com um edema fui ao medico e ele passo dexametasona isso com 18 anos, utilize todo tipo de dexa mais nenhuma fez efeito de ai deixei de lado e com o tempo acabei vindo a bolivia a estudar medicina como aqui e alto comparando ao nivel do mar começei com umas dificuldades respiratorias coisa que com o tempo foi pasando so que com os dias meu olho começo a lagrimejar pq naum podia parpadear bem fui al medico aqui me fizeran exames mais nada me mandaram a um neurologista me fizeram tac de cerebro uma provas de agulhas na minha cara (doi um poco), o medico naum chego a nenhuma conclusao pq era so o olho com os meses desencadeo uma paralisia facial tomei complexo-B ate enjuar injetaveis caro pq aqui na bolivia tudo se paga e pior para extranjero, voltando ao tema voutei aos medicos e o que escutei naum gostei pq o $@#%$%#%@$ dice que naum sabia a causa e que era melhor ir a casa pq naum sabem o que e, resumindo agora meu labio superior esta com um edema que parece que levei um murro na cara, sigo com a paralisia facial e sem um diagnostico preciso....há so me falto uma resonancia magnetica que naum fiz pq os gastos que tive foram muitos e naum tive mais condiçao de fazer.. sera que isso me ajudaria num diagnostico mais preciso otra antes da paralisia estava indo a academia malhar e deixei pq sentia muitas aritimias cardiacas que parecia que era uma facada no peito seque que isso tem aver!!!.....desde ja aguardo respostas pq ja tenho 23 anos e sigo sofrendo pq uma paralisia facial e muito chatoo....valeu ate mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo
      Antes de mais nada, parece-me que o seu caso tem comprometimento neurológico. Você por acaso tem algum tipo de mancha na pele ou caroço no corpo? Se sim, você pode ter um tipo de doença chamado NEUROFIBROMATOSE a ser comprovado por meio de um teste genético. Se esse for o seu caso, sugiro que você faça um tratamento a base de ACUPUNTURA que una a ACUPUNTURA à medicina ORTOMOLECULAR, com um profissional bem qualificado para isso (Mas tem que ser bem qualificado mesmo). Há necessidade de se verificar por meio de uma tomografia computadorizada se você tem algum tipo de tumor no seu sistema neurológico incluindo ai coluna e cérebro. Caso isso seja confirmado, haverá necessidade de uma cirurgia para retirada do tumor. Essa cirurgia é muito cara e feita por profissionais com elevado nível de especialização.
      Essa doença em muitos casos começa a aparecer exatamente na sua idade.

      No seu caso eu faria uso da AUTOHEMOTERAPIA aprendendo a me autoaplicar, ( Isso pode não dar resultado, mas é uma tentativa. Se der certo você pode comunicar a outras pessoas que sofrem desse mesmo mal. ) Paralelamente você estaria colocando seu sistema imunológico super alerta e eliminando toda e qualquer doença oportunista.

      Faria uso de um complemento vitamínico. (Os fisioterapeutas especializados em ACUPUNTURA tem uma tese de que toda e qualquer doença só aparece por causa de algum desequilíbrio físico químico no corpo, e promovendo esse equilíbrio eles bloqueiam o curso da doença. Os desequilíbrios a mais das vezes acontecem por carência de algum mineral ou vitamina e por isso eles promovem um teste do cabelo para verificar se há um desequilíbrio e qual é. Dessa forma promovem o equilíbrio muitas das vezes por meio de remédios feitos sob medida em farmácias de manipulação.)
      http://filosofiaetecnologia.blogspot.com.br/2009/01/medicina-ortomolecular.html
      Sugiro também que você cuide da sua parte espiritual, procurando um apoio espiritual que lhe irá ajudar muito.

      Saudações

      Excluir
  42. sou a mesma pessoa do comentario acima me chamo Rodrigo hemer se quiser entra en contado conmigo estaria muito agradecido por qualquer informasao para resolver meu caso..... meu imail: rodrigohemer@gmail.com, facebook: /rodrigohemer
    qualquer sugerencia e muito bem vinda....

    ResponderExcluir
  43. Sou Maria, tenho 53 anos e trabalho na educação há mais de 27 anos e aproximadamente 5 anos atrás apareceu um inchaço no meu punho esquerdo e este não diminuiu com os medicamentos e prescrições médicas, nem com o auxílio da fisioterapia, também ocorrem constantemente caimbras (formigamentos) nas mãos à noite. Foram feitos exames com ortopedistas, reumatologista e clínico, mas sem um diagnóstico preciso. Devo procurar também um neurologista ou outro especialista para uma avaliação? Quem? Aguardo uma orientação e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida você deve procurar ajuda.
      Você pode consultar um médico que irá fazer uma radiografia para ver o que é isso, irá lhe propor um exame de sangue para verificar se você sofre de diabetes ou se tem alguma alteração no seu sistema imunológico que irá dizer se tem algum processo inflamatório em curso.

      Mas paralelamente a essa atividade que não deve ser deixada para trás, seguem alguns conselhos.

      Primeiramente mude sua limentação.
      -Tome um complemento vitamínico. Eu recomendo o CENTROMAX - Suplemento vitamínico e mineral.
      -Compre cloreto de magnésio (Vendido em farmácias e casas de produtos naturais) dissolva seu conteúdo em 1,5 litros de água em garrafa de vidro e tome um copinho de café dessa solução pela manhã e a noite.
      -Faça uma semana de desintoxicação, comendo bastante legumes e cereais, com semente de Chia e KINOA que tem elevado teor de proteínas, sendo a única planta que contém todos os aminoácidos essenciais. Coma todos os dias três castanhas do pará, e elimine da sua dieta toda e qualquer massa que contém glutein como pães, bolos, biscoitos, doces, enlatados e toda e qualquer comida industrializada, em caixas etc... Para beber tome suco de uva puro sem conservante e sem assucar. Se precisar adoçar utilize o adoçante STEVITA encontrado em casas de produtos naturais. Tome pelo menos dois litros de água pura por dia com PH acima de 8 (Se morar em São Paulo compre a água IBIRÁ) Caso contrário pode comprar a água NESTLÉ ou MINALBA.(Não use outra marca.) Nessa primeira semana não coma carne nenhuma nem farinhas de trigo. concentre sua alimentação em legumes e verduras, naturais e não industrializados. também pode comer frutas a vontade. Se precisar de açucar, como por exemplo para comer abacate, use açucar mascavo.

      DEPOIS DE UMA SEMANA

      -Evite comer carne vermelha, e carne de frango, a menos que seja frango criado em quintal. Jamais comprado em supermercados. (Prefira comer sardinha ou salmão)
      -Tome um complemento vitamínico. Eu recomendo o CENTROMAX - Suplemento vitamínico e mineral.
      -Compre cloreto de magnésio (Vendido em farmácias e casas de produtos naturais) dissolva seu conteúdo em 1,5 litros de água em garrafa de vidro e tome um copinho de café dessa solução pela manhã e a noite.
      -Coma todos os dias três castanhas do pará.
      -Se tiver muita vontade pode comer apenas um pãozinho francês pela manhã com manteiga. Jamais margarina. e de preferência com azeite extra virgem prensado a frio e em vidro escuro.
      -Não cozinhe com outro óleo que não seja óleo de coco. Compre-o em casas de produtos naturais. É mais caro mas lhe irá fazer muito bem.
      -Não jante a noite, antes prefira um lanche rápido. Eu recomendo fazer um molho com alho e azeite podendo acrescentar tomates, cebola e ou pimentão. Coma com biscoito de gergelin mas não em grande quantidade. Para beber prefira agua de côco (Nunca de caixinha) ou suco de uva (Sem assucar ou conservantes).
      -Coloque em volta do pulso um emplastro (Como o Emplastro SABIÁ).
      -Corte por completo da sua vida todo e qualquer refrigerante. Nunca mais os compre porque são promotores de muitas doenças, inclusive o cancer. Também não utilize mais sucos em caixas, pois ou contém muito assucar ou adoçantes como aspartame que são extremamente nocivos à saúde.
      -Por sinal nunca mais use outro adoçante que não seja STEVITA comprado em casas de produtos naturais.
      -Exprema três limões todos os dias em 1,5 litros de água, adoce com stevita (100 gotas) e vá tomando durante o dia. É gostoso e faz bem.
      -Tome capsulas de alho. (TRES POR DIA) a venda em casas de produtos naturais.



      Em caso extremo, você pode fazer uso da AUTOHEMOTERAPIA. Leia aqui no nosso blog em:
      http://filosofiaetecnologia.blogspot.com.br/2009/09/cure-se-com-auto-hemoterapia.html

      Há outras técnicas como urinoterapia. Leia em :
      http://filosofiaetecnologia.blogspot.com.br/2009/09/cura-pela-urinoterapia.html

      Excluir
  44. ola bom dia...eu ja fui operada em 2009 as duas mãos pois tive STC nas duas...ultimamente tenho voltado a sentir dormencia de noite, embora nao seja da mesma maneira, por vezes é so o dedo mindinho, outras vezes so o indicador, outras é a mão inteira.....tenho lido varios artigos em que dizem que este sindrome não volta...sendo assim, o que pode ser? tenho medo de voltar a passar o que ja passei e que foi uma experiencia horrivel! obg pela ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica muito difícil para nós à distância poder fazer um diagnóstico. Acredito que até o médico irá solicitar exames para verificar o que pode estar acontecendo. Recomendo repouso caso você esteja fazendo algum tipo de esforço. Caso o sintoma seja pela inflamação de alguma estrutura próximo aos nervos, pode ser que o tratamento com antiinflamatórios vá ajudar, mas é imprescindível que o médico ortopedista examine.

      Excluir
    2. Olá. Eu comecei a trabalhar como vaqueiro e tirar leite manualmente à mão. Os nervos do meu antebraço doem ao porque tem que fazer muita força repetidamente. Minhas mãos ficam doloridas e dormentes os nervos, mãos e dedos... principalmente quando estou deitado.... qual alimentação, de fácil alcance, tenho que ter? Há algum suplemento alimentar ou remédio bom para os nervos e tendões?
      Para tirar o leite tem que fzer muita força e por muito tempo.... minha alimentação principal hj é arroz, feijão e bife... leite com toddy, café com leite ninho e pão.

      Excluir
    3. Na sua alimentação existem vários alimentos que não lhe fazem bem. Esses seriam leite, toddy e pão. O pão tem elevadas porções de glutem que não é saudável para o seu intestino Os pães de hoje são feitos com trigo transgênico que tem 20 vezes mais glutem do que o trigo não transgênco. O leite já foi comprovado que também não faz bem, porque o calcio que existe nele não vai para os seus ossos mas antes deposita-se nas suas artérias e vasos sanguíneos promovendo o endurecimento dos mesmos e uma progressiva obstrução, além do mais está estatisticamente comprovado que os povos que mais fazem uso do leite são os que tem mais incidência de osteoporose o que comprova que o leite não auxilia nessa prevenção como se pensava. Temos uma matéria sobre esse assunto aqui no blog. Receio que por meio da alimentação ou do uso de multivitamínicos V.S. não resolverá o seu problema pois ele está associado ao esforço que você está fazendo. Nesse caso eu recomendo que você ou descanse desse esforço ou consulte um ortopedista para que ele te dê uma solução que poderá até ser cirurgica. SDS

      Excluir
  45. sinto dormencia e formigamento nas mãos e nos pés, no caso das mãos vai sobindo até o ombro junto com uma dor insuportavel, e tambem uma falta de ar e dor na região dos peito que da uma sensação de um vazio por dentro, não procurei o médico ainda será o que pode ser...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses sintomas são característicos de angina. Angina é uma deficiência de irrigação no músculo cardíaco que pode levar a um infarto. Há urgência nesse caso de consulta a um cardiologista para avaliação. Pode até ser um indicativo de intervenção cirúrgica com colocação de ponte para promover uma melhor irrigação do referido músculo cardíaco.

      Excluir
  46. como perda da sensibilidade se nós estamos sentindo sim,sentindo dor isso não é perda da sensibilidade se estamos sentindo a dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que não há perda da sensibilidade. Há formigamento na mão e pode ocasionar dor, no caso de Síndrome do Túnel do Carpo. Como já disse anteriormente, podem haver outras causas para dormência nas mãos e nos pés.

      Excluir
  47. Oi cinto muitas formigamento e dormência e cãibras na 2 mãotoda noite a mais de 2 anos obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Câimbras, são causadas quando um músculo específico não recebe irrigação sanguínea suficiente. Falta de irrigação também pode causar dormência. Recomendo que você procure uma alimentação saudável sem alimentos que provoquem aumento de colesterol e triglicerídeos. Já falei abundantemente sobre esses alimentos aqui. Evite açúcar, pães, bolos, chocolates, sorvetes, cafezinho adoçado e frequente, coma pouco arroz e preferencialmente integral, evite macarrão. Se gostar muito coma-o integral,
      No seu caso é altamente recomendável tomar uma capsula diária de ÔMEGA 3, Duas di´´arias pela manhã de óleo de côco, Quatro capsulas sendo duas em cada refeição de óleo de cartamo, e Magnésio dimalato, uma capsula ao dia antes de dormir.Você pode comprar todas essas capsulas em um link que está nesse endereço aqui:
      http://filosofiaetecnologia.blogspot.com.br/2015/07/plataforma-para-sua-saude-o-quarteto.html
      Todos esses óleos irão auxiliar o seu emagrecimento e melhorar sua circulação.
      Tome também três vezes por semana uma aspirina para ajudar a afinar o sangue limpando todos os coágulos.
      Tome todos os dias pela manhã um DETOX (Agora é possível encontra-lo engarrafado em supermercados,) feito com Couve, limão e gengibre. Nas suas refeições coma bastante verduras e legumes mas escolha as orgânicas pois não contém agrotóxico. Evite massas, arroz, feijão em excesso. coma pouco. Faça seis ou sete refeições diárias sempre comendo pouco. Faça exercícios pelo menos duasvezes por semana mas regularmente. Pode ser caminhadas. Procure um cardiologista, faça exames. Felicidades e boa sorte.

      Excluir
    2. Esqueci de dizer. Evite laticínios e derivados do leite, bem como também o leite. cozinhe com óleo de coco. coloque uma colher de sopa de bicabornato de sódio em cada 20 litros de água que você consumir. Sua água irá ficar alcalina. Seu corpo penhoradamente agradece. Pela manhã coma um mamão papaia com aveia. Seu intestino irá agradecer. Tome um multivitamínico. Pode ser por exemplo o CENTROMAX.

      Excluir
  48. Respostas
    1. Obrigado. Vamos adquirir conhecimento e divulga-lo para todos que possam se beneficiar dele. Saudações

      Excluir
  49. Bom dia!

    Esta noite acordei com uma dor desconfortável no meu pulso doendo também minha mão com um formigueiro insurputável hoje de manhã reparei que trazia um elastico de rabo de cabalo no pulso sendo esse a possivel causa do formigueiro mas já se passaram algumas horas que o tirei e continuo com o formigueiro e uma ligeira dor e fraquesa que vai do pulso e afeta o dedo mínimo, o anular e o médio será normal as dores ainda não terem passado ao fim destas três horas???

    Gostaria que me podesse ajudar.

    Agradeço a atenção.

    Cumprimentos Luciana Teixeira. :)

    ResponderExcluir
  50. Bom dia!

    Esta noite acordei com uma dor desconfortável no meu pulso doendo também minha mão com um formigueiro insurputável hoje de manhã reparei que trazia um elastico de rabo de cabalo no pulso sendo esse a possivel causa do formigueiro mas já se passaram algumas horas que o tirei e continuo com o formigueiro e uma ligeira dor e fraquesa que vai do pulso e afeta o dedo mínimo, o anular e o médio será normal as dores ainda não terem passado ao fim destas três horas???

    Gostaria que me podesse ajudar.

    Agradeço a atenção.

    Cumprimentos Luciana Teixeira. :)

    ResponderExcluir
  51. Sou muito grato ao Dr.Oriafo por me curar completamente do HERPES Simplex Virus. Meu médico me disse que eu tenho o vírus Simplex HERPES há alguns anos, e desde então eu tenho tomado diferentes tipos de medicação e ainda nenhuma melhora até que eu vi testemunhos de Dr.Oriafo sobre como ele tem curado pessoas de diferentes tipos de doenças. Embora eu fosse cético sobre entrar em contato com ele, eu também sabia da importância da medicina herbal, então eu me decidi e entrei em contato com ele, conversamos e ele preparou e me enviou o remédio que eu tomei de acordo com suas instruções. Agora estou tão feliz que estou livre do vírus HERPES Simplex. Meu coração está tão cheio de alegria, muito obrigado Dr. Orifo por me curar. Se você está lendo isso e você tem HERPES Simplex Virus ou qualquer outra doença, você pode contatá-lo neste endereço de e-mail: (herbalsolutionhome@gmail.com). aconselhar e curar o seguinte

    HERPES
    ALS
    HEPTITE B
    PREGÂNCIA
    Vírus do HIV.
    CONTACTE-O HOJE PARA TODO O SEU PROBLEMA ESTÁ RESOLVIDO

    ResponderExcluir
  52. Esse sintoma repentino pode se dar por causa de obstrução em algum vaso sanguíneo, normalmente causado por trombos. Recomendo que tome aspirina para dissolver algum possível trombo. É bom ter o habito de consumir OMEGA 3 em capsulas. O OMEGA 3 ajuda a manter o sangue mais fluido e menos espesso. Evite alimentos que contribuam para aumento do triglicerideo. (Açucar, farinaceos, glutamaco sódico (temperos), diminua os carbohidratos (Arroz, Feijão, macarrão, batata) Abuse de frutas mas evite fazer sucos.

    ResponderExcluir
  53. I never thought that there will be a miracle on the internet until i came in contact with Priest Babaka, finally i made it with his help, with his spiritual power which was recommended by a lady in baby center he help before, i never believe it was real until i confirm it now because i have tried so many things to make sure i get pregnant but no luck, immediately i contact him. he did some spiritual prayers and send me a medicine which i took, i got pregnant three weeks after, and i now have a son to show. thank you so much priest and i recommend Priest Babaka for everyone out there that is willing to have a child of her own out there. contact him for help too he is real and powerful, i have confirmed it, contact him on email: babaka.wolf@gmail.com or Facebook at priest.babaka

    ResponderExcluir

Todos podem comentar e seus comentários receberão uma resposta e uma atenção personalizada. Seu comentário é muito bem vindo. Esse espaço é para participar. Te aguardamos e queremos seu comentário, mesmo desfavorável. Eles não receberão censura. Poderão apenas receber respostas, ou tréplicas.